Pular para o conteúdo principal

Alimentação para maiores de 1 ano!

Eba! Chegou o tão esperado aniversário de 1 ano do bebê. Depois da correria da festa, voltamos ao dia-a-dia do bebê. Com uma nova dúvida. E a alimentação?
Aí, passamos no pediatra, e ele indica: agora mãe, ele deve comer a alimentação família. A mãe comemora (ou não). Não precisa mais fazer papinhas...
Aí eu entro: alimentação da família? Tenho medo dessa frase... prefiro dizer que agora a família vai comer a alimentação do bebê com a textura adaptada!
Sabe porquê? Como é a alimentação dos adultos em casa? Você, mãe zelosa, vinha fazendo a alimentação perfeitinha, com todos os grupos alimentares e tal...  como passou do primeiro ano, só arroz, feijão e carne é suficiente?
Calma! Nada contra o arroz e o feijão, pelo contrário. Dupla fantástica, garante um prato quase completo. Lembra desse post? Quase completo por que o legume e/ou a verdurinha precisa acompanhar o prato. Como faziam na época da papinha.
Portanto, a alimentação continuará com todos os grupos alimentares... fonte de carboidrato como cereais ou raízes, grãos, carnes, verduras, legumes, tudo guarnecido com deliciosos temperos naturais.A preocpação não é à toa. Pesquisas recentes afirmam que os brasileiros não comem frutas, verduras e legumes em quantidade suficiente.
 
Agora, temos sim, mais liberdade. Uma saladinha crua pode entrar na alimentação do bebê. E o açúcar, pode? Com muita parcimônia, num bolo especial feito pela vovó, por exemplo, vale. Nada de liberar geral, cuidado redobrado com as guloseimas, e principalmente os alimentos industrializados não feitos para esta faixa etária. Falamos de alguns deles aqui.
Lembre-se: mais dia ou menos dia, seu bebê vai comer menos. Assim, pensaremos em qualidade e não quantidade.
Aqui vai uma ideia de planejamento alimentar (quando citar leite, de preferência, o melhor do mundo, o materno, e na impossibilidade, algum indicado pelo pediatra/nutricionista)
 
Café da manhã: Leite  + pão integral com manteiga + banana
Ou mingau de aveia, quinua, e maçã raspadinha e uva passa
Lanche da manhã: uvas, ensinando o pequeno a comer (morde, olha, morde), para prevenir os engasgos ou qualquer fruta. Para dias quentes, uma água de coco vai bem também.
Almoço: Arroz e feijão bem cozidinhos, abóbora e brócolis cozidos, alface cortado miúdo, frango desfiado.
Sobremesa: fruta
Lanche da tarde: fruta amassada com castanha triturada ou sanduíche de queijo cotagge e pão de leite ou iogurte natural com um pouco de geléia (sem açúcar ou adoçante) ou grissinis e palitos de pepinos passados em um patê de ricota, ou biscoitos caseiros de aveia, acompanhado de leite.
Jantar: macarrão integral à bolonhesa com molho de tomate e cenoura ralada. Sobremesa: gelatina incolor com suco de uva integral e pedacinhos de morango.
 Antes de dormir: leitinho
 
Mais uma vez: o aleitamento materno deve seguir, até os dois anos ou mais, conforme decisão do bebê e da mãe. Quem toma mamadeira pod considerar substituir o utensílio por copo, devagarinho, uma mamadeira por vez. Prefira frutas, legumes e verduras da safra,  de preferência, orgânicos.
Tem dúvidas sobre a alimentação do seu filho de um ano? Manda pra mim que conversamos!

Comentários

  1. Olá Karine, meu nome é Elaine Silva e estou adorando o blog que conheci hoje e veio cair como uma luva para o momento que passo com minha pequena que irá completar 1 aninho nesse mês, dia 27, Maria Clara. Eu sempre privilegiei a alimentação saudável mesmo porque eu sempre comi assim e passei pra ela nas papinhas- nunca tive preguiça pra variar em tudo- mas ela sempre comeu pouco desde os 6 meses: sucos também são da mesma maneira-um pouquinho e basta.Agora ela tem dias que nem toca na comida- basta uma pêra, maçã, morangos, enfim qq tipo de fruta. Mas o que me perturba mesmo é que ela ADORA as papinhas prontas- eu as uso quando saímos porque além de ser mais seguro é prático pois posso dar em qq lugar-e eu na ânsia e no medo de ela ficar sem nada pra comer acabo apelando pra elas, só que nesse último mês estou praticamente todos os dias dando isso pra ela. Karine socorro eu não sei mais o que fazer: insisto na alimentação e deixo ela com fome, volto a dar as papinhas que fazia e masi pra frente retorno com a alimentação normal? Só pra constar eu ainda amamento e ela não aceita nenhum tipo de leite a não ser o meu e sobre a saúde dela é perfeita: no peso bom - 9,600kg e 79cm e super alegre, tranquila e saudável. E agora Doutora como devo proceder? Será q você pode dar uma luz pra uma mãe que surta quase todo almoço e janta...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Primeiramente, começar do começo - fique tranquila! Sua filha está bem, bom peso, bom comprimento, boa disposição...
      Agora, vamos tentar algumas coisas para mudar um pouco esse quadro, fazer com que as refeições sejam mais prazerosas para ambas.Já prestou atenção nas suas atitudes/sentimentos quando oferece a papinha pronta? E quando oferece a papinha caseira? A nossa ansiedade pode refletir no comportamento do nosso bebê, quanto mais serena estiver, mais facilidade no processo. Comece misturando um pouco da papinha de potinho a sua própria papinha. Observe a colher que você oferta a papinha - tem que ser muuuito pequena e de preferência, de um material flexível e não gelado. Já deixou ela experimentar a comida normal, arroz com feijão do seu prato? Deixe-a tocar, colocar a mão para se familiarizar, mesmo que de início ela não coma. Em relação a quantidade, sua bebe consome o que precisa - é o tal do centro de saciedade bem estabelecido nos bebês saudáveis, fazendo-os ingerir exatamente o quanto precisam. Não precisa deixá-la com fome, só estabeleça uma rotina alimentar para servir sucos e comida, e não sirva nada entre os intervalos. Beijos e boa sorte!!!

      Excluir
    2. Ah Karine
      Obrigado pelas dicas...talvez a minha ansiedade possa realmente oferecer um grande empecilho porque sempre fico vendo as diferentes atitudes dela quando experimenta algo novo...foi tão bom ver o prazer dela ao descobrir o morango e adorar...pena q o arroz e o feijão ainda não façam parte desse grupo mas vou tentar me controlar um pouco mais nas horas das refeições - e já coloquei em prática algumas coisinhas do seu cardápio e que ela adorou como o queijinho.Mais uma vez Karine obrigado e vamos lá variar sempre pra pequena saborear de tudo um pouco!Abraços

      Excluir
  2. Obrigadaaaa! Td q eu precisava minha bb completou 1 ano e bateu o pavor hehehe...

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria, fiquei feliz em saber que não estou errando em dar só a ¨comida da mesa¨ pois estou sempre sendo criticada em ainda fazer partes das comidinhas do meu filho separada.
    Justamente pelo que vc escreveu sobre 1 item de cada grupo alimentar.
    Em casa não temos o costume de todos os dias comer legumes.
    Gostei do cardápio, mas me surgiu uma dúvida.
    Meu filho tem 1 ano e 3 meses, mama LM ainda, quando ele acorda ás 6:00 dou LM pra ele, e ele volta a dormir, acorda novamente ás 9:30 é neste horário que dou o devido ¨café da manh㨠mas depois disso só o almoço pois ele não almoça se eu der o lanche da manhã pra ele.
    Você acha que tem algum problema em seguir assim? Ou devo acordá-lo mais cedo e tentar manter essa rotina?

    http://viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regiane!!!
      O cardápio que escrevi é só uma base, para que cada mãe organize na sua rotina. Sua rotina está perfeita não precisa mudar nada! Acordá-lo mais cedo pode deixá-lo indisposto para tomar o café da manhã.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Ola Dra. Meu bebe tem 3 meses e 18 dias, ainda está so no aleitamento materno. A minha duvida é a seguinte:
    Não sei a quantidade de leite que devo dar ao meu pequeno. De manha deixo 2 biberoes de leite para ele de 120ml ou de 150 ml. Ainda continua a dar de mamar quase de 2h em 2h. Não sei qd aumentar a quantidade de leite e o tempo para cada refeiçao. Ele é saudavel e muito alegre. A ultima vez que o pesei ele tinha 3 meses e pesava 7.200kg. Obrigada desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!

      Provavelmente seu bebê está mamando o suficiente. Dê o seio em livre demanda, ele vai mamar o quanto precisa... sepreocupe em dar um seio de cada vez, até esvziar a mama.
      Beijos, obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Oi, sou mae da Beatriz que acabou de completar 1 aninho no dia 08/09, ela tem uma alimentaçao super saudavel e nao recusa nenhuma fruta, suco, ou legume.. topa tudo...mas ela sempre esta abaixo da epectativa em relaçao ao peso, o crescimento dela e mais lento eu imagino, pq ela é uma criança super saudavel, esperta, andou com 9 meses, mas hj com 1 ano esta pesando 9.000 kg, pela tabela nao esta abaixo do peso, mas ela nao e como as crianças q conheço q engorda mto... ela mamou excluisivamente ate o 6º mes, nas largou o peito sozinha no 8º mes, e dai em diante o cardapio dela ta assim:
    acorda entre 5 e 6 da manha e mama
    09:30 10h ela lancha - fruta, pao, suco
    11h almoça - come nossa comida adpatada a ela
    14:30 toma vitamina
    17:00 lanche - papa ou ao mingua, fruta etc
    19h janta (faço uma comidinha mais leve sopinha ou creme)
    21:30 mama e dorme.
    Será que ea esta comendo de menos...
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila Arielly!
      Está indo muito bem!Só cuide para ter um tempinho entre o lanche da manhã e o almoço, para garantir a aceitação do almoço.
      Uma bebê que andou com 9 meses!!!! Não dá pra ela não estar saudável rsrsrs
      Beijos e obrigada pela vista!!!


      Excluir
  6. Oi, Karine!
    Minha filha sempre comeu suuuper bem, comia de tudo e em boa quantidade. Agora ela está com 23 meses e de repente agora só quer comer arroz branco! Às vezes ela aceita comer ovo ou algum legume que ela goste muito (como brócolis e milho, por exemplo), mas tem dia que ela só come arroz branco no almoço e no jantar! O que eu faço? Ela toma vitamina de leite com banana (+ alguma outra fruta) de manhã e à noite antes de dormir, então não acho que ela vá passar fome, mas fico triste de vê-la comendo só arroz branco... Será que isto é só uma fase que daqui a pouco vai passar? Tenho medo de que ela comece a renegar tudo aquilo que ela comia tão bem antes...
    Obs.: Ela não é de comer porcarias não, porque a gente não dá. O máximo que ela come são umas bolachinhas as vezes no lanche da tarde ou quando a gente sai de casa e fica muito tempo fora.
    Obrigada pela sua ajuda!! :D
    Miriam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam!!!
      É uma fase sim, daqui a pouca vai passar, mas durante esse tempo, nunca deixe de mostrar o alimento, colocar no prato, e tranquilizá-la dizendo, se não quiser comer, deixe no prato, no cantinho.
      Mas fique tranquila querida, isso é normal e esperado...
      Beijos!!!

      Excluir
    2. Oi, Karine!!
      Muitíssimo obrigada pela sua resposta! Vc acabou de acalmar o coração de uma mãe! :P
      Eu já esperava que isso fosse somente uma fase, mas tinha sempre um medinho de que ela nunca mais voltasse a comer bem como antes. Por isso é sempre bom ouvir a opinião de uma especialista no assunto! Obrigada novamente! :D

      Excluir
  7. Olá Karine, primeiro queria parabenizar e agradecer pelo blog e pelas preciosas dicas que sempre encontro no seu blog!
    Bom, eu queria pedir uma " luz " ... Minha filha tem 1 ano e 9 meses e é alérgica a leite e ovos, ela ainda toma LM, e eu desconfio que posso estar grávida... Queria saber se vc pode me indicar um cardápio que suprisse as necessidades da gravidez sem leite, ovos ou derivados...
    Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, muito obrigada pelo carinho!!!
      Um cardápio deve ser indicado pensando em todo o histórico do indivíduo, e deve ser feito com calma e mita anteção, mediante uma avaliação nutricional completa, epecialmente par alérgicos! Acredioque no seu caso, o ideal é consultar um nutricionaista. Para te dar uma pequena luz, te indico o site do instituto Girassol http://www.girassolinstituto.org.br/downloads/, lá tem várias receitas para alérgicos como você!
      Um bijo grande querida, e parabéns por mais esta felicidade, que é gerar o segundo filho!

      Excluir
  8. Olá Karine,
    muito informativo este blog! Parabéns pelo trabalho. Ainda não encontrei onde moro uma nutricionista especializada em pediatria, seus textos me ajudam muito.
    Meu filho vai fazer 1a4m. Na consulta pediátrica de 1 ano, fui orientada a trocar as mamadas livre demanda pelo esquema 2 mamadas no peito, com horário, e uma refeição com leite de vaca ou derivados. Meu filho se alimenta bem, tento sempre oferecer alimentos variados, seguindo as recomendações daquela cartilha do Ministério da Saúde com os 10 passos para a alimentação saudável da criança. Mas meu bebê não aceita bem as fórmulas de leite artificial. Tentei oferecer de todas as formas, na vitamina, mingau, no copo, até com achocolatados, pois comecei a ficar preocupada com a quantidade de cálcio consumida por ele. Então continuei ofertando LM no mínimo 3 vezes ao dia, embora ainda tenha dúvida se o LM supre a necessidade de cálcio de um bebê maior de 1 ano. Na última consulta, devido a uma crise de dermatite atópica (que ele apresenta desde quando iniciou a alimentação complementar), fui orientada a fazer a dieta de exclusão do LV da minha alimentação e da do bebê. Uma vez que o meu filho não aceita fórmulas, muito menos as de soja, o pediatra recomendou a oferta diária de Ades com cálcio. Fico dividida entre a preocupação em faltar cálcio, e a angústia por oferecer diariamente uma bebida com tanto açúcar (e ele ainda nem pegou gosto por ela...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!!!
      Querida, você está fazendo um ótimo trabalho!Se verificarmos em quantidades, o leite materno tem menor quantidade de Cálcio do que o LV, porém, como é muito mais bem aproveitado pelo nosso organismo, você pode ficar tranquila em relação a quantidade de Cálcio da alimentação do seu pequeno, especialmente se investir em outros alimentos que também contém Cálcio (Veja o texto: E o Cálcio que meu filho precisa?) O Ades é um alimento indicado para criaças maiores de 3 anos, pela própria indústria! Não acho que vale pena! Converse com seu pediatra abertamente, às vezes é melhor introduzir uma suplementação, do que incentivar um novo hábito alimentar que talvez você não gostaria de incentivar...
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  9. Olá Karine, conheci seu blog há pouco tempo, pesquisando sobre alimentação saudável para crianças. As dicas são uma ajuda e tanto!

    Por favor, gostaria de saber sua opinião sobre a alimentação que estou oferecendo para minha filha. Ela tem um ano e dois meses e mamou sob livre demanda no peito exclusivamente até os 6 meses, quando inserimos gradativamente a alimentação complementar, além das mamadas, que seguem até hoje sob livre demanda (mas já de maneira bem mais reduzida devido à rotina de trabalho). Mas ela nunca foi muito gordinha, pelo contrário, a curva do peso sempre esteve perto da linha vermelha (da caderneta do MS). Em compensação, o crescimento vai bem desde o início. O baixo peso sempre foi motivo de preocupação minha, mas, ao mesmo tempo, nunca abri mão de amamentar e nunca quis inserir fórmulas ou alimentos industrializados. Os pediatras que consultei (dois) também nunca pressionaram com relação a isso, já que o histórico de família não é de bebês gordos.

    Além disso, ela é uma bebê muito esperta, inteligente, extremamente ativa e, com exceção das viroses que pega de vez em quando na creche, saudável.

    Hoje, ela pesa 7,300kg e mede 74 cm, sempre com ganho de peso pequeno a cada mês. Quando ela completou um ano, a pediatra indicou a introdução de uma papa de fruta com mucilon e leite ninho pela manhã. Então, comecei a pesquisar sobre o mucilon e não gostei nada do que vi (enorme quantidade de açúcar). Bom, desisti do mucilon sem nem tentar! Sem falar no leite, que eu não quero inserir de jeito nenhum, enquanto ela mamar no peito. Então, descobrir que poderia fazer um mingauzinho com farinha de arroz integral, cozido com suco de laranja lima no lugar do leite. Depois de pronto e frio, misturo com alguma fruta amassada. Também passei a oferecer uma colher de aveia misturada com a fruta amassada duas ou três vezes por semana. E já vimos algum resultado. Somados os últimos dois meses, ela ganhou 600g, o que me deixou feliz, mas ainda em dúvida se estou mesmo oferecendo uma boa dieta para minha filha (ou se o biótipo dela ser magrinha, mas saudável).

    A dieta diária é:
    7h – mama no peito (cerca de 20 minutos. até gostaria que fosse mais, mas ela só fica esse tempo).
    9h – Mingau de farinha de arroz integral com suco de laranja lima + fruta amassada. Ou, às vezes, a fruta amassada com aveia ou quinua.
    12h – Almoço preparado por mim (por exemplo: arroz, feijão amassado ou lentilha, legumes amassados (sempre três tipos, como inhame, cenoura, abobrinha, entre outros), carne moída ou peito de frango desfiado. Ela come mais ou menos um pratinho de cerca de 200ml, ou, às vezes, 250ml, dependendo do dia. Também mama um pouquinho após o almoço.
    13h30 – suco de fruta na creche.
    15h – Lanche da creche: fruta amassada + suco. Aqui pedi para inserir uma colher de aveia duas vezes por semana. Estou pensando em aumentar para três vezes.
    17h30 – Jantar da creche: caldos de legumes, carnes, sopas.
    19h – mama um pouco.
    20h – Um pedaço de pão (tipo um brioche pequeno) ou um ou dois biscoitos de maisena.
    21h/21h30 – Mama para dormir.

    Continuo preparando a comida somente para a minha filha porque não almoçamos em casa por conta do trabalho. Também por esse motivo, infelizmente, acabo preparando a comida dela a cada dois ou três dias, ou seja, tenho que congelar nesse período.

    O que você acha? Estou no caminho certo ou não? Depois dessa carta gigante, você pode me dar alguma orientação? Muito obrigada pela atenção e parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziela!
      Isso que é uma mãe emponderada!
      Parabéns pela sua conduta, de não introduzir o que não achava certo, e seguir sua intuição. Sua conduta está muito bacana, caminho super certo!
      A sua ideia de colocar a aveia mais uma vez por semana é muito boa! Se quiser variar algum dia, coloque inhame cozido junto com a fruta, dá um mingau gostoso.
      Vocêé que merece parabéns!
      Beijos, obrigada pela visita.

      Excluir
    2. Nossa, muito obrigada! Estou bem mais tranquila. A preocupação com o peso dela é recorrente.

      Já testei o mingauzinho de inhame e minha filha adorou! Muito obrigada!

      Excluir
  10. olá Karine! há pouco tempo acompanho seu blog e estou adorando! A matéria sobre tema ótima e continuo cuidando da comidinha do nosso filho! Ele tem 1 ano e 5 meses e zelamos pela sua alimentação(principalmente contra as guloseimas e tantas besteiras) apesar das críticas de alguns!
    minhas dúvidas agora são:
    - até que idade um bebe toma leite de fórmula? o leite de vaca (pacote)já posso oferecer? quanto?
    - cereal infantil (tipo mussilon, milho, arroz) são realmente importantes? não dei para ele pois acho que conten muito açucar, prefiro dar aveia diariamente.
    - iogurte natural posso dar todos os dias como lanche da tarde ou manhã?

    obrigada desde já pela sua atenção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice!!!!
      O leite de vaca já pode ser oferecido ao seu bebê, mas saiba que você pode continuar com a fórmula! Tem fórmulas específicas para maiores de 1 ano, ou a fórmula de seguimento do seu bebê pode ser oferecida até 2 anos (algumas por mais tempo).
      Cereais infantil industrializados não são indispensáveis. Você está certa em esolher um cereal nã refinado e não adoçado, como a aveia.
      Pode sim, dar o iogurte natural todo os dias!
      Beijos especiais e obrigada pela visita! Volte sempre =)

      Excluir
  11. Karine,

    Acabei de ler o seu post "E o Cálcio que meu filho precisa?" e boa parte da minha dúvida que escrevi no comentário anterior ficou respondida. Então, mesmo que ainda o amamente ele precisa de outras fontes de cálcio, certo? Mas o fato de ele mamar ainda LM ajuda um pouquinho? Abraços, muito rica a leitura do seu blog, belo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caro!

      Você pode investir nas outras fontes nas outras refeições.. agora o fato dele mamar no seio ajuda UM TANTÃO rsrsrs praticamente garante o aporte...o leite materno sempre vai ser o melhor pro seu filho, inclusive se ele já passou do primeiro ano.
      Obrigada pelo carinho!!!!!

      Excluir
  12. Olá karine! Meu filho Pedro nasceu de 37 semanas e 2.800kg. Sempre foi um menino saudável porem, sempre com peso mínimo. Sempre recusou mamadeira e toma LM até hoje, porém meu leite sempre foi pouco, precisando de complemento. Hoje está com 1 ano e 6 meses e 9.250 kg. Come bem almoço e janta, porém come muito pouco de manha e a noite. Esta numa fase de recusa aos alimentos saudáveis, querendo somente biscoito e sucos. Esta em tratamento com um gastro que acredita que ele tenha intolerância à proteína do leite e soja, o que diminui bastante minhas opções... Se puder me dar uma luz eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Mesmo diante da recusa, ofereça os alimentos saudáveis, ou faça versões caseiras dos alimentos que ele gosta.Limite a quantidade de suco que ele tomar por dia, pode atrapalhar o consumo de outros alimento. Se o dignóstico for confirmado, fique tranquila, existem várias opções, você não estará sozinha. Te recomento o site do Instituto Girassol, lá um livros com receitas específicas para crianças alérgicas. Volte aqui e depois conte pra gente...
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  13. Olá Karine, tudo bom? Escrevi um email pra vc contando a minha história e pedindo uma orientação mas acredito que não deve rer tido tempo de responder... tenho uma filha de 1 ano e 7 meses que pesa pouco menos de 10kg, estou mto preocupada por ela estar ganhando pouco peso nos últimos meses... ela almoça e janta mto bem (arroz, feijão, legumes, carne, sopa...) e fruta sempre comeu bem tb, porém agora só quer banana!!! O problema é que ela não come pão, de nenhum tipo, cospe tudo, parece ter nojo!!! O que vc me sugere para os lanches?? Obrigada, Danila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danila!
      Vou responder mais a fundo no e-mail. Fique tranquila, sua filhinha não precisa comer necessariamente pão para crescer saudável, outros alimentos podem substituir. Dá pra tentar fazer uma torta caseira, biscoitos tipo grissinis, insistir nas outras frutas, servir um mingau de aveia ou quinua, iogurte, um bolo simples, vitamina, milho debulhado - observe se ela mastiga bem- uva passa, castanhas, ovinho de codorna...
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  14. olá karine bom dia tudo bem? preciso da sua ajuda, não sei mais o que fazer tenho uma filha de 1 ano e 11 meses, que é super difícil de se alimentar, e nesses últimos dias está pior ainda, tá praticamente só no peito, café da manhã ela não toma , as 9 horas as vezes come uma fruta e no almoço e jantar é uma luta para vê se ela come , ela não toma mamadeira , o peso dela é 11kilos e 300 gramas , me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neia!

      Aqui no blog tem o texto: Meu filho não come parte II, acho que pode te dar uma luz. Verifique também se não é uma fase, se aconteceu algo diferente na vida da sua filhinha nesse período. Quanto ao peso, só dá pra ver se ele está adequado ou não em uma consulta.
      Boa sorte querida!

      Excluir
  15. Oi Karine... li num de seus posts q vc recomenda ingestão de leite, iogurte nas refeições do café da manhã e da tarde e não no almoço e janta em função do cálcio... minha bb (1 ano e 1 mês) apos almoço e suquinho sempre pede o peito... aliás mama 5 minutos no máximo e capota... ela mama para cair no sono... isso faz mal para a absorção do ferro? abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani!!

      O leite materno é tão biodisponível que não atrapalha a absorção dos nutrientes. Pode continuar com essa rotina. Muitos bebês tomam um pouco de leite materno de sobremesa =)
      Beijos

      Excluir
  16. Boa tarde Dr. Karine
    tenho uma dúvida...
    tenho uma filha que Nasceu de 37 semana completas com 46cm - 2.860g. Meu dilema começou quando ela tinha 5 meses e começou a engordar, até ai ela só tomava leite materno, e começou ficar acima do peso. Ela começou a comer com 6m. sentou com 6 meses, engatinhou com 7 meses e andou com 11 meses. é uma criança muito ativa! Hoje ela esta com 1a e 3 m e fez um exame de sangue, estava tudo normal só o colesterol ruim que estava um pouco acima, ela não come tranqueiras, só comida caseira, sucos de frutas, iogurte (feito em casa), etc. tento manter uma alimentação bem saudável para ela, mas fiquei encucada com esse tal de colesterol, e o peso hj ela tem 12kg. Por favor me de uma luz... o que posso introduzir na alimentação dela ou restringir, sei lá! obrigada e fico no aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Primeiro: bebê que só é amamentado, mesmo acima do peso, não é obeso! O peso tende a acertar com o passar do tempo!Agora sobre o colesterol: tem alguém na família no mesmo caso? Ela toma aquele engrossante de mamadeira, de Cereal, geralmente indicado para bebês? Precisaria ser feita uma avaliação minuciosa da alimentação da sua filhinha, para não diminuir ou restringir um alimento sem realmente precisar. Andra, o ideal é procurar uma nutri pra sua princesinha, para avaliação à fundo! E aumente os alimentos que aumentam o bom colesterol: azeite, abacate, castanhas... beijos e boa sorte!

      Excluir
  17. Bom dia Karine. Muito bom o seu blog. Adorei.
    Minha questão é a seguinte: minha filha completou 1 ano a 2 semanas, daí troquei o leite Nestogeno 2 por Ninho 1+ e então apresentou diarréia. Gostaria de saber qual outro leite em pó é indicado pra esta idade. Prefiro muito que seja em pó, é mais prático pois saímos bastante e ela toma com agua em temperatura ambiente, então é só misturar. Ela mama 3 vezes ao dia: qdo acorda, no início da tarde e qdo vai dormir. Aguardo resposta. Obrigada. Se puder enviar no meu e-mail, agradeço: psicomel@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Dá pra continuar com o Nestogeno 2 até o segundo ano de vida!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  18. Olá Karine, encontrei seu blog, por um acaso, e adorei.
    Tenho gêmeos com 1 ano e 2 meses! Não mamaram exclusivamente L.M desde o nascimento, por conta de terem ficado na UTI, mas mesmo assim consegui dar L.M até os 7 meses. Eles graças a Deus, estão ótimos, até acima do peso da linha, mas a pedi disse que ñ preciso me preocupar, já que após 1 ano o ganho de peso diminui.
    Atualmente, eles tomam Leite Ninho Fase 1 - já ouvi falar que não é bom - mas a pedi ñ contra-indicou, o q acha? Eles tomam sucos variados, comem bolachas, biscoito de polvilho, almoçam e jantam. O almoço e jantar deles é comida separada da nossa, uso bastante legumes, carne ou frango ou peixe e arroz ou macarrão. Eles ficam em casa com minha sogra, então faço quantidade para a semana, deixo congelado.
    Já posso dar a eles nossa comida diariamente, nas duas refeições?? Quando estamos comendo oferecemos a eles e eles comem numa boa! Atualmente coloco diversos legumes na comida deles, devo passar a colocar dois ou três no máximo?
    Agradeço sua ajuda desde já!
    Beijos Janaína Cordeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaína!!
      O Ninho Fases pode sim, ser bom, depende da criança. O único porém é que contém açúcar...
      Sim, você pode dar a comida de casa nas duas refeições, almoço e jantar. Dois vegetais por refeição, pelo menos, um legume e uma verdura já é suficiente, mas você pode continuar dando uma variedade maior também!
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  19. Olá, antes de mais nada quero te parabenizar pelo blog, precisamos de mais profissionais amantes do que faz em todas as areas!
    Bom tenho um bebe que completa 7 meses nesta semana, como voltei a trabalhar cedo ele começou a comer fruta e suco com 4 meses e meio, e papa salgada com 5 meses e meio. Ele sempre comeu de tudo muito bem, amava as frutas amassadinhas, comia todas que eram oferecidas, mas depois que comecei a dar a janta com 6 meses e pouco, ele não anda mais querendo comer frutas, só come bem a papa salgada, é possivel isso acorrer no inicio gostar e depois não querer mais, ele só come bem a banana, só que a banana fazia mal para ele dava gases então evito dar, não sei como estimula-lo a comer as frutas novamente, Socorro ?????????

    Tassiana - tassianaaraujo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tassiana!
      Vá com calma e continue a oferecer frutas, todos os dias. Para facilitar a transição, ofereça abacate, uma fruta menos doce, e nas outras frutas, coloque um pouco de limã, quem sabe ele não gosta do sabor azedinho?
      Beijos e boa sorte.

      Excluir
  20. Oi Karine,
    Parabéns pelo blog. Estou aprendendo muito com ele. Minha filha tem 1 ano e 4 meses. O pediatra liberou "comer como a gente", mas ela prefere a papinha de legumes amassada com garfo. As vezes aceita um arroz com cenoura e abobrinha raspada, mas não come tudo. Tenho a impressão que ela cansa de comer... Vc poderia me ajudar nessa transição? Tenho medo que ela não coma comidas "normais"...Que cardápio você me sugere semanal? Hoje a alimentação da Luisa é (moro em Barcelona):

    7h- mingau de 7 cereais Nestle
    11:30- papinha de legumes amassado+ algo em pedaços (omelete, peixe, salsicha de frango)
    15:30- frutas batidas ou amassadas e/ou iogurte
    18:30- sopa de legumes com macarrão ou arroz
    21:00- leite (parou com LM aos 11 meses). Tem intolerância a lactose de momento. O leite é sem lactose ou de arroz, soja ou aveia.
    Obrigada,
    Priscilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila!
      Não fique com receio, já está fazendo o correto, que é colocar os pedaços na comida amassada. Não bata a comida, apenas amasse com o garfo. É normal ela estranhar, mas, aos poucos e com muito carinho, ela começará a comer os pedacinhos. Deixe pedacinhos em todas as refeições.
      Escrevi uma matéria no site bebe.com, lá tem um exemplo de cardápio semanal! O link é: http://bebe.abril.com.br/materia/cardapios-para-bebes-a-partir-de-1-ano.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  21. Oi Karine, muito bacana da sua parte responder à todas as perguntas... so quem é mae sabe o aperto e a angustia pelos quais passamos com esses pequenos quando se trata a alimentaçao...rs

    Minha duvida é a seguinte: minha filhinha completa 1 aninho semana que vem, e esta com 76cm e 8,650kgs, um pouco abaixo do peso de acordo com a curva, mas sempre muito saudavel. Ela ainda toma LM, inclusive pra dormir, e eu ainda tenho muito leite. Pra ganhar um pouco de peso, o pediatra recomendou uma mamadeira de similac ao acordar e outra antes de dormir, e desaconselhou fazer o bebe dormir no peito. O problema é que ela recusa categoricamente a mamadeira, ou copinho, ou leite em po... fora o LM so toma uns golinhos de agua.
    Outra coisa, ela também nao gosta de comer com a colherzinha... desde muito cedo queria comer com as maozinhas, e por conta disso nunca tenho certeza se ela comeu comida suficiente. So consigo dar papinhas e cereal presa no carrinho na frente da galinha pintadinha...rs, mas esta começando a caminhar entao ja nao quer ficar mais sentada... tenho medo dela começar a recusar isso também.
    Mais uma coisa: os dentinhos estao crescendo e ela esta começando a me morder...

    No caso de eu ter que parar a amamentaçao, se ela recusar outro tipo de leite, é possivel substituir com outros alimentos? Ou o leite é realmente essencial.

    O que vc sugere pra eu incentivar a ingestao de todos os tipos de alimentos se ela nao gosta da colherzinha?

    Um abraço e muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Se sua filha come com as mãozinhas, provavelmente come o quanto precisa. Verifique o que o seu coração diz: você quer desmamar sua filha? Se sim, acho que é importante, sim, a inclusão de uma fórmula láctea para garantir o aporte de alguns nutrientes. Ou você pode se abrir com a pediatra e dizer que sua filha não aceitou a mamadeira, e pedir outra orientação sobre ganho de peso, com a utilização de outros alimentos. Sugiro também que procure uma nutri, para realizar um trabalho junto com sua pediatra.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  22. Esqueci de precisar: ela come de tudo, numa dieta muito parecida com essa que vc recomenda no artigo. LM ao despertar, mingau com fruta no cafe, frutas no lanche, comidinhas no almoço, mingau no lanche comidinha c frutas no jantar e LM antes de dormir.
    Minha preocupaçao é mesmo com as quantidades ja que ela so come com as maozinhas, e se devia ou nao substituir o LM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, como comentei acima, mesmo sem ser em colher, sua filha provavelmente come bem. Eu não indicaria o desmame para o ganho de peso. Mas precisa conversar sobre seus anseios com a pediatra. O desmame pertence ao seu bebê, e a você!
      Beijos

      Excluir
  23. Olá, meu bebê tem 1 ano e 1 mês e estou com uma duvida. Ele nasceu de 31 semanas e identificamos refluxo desde os 2 meses. Hoje ele tem peso e altura dentro do normal e aceita comer qualquer alimento que eu der. Com 8 meses comecei a colocar na sozinha pequenos pedacinhos de legumes bem cozidinhos na tentativa dele mastigar, mas como ele não tinha dentinhos a pediatra achou melhor dar só amassado pq ele podia engasgar. Quando saiu os dentinhos com 10 meses comecei dar os pedacinhos mas coincidiu com uma crise de refluxo que ele teve e ele comia, engasgava, vomitava e chorava. Eu dei um tempo doa pedaços ate ele melhorar. Com 1 aninho a pediatra falou que ele já tinha que comer a comida da casa. Eu me deserei pq ele praticamente só comia amassado. Aos poucos fui dando o arroz com feijão, macarrão com legumes, uma abobrinha em pedaço, queijo branco ... Mas percebo que ele não mastiga e só engole direto. As vezes engasga. Mudei de cidade e outra pediatra me disse que por causa do refluxo e pq ele engasga era melhor continuar no amassadinho até 1 ano e meio. Será que isso nao vai prejudicar meu filho? Ficar sem mastigar ate 1 ano e meio nao faz mal? Queria uma opinião. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanny!
      Ficar 1 ano e meio sem mastigar pode ter consequências sim, pois a criança não exercita os músculos da face como deveria. Mas a avaliação precisa ser holística. Depende do grau do refluxo, de como seu bebê estava mastigando... te aconselho a procurar uma nutricionista, que pesará os prós e contras junto com o pediatra. Uma fonoaudióloga também poderia avaliar a mastigação.
      Beijo grande e boa sorte!

      Excluir
  24. Oi Karine

    Conheci seu blog através do blog da Thaís (As Delícias do Dudu) e desde então não parei mais de acompanhá-la. Adoro as matérias! Bom, gostaria de sua ajuda. Minha filha vai completar 1a2m, tem 7,650kg e 72cm, descobri há quase 1 mês que ela tem APLV, fiquei apavorada e me sentindo muito culpada por eu ter consumido leite e derivados durante a amamentação exclusiva e ter causado isso na minha filha. Mas eu não sabia q podia fazer mal e a pediatra q a acompanhava nunca me orientou!

    Bom o fato é que depois de 6 meses tratando um refluxo, já causado pela APLV sem eu saber, uma gastro-pediatra diagnosticou essa alergia e mandou eu suspender a amamentação imediatamente (fato que me deixou arrasada pois amo amamentar e sei da importancia disso para a saude dela) e iniciamos a dieta da exclusão do LV. Isso já tem quase 1 mês e ela não ganhou nada de peso, pesei ela esta semana e ainda estava com o mesmo peso. A gastro passou para ela tomar leite de soja, estou dando o SupraSoy sem lactose, ela gostou e toma direitinho.

    Bom, ela me deu uma cartilha da Assoc de Pessoas Portadoras de Alergia Alimentar para eu me informar melhor. Neste material tem dizendo q eu devo além de excluir o LV e qualquer traço dele da alimentação dela, devo também trocar todos os utensílios (copo, prato, panelas, colheres, etc.), esponja e até pano de prato e separar tudo dela dos demais de uso normal da casa. Isso é verdade? Devo fazer isso? O fato de eu não ter feito isso, pode estar impedindo dela ganhar peso? E o leite que estou dando, é o melhor? Se não qual marca vc recomenda? Por favor, me ajude, não sei mais como ajudar minha filha! Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Não se sinta culpada, a questão de você ter incluído laticínios em sua alimentação não provocou a APLV da sua filhinha. Existem alguns "graus" de APLV e algumas crianças tem sim, reações com o menor contato, e por isso pede-se esses cuidados para evitar contaminação cruzada. Porém, acho que sua filha não se encaixa nesse quadro, você deve perguntar à gastropediatra qual é a situação da sua filha - ela saberá, pois foi a profissional que diagnosticou o problema. Não separar os utensílios provavelmente não tem relação com a falta de ganho de peso. Te sugiro procurar uma nutricionista para te auxiliar nessa empreitada, orientando um cardápio exclusivo e saboroso pra sua gatinha ganhar peso e continuar crescendo saudável.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
    2. Oi Karine

      Agradeço as orientações! Vou sim procurar uma nutricionista urgente!
      Só pra te informar dos últimos acontecimentos, recebi o resultado do exame de sangue que a gastro pediu p confirmar e avaliar o grau da alergia a proteina do leite de vaca, ela pediu um exame completo além desse investigaram outras possiveis, como caseína e soja. A notícia boa é que, deu tudo negativo, a ruim é voltamos a estaca zero!
      Então levamos a pediatra, e ela aproveitou e pediu o exame de tolerãncia a lactose (Oh, exame malvado, minha Lis sofreu muito!), fizemos e deu negativo também! Agora em janeiro, levarei os 2 resultados p a gstro avaliar.
      Bom, fico feliz de termos descartado esses problemas, porém fico aflita por continuarmos sem saber o que a Lis tem! Mas geral ela está muito, com um belo apetite e comendo muito bem.
      Obrigada mais uma vez e desejo boas festas para vc e sua família! Que Deus te abençõe, você faz muito bem pra nós mães aflitas! Bjo

      Excluir
    3. Olá Virgínia!
      Que bom que está conseguindo caminhar para descobrir o que sua pequena tem! Melhor ainda que a Lis está bem. A tendência é melhorar ainda mais!
      Obrigada pelo carinho, desejo o mesmo para você e sua família!
      Um grande beijo!

      Excluir
  25. Olá Karine!
    Em primeiro queria dizer que teu blog é ótimo, acompanho ele desde os 6 meses da minha pequena.
    Bom, neste momento a minha filha tem 1 ano e 1 mês e desde os 4 meses ela vem num ritmo de ganho de peso, 700 gramas por mês (mais ou menos), hoje está com 80cm e 11,500kg. Fiquei preocupada, pois na consulta com o pediatra ele disse que ela está quase obesa e que devo cuidar da alimentação dela. Eu não ofereço nada fora do que seja saudável, mas ela é super boa de boca, se deixar ela come 1 mamão papaya todo de café da manhã.
    Minha dieta antes do pediatra dizer que ela tava ficando cheinha era a seguinte :
    6:00 LV ou LM - ela gosta de mamar no peito quando acorda, mas fica irritada, pois já não tenho muito leite, então dou o LV
    9:00 fruta (geralmente banana ou mamão)
    11:30 almoço com uma mix de verdurinhas e legumes amassadas no garfo e carne, quando nas verduras eu colocava mandioquinha ou batata ou inhame eu não inseria arroz no almoço
    14:30 LV
    17:00 fruta
    19:00 janta, parecida ou igual ao almoço
    22:00 LV

    Então o pediatra modificou e não fiquei muito feliz com a mudança mas estou fazendo:

    6:00 LV
    9:00 fruta
    11:30 almoço com arroz e feijão e carne (segundo ele para mastigar)
    15:00 LV
    18:00 janta com arroz e feijão
    21:00 LV

    Eu tenho às vezes substituido o leite da tarde por fruta, e inseri no almoço e janta o mix de legumes e verduras. Além disso, após o almoço dou sempre o suco de 1 laranja.

    Queria saber se posso seguir um cardápio sugerido por você e se isso não levaria ela a aumentar de peso. Não acho ela obesa, considero uma menina alta e bem distribuída. Me ajude, por favor.
    Beijos, Ana Carolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Carolina!
      Muito obrigada pelo carinho!!
      Querida, se ficar na dúvida quanto ao diagnóstico do pediatra, procure uma segunda opinião, ou peça explicação sobre a avaliação que ele fez da curva da sua gatinha.
      O que você fez de mais correto, foi não ter tirado os legumes, verduras e frutas da alimentação da sua pequena. Esses alimentos são necessários para o desenvolvimento físico e cognitivo!
      Agora, para fazer a avaliação se sua gatinha não vai engordar seguindo esse ou outro cardápio, seria necessário uma avaliação presencial, em consulta. Já pensou em levar sua gatinha em um nutricionista, para te ajudar? Acho que vale a pena!
      Um grande beijo, e boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada Karine,

      Este mês ela engordou 40 gramas e cresceu mais 2,5 cm.
      Segui a dieta do pediatra. Estou pensando em levar em um nutricionista infantil. Na minha cidade não temos, moro no interior e mal tem um nutricionista. Você conhece algum em Vitória/ES para indicar?

      E agora vamos começar a ir para a escolinha... já li o post sobre o que mandar na lancheira, achei ótimas as dicas!!

      Beijos e bom trabalho!!!!

      Excluir
    3. Olá Ana
      Que bom que sua bebê continua crescendo bem. Infelizmente não tenho quem indicar no momento...
      Obrigada, vou fazendo mais posts sobre lancheira, são necessários, não?
      Um abraços!

      Excluir
    4. Que pena!! Vou ver como fica o peso dela mês que vem!! Os posts sobre lancheira são ótimos... As "aulas" começam em fevereiro, já estou pensando no que mandar. Obrigada pelas ajudas!!! Muito Sucesso!!
      Bjos.

      Excluir
  26. Olá Dra. Minha filha Marcella fez 1 ano dia 2 dezembro!
    Na ultima consulta de 1 aninho ela pesou 8300 com 74 cm
    Eu mae sou de baixa estatura 1,57.
    No grafico que tenho ela atingo o verde que é ideal.
    Porem vejo que outros bebes da idade dela ja atingem 9 a 10 kg.
    A alimentaçao é a seguinte:
    ELa amamentou peito ate 9 meses.
    Depois tomou milupa 2 danone
    6hs leite milupa
    8hs30 pao, ou biscoito povilho ou torrada apos passeio toma suco fruta (laranja, ou caju, ou pera, ou acerola, goiaba sempre com a base de laranja serra dagua
    10hs 1 fruta com neston
    agua
    11hs soninho da manha antes do almoço
    13hs almoço ( Come de tudo, nao gosta de arroz, amasso bem, ai coloco, feijao, ervilha cozida igual feijao, legumes todos, folhas todas, carne musculo, peito frango, galinha, ovo.
    15 banho e leite ninho 1
    17hs vitamina frutas ou iogurte com neston

    19hs jantar

    22hs leite ninho 1 toma 180 ml no maximo
    so acordo as 6 de novo e toma leite

    Aguardo comentario e sugestao para ganhar peso.
    Importante saude 10 primeira gripe com febre de 38 tem 20 dias...sarou rapido...graças a Deus. nunca tomou antibiotico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Um pequeno conselho: não compare a Marcella com outros bebês.. cada um tem a sua história. Quem disse que o peso ideal de um bebê de 1 ano é 10kg?
      Será que ela precisa ganhar peso? Pergunte profundamente ao pediatra ou a nutricionista, tire suas dúvidas, e avalie se é realmente necessário.
      Uma pequena dica: sua bebê é pequena para consumir Neston! Já pensou em retirar, ou trocar esse produto?
      Boa sorte!

      Excluir
  27. Olá Dra.Karine!
    Que bacana você muito simpatica.
    O que aconselha então para minha filhinha pois me incomoda ver ela com pouco peso levinha...rsrss
    Gostaria que me deste sugestao de cardapio, e o que sugere no trocar o Neston e Farinha lactea pelo o que? Ela nao gosta muito de mucilon nem destes...rsrs
    SObre o leite o qual mais indicado e nutrivivo para os bebes em geral.
    Abraço Feliz 2013
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Renata!
      Obrigada pelo carinho!
      Para saber se sua bebê precisa realmente ganhar peso, precisaria passar em uma consulta presencial. A sugestão de cardápio depende da idade da sua princesinha. Se for necessário, sugiro fazer mingau com cereais integrais, como aveia, quinua, amaranto. O leite materno é o leite mais indicado e nutritivo de todos. Se for utilizar uma fórmula infantil, o ideal é uma de acordo com as necessidades da sua filhinha - precisa ser indicado individualmente.
      Um grande abraço e um 2013 repleto de realizações e muita saúde!

      Excluir
  28. Boa noite!!!!! Adorei o Blog parabéns é um belo trabalho. Meu dilema atual na alimentação de meu sobrinho esta no que dar a uma criança com problemas de intestino preso. Ele tem 1 ano e 8 meses e não sei o que dar pra melhorar o problema. Gostaria de algumas sugestões. Obrigada!!!!!! Bjossss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana!
      Obrigada pelo carinho.
      Dê ameixa, manga, mamão, verduras em geral, em específico a chicória, além de iogurte natural. Tomar muita água faz parte também.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  29. Karine, boa noite!
    Sigo seu Blog desde que comecei a dar frutas para o meu filho. Adoro! Ajudou em todas as fases. Ele é bom de boca, come bem, mas entrou na fase de "cismar" com uma comida. rsrs Tá passando. Acho também que eu estava fazendo a comida dele com muito pouco tempero, ele queria a nossa comida. Portanto, como apontado no seu texto, agora adapto nossa comida para que todos possamos comer juntos. Adoramos pimenta, tenho reduzido muito. Ele come, se deixar, mas estou evitando. A criança de 1a3m pode comer pimenta? Fiquei pensando nas crianças indianas...rsrs Depois pensei nas japonesas, será que já comem peixe cru? rsrs Divagações... Mas lhe escrevo principalmente para sanar outra dúvida, quanto à escolha entre o Ninho Fases, que é um composto lácteo e os outros tipos de leite. Eu dou o Ninho Fases 1+ desde que meu filho completou 1a1m, mesmo sabendo que é um composto lácteo. No entanto, não havia me atentado para o açúcar na composição. Isso me incomoda. No entanto, posso afirmar que o leite integral é melhor? Fico na dúvida. Além disso, quanto de leite ele deve ingerir para garantir o aporte de cálcio? Ele come bem as refeiçoes, come frutas e legumes, poucas verduras cozidas. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Muito interessante suas colocações, e pertinentes. Crianças indianas e mexicanas são expostas a pimenta desde muito cedo, faz parte do hábito. A partir de um ano a criança pode provar um pouco de pimenta, mas pouco.
      A sua questão com o leite é mesmo complexa. O composto lácteo tem alguns nutrientes importantes associados,que o leite integral fortificado não tem. Mas tem açúcar. O leite integral é só leite, sem os nutrientes adicionados, mas sem açúcar, o que é ótimo. Depende da criança, da individualidade da criança, para eu te dizer qual é o melhor. Se a criança tem uma alimentação que supra a necessidade destes nutrientes adicionados, melhor o leite. Se não, podemos pensar no composto.... tudo depende do indivíduo. Três porções de leite ou lácteos por dia garante o aporte de Cálcio.
      Um grande abraço,

      Excluir
  30. h Karine cadê a receitinha de mingau de quinoa? Maria Alice pode tomar Aptamil3 ate 2 anos? vc acha melhor leite integral? beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil!
      Para fazer o mingau de quinoa, é só comprar quinoa em flocos, e cozinhar com leite, como em uma receita de mingau de aveia. Pode sim, tomar o Aptamil até 2 anos. Sobre o leite integral, acho legal, dependendo pra quem!
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  31. Olá Karine!

    Estou acompanhando o blog há alguns meses, desde que minha filha, hoje com 1 ano e 3 meses, começou a comer papinha e eu precisei de algumas dicas!
    Num outro site, li que o estômago de uma criança chega a 250ml… Leio sempre sobre as dificuldades que as mães têm quando seu filho não come, porém o que tem me deixado um pouco preocupada é justamente o contrário!
    A rotina dela é de 3 mamadeiras (250ml Leite Ninho fases 1+, indicado pela pediatra – infelizmente, ela não mama mais no peito), café-da-manhã (sempre uma fruta inteira – pêra, maçã, banana, 2 pêssegos), almoço (a “mistura” acabo colocando num potinho de 300ml + arroz + feijão, e algumas variações durante a semana), lanche da tarde (mais uma fruta inteira) e jantar (tenho dado uma papinha consistente com pedaços de legumes e verduras).
    Se fosse só isso, tudo bem, mas ela sempre pede mais comida… A pediatra tinha me dito que era pra servir uma quantidade que sempre sobre um pouquinho no prato, para garantir que ela esteja satisfeita, mas isso nunca acontece. Sempre é o contrário, ela pede mais comida… às vezes, quando acho que ela comeu pouco no almoço ou jantar, acabo dando uma fruta como sobremesa pra completar.
    E agora, ela descobriu a bolacha de maizena, a bisnaguinha e o biscoito polvilho. Esses são os únicos “extras” que ofereço raramente. E mesmo comendo bem, ela ainda pede por eles a toda hora, sempre que os vê dando sopa em cima da mesa ou no armário.
    Li também que a criança ainda não pede comida por “gula”, mas sim, porque está com fome. Será que a quantidade que estou oferecendo ainda é pequena pra ela? Será que esses “extras” são saudáveis, já que o apetite dela para a refeição não é afetada quando ela os come? A minha preocupação é justamente que “ainda” não afetou… até a hora em que ela começar a preferir td isso a frutas e legumes. Como eu poderia incluir esses “extras” no dia-a-dia dela? Minha mãe acha que frutas, verduras e legumes são muito leves, de fácil digestão e que talvez por isso, ela sinta fome e pede por comida.

    Escrevi muito! Espero não ter perdido a objetividade…

    Obrigada desde já, pois o seu blog tem me ajudado com receitas, dicas e muitas outras coisas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Olha que coincidência! As meninas do Comer para Crescer me solicitaram ajuda com a sua dúvida... escrevi bastante coisa para te responder, e será publicado lá, como um post! Quando tiver o link, posto aqui!
      Um beijo grande e até mais!

      Excluir
  32. Oi Karine! Adorei o post! Obrigada por nos ajudar tanto!
    Tenho um filho de 1a2m (pesando 11,6kg)que sempre bateu um pratão no almoço e jantar. Desde os 7 meses ofereço a mesma comida nas duas refeições, agora amassada e separadinha, contendo todos os grupos alimentares.
    Hoje faço assim: 7h- 210ml leite (aptamil 3); 10h - fruta (maçã ou pera cozida); 13h - almoço e meia hora depois suco de laranja; 16h - fruta (banana ou goiaba ou abacate; 19h30 - janta; 22h - leite.
    Nunca ofereci nada nos lanches fora as frutas. De uns dias pra cá ele não quer jantar e de lanche só aceita a banana ou suco de laranja. Deve ter enjoado né? às vezes recusa o almoço também. Percebi que essa mudança coincidiu com um comportamento mais agitado, bem ativo, quer jogar tudo no chão, não sossega para comer.
    Bem, agora quero e preciso variar sua alimentação. Tenho algumas dúvidas:
    *Primeiro, se no jantar posso não levar tão à risca os 5 grupos alimentares (deixo isso para o almoço). Posso oferecer, por exemplo, só uma panqueca de frango ou aimpim com carne/ovo ou cuzcuz com leite ou sopa de ervilha...
    * Quanto aos lanches, queria sugestões saudáveis (fora frutas) do que posso oferecer, e já tenho algumas dúvidas:
    - qual o tipo de pão
    - pode bolo normal com margarina, açúcar?
    - manteiga ou margarina no pão? geleia?
    - qualo tipo de biscoito? pode maisena, água e sal? o que é grissin?
    - o iogurte natural é o industrializado do potinho?
    - qual o melhor queijo?
    - gelatina é boa opção?

    Tem algum post sobre receitas caseiras ou indica algum livro?

    Muito obrigada!

    Nilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Sua dúvidas:
      No jantar, o que pode não ser servido é o feijão (se foi servido no almoço). Os outros grupos precisam fazer parte do prato.
      Quanto aos lanches: pães integrais são mais saudáveis, bolo, com muita parcimônia. Prefiro manteiga a margarina. Entre os biscoitos, escolha os com menos aditivos químicos - leia a lista de ingredientes. Grissini é um "biscoito em palitinho", geralmente tem pouco aditivo. O iogurte, se for feito em casa, melhor. Gelatina industrializada não é uma boa opção: cheia de adoçantes artificiais e corantes. Para ver opções de mais receitas saudáveis acesse o blog "As Delicias do Dudu" no link: http://www.asdeliciasdodudu.com.br/.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada querida! Está uma luta para comer leguminosas! E estou sem opções de lanches, já que não quer frutas. Fiz um truque de passar feijão na peneira e rechear a omelete!! Ele tem aceitado bem ovo mexido e omelete. Qual um limite saudável de ovos na semana? Posso dar todo dia? Eu compro ovo caipira.

      Excluir
    3. Obrigada! Super atenta aos seus posts no face e sempre busco receitas no site As Delícias do Dudu. Aliás, o bolo de banana com aveia é um sucesso! Acabei de ler uma matéria no UOL e soube do grupo e já solicitei entrada. Me aceitem!!!

      Excluir
  33. oi karine tenho uma filha de 3 anos pois bem desde que nasceu tenho problemas com seu peso e altura ela nasceu com 2200kg e 42cm mamou leite materno até 1 ano quando tinha 4 meses foi p/creche e até entao estava indo tudo bem o problema e´que eu nao conseguia tirar leite p/ deixar p/ ela pois meu leite sempre foi muito pouquinho e mesmo assim quando estava em casa deixava ela ficar mamando o quanto queria por isso ela na creche nao tomava leite so´comidinhas frutas e o pediatra dizia que podia ser assim mesmo o importante era comer comidinha entao veio os probleminhas muito resfriado infecçao ouvido garganta catapora e refluxo brabo vomitava muito tomou medicaçao ate´1 ano e 4 meses p/ refluxo entao com 1 ano ela pesava 7kg nao aguentava mais essa situaçao e sai do emprego e começei a cuidar da minha filha em casa e vou te contar ela nunca mais teve absolutamente nada hoje ela pesa 11.200kg e 85 cm fico preocupada pelo seu tamanho e peso faço de tudo para dar uma alimentaçao saudavel mais é complicado pois ela come bem pouquinho mais mesmo assim ela come todas as frutas e legumes carne frango peixe so´que de manha ela so´toma um copo de leite com uma colherzinha de chá de achocolotado pois coloquei o achocolatado p/ ver se ela aceitava o leite e assim ela aceita e come uma fruta mais nao come pao e nenhum tipo de biscoito e nao gosta de suco e nem vitaminas nem mingau nada disso e´pessimo pois ela come assim; 8:00 leitec/ achocolatado e uma fruta 12:oo almoça arroz ,feijao carne e algum legume 15;00 uma fruta 20;00 janta o mesmo do almoço e dome cedo por volta das 21:00 quer de novo o leite c/ achocolatado sera´que e´devido essa rotina alimentar que o peso e altura é tao baixa por favor me de uma ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Como sua bebê tem algumas questões clínicas, o ideal é passar em uma nutricionista infantil, em consulta. Não dá pra avaliar se o peso dela está como está por sua rotina, precisaríamos fazer uma avaliação mais a fundo. Mas tenha em mente que um bebê que nasce "menor" provavelmente continua menor até 1 ano e pouco de idade.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  34. Olá Karine!Boa Noite
    Meu filho acabou de completar 1 ano. Poderia me dar sugestões para uma alimentação saudável? Ainda estou dando papinha para ele amassada com o garfo e fruta.Nunca dei iogurte, bolacha..Poderia começar a dar?Obrigada Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane!
      Nessa matéria (http://bebe.abril.com.br/materia/cardapios-para-bebes-a-partir-de-1-ano) indiquei um cardápio completo para crianças com mais de 1 ano.´
      Tem bastente ideia legal!Espero que goste.
      Um abraço!

      Excluir
  35. Boa tarde Karine.
    Tenho um bebe de 1 ano e 9 meses. Ele sempre aceitou bem as frutas porém de alguns meses para cá não aceita ela in natura (só come manga e mamão in natura). A banana por exemplo que ele mais gostava não come mais. Tentei hoje mesmo fazer uma salada de frutas colocando mais manga pra chamar a atenção dele. Quando ele comeu e sentiu o pedaço de outra fruta, cuspiu tudo e não quis mais. Já li o seu post sobre o incentivo as frutas, sei que tenho que insistir mas tenho uma dúvida. Quando ele não comer a frutinha, posso dar outra coisa no lugar? Por exemplo, quando ele não comeu hoje a salada de frutas, eu fiz um suco de laranja e ele lanchou isso com umas bolachinhas. De qualquer forma eu iria dar esse lanche mesmo (salada, suco e bolacha) Eu ia dar uma "segurada" até a janta, pra ele não achar que eu troquei uma coisa por outra que sei que ele gosta, mas não sei se seria viável. Outra dúvida: ele come a mesma comida que a nossa. Só não sei como oferecer verduras a ele... Bjus e muito obrigada pela atenção, adoro seu blog...Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela!
      Se faz parte do lanche, não tem problema dar o outro alimento (que já faria parte do lanche mesmo). Mas entre as refeições, não dê mais nada. E não substitua a fruta por outro alimento que ficaria no lugar da fruta (por exemplo, em uma sobremesa da refeição principal). As verduras você pode dar crua mesmo,como salada, bem picadinha. Também pode incluir em receitas de bolinhos, refogados....
      Um abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta Dra...
      Aproveitando, hoje fui ao mercado e comprei um pacotinho de mini biscoito de arroz integral. Tem alguma contra indicação ou posso dar para o meu
      filho. Ele é saudável?
      Obrigada Dra.
      Gabriela

      Excluir
    3. Olá querida!´
      O biscoito de arroz é um biscoito que costumo indicar. Não tem aditivos químicos, é uma boa opção.
      Abraços!

      Excluir
  36. Olá boa tarde DR,ola só meu bb fez 01 ano agora,estou com algumas dúvidas..ele toma o ninho fase 1 e dou a ele 210ml pela manhã no primeiro horário q ele acorda o mais tarde é 7:30 depois de 3 horas dou uma frutinha ou mingau de mucilon,umas 10:30 geralmente dou suco,meio dia almoço,depois de 1 hora dou suco,15:00 lanche o mesmo da manhã, e as 18: janta o mesmo do almoço,20:30 novamente o leite 210ml.Bom agora com essa nova etapa estou um pouco perdida...em relação as quantidades e horários e o que oferecer a ele,por q tem medo não sei ao certo as vezes acho q ele ainda tem fome.me ajude por favor...O leite posso continuar dando dessa forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa.
      Se seu filho tiver fome, vai mostrar a você. Ele come o que serve e parece satisfeito? Então, ele está. Ele está crescendo satisfatoriamente? Continue servindo cerca de 6 refeições por dia, intercalando refeições e lanches intermediários. Um bebê de um ano precisa de cerca de 3 porções de alimentos lácteos, ou cerca de 600ml de leite por dia, segundo a SBP.
      Um abraço e obrigada pela viista!

      Excluir
  37. Boa tarde Karine.
    Meu filho tem 1 ano e 5 meses e não quer saber de comer frutas.....ele gosta muito de suco....principalmente de laranja....dai as vezes faço laranja com mamão......laranja com cenoura.....laranja com beterraba....mas ele toma tb suco de caju....mas fruta nem pensar.....pensei em comprar um fruteira baixa e deixar ao alcance dele.....sabe....pra ver se ele começa tendo curiosidade de brincar e acaba comendo....estou muito preocupada com isso me ajuda......Angélica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angélica!
      Aqui tem um texto que tem algumas dicas: http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2011/06/frutas-como-fazer-seu-filho-comer.html.
      Apresente as frutas para o seu filho em momentos de brincadeiras, sem pressão para comer, como em livros, brinquedos e a fruta in natura mesmo. Mas não force. As dicas para as crianças que não comem também podem te ajudar.
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  38. olá, KARINE, minha filha tem 1 ano e 5 meses, eu não sei mais o que faço pra ela comer, ela pesa 10 kg - 82cm só quer saber de leite.... e danone... nada de arroz e nem feijão, bom feijão eu nao dou só o caldo e pra tirar uma duvida com quanto tempo ja pode dar o grão do feijão pra eles comerem, ela só quer saber de macarrão ou sopa de fuba e só de ver em quando as vezes pra ela comer tenho que dar na marra e eu nao gosto de fazer isso... nem fruta ela gosta... não sei o que eu faço me ajude.Grata aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia!
      Não force sua pequena a comer! Procure auxílio em uma consulta com uma nutricionista infantil. Ela poderá te ajudar nesse processo. Por enquanto, vá acertando os horários das refeições, verifique se precisa diminuir a quantidade de leite servido. As crianças podem comer grãos de feijão assim que começam a alimentação complementar, com 6 ou 7 meses de idade.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  39. Oi Karine meu filho tem 1ano e 7 meses está com 12, 300 kg e está medindo 90, 5 ele está numa fase que está muito ruim pra comer. Ele não quer saber de comer fruta nenhuma, faço a comida dele com todo carinho mas ele não come quase nada tem dias que ele come só 3 ou 4 colheres de sobremesa que é a que eu dou pra ele. A dieta dele é normalmente assim: 8:00 leite ninho 1 + 240 ML tem dias que ele nao quer mamar
    Ele vai pra escolinha lá ele lancha e almoça não sei a quantidade mas elas dizem que ele come bem e toma suco. Quando chega em casa ele mama 300 ml de leite e dorme quando acorda tento dar fruta mas ele não come acaba comendo bolacha maisena ou biscoito de polvilho 3 ou 4 de cada e toma suco ele gosta muito de suco de caju então eu faço da maguary. Depois por volta da 8:00 ele janta eu coloco 4 colheres de sopa de arroz 3 de feijão 4 de carne se for moida ou então 1 pedaço de bife ou frango ou carne de panela e 3 de alguma verdura ou legume mas ele quase não come depois por volta das 10:00 ele mama 300 ml e dorme. Normalmente é assim a rotina dele não sei se está certa ou não queria uma opinião sua me ajude. Parabéns pelo blog estou adorando. Obrigada desde já bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna!
      Querida, obrigada pelo carinho.
      Avalie, junto com o pediatra ou a nutri que cuida do seu filho a quantidade de leite. A SBPO recomenda cerca de 600ml/dia para crianças com mais de 1 ano. mas cada caso é um caso. Uma consulta presencial para matar as dúvidas específicas de cada caso sempre é importante!
      Beijo grande!

      Excluir
  40. oi, boa noite, acabei de conhecer seu blog e fan page. Sou a Rafaela e tenho um filho de 1 ano e 9 meses que vai a uma nutricionista desde os 6 meses de idade. Muito bacana o seu trabalho. Sucesso!

    ResponderExcluir
  41. Drª meu filho de 2 aninhos gosta muito de comer ovo, tanto frito como cozido, adora pão com ovo, so que tenho receio em dar, e ele sempre me pede, seu eu deixar ele quer comer todo dia, gostaria de saber posso dar quantas vezes por semana ovo pra ele? melhor cozido ou frito? Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida.
      Pode dar ovo todos os dias. O melhor, para controle de calorias, é cozido. Mas o bom mesmo é variar as preparações (cozido, mexido, omelete, e assim vai...).
      Como cada caso é um caso, valide essa indicação com o pediatra ou nutricionista do seu filho.
      Abraços,

      Excluir
  42. boa noite DR TENHO UMA FILHA DE 2 ANOS E 10 MESES E QUERIA INTRODUZIR A QUINUA EM FLOCOS NA ALIMENTAÇAO DELA ,POIS FIZ UM TEXTE E ELA GOSTOU DEI UMA COLHERINHA DE CAFE PURA PARA ELA E ELA GOSTOU ,POSSO DAR TODOS OS DIAS E QUAL QUANTIDADE POSSO DAR ? MUITOO BRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      Pode dar todos os dias. A quantidade, precisaria adequar na orientação nutricional específica para sua filha. Mas pense na quinua como um carboidrato, entrando no lugar de outro carboidrato que você daria (como no lugar da aveia, pão, etc).
      Abraços,

      Excluir
  43. Oi Karine....eu tenho uma dúvida. Meu bb tem 1 e 4 meses, mama a tarde lá pelas 14:00 (antes de dormir) e às 22:00 (antes de dormir)....fora isso ele não mama mais. Come super bem....minha dúvida é: Posso introduzir leite integral de caixa? E se puder, esse é o leite indicado? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aniara,
      Após o 1º ano de vida, o leite de vaca pode ser dado à criança. Na minha opinião, prefira o leite A ou B de garrafa que precisa ficar na geladeira... ele não tem aditivo químico como o leite de caixa. Na dúvida, consulte uma nutri para conversar melhor com você sobre tudo isso!
      Um abraço,

      Excluir
  44. oi karine!! primeiro , parabéns pelo blog.. tem me ajudado muito.
    minha dúvida é :
    minha filhinha faz 1 ano este mês .tem uma alimentação bastante saudável.
    acorda 6 , 6e meia e mama ; 9 come uma fruta ; 12 come papa amassainha (feijão ou ervilha ou lentilhaetc com legumes e uma carne; 3:30 1 fruta ; 6 horas a mesma coisa do almoço e aí mama mais uma ou duas vezes.
    estou fazendo certo? pq ela pode ter acabado de comer que fica apontando pro prato da gente e pedindo.nao pode ver salada , alface tomate que quer e se eu der come mesmo . bolacha ,pao ,bolo.. tudo ..mas fico com medo de dar e ela nao querer mais fruta e mesmo comendo bem , num ultimo exme deu um pouquinho de anemia (ela toma combiron tambem)e ainda por cima, de um mes pra cá ta acordando à noite pra mamar(desde que nasceu ,ela dorme a noite inteira) .
    será que tá faltando alguma coisa?? posso dar iogurte natural ou leite de vaca pra ela ..o que devo acrescentar??
    espero ter sido clara.. desculpe as divagações kkkkkkkk
    bj!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Aparentemente sua filha tem uma alimentação boa, mas leve ela à uma nutricionista para verificar essa anemia, e adequar um cardápio rico em Ferro, vitamina do complexo B e outros nutrientes para sua pequena. Rapidinho ela recupera!
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  45. e já posso dar comida de casa? feijao ,arroz ,a bobora ou maxixe ou chuchu , carne ou frango e salada?? e peixes ,posso dar?? quais ?? e comida japonesa, também ?? bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geisa!
      Sim, você pode dar comida de casa. Só aguarde até o segundo ano de vida para dar comida japonesa, por conta do pescado cru.
      Abraços!

      Excluir
  46. Olá Karine!
    Tenho uma dúvida, se vc puder responder, agradeço.
    Meu filho tem 1 ano, mas só tem 1 dentinho. Como sirvo alimentos como bisnaguinha para ele??
    Muito obrigada!
    Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana!
      Os bebês mastigam com as gengivas. Os dentes ficam próximos as gengivas, deixando-as duras,facilitando a mastigação.
      Um beijo grande!

      Excluir
  47. Olá!!!!Estava pesquisando e achei seu blog interessante.
    Tenho muitas dúvidas minha bebe
    tem 1 e 1m e pesa 9200 e mede 74,5 as vezes acho ela meio magrinha,mas sei que é bobagem...Não posso compará-la com outras crianças.
    A alimentação dela é a seguinte:
    LM pela manhã
    10 h mingau de mucilon 100ml com ninho 1
    12 h almoço com carnes e legumes mais ela não gosta muito por conter pedaços(cospe tudo) prefere papinha industrializada.meu medo é de ela estar comendo pouca comida)
    14 LM
    16 h +- minhagu de mucilon,ou farinha láctea com ninho 1
    a noite janta o msm do almoço
    pra dormir LM
    já peguei um encaminhamento pra nutricionista pois tenho medo de estar dando pouca comida pra ela...mas vc pode me dar umas dicas...Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patty!
      Converse com a nutri! Nada como uma orientação específica para cada caso! Um beijo grande!

      Excluir
  48. Olá Karine! Dei uma revirada no seu blog pra ver se encontrava uma resposta antes de te perguntar! rs Mas continuo na dúvida e morrendo de medo!!! Vou explicar: A Ágatha, minha vida, está com 1 ano e 1 mês. Ela mamou no peito apenas ate o terceiro mês pq meu peito secou devido ä reabertura da cesárea e o uso de muitos antibióticos. Só fechou ao final do quarto mês. Minha gatinha nasceu gorducha, pesando 3.930K e medindo 48cm. Detalhe, ela nasceu de 36 semanas. Mamava bem, e não teve rejeição ao NAN 1 quando precisou tomar. Não lembro quando começou mas de repente, ela começou a ter ânsia de vomito quando olhava pra mamadeira, e quando tomava o leite, voltava quase tudo que tomou. Isso acontecia durante três ou quatro dias seguidos e depois ela voltava ao normal, tomando todo o leite sem nenhum acontecimento preocupante. Ela tomava apenas apenas leite, e mais nada, nem água, por orientação do pediatra. Aos seis meses, passou pro NAN 2, e o pediatra me mandou dar tb suco de laranja (aqui chamamos MIMO, mas em outras regiões chamam LIMA). Ela tomava tudo direitinho com eventuais crises de "vomito". Banana amassada, uva picadinha sem a pele, pedacinhos de laranja, maçã raspadinha, biscoito maisena (raramente), carne, frango, arroz, feijão, legumes, em forma de papinhas, papinhas prontas. Ela comia tudo mas sempre voltava a crise de vomito. O pediatra falou que era refluxo e entramos com a medicação. Impressão minha não, o fato é que depois da medicação tudo, voltava... Comia as papinhas e quando estava na metade do prato, tudo vinha pra fora. E ela começou a emagrecer, não queria mais comer... Parei o remédio. Diminuiram as crises. Agora raramente tem. Mas come pouquíssimo. Tentei engrossar o leite com mucilon, farinha láctea, tudo... e nada entra. Ela não aceite o leite com mais nada. E agora, na última consulta com a enfermeira na puericultura, o peso dela está em alerta. Ela está com 75cm e pesa 9.400k. é ativa, brinca, corre... Mas está realmente magra. e tenho perdido noites de sono sem saber o que fazer. Quando sento na cadeirinha pra almoçar, e ela olha pro pratiho já começa a balança a cabeciha dizendo que não quer. e eu choro, choro, pedindo pra ela comer e ela não come. Pede um brinquedo, um livro, tem comido mais quando está foleando um livrinho... distraida, abre a boca, e eu ponho a colher. Mas está magrinhas. Não come o necessário. Estou muito preocpada. Se ela adoecer, tiver uma gripe.. vai sumir! Está com os ossinhos do rosto salientes. Me ajuda Karine! Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Vou te sugerir alguns passos: procure uma avaliação de um gastropediatra e de uma fonoaudióloga. Se tiver algo orgânico que atrapalhe a alimentação da sua filha, não adianta mudar a receita, fazer cardápios maravilhosos... tirando todas as opções de alguma outra causa para a situação da pequena, o ideal é aumentar o aporte de gordura da dieta. Uma nutri poderia ajudar bastante nisso. Dá uma olhada nesse texto:http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2012/11/para-as-criancas-de-fibra-mas-se-seu.html.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  49. Boa tarde!
    Dra., primeiramente parabéns pelo blog e pela ajuda que você dá a nós mamães. Pode me tirar uma dúvida? Tenho um bebê que vai completar 2 anos agora em junho. Tento oferecer a ele uma alimentação o mais saudável possível. Ele não come doces a não ser os biscoitos, e é sobre eles mesmo que gostaria de perguntar. Antigamente ele comia de Maisena, mas de alguns meses pra cá conheci outro e desde então ele só come esse (Biscoito integral da marca Jasmine). Eu sempre leio os rótulos, lá diz que o açúcar é o mascavo e melado de cana. A minha dúvida é que meu filho come durante o dia umas 8 bolachinhas, se deixar mais. Eu dou quando ele me pede mesmo, nos lanches prefiro dar pães etc. Existe algum problema nessa quantidade, existe um limite diário? Obrigada, bjus. Tatiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane!
      O limite diário depende da criança.. o importante é variar todo o restante da alimentação!
      Um beijo grande

      Excluir
  50. ola karine adorei suas dicas .mas gostaria de tirar algumas dicas...
    como sou mae de primeira viagem..minha bebe fez 1 aninho dia 15 desse mes e nao sei direito o que dar de comer ...a refeiçao dela esta assim..
    08h mama leite
    12h almoça sempre faço com bastante legumes,arros,feijao,carne ou frango
    15h mama leite
    16h30 dou um suquinho de frutas
    18h30 dou janta as vezes faço marracao com legumes variados
    21h mama leite
    23h30 mama leite pra dormir..
    sera que posso continuar assim..
    o pediatra dela disse que ela esta no peso ideal com 9,300 com 75 cm
    se vc poder me ajudar dando algumas dicas agradeço desde ja bjussss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iaudiceia,
      Você pode sim, continuar assim, mas considere aumentar a quantidade de frutas que serve por dia ao seu pequeno. Procurar uma nutri iria te ajudar.
      Um beijo grande,

      Excluir
  51. ola karine adorei suas dicas .mas gostaria de tirar algumas duvidas...
    como sou mae de primeira viagem..minha bebe fez 1 aninho dia 15 desse mes e nao sei direito o que dar de comer ...a refeiçao dela esta assim..
    08h mama leite
    12h almoça sempre faço com bastante legumes,arros,feijao,carne ou frango
    15h mama leite
    16h30 dou um suquinho de frutas
    18h30 dou janta as vezes faço marracao com legumes variados
    21h mama leite
    23h30 mama leite pra dormir..
    sera que posso continuar assim..
    o pediatra dela disse que ela esta no peso ideal com 9,300 com 75 cm
    se vc poder me ajudar dando algumas dicas agradeço desde ja bjussss

    ResponderExcluir
  52. Olá, meu nome é Taysa e eu tenho uma sobrinha que mora comigo. O nome dela é Sophia e ela tem 1a10m. Ela é saudável, come de tudo e é um pouco arteira. Ela ainda mama no peito, porém a uns 4 meses ela não vem aceitando leite, seja ele de caixa, lata ou sacola. Minha mãe já tentou de tudo; mucilon, nescal, nesquik, neston e até mesmo com frutas batidas, ela apenas sente o cheiro e se recusa a beber. E quando colocamos na boca dela, ela faz ânsia e cospe tudo. Eu deveria ficar preocupada? existe algum alimento que substitua o leite? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taysa!
      Não se preocupe, sua sobrinha toma o melhor leite do mundo, o materno. Ele é suficiente para ela. Se a preocupação for a oferta de Cálcio, leia essa matéria:http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2012/03/e-o-calcio-que-meu-filho-precisa.html. Muitas crianças vivem (e bem) sem o leite de vaca por questões alérgicas ou de intolerância...
      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  53. ola tenho muitas duvidas, minha filha esta com 1 ano e 1 mes, ela nasceu com 31 semanas com 1980kg e com 44cm desenvolveu bem e até os 8 meses ganhava peso normal pesava 8030 com 67 cm com 8 meses hj esta pesando 8 e 100 e com 76 cm estou preocupada ela mes pasado estava com 8 e 400 e perdeu peso e desde os 8 meses é essa briga ganha e perde e nao sai doa 8 e poucos , ela come bem ainda mama peito mas tbm toma 1 vez no dia aptamil 3 e tbm pela tade mingal de aveia e entre outros alimentos no decorrer do dia frutas comida e sucos nao sei mais o que fazer a pediatra disse que é dela fizemos exames deu tudo ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Procure um nutricionista na sua saúde. Assim ele pode avaliar a fundo a alimentação da sua bebê para estabilizar esse ganho de peso. Leia também a matéria (cole na barra de endereço)http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2012/11/para-as-criancas-de-fibra-mas-se-seu.html, pode te ajudar.
      Um abraço,

      Excluir
  54. Olá Karine!
    Tenho uma bebê de 1a10m,ela é muito ressecada chega a ficar 5 dias sem fazer cocô,eu dava o leite ninho 1+ depois passei para o ninho em pó integral e descobri em site que o ninho resseca,então comecei a dar o aptamil 3 mas não adiantou.Os horários da alimentação dela é um pouco bagunçado pois ela acorda muito tarde,entre 10:30,11:00hs então não consigo dar o café da manhã pq o almoço é 12:00hs se ela come alguma coisa ela não almoça,ela pesa 13.750kg e mede 85cm,ela não come muito mas de tudo um pouco.Queria saber se tem algum leite que ajuda a melhorar o intestino e se vc pode me ajudar na alimentação dela para que não fique mais ressecada.Há o danona Activia ajuda mesmo a soltar,poço dar pra ela?é melhor dar o café da manhã mesmo ela acordando tarde? a banana prata e gelatina resseca?
    Parabéns pelo seu trabalho,estava olhando seu blog é ótimo para tirarmos nossas dúvidas.
    Obrigada,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia!
      Para verificar o que ocorre coma sua pequena, uma análise mais minuciosa deve ser feita. Organizar a alimentação dela também é importante. Te sugiro aumentar a oferta de água, de frutas, folhas, e legumes e cereais integrais. Alimentos como ameixa, mamão, chicória, abóbora,iogurte natural são amigos de um intestino saudável.
      Beijos e boa sorte.

      Excluir
  55. Olá Josiane!
    Converse com o pediatra sobre voltar ao Nestogeno... o leite ainda é importante na vida do seu pequeno!
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  56. Olá , boa tarde , tenho uma filha de 1 ano e 2 meses que se chama Lorena .
    Bom meu problema com ela é que ela não ganha peso desde os 7 pra 8 meses , fica oxilando vai para 8 kg e um mes depois volta pra casa dos 7 ... No momento ela esta pesando 7,865 kg e 74,5cm de altura . Mais eu procuro sempre variar nas alimentações dela , mais o meu maior problema , ou solução não sei , é que ela ainda mama leite materno o que as veses a faz rejeitar outros alimentos querendo ficar só no peito , procuro não ceder mais acaba que ela não come nem um nem outro . Não acho que seja problema de saúde porque ela tem ótimos reflexos , não anda ainda não sei se tem a ver com o peso dela, mais ja fala coisas basicas como papai , mamãe e irmã . Ja pensei em tentar tira-la do peite , mais penso que essa não seja a melhor solução , de todas as crianças que convivem com ela da msm faixa etária ela é sempre a mais magrinha , gostaraia de que me auxilie em por exemplo um cardapio semanal para que eu possa verificar se a forma que a alimento é a mais adequada para a idade dela . Ela também toma vitaminas como Redoxon , Protovit , Noriporum e Kalyamon ... Toma todas , todos os dias , então não con4sigo entender por qual motivo não ganha peso , me de alguma resposta por favor . Desde ja , Obrigada !
    Stefani .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Tirá-la do peito não é a solução!
      Mas precisa verificar essa perda de peso. Procure profissionais e questione intolerâncias, alergias. Precisa ser verificado.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  57. Bom dia Dra. Karine! Eu gostaria de saber se crianças de 2 a 3 anos seguem a mesma alimentação que você escreveu neste post ou tem alguma alterção por serem maiorzinhas?
    Aguardo resposta! Desde já agradeço! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila,
      Quanto maiores, mais "besteiras" elas estão liberadas a consumir. Dê uma olhada no post "Industrializados e a alimentação do seu filho". Mas lembre-se: quanto mais natural a alimentação, maior a saúde da criança.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  58. Oi...minha filha tem 1 ano e um mes e nao quer comer de uns dias pra ca..ela so come frutas e so q mamadeira ela mama leite ninho com farinha lactea..sera q eu devo trocar o leite dela ela ta com um poco de anemia mais ela toma remedinho pra anemia...doutara me ajuda...ela ja nacseu pqninha mais parece q as outras crianças da idade dela sao tao maiores q ela....desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Repense a farinha láctea na mamadeira, a indicação deste produto é para maiores de 4 anos. Não compare sua filha com as outras crianças.. cada criança é única e deve ser comparada com ela mesma. Organize os horários e verifique se sua gatinha está bem.. ás vezes uma gripinha ou um dente nascendo atrapalha o apetite. Não esqueça de procurar auxílio sobre a alimentação dela para a anemia. Anemia é coisa séria!
      Beijos e boa sorte.

      Excluir
  59. Bom dia!
    Sou mãe de um menino com quatro anos ele sofre com intestino preso gostaria de ajuda com meu filho!

    Lucilene B. Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucilene!
      O ideal seria uma consulta com uma nutricionista, para avaliar o hábito alimentar do seu garotinho. Mas aumente o consumo de água, mamão, folhas como chicória, escarola, frutas como ameixa, manga, legumes como abóbora e, se não houver alergias ou intolerância, iogurte natural.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  60. OLÁ MINHA FILHA TEM 4 ANOS ELA PODE TOMAR MILUPA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O indicação de fórmula precisa ser acompanhada da análise do consumo alimentar da criança, dos hábito e preferências...
      Beijos!

      Excluir
  61. Oi Karine,
    Acabo de conhecer seu blog e estou muito feliz em encontrar tantas boas dicas sobre nutrição. Tenho dois bebês gêmeos que acabam de completar um aninho.
    De acordo com as pesquisas que faço periodicamente eles comem muito bem, alimentos de todos os grupos, já com consistência de "adultos"e muito pouco ou quase nada de industrializados. (tirando as salvadoras papinhas nestlê em dias mais complicados....)
    Acontece que agora acho que eles estão ficando com fome. Quando vamos oferecer as refeições ou as mamadeiras da manhã e noite eles ficam ansiosos para comer logo e na hora que acaba tem sempre uma reclamação.... Tenho medo de aumentar o aporte calórico porque eles já são bem gordinhos: 11kg de pura fofura.
    Hoje a nossa rotina está assim:
    7h - Mamadeira de aptamil (210mls)
    10h - Fruta
    12h30 - Almoço (sem sobremesa)
    15h - Fruta
    18h - jantar
    20h30 - Mamadeira (210mls)
    Será que estou deixando meus pequenos com fome? O que poderia mudar para deixá-los saciados mas não contribuir para kg extras?
    Muito obrigada por sua ajuda!
    Isabela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, obrigada pelo carinho.
      Vou te indicar um texto que fiz em outro blog, sobre as crianças que aparentemente não ficam saciadas... espero que goste! Está nesse link:http://www.comerparacrescer.com/2013/03/06/como-lidar-com-a-crianca-que-come-demais/
      Beijos e um ótimo dia!

      Excluir
  62. Ola adorei seu blog
    Minha filha tem 1 ano e quase 5 meses, gostaria de saber se ela esta comendo certo vou te falar e veja o que esta faltando ou sobrando bjuss
    Acorda 9:00 mama aptamil 3 300ml
    10:30 dou uma fruta, mais ela come so uns pedacinhos e quando come
    12:00 ou 12:30 Almoça bem e toma suco natural, sem açucar (minha dúvida se eu posso dar suco, pois uma nutricionista disse que não, pois disse que dilata o estomago, que é para mim dar fruta in natura e se ela quiser agua) mais ela não gosta de agua e tem o intestino preguiçoso
    14:00 banho
    14:30 Mamadeira ela mama 300ml
    16:30 Acorda
    17:00 Dou as vezes pão integra1 fatial, com margarina ou requeijão ou Pão de queijo 2 unidades,ou biscoito de polvilho 4 pequeno e suco de fruta natural
    19:30 jantinha muita vezes o msm do almoço e ela come bem e suco de fruta( mesma dúvida do almoço)
    22:30 Mama toda a mamadeira 300ml e dorme e é só no outro dia

    Mais agora com os dentes não esta comendo muito, pois estão saindo 8 dentes de uma vez dou 2x ao dia camomillia C
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Siga as orientações da sua nutri que te acompanha... como ela conhece o histórico da sua garotinha, as indicações são mais específicas.
      Um beijo grande!

      Excluir
  63. Olá Dra. Karine! Tenho um bebe de 1ano e 1mes que ainda mama leite materno por livre demanda, não gosta de agua nem suco e tem serio problema com intestino preso,apresentou refluxo grau leve(exame clinico com pediatra), tem muito gases e o coco é bastante duro, duro mesmo, sai até sangue, mas isso é no primeiro cocozinho que sai o restante é numa consistencia macia.Não gosto de usar supositorios laxantes, mas já tentei de tudo oleo mineral, ameixa, mamao,quinoa, linhaça,activia, aveia... e não vi melhoras, não sei mais o que faço, fico com muita pena quando chega a hora dele fazer coco, se espreme todo, fica vermelho é um sofrimento. Eu, minha mãe e algumas pessoas de minha familia tambem tem essa grande dificuldade intestinal. Tem alguma outra coisa que posso fazer? Pode ser algum tipo de doença? Que exame posso fazer? Me ajude por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      Procure uma nutricionista para a indicação de probióticos, pode ajudar no seu caso. Consumo de folhas, como escarola, chicória, costuma ajudar. Incentive o consumo de água...
      Um beijo grande e boa sorte!

      Excluir
  64. Ola tenho uma bebe de 11meses ela so toma LM ja tentei varios e ela nao bebeu. Entao pra intercalar pelo menos uma vez por dia dei o iorgute natural com mel, ela bebeu quase tudo, mas a noite ela me deu trabalho com colica e faz 2 dias que o coco dela ta verde e ela nao ta querendo comer comida. o que eu faco ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida,
      Ligue ou vá até o seu pediatra. E ainda não dê alimentos com mel para sua bebezinha.
      Um beijo grande!

      Excluir
  65. oi karine meu nome é Elaine,tenho uma filha de 1 ano e 2 meses,e ela nao quer saber de comer arroz de jeito nenhum,so quer comer macarrao,o pediatra ate passou uma vitamina pra abrir o apetite dela,ate que ela engordou um pouco ela pesava 9,050 agora pesa 10,010,so que ainda continua nao querendo comer arroz, oque eu faço me ajude por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine!
      Dê uma olhada no texto desse link: http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2013/04/perguntas-e-respostas-sobre-crianca-que.html , pode te ajudar!
      beijos e boa sorte!

      Excluir
  66. Olá Dra Minha filha tem 1 ano e meio, ela toma 200ml de ninho 1+ antes de dormir, mas ha mais ou menos 2 semanas ela começou a acortar no meio da noite com fome, dou outra mamadeira com 150ml, meu problema não é acordar a noite para dar leite pra ela, o problema é que tenho medo que ela fique com caríe, pois ela mama e dorme, fica complicado leva-la para escovar os dentes as 3 da manhã. Gostaria de saber se colocando algo para engrossar o leite ajudaria ela a dormir a noite toda e qual o melhor, que não engorde.

    obrigada

    Flaviana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flaviana!
      Não posso confirmar que se engrossar o leite, ela vai dormir a noite toda... e engrossar a mamadeira expõe a criança a excesso de consumo de carboidrato!
      Beijos e boa sorte com sua princesinha!

      Excluir
  67. Oi Elaine!
    Dê uma olhada no texto desse link: http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2013/04/perguntas-e-respostas-sobre-crianca-que.html , pode te ajudar!
    beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  68. oi karine! posso dar iogurte integral pra minha bebe de 1 ano?? tem como fazer em casa??adoço com o que ,já que ela é alérgica a banana.e queijo ,qual dar? tenho medo de produtos industrializados pra ela . ah! e o leite ..ainda dou só o peito ,mas ela mama só 3 vezes e nem sempre é bastante. minha cidade é bem pequena ,entao só tem em pó , de caixinha e aqueles que sao tirados na propria regiao . qual devo dar? e nao consigo acessar seu cardapio para maiores de uma ano no site da abril. help me !bjo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geisa!
      Pode sim, se ela não for alérgica ao leite de vaca. No post daqui chamado "Iogurte na alimentação da criança" tem uma receita legal. Você pode adoçar ou não, com outras frutas, uva passa, tâmara, geleia de frutas... Quanto ao leite, sendo três vezes por dia, pode ficar só com o materno, que é o melhor pra ela! Cole esse link na barra de endereços:http://bebe.abril.com.br/materia/cardapios-para-bebes-a-partir-de-1-ano.
      Beijos e boa sorte

      Excluir
  69. Bom dia, Karine, eu tenho um bebe que vai completar 1 aninho , no proximo dia 27, tds me dizem q ele esta abaixo do peso, e abaixo da altura minima, ele esta com 9,300 e com 69 cm... eu já não sei oq fazer, oque posso dar a ele pra ve se o peso dele melhora ? Desde já Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não consigo fazer essa avaliação pela internet. pegunte ao médico que o acompanha para confirmar esse diagnóstico. Se seu bebê realmente estiver magro, e isso não for genético, use as dicas do post :http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2012/11/para-as-criancas-de-fibra-mas-se-seu.html.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  70. OLA KARINE MEU NOME E DÉBORA E EU TENHO UMA BEBE DE 1 ANO E 8 MESES E INFELISMENTE ELA QUASE NÃO COME ATE 10 MESES EU TINHA O CONTROLE DA ALIMENTAÇÃO DELA COM AS PAPINHAS DEPOIS NÃO SEI OQUE OUVE, ELA SEMPRE MAMO BEM ELA MAMA MAMADEIRA DESDE OS 3 MESES ELA MAMAVA NAN COM 11 MESES PASSEI PRO NINHO E AGORA TEM 2 MESES QUE TOU DANDO LEITE NORMAL ELA MAMA 5 A 6 MAMADEIRAS POR DIA ELA DORME TARDE ENTÃO ACORDA MEIO DIA E JA MAMA RARAMENTE ELA ACORDA 9H PRA MAMA MAS VOLTA A DORMI NÃO COME FRUTA NEM VERDURA ELA COME BISCOITO DE VEZ ENQUANDO MAS 1 OU 2, JANTA ELA JANTA MAS SO SE ELA GOSTA DA COMIDA ELA GOSTA DE MOLHOS, FRANGO, E MACARRÃO INSTATANEO SE NÃO FOR ISSO RARAMENTE COME ARROZ E FEIJÃO MAS QUANDO COME COME BEM ELA TEM 11 KILO EU NÃO SEI OQUE FAZE AGRADEÇO SE ME AJUDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Dá uma olhada nos textos com a marcação "Meu filho não come", principalmente o que chama "Perguntas e respostas sobre a criança que não come". Pode te ajudar.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  71. Olá Dra. Karine, bom dia. Preciso de ajuda!! Minha filha acabou de completar 1 ano e tenho sérios problemas na aceitação de alimentos por ela. Ela nunca gostou da papa salgada, não aceita que lhe dê nada em colher e na mamadeira só leite e suco. Frutas ela pega um pedaço, mordisca um pouco e joga fora. Já tentei o mesmo com as verduras, mas aí ela nem pega. Já tentei tudo, papa, mamadeira, Blw e nada, ela só quer leite e vitamina de frutas. O que mais posso tentar para ela poder seguir esse cardápio apropriado para a idade dela? Ela tem 1 ano e 7 dias, 77cm e 10,700kg. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla!
      Dá uma olhada nos textos daqui do blog sobre "meu filho não come", creio que poderá te ajudar. Limitar a quantidade de leite oferecida no dia pode ser um caminho.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  72. Ola Dra Karine! Pesquisando na internet sobre nutriçao infantil conhecí o seu blog e estou adorando!!!
    Meu bebe está com 1 ano e 2 meses, gostaria de fazer biscoitos saudaveis para ele. Voce tem alguma receita pra me pAssar??
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Dá uma olhada no blog "As Delícias do Dudu". Lá tem receitas saborosas e nutritivas, da minha parceira e culinarista Thais Ventura.

      Excluir
  73. Olá,o meu nome é Jéssica. Eu tenho uma filha de 1 ano e 5 mês e eu estou muito preocupada com ela. Pois ela não toma leite desde os 7 meses e não come quase nada. A única fruta que ela come é maçã. E comida ela come um dia sim e dois não. E só que passar a feijão com abobora,ou feijão com massa. Ela não come quase carne,nem toma suco natural. Só suco de soja. E durante o dia só come iogurte e danoninho. Ela tá com 13 quilos,e tem 86 cm de altura. E também não caminha ainda sozinha. Só agarrada nas coisas,ou de mãozinha com alguém. To desesperada. Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Pelo seu relato, sua filha pode estar em risco de não consumir todos os micronutrientes que precisa. Procure uma nutricionista em sua cidade.
      Abraços

      Excluir
  74. Olá Karine, como a leitura dos posts de seu blog tem me ajudado. Tenho me dedicado a ler cada postagem de cada mãe pois as dúvidas delas muitas vezes são as minhas e nossa, como tem me ajudado! Mas a dúvida do momento é: tenho uma bb de 1 ano e 1 mês e tenho usado o leite ninho 1 e mucilom e as vezes aveia, pelas leituras q ja fiz percebi q ambos contém muito acúcar, o q vc me indicaria como um bom leite com quantidade menos de açúcar e como poderia substituir o mucilon? A aveia pode ser oferecida todos os dias? Estou meio confusa!
    Aguardo ansiosa!
    Divina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Divina!
      Não é necessário engrossar o leite, mas a aveia pode sim, ser dada todos os dias. Um leite tipo A dá conta do recado. Para a indicação do leite específico para sua bebê, leve sua filhinha em uma consulta com uma nutricionista.
      Beijos e boa sorte.

      Excluir
  75. Olá!! Meu filho fez 1 ano dia 22/05/13! Fico muito preocupada pois ele é muito magro, está com 8,300kg e mede 75,5cm. Desde que nasceu é magro, mas come muito bem, a não ser qdo o dentinho está para nascer, dai ele prefere leite, e perde um pouco de peso. Estou colocando fruta no mamá e tbm mucilon cereais, mas estou perdida de como alimenta-lo melhor. Tem alguma dica de alimentação completa??? aguardo retorno, grata Solaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Solaine

      Pergunte ao pediatra ou ao nutricionista que acompanha seu filho se realmente ele precisa ganhar peso. Pode ser que ele esteja perfeito como está!
      Abraços

      Excluir
  76. Olá Karine, gostei muito do seu blog! Nossa como ajuda as mães com sentimento de culpa! rsrsrsr
    Lendo sobre a importância do DHA e ARA para as crianças, me preocupei com minha sobrinha adotiva. A adotamos com 2 aninhos, ela não foi alimentada com LM e nem com leites que contém essas composições. A pergunta é: hoje ela está com 12 anos, existe algum tipo de leite com DHA e ARA q possa ser indicado para ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Não precisa ser um leite com DHA e ARA. Você pode fornecer o DHA através da alimentação, servindo peixe de água fria para sua sobrinha.
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  77. olá,eu sou Laysa,tenho uma bebê de 5 meses ela toma nestogeno 1,gostaria de saber se poso prepara-lo frio e bater com frutas.também queria saaber se já posso comecar a dar o nestogeno 2 ,uma vwz que ela não dorme a noite toda acho que o 1 já não esta mais sustentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laysa
      O ideal é sua bebê só tomar o leite de partida (número 1) até o sexto mês. Tomar o leite de seguimento (2) não terá influencia em relação a sustentá-la ou não.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  78. OI, HOJE FUI À UMA NOVA PEDIATRA, JÁ TROQUEI TRÊS VEZES POR MOTIVOS DIVERSOS, AGORA ESTOU NUMA PEDIATRA HOMEOPATA.
    BOM, COMO EU SUSPEITAVA MINHA FILHA DE 1 ANO E QUASE TRÊS MESES ESTÁ ABAIXO DO PESO, ELA ESTÁ PESANDO APENAS 7K E 800G, E NO LIMITE MÍNINO DE CRECIMENTO. APESAR DE JÁ DESCONFIAR DISSO FIQUEI MUITO TRISTE, JÁ NÃO SEI O QUE FAZER PARA ELA COMER, TENTO DE TUDO, NUNCA GOSTOU DE MINGAU, JÁ TENTEI TODAS AS FARINHAS DO MERCADO, UM DIA COME BEM, OUTRO NÃO QUER COMER NADA, MAS MAIS FICA SEM COMER DO QUE COME. TEM VEZES QUE CHEGO A CHORAR DE TÃO DESESPERADA QUE FICO, A SAÚDE DELA É MUITO BOA, RARAS VEZES FICA GRIPADA, MAS ELA TEM QUE CRECER, TÁ MUITO LEVINHA, SE BEM QUE ELA NUNCA, MAIS NUNCA MESMO FOI DE COMER BEM, SEMPRE TIVE ESSE PROBLEMA.
    A MÉDICA PASSOU HEMOGRAMA, FEZES E URINA E UM REMÉDIO PARA AUMENTAR A RESISTÊNCIA DELA.
    A AINHA AINDA MAMA, ESTOU DECIDIDA A DESMAMÁ-LA, SÓ ASSIM ELA COMEÇA A COMER...AJUDEM-ME!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Leve sua filha em uma nutricionista! Assim ela irá analisar a rotina alimentar atual, e sugerir mudanças para atingir o objetivo. Desmama-la não garantirá a aceitação da comida..
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  79. Boa noite!
    Meu filho está com 1ano e 1 mês. Até 1 ano ele estava mamando o NAM mas agora passou para o ninho 1+ só que ele tem acordado 3 x por noite e parece estar sem fundo!!! com muita fome!!
    Posso dar leite de vaca p/ ele?? É indicado algum tipo de farinha? Ele possui intestino ótimo para solto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Após um ano, o leite de vaca é liberado pela SBP. Não é indicado engrossantes!
      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  80. Oi, Karine. Em primeiro lugar parabéns pelo blog, ajuda muito a quem quer se informar. Meu filho está com 1 ano e 1 mês, é meu 4º filho e tem me dado muita preocupação, pois quando iniciei a introdução de novos alimentos, conforme orientação da pediatra, ele apresentou vômitos e diarréia intensos, nas 3 vezes que isto ocorreu ele precisou ser hospitalizado e na última (abril/2013) foi parar na UTI, pois chegou em choque na emergência. Nas 2 primeiras vezes, os médicos não acreditaram na minha suspeita e diagnosticaram como virose, mas na última não acharam nada e tiveram que considerar a hipótese que eu levantei. Os alimentos que ele ingeriu nas 3 vezes foram: leite nan 1, banana e frango (na sopa). Por segurança a pediatra suspendeu também a gema de ovo, morango e kwi. Eu o amamento e não estou trabalhando fora. Confesso que estou muito "traumatizada" e morro de medo que aconteça de novo. Lucas está com peso e altura apropriados para sua idade. Ele come a sopa (almoço e jantar) muito bem, mas não consigo dar sem bater no liquidificador, pois ele fica fazendo vômito. Ele teve muito refluxo até 6 meses, ficava com ele sentada a noite toda, pois ele chorava muito apesar da medicação, foi aí que a pediatra resolveu introduzir uma mamadeira à noite de nan 1 para ver se ele dormia melhor, mas ele vomitou e eu não dei mais, quando dei a 2ª vez ele teve a 1ª crise de vômitos e foi internado. Semana passada fiz alguns testes alérgicos no sangue para ver se fecham um diagnóstico. Me sinto muito culpada por não conseguir dar pedaços de alimentos maiores por medo dele vomitar. Ele come maçã e pêra raspadinhos e aceita bem. O cardápio dele está muito limitado e ele também não conseguiu tomar as vitaminas protovit e com kaliamon ele teve muita diarréia. Será que você poderia me dar uma luz? Obrigada desde já! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      Primeiramente precisa ver a questão da possível alergia. Com reação alérgica, é inseguro fazer mudanças alimentares, pois ficamos com medo de reações. Resolvendo essa questão, inicie um treinamento aos poucos com os pedacinhos.
      Depois vem contar pra gente.
      Um abraço,

      Excluir
  81. Olá Dra.Karine,
    Parabéns pelo blog, eu amei. Tenho uma pergunta referente ao peso do meu filho, ele está com 1 ano e sete meses mas nasceu prematuro de seis meses e meio. Ele é acompanhado pela pneumopediatra porque tem bronquodisplasia pulmonar, a saúde dele está ótima mas, a pneumo acha que ele está bem magrinho e até sugeriu que eu oferecesse sustagem para ele, gostaria muito de saber a sua opinião, a altura dele é: 78,5cm e o peso é: 10,100.
    Ele come bem, toma leite ninho 1+, almoça e janta todos os dias.
    Aguardo sua resposta ansiosa pois já estou um pouco preocupada porque daqui a 2 semanas ele vai para escolinha.

    Abraços,
    Djal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      Ao meu ver, ele não parece tão magrinho. Por que não o leva em uma nutricionista para avaliar? Ela pode te passar uma alimentação mais saudável sem tanto açúcar..
      Abraços

      Excluir
  82. Boa noite, meu pequeno completou 1 ano no dia 29/06 e ainda amamento, mas costuma tomar 1 mamadeira de fórmula já que trabalho até às 22:00. Dei até agora o Nan AR e minha dúvida é para qual fórmula devo mudar já que completou 1 aninho? Aproveito para parabeniza-la pelo blog com assunto realmente relevantes, principalmente para mães de 1ª viagem como eu! abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      A fórmula precisa ser indicada por um profissional da sua confiança, em consulta presencial. Ou você pode continuar com a mesma fórmula, sem prejuízos ao seu pequeno!
      Abraços!

      Excluir
  83. Oi Karine, bom dia. Gostei muito do blog e tenho uma duvida, hj na consulta de 11 meses da minha filha perguntei sobre o leite q ela tomará com 1 ano (atualmente ela mama no seio e tbm toma em media 1 mamadeira de aptamil 2 por dia), ele me disse q épara dar o ninho 1+, falei q eu nao gosto do ninho pq é extremamente doce (essa é minha opinião, nao sei se está 100% correta), ele me disseque teria um outro leite em pó mas q é muito caro. Eu gostaria de saber de vc se eu tenho uma alternativa que nao seja caríssima para o ninho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Outras empresas fazem leites específicos para maiores de um ano. Existe o Aptamil 3 ou o Enfagrow. Ou você pode continuar com a sua fórmula, sem prejuízos para o seu bebê. Mas a fórmula deve ser indicada por um profissional da sua confiança!Converse sobre essas opções com o seu pediatra.
      Um abraço!

      Excluir
  84. Olá Dr.ª Karine,
    Tenho uma filha de 1 ano e 5 meses, e luto com a alimentação dela desde os 6 meses de vida.
    Toma remédio para refluxo, porém eu nunca havia feito o exame, e nesta semana fez o exame e comprovou o refluxo de 2º grau.
    Estou um pouco preocupada com a Ana Clara, pois na minha opinião de mãe ela não se alimenta bem.
    Faço assim:
    06h – 06h30 – acorda pra mamar (200ml de leite ninho) e dorme novamente
    08h30 – 09h30 – desperta e pede o seio
    10h – dou uma fruta (maça ou banana) são as que ela costuma aceitar
    11h – almoço (sempre cozinho inhame com abóbora ou cenoura e espinafre ou couve e a carne ou frango, e misturo com arroz e feijão) e misturo com arroz.
    11h30 – soneca
    13h30 – desperta e toma a mamadeira
    15h -16h – tento dar uma fruta (dificilmente aceita)
    17h – 17h30 – janta (sempre dou o mesmo que almoço)
    20h30 – 21h30 – toma madeira (LN)
    Como ela mama no peito ainda, está sempre pedindo pra mamar, e raramente eu recuso, somente quando ela acaba de comer que eu falo que não pode, tem dias que não tem jeito e ela acaba mamando o seio logo após a refeição.
    Ela não aceita mucilon, já tentei todos os sabores. Aveia ainda não tentei, mingau de maisena não gosta também. Não gosta de vitaminas. Tudo que coloca na mão dela só da uma mordidinha e logo já deixa de lado.
    Carne se ela achar pedaços grandes na comida, rejeita tudo.
    Frutas sempre come um pedacinho apenas e já não quer mais.
    Somente a fruta da manhã que ela costuma comer bem, e mesmo assim, costuma ela só morder e já não quer mais.
    O que eu Faço? Sabendo que ela tem refluxo e isso prejudica ela se alimentar bem.
    Não come comida seca... e o que ela aceita bem é só isso que coloquei em cima que faço pro almoço, saindo disso ai, ela só prova a comida e não aceita mais.
    O pediatra dela pediu pra eu fazer a comida dela separada até 1 ano e meio porque ainda tem poucos dentes. E da ultima vez falou pra eu tirar a fruta da tarde e deixar só o leite.
    Me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Não entendi exatamente sua dúvida...
      Em relação a rotina da sua bebê, eu só colocaria a fruta no lugar da mamadeira da tarde...
      Escreva novamente, assim acredito que consigo te ajudar mais.
      Um abraço,

      Excluir
  85. Olá, Karine!
    Uma grande dúvida que eu tenho é com relação a queijos. Meu filho de quase um ano (completa daqui a 15 dias) pode consumir queijo tipo minas, além do requeijão?
    Outra coisa: você tem alguma dica para tirar o leite da madrugada? Ele ainda chora para mamar no meio da madrugada e eu adoraria tirar isso o mais cedo possível, mas sem traumas. Obrigada, Lígia

    ResponderExcluir
  86. Olá, Karine! Tenho duas grandes dúvidas, com relação à alimentação do meu filho, que fará 1 ano em 15 dias:
    1- ele pode comer queijo tipo minas?
    2- você tem alguma dica para tirar a mamadeira dele da madrugada? Ele ainda pede para mamar no meio da madrugada e acho que esse hábito (que eu implantei nele) deveria ser cortado o mais cedo possível.
    Bj! Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lígia!
      1- se ele não tiver alergia ao leite de vaca, pode!
      2- você pode gradualmente trocando por água...
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  87. Olá, Karine!! Por favor preciso de uma ajudinha... olha minha filhinha completou a uma semana 1 aninho e pesa 7,500... olha eu acho ela magrinha.. apesar que ela sempre foi assim, mas come muito bem,pois ela toma 1 mamadeira 200ml ( leite com mucilon )as 7:30hs, depois até chegar o almoço,dou para ela frutas ou suco, bolacha, e ela come tudo... e no almoço ela come bem ( tem dias que come 4 colheradas) e as 14:30hs toma vitamina ( banana, maça, farinha lactea, sustagem kids, e as vezes mudo a fruta incluindo suco de laranja ou fatia de mamão) e no lanchinho dou banana amassada com farinha lactea e sustagem kids, e ela janta e depois toma 1 mamadeira de 200ml. e dorme. então até acho que ela come bem... mas queria que ela engordasse pois acho o peso dela muito baixo...... me ajuda, o faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laise!
      Invista no consumo de gorduras boas! Leia esse post aqui:(http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2012/11/para-as-criancas-de-fibra-mas-se-seu.html) até o final, lá tem as dicas da gordura. E repense a farinha láctea, o sustagem... todos tem muito açúcar.
      Um abraço e boa sorte

      Excluir
  88. Olá Karine. Parabéns pelo blog. Tenho uma dúvida. Minha filha tem 1 ano e desde quando iniciou as papinhas ela nunca conseguiu comer a proteína. Eu coloco carne moída bem molinha, frango desfiado e até o peixe que é molinho quando ela coloca na boca ela cospe. Não tem quem faça ela comer. Ela come as verdurinhas que cozinho junto com a proteína, mas a dita cuja em si ela não aceita. A dúvida é: até que ponto isso vai causar alguma deficiência alimentícia nela? O que posso fazer para ela comer? Sempre perg ao pedi dela, mas ele finge que n me ouve ou então diz não se preocupe. Fico preocupada. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle
      Tem crianças vegetarianas, que não comem carne, e não tem nenhum prejuízo nutricional. mas a proteína da carne, mais o zinco, ferro, ômega 3, vitamina b12 e outros nutrientes precisam vir de outros alimentos. Capriche nos grãos, como lentilha, grão de bico, feijões, sirva um alimento rico em vitamina C após a refeição, se puder, utilize alimentos como quinua e amaranto, sirva folhas verdes- escuras, e procure uma nutricionista. Ela pode te ajudar a organizar um cardápio bem bacana, para que não falte nada.
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  89. Oi Karine! Minha filha completou um ano e 1 mês, por recomendação da pediatra estou trocando o Aptamil 3 pelo Ninho 1+, ocorre que ela não quer tomar o ninho. Na escola, colocaram um pouquinho de açúcar e ela tomou. Fiquei preocupada. É certo misturar o açúcar? Posso substituir pelo mascavo ou por uma colherinha pequena de chocolate? O que é mais indicado neste caso? Obrigada. Joseane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joseane!
      Não é adequado colocar açúcar. Que tal voltar para a fórmula antiga? Você não terá nenhum prejuízo nutricional ao fazer essa escolha. Converse sobre isso com o pediatra.
      Abraços

      Excluir
  90. Boa noite, Dra Karine!
    Primeiro, parabéns pelo blog e pelo lindo trabalho que faz, orientando muitasss mães na alimentação dos pequenos!
    Tenho lido seu blog e alguns outros e acabei ficando um pouco confusa... muita informação...rsrs

    A minha filha tem 1ano e 4 meses, come super bem (graças a Deus) e pela pediatra está crescendo direitinho (10,2kg e 78cm). Qdo tento conversar sobre alimentação com a pediatra, ela não explica direito, responde pela metade sabe, enfim, preciso mesmo de uma nutricionista né...só q ainda não encontrei uma especializada em bebes... Por isso, resolvi pedir sua ajuda aqui...rs. Quero muito acertar na educação alimentar da minha filha e por isso, aparecem tantas dúvidas... hj em dia, mesmo com tanta boa informação, agente é criticada por não querer dar industrializados, açúcar e afins, como se estivéssemos maltratando os nossos filhos. Mesmo assim, tô na luta da alimentação saudável!rs

    A rotina alimentar dela é a seguinte:
    6/7h - 210ml Nam Comfor 2

    10h - Fruta ou pão c requeijão e suco ou biscoito polvilho/cream cracker e suco*
    *suco ou iogurte natural/leite batido c fruta

    13/13:30h - Arroz*, feijão, carne* e legumes (tenho usado 2 tipos)
    (carne, peixe ou frango / arroz ou macarrão)

    16:30/17h - Lanche, como o da manhã

    18:30/19h - Jantar (o mesmo do almoço)

    23h - 270ml Nam Comfor 2


    (vou ter q dividir o post, pq não deu...rs)

    ResponderExcluir
  91. (CONTINUANDO...)RS

    Vamos as dúvidas:

    Os lanches da minha filha sempre eram frutas ou suco de frutas somente, porém, depois de ler esse post, vi q vc indica biscoito polvilho e pãozinho c manteiga...daí vi q podia melhorar o cardápio dela e fiz isso de imediato...porém, com dúvidas pairando...

    LEITE - já vi que o Ninho +1 não é indicado por conter açúcar não é? Ela toma a fórmula NAM Comfor 2, só q é um leite bem carinho... Enfim, queria saber qual é o leite mais indicado para essa fase de 1a e 4 meses... Se é melhor trocar por outro tipo de leite ou se permaneço com a fórmula... Quero o mnelhor pra minha filha, se for a fórmula, vou continuar com ela, ainda que seja cara. Mas se houver outro tipo de leite que tenha a mesma função e benefícios da fórmula, sendo mais barato, aí eu trocaria entende?

    PÃO - Que tipo de pão vc indica? Pão de forma, francês, integral ??? Bisnaguinha não é legal né?

    MANTEIGA, MARGARINA OU REQUEIJÃO? Posso incluir os três? Acho q margarina não é indicada né?

    BISCOITOS - Normalmente dou cream cracker, polvilho e de maizena raramente (quer dizer, 1 vez por semana, pois quando ela está em meio a outras crianças, vê o pacotinho de maizena e quer comer... aí eu dou 2 no máximo, mas evito!). Continuo com esses? O que vc indica?

    AVEIA - Aveia deve ser incluída todos os dia na alimentação? Coloco na vitamina, umas 3 vezes por semana... Nesse post vc fala de mingau de aveia e quinua... como ele é feito? é adoçado?

    AÇÚCAR - Luto pra que ela conheça açucar, doces e afins somente após 2 anos...em pequenas quantidades, qdo for inevitável...rs. Porém, as vezes faço uns sucos q fica muito azedo e ela nao quer beber, suco de morango por exemplo... As vezes, não tenho laranja pra adoçar ou mesmo com a laranja, ainda fica azedo... nesses casos, vc indica algum tipo de açucar?

    IOGURTE - Li alguns posts sobre isso e fiquei confusa?!?rs. Sei q o industrializado não é o mais indicado... porem, trabalho fora o dia todo e o tempo q estou em casa dou prioridade a ficar com a minha filha, meu tempo pra cozinhar é muito pequeno, por isso nunca consegui fazer iogurte em casa... enfim, q iogurte posso dar a ela? natural, desnatado ou integral? as vezes dou um natural batido com mamão e banana...

    CARNES - existe uma quantidade ideal para que a criança coma por dia? li num site que em torno de 100gr por dia... é isso mesmo? 50gr por refeição?

    ResponderExcluir
  92. (continuando...de novo...rs)

    QUANTIDADE DE COMIDA - Todo mundo que vê minha filha comer se assusta com a quantidade, q é muita...rs. Sempre foi assim, desde q começou a comer papas salgadas... em pouco tempo ela já comia um potinho de 430 ml, cheio até a boca de papinha...rs. Ficava preocupada, gente dizendo q o estômago dela ia dilatar, q era muita comida para um bebe, mas em contrapartida, ela nunca foi gorda, sempre com peso mediano, ganho de peso normal, ficando sempre no limite inferior pra idade dela... enfim, eu falava com a pediatra e ela dizia q o metabolismo dela deve ser acelerado, pois ela nunca engordou muito... Li num blog q a nutricionista falava em qtdd de comida em colheradas, pela idade... fiquei doida, pois a minha filha comia muito além do q o blog dizia ser ideal...

    SALADA CRUA - Já posso dar salada crua pra ela? Alface, tomate...?

    FEIJÃO - A pediatra orientou passar pela peneira... não sei se devo continuar ou se já dou com o grãozinho inteiro ou somente amassado?

    CONSISTÊNCIA - Nunca bati a papinha no liquidificador... Primeiro passava na peneira, logo passei a amassar c garfo e hj cozinho os legumes cortadinhos bem pequenininhos e assim ofereço a ela... Demora mais a comer, mas ela come... se eu amassar vai mais rápido, porém, nao sei se é o ideal nessa idade? Devo colocar a comida separadinha, como a nossa? As vezes acabo misturando td pra ir mais rápido...rs

    HORÁRIOS - As vezes ela demora a tirar o soneca antes do almoço/jantar e acaba atrasando td... Almoça as vezes quase às 14h e janta quase às 20h... Isso tem alguma implicação?

    LEGUMES - Quando ela comia a papinha salgada, a orientação era q eu usasse três legumes diferentes (1 de cada grupo - de cor amarela, vermelha e verde). Hj, fico na dúvida se coloco tres, dois ou um legume somente, pois além dos legumes, come arroz, feijão e carne.

    UFA! Perdão pelo post enooooorme!!! Muitas dúvidas né... Ficarei muuuuito feliz e aliviada em ver sua resposta!rs

    Bjão e obrigaaada!

    ResponderExcluir
  93. Olá Dr.Karine.Tenho uma filha de 1 ano e 4 meses,que é muito viciada no peito.Recentemente ela pegou uma forte diarréia e a pediatra pediu que eu a tirasse do peito,porque ela estava muito abaixo do peso.Ela não queria comer outras coisas,só mamar.Eu estou tirando aos poucos,quase não dou mais de dia,dou mais durante a noite.E percebi que ela está comendo melhor agora..Eu gostaria que vc me passasse um cardápio semanal pra ela,que não seja muito dificil,mais que seja bem nutritivo.Ela não gosta de leite.nem de mingau,já tentei todos.Gostaria muito que ela se acostumasse com algum mingau,eu ficaria menos preocupada.As unicas frutas que ela gosta são a uva e a banana.Suco de uva é o preferido dela,já os outros ela quase não toma.Eu geralmente faço comida com caldo pra ela,pois ela não gosta de comidas secas...Ela come junto com a gente aqui em casa,eu fico variando,um dia eu faço sopa com legumes,outro peixe cozido,carne cozida,picadinho,quando não faço um feijão,com arroz ,macarão e bife,e ela gosta...Percebi que ela deu uma engordada,pois eu dou comida pra ela umas 5 a 6 vezes ao dia,já que ela não gosta de leite,nem mingau.Fora a comida,dou pao com queijo,e suco,pao com ovo(parte branca do ovo) que ela gosta muito.Dou iogurte,bolacha,etc...Espero respostas..Um abraço!

    ResponderExcluir
  94. Parabéns pelo blog! minha filha está fazendo 1 ano e ainda não consegue mastigar os alimentos. Ela só tem 2 dentinhos! Desde o nono mês tenho tentado dar a papinha com mais pedaços e ela SEMPRE tem ânsia de vomito e várias vezes chega a vomitar... Alguma dica?? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  95. Olá, parabéns pelo blog, adorei tudo.
    Minha sobrinha come até que bem, ela está com 1ano e 4meses e ainda está na papinha, minha mãe que faz pra ela pois minha irmã não tem muito tempo, ela coloca macarrão, legumes, e tudo bem cozidinho, quase amassados....ela ainda não comeu comida igual a nossa e nem saladas...ela pode e deve mudar essa alimentação...?...
    Ah, no resto do dia as vezes ela come fruta, mas ela toma mais leite que outras crianças...

    ResponderExcluir
  96. Olá Dra. Primeiro, parabéns pelo blog.
    Pode me tirar uma dúvida? Meu filho tem 2 anos e 1 mês. Gostaria de saber se existe algum problema em utilizar em um bolo por exemplo, a essência de baunilha. Sempre acompanho o blog AS DELICIAS DO DUDU e em algumas receitas pede pra colocar a essência. Já fiz algumas vezes mas depois que li os ingredientes da embalagem fiquei com medo (vi que é a base de álcool). Tem algum problema? Obrigada, abraços. Tatiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a idade da sua filha, não há problemas.
      Você pode substituir a essência por fava de baunilha.
      Abraços!

      Excluir
  97. Ola querida, meu filho tem um ano e dez meses, e ta dando muito trabalho pra comer, pela manha sempre que ofereço pão a ele, ele só tira um pedaço e pronto, toma mais mingau, e com muita peleja, no almoço só come melhor se tiver um caldinho por cima, queria muito que ele comesse de tudo, eu acho ele muito magrinho, ta com 11 quilos e 400 gramas, mim da uma dica de alimentação pra eu introduzir no cardapio dele.

    ResponderExcluir
  98. Bom dia, doutora. Parabéns pelo blog.
    Meu filho tem 1 ano e 7 meses, pesa 10 quilos e 100 gr e tem 79 de altura. Aparentemente magro próximo aos meninos da mesma idade. Já não sei mais o que fazer para ele ganhar peso, pois a geleia de mocoto e gelatina ele vomita. Já tentei de tudo, teria um cardápio específico para ele?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  99. ola!Meu filho não tem dificuldades pra comer,Graças a Deus,tudo que dou pra ele,ele come.....kkk e bom de boca.
    Mas,tenho dificuldades n café da manha,dou sempre um mingau,queria muda todo dia a mesma coisas,meu filho tem 1 ano e 1 mes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs