Olá pessoal!
Chegando uma fase gostosa, principalmente para quem está com crianças em casa: as festas de fim de ano!
Mas sempre pinta uma dúvida ou outra, em relação a alimentação! Vamos conversar um pouquinho?
Primeiro, quem tem os pequeninos de até 1 ano, não dá pra bobear. A alimentação do bebê precisa ser respeitada, inclusive nessa época. Já pensou ter que correr pro hospital com uma criança com reação alérgica bem no meio da festa? Ou dar aquela dor de barriga bem no meio da diversão? Não dá, ninguém aproveita direito. Então, os alimentos não indicados (guloseimas, café, frituras, açúcar, que contém conservantes, aromatizantes) não estão liberados pra essa turminha.Nem um pouquinho. Mas as frutas típicas, uma papinha feita com a carne do peru, uma papinha de frutas secas, isso está. Claro, dentro da rotina pré-estabelecida e do combinado com a nutricionista ou com o pediatra. Quanto mais rotina, mais o bebê se sente confortável, mais aproveita a festa.
Agora, em relação aos mais velhos, exceto algumas exceções por conta de situações específicas, eles podem comer de tudo. Mas, como a fartura é grande na mesa do final de ano, tem muita mãe por aí com receio em relação as quantidades. E agora, o quanto liberar?
Agora mães e pais, é uma ótima oportunidade de incentivar o seu pequeno a se conhecer, a conhecer seu próprio corpo e os sinais que ele dá. Para conhecer os graus de satisfação, saciedade, fome. Geralmente, a criança saudável já vem com esses sinais bem estabelecidos, o que acontece é que uma forçadinha em raspar o prato aqui e ali podem ter mexido com esse processo. Hora de retomar o treinamento.
Pergunte: está com fome? Como está se sentindo? Quer fazer seu prato? Auxilie, mas coloque porções pequenas. Quando seu filho terminar, pergunte, está satisfeito? Quer mais um pouco? Como está se sentindo?
E principlamente, dê o exemplo! Se comer "até explodir", esse será o exemplo que a criança terá. Se saborear e aproveitar cada garfada, devagar, aproveitando o momentos, as companhias, esse será o exemplo a ser seguido.
O controle desses sinais de fome/saciedade são fundamentais para a manutenção do peso, da saúde, e da satisfação corporal. Respeitar a fome e a saciedade do seu filho é um passo a ser dado em relação ao tratamento das crianças com dificuldades alimentares (aquelas que não comem) e das crianças obesinhas.
Agora, para a festa ser completa, e agregarmos os vegetais às nossas ceias, que tal fazer uma receita elaborada e completa?
![]() |
Fotos originais!!! |
Macarronese de Natal
Ingredientes
1 cenoura média
100gr de salsão
1 maçã verde
5 unidades de nozes
250gr de peito de frango
250gr de mini macarrão farfale (gravatinha) ou mini penne
3 colheres de sopa de maionese
Açafrão, sal, páprica doce a gosto
Mini agrião para decorar (e degustar)
Rale a cenoura, pique o salsão, a
maça e as nozes em pequenos pedaços e reserve. Cozinhe o peito de frango em
água com os temperos (açafrão, páprica doce e sal). Desfie e acerte o tempero,
reserve. Cozinhe o macarrão al dente em
água abundante e sal. Reserve. Misture todos os ingredientes pré-preparados,
adicione a maionese aos poucos, incorporando aos outros ingredientes. Utilize o
mini agrião para decorar.
Se for fazer a versão vegetariana, dispense o frango e aumente as nozes!
A criança pode, conforme a idade,
ajudar a picar os ingredientes, temperar o frango, misturar e decorar o prato!
Boas festas para todos em casa e um 2013 cheio de luz, saúde e amor!!
Muito criativa essa ideia parabens pela postagem.
ResponderExcluirhttp://pediatravirtual.net/
Esta receita pode ser feita para bebes de 1 ano?
ResponderExcluirSim, para os não alérgicos (por conta da noz).
ExcluirQual maionese pode usar?
ResponderExcluir