sexta-feira, 30 de março de 2012

Suco de caixinha- o retorno

Olá pessoal!


A vida corrida nos leva a procurar praticidades de vez em quando. O importante é não confundir praticidade com negligência. Como assim? Se for escolher um alimento não natural, verifique bem o que escolhe dar aos seus filhos, analisando rótulos, buscando informações.

Hoje vou falar de suco de caixinha. Pessoal, um dos fatores que contribui para a obesidade infantil é o consumo de bebidas açúcaradas. Às vezes, o suco de caixinha fica a mercê da criança, que toma o dia todinho. Mas não é fruta, fruta não é saudável?

Nem sempre. Primeiro, vamos falar sobre definições de bebidas de fruta, informação disponível na frente da caixinha.

Existem os néctares de fruta, que contém 20 a 30% de fruta, mais adoçantes,conservantes e corantes. 20% de fruta, é pouca fruta- e muito açúcar.



O suco de fruta, segundo o Ministério da Agricultura, deve ter 100% da fruta, sem conservantes ou corantes artificiais. Temos algumas opções no mercado, que podem ser boas opções para uma lancheira. Estes são, em sua maioria, sem conservantes  e sem adição de açúcar.Vamos lá:

 

Do Bem - a limonada tem adição de açúcar, a maioria não tem
Fazenda, Laranja

Ceres, mil sabores, a maioria sem nenhum "ante"!

Fast Fruit, laranja ou laranja e mamão. Sem conservantes, mas com aromatizante.
Suco de maçã, do Urso Pooh, do Mundo Verde
Suco de uva integral de uva branca ou tinta, várias marcas
Esse é o mais conhecido.... sem açúcar, em adoçante, mas com aromatizante artificial

Sulavan, vários sabores

A melhor escolha: suco natural. Depois, suco de polpa. Se vamos escolher um suco de caixinha por algum motivo, que tal nos atentarmos para que nosso filho não tome só o "puro açúcar"?


Beijos para vocês!

terça-feira, 20 de março de 2012

E o Cálcio que meu filho precisa?

Olá pessoal!

Por coincidência ou não, tenho recebido e-mails de mães preocupadas com a ingestão de Cálcio de seus filhos. Ou tem pequenos com APLV (alergia à proteína do leite de vaca) ou intolerância, ou simplesmente as crianças passaram a não querer mais o leite de cada dia.

Complicado não? Afinal, dá pra viver sem leite de vaca?



O que não dá pra viver é sem o Cálcio, micronutriente importantíssimo que o leite contém. Falei aqui sobre sua importância.

Segundo as mais recentes recomedações (Institute of Medicine.Dietary Reference Intake DRI, 2010) uma criança entre 1 e 3 anos deve consumir 700mg de Cálcio; uma criança com idade entre 4 e 8 anos deve consumir 1000mg; entre 9 e 18 anos: 1300mg. Gestante ou mulher que amamenta até os 18 anos: 1300mg, e gestantes e lactentes com mais de 18 aos, 1000mg.

É realmente muito difícil atingir esssa necessidade sem consumir um produto de origem láctea, como um queijo ou um iogurte. No caso de alérgicos, um "leite" de cereal, semente ou soja, e enriquecidos. Temos um exemplo aqui.

Para saber oferecer ao seu filho uma dieta adequada em quantidade de Cálcio, veja algumas fontes que não o leite:

  • queijo fresco, 2 pedaços: 324mg;
  • queijo mussarela, 1 pedaço: 140mg;
  • ricota, 1 pedaço: 103mg;
  • Iogurte, 1 pote: 240 a 500mg;
  • requeijão cremoso, 1 colher de sopa: 78 mg;
  • Laranja-lima, 1 unidade: 56mg;
  • Mamão, 1 fatia média: 43mg;
  • Mexirica, 1 unidade: 45mg
  • Uva passa, 100gr: 50mg
  • Amêndoa, 100gr: 248mg;
  • Quinoa, 3 colheres de sopa: 21,2 mg;
  • Aveia, meia xícara, 48mg:
  • Chia (farinha), 1 colher de sopa: 40mg;
  • Rúcula, crua, 100g: 160mg;
  • Couve manteiga crua, 100gr: 145mg;
  • Brócolis, 100gr: 86;
  • Pão de aveia ou integal, 1 fatia, 109 a 132mg;
  • Camarão 7 barbas, 100gr: 960 mg;
  • Carangueijo,100gr: 157mg;
  • Manjuba, 100gr: 763mg;
  • Pintado, 100gr: 114mg;
  • Sardinha, 100gr: 438.

Além destes alimentos, podemos lançar de temperos especiais, por 100gr ou aproximadamente meia xícara de chá:
  • Folha desidratada de coentro: 784mg
  • Manjericão: 211mg
  • Salsa: 179mg

Bora colocar esses número na realidade?
Vamos pensar em uma criança com 3 anos.

  • No café da manhã, sirvo 2 pedaços de queijo branco (324mg) com suco de laranja (feito com 3 laranjas = 168mg ) ;
  • No lanche da tarde, uma torrada de pão integral de aveia (109 mg) com 1 colher de requeijão (78mg) e 1 fatia de mamão (43mg).
= 722mg de Cálcio!

Aí essa criança não pode com derivados do leite.

  • Pela manhã ela toma um mingau feito com leite de arroz (240mg)e aveia (48mg) e come a fatia de mamão (43mg);
  • No meio da manhã, toma um suco de mexerica (45mg) com laranja (56mg);
  • No lanche da tarde, come um mix de uva passa (50mg) e amêndoas (248mg).
=730mg de Cálcio!

Dados de quantidade de Cálcio: Tabela Taco, da Unicamp; embalagem de produtos; livro: Alimetação sem carne, do Eric Slywitch.

Beijos especiais!

segunda-feira, 12 de março de 2012

O que que tem na sopa do neném! Março

Olá queridos!

Estou um pouquinho sumida do blog, mas estou aqui!!
Tenho tanto pra escrever ainda... fora o pedido de leitoras queridas. Estão todos guardados. Se ainda não escrevi o que pediu, ainda vou escrever.
Vamos falar sobre a safra de março!



Vegetais: agrião, alface, berinjela, cará, chuchu, milho, moranga, moyashi, pepino, quiabo, repolho, rúcula

Frutas:
Banana, abacate, caqui, figo, goiaba, limão, maça nacional, uva itála.

Eu estava ansiosa patra comer algumas frutas da estação. Pessoal, caqui para bebê é muito bom! Eles gostam... dá pra servir com o iogurte natural azedinho...contrastes sempre são bons hum...
Agora dá licença, que não sou bebê, mas vou comer um delicioso caqui! Faz sucesso aqui em casa!