segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Amamentação e papinhas - a roda de conversa!

Olá pessoal!
Tive o enorme prazer de ser convidada pela Web Filhos e o Grupo Cocriação para falar sobre amamentação, papinhas e alimentação das crianças.
Aliás, o grupo CoCriação da Nádia Cozzi (autora do blog Alimento Puro e do blog Bio Culinária) e da Adriana Zamberlam está organizando sempre ótimas rodas de conversas. É só chegar, é gratuito,gostoso, as crianças são bem vindas...vejam as próximas no site da Web Filhos.

E aí, vamos me ouvir (e me ver?)? É só clicar no link!

https://www.youtube.com/watch?v=xzQwXZDdtSs

Beijos e ótima semana!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sagu natural ou a doce pra criança com coleterol alto

Olá pessoal!
 
Tudo bem por aí? Por aqui, sigo caminhando na luta diária para a melhora da alimentação das crianças, e procurando encontrar receitas de doces ou sobremesas sem adição de açúcar como aliadas nessa guerra! Assim, se nutre e também se come com prazer.
Quando falo de receitas sem açúcar, também não quero receitas cheias de adoçantes artificiais! Quero priorizar o sabor doce dos alimentos naturais... uma fruta fresca, seca, até o mel...
 E hoje, trouxe uma receitinha que pra mim, tem gosto de infância. Já tinha lido essa receita na internet, mas foi a primeira vez que eu fiz. Bom, primeira, logo em seguida, segunda ...
Ela é fácil demais, não vai ao fogo, e só tem dois ingredientes. Pela natureza dos ingredientes, que podem ser chamados de "super nutrientes", é uma sobremesa ideal para garantir saudabilidade e proteger o coração.
 
Sagu de chia
 
Ingredientes (à gosto!)
 
Chia 
Suco de uva tinto integral
 
Misturar os dois e deixar na geladeira, de um dia poro outro. A chia solta um "gel" que deixa a preparação muito parecida com o sagu de amido de milho. O gel suaviza o sabor forte do suco de uva tinto.
 

 
Especialmente para crianças com os níveis de colesterol alterados, essa é uma boa sobremesa.
A chia contém fibras, que facilitam a  eliminação do colesterol (ruim)  o grão fornece o ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo.
O suco de uva tinto tem flavonóides especais que ajudam a diminuir o colesterol "ruim" (LDL) e aumentar o colesterol "bom" (HDL). Bacana, não?
 
Fique tranquilo. Não é por que a semente de chia tem "fama" de ser emagrecedora, que seu filho vai emagrecer, se não precisar. Ela não é milagrosa, mas confere sim, um maior poder de saciedade.
 
Essa também é uma ótima sobremesa para vegetarianos, por conta, principalmente, do ômega 3 que a chia contém!
 
Quer saber mais sobre colesterol alterado em criança? Escrevi uma matéria para o IdMed do site da Terra, é só clicar aqui.
 
Beijos e ótima semana