domingo, 22 de abril de 2012

Receita pá pum para criança vegetariana - ou para qualquer criança saudável!

Olá pessoal!!!

Estamos todas(os) sem tempo. Estou mergulhada em um projeto super legal - jajá conto pra vocês, mas, como mãe e nutricionista, não posso descuidar da alimentação da minha filha. E o que fazer quando estou literalmente correndo, com os minutos contados?
Que macarrão instantâneo que nada! Rico em sódio, gordura saturada, pobre em nutrientes... vamos fazer algo (quase) tão rápido quanto, mas muito mais gostoso e nutritivo.

Macarrão esperto

macarrão parafuso - cerca de 140 gr
Quanto baste de azeite
alho
1 cenoura grande
1 abobrinha
sal a gosto
5 Castanhas-do-brasil (Castanhas-do-pará)
queijo (parmesão) ralado

Coloque a massa para cozinhar em água salgada. Enquanto cozinha, rale a cenoura e a abobrinha, reserve. Coloque o alho para refogar no azeite, junte a cenoura e a abobrinha. Tempere com sal. Um pouco de pimenta com cominho também fica legal. Escorra a massa e junte ao refogado, ainda quente. Triture as castanhas espalhe no macarrão.
Serve duas pessoas comendo bem.

Foto original! Coloquei o alecrim para enfeitar no final!

Crianças a partir de um ano que não tenha alergia a castanhas ou similares podem comer, mas a castanha tem que estar bem triturada.
Pra vocês se inspirarem, no canal GNT tem m programa que eu adoro, com um dos meus chefs preferidos: Jamie Oliver, em 30 minutos. Ele prepara uma refeição completa (geralmente prato principal, acompanhamento, salada e sobremesa) com maestria nesse curto espaço de tempo. Uma delícia!

Beijos nutritivos

terça-feira, 3 de abril de 2012

O que é que tem na sopa do neném? Abril!

Olá queridos!

Mais um post sobre vegetais da safra!
Em abril, se prepare para comer:

Berinjela, chuchu, pepino, abóbora, abobrinha, beterraba, cará, inhame, tomate, alface, alho poró, almeirão, catalonha, escarola, nabo, repolho.

Abacate, caqui, jaca, maçã, ameixa, atemóia, banana maçã, kiwi, mamão formosa, pera estrangeira, tangerina cravo, uva estrangeira.

Pessoal, aproveitem e coloquem escarola na papinha do bebê. A escarola tem inulina, que é um prebiótico que auxilia no trânsito intestinal de seu pequeno! Que tal? Nada de intestino preso.



Outra dica especial, para agradar os maiorzinhos: coloque raspas de limão no mamão picado, dá um sabor delicioso! Verdade! Quando comi, quase não acreditei na diferença!

Beijos com sabor de mamão formosa!