Pular para o conteúdo principal

Quero voltar a amamentar - relactação

Olá queridos!

Eu estava folheando uma revista de celebridades, quando parei em uma matéria que a celebridade em questão, com sua filhinha de 3 meses tomando mamadeira. Ela dizia "tentei de tudo, mas não consegui continuar a amamentar". Eu digo, aqui pra vocês: tentou mesmo?
Existe uma técnica que ultimamente é  pouco utilizada no Brasil, mesmo com índices de desmame precoce tão altos. Imagino que, quando uma mãe para a amamentação, geralmente ela não tem um grande desejo de voltar (salvo poucas excessões) e por isso, a técnica não é difundida.

Vou explicar melhor. Veja este exemplo: Você tem um bebê de 3 meses, e ele chora bastante. Sua vizinha diz que é fome, e isso colocou a dúvida na sua mente. Quando ele vai mamar no seu seio, ele fica irritado, solta, chora mais. Aí você dá a mamadeira. Quando mais o bebê toma mamadeira, menos ele quer o peito (mamar na mamadeira é muito mais fácil que no peito, pois movimento menos músculos faciais). Quanto menos o bebê mama no seio, menos leite é produzido. Aí a mãe desiste de amamentar.

Aí que pode entrar a relactação. A relactação estimula a produção de leite, aumentando sua quantidade, facilitando a amamentação. Por que, sem sucção, não há remédio que aumente o leite. É necessária paciência e tranquilidade para tal procedimento ser eficaz.
Como funciona?

Você vai precisar de:
  • Um Relactador

Ou a montagem do seu prórpio:

  • Um catéter (sonda nº 4)
  • Seringa ou recipiente para colocar o leite
Monte conforme a imagem, com uma ponta do catéter bem próxima ao bico do seio, presa por fita crepe, e a outra ponta no recepiente que pode conter leite materno ou leite de fórmula indicado por seu pediatra ou nutricionista.
A sucção do bebê vai estimular a produção do leite ao mesmo tempo que o alimenta. E ele volta a se acostumar com o seio. Muito importante: o processo para ter sucesso, tem que ser isento de mamadeiras, então, se decidiu fazer a relactação, não dê mamadeiras ao seu bebê. No começo ele vai estranhar, chorar um pouco, mas logo se acostuma. Você, percebendo que está fazendo o melhor para seu filho, passa a ficar mais tranquila, facilitando a produção do leite! 
Quer tentar? Peça ajuda a um profissional, como o enfermeiro obstetra ou a nutricionista. Já fez? Conte sua história aqui pra gente!
Grandes beijos!

Comentários

  1. Adorei a informação! Não sabia da existência da relactação! Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom vc falar disto aqui. No início da minha vida de lactante, tivemos problemas e pensei em tentar esta técnica. Mas, graças a Deus, não foi preciso. Mas, se fosse, era minha primeira alternativa. Adorei seu blog, passarei sempre por aqui. Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Kelly! É uma mais uma maneira de garantir a amamentação e a felicidade de mamães e bebês!
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  4. Oi Alethéia!
    Que bom que conseguiu amamentar sem problemas. Também tive algumas questões quando amamentei minha filha, mas consegui! Obrigada, seja sempre muito bem-vinda!!!

    ResponderExcluir
  5. Interessante Karine! Gostei do blog! Dá uma olhadinha no meu depois: http://ocorpoemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Quero tentar a relactação porém tem um mês que dei selante no meu cabelo, possui formol, será que o efeito do formol passou? Será que posso prejudicar o meu bebe?

    ResponderExcluir
  7. Querida Maria.
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa de querer tentar a relactação! Para responder sua pergunta, precisamos analisar diversos fatores, como por exemplo, quanto formol tem no produto, quanto tempo está sem amamentar, quanto tempo tem seu bebê, dados sobre a saúde do pequeno, qual leite ele está tomando no momento,etc... o formol é uma substância tóxica, não existem estudos científicos que comprovem que a substância passe ao leite materno, mas há indícios. Porém existe um tempo limite para a substância ficar em seu organismo. Precisamos avaliar se vale a pena correr o risco, analisando todas as questões acima!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  8. Quanto de formol eu não sei, o que eu ouvi dizer é que não tem muito formol uns 0,01%, tem menos que a escova progessiva. Meu cabelo é cacheado e continuou cacheado, porém mais maleável, não alisou. Minha nenem está com 4 meses e 1 semana, e parei de amamentar quando ela tinha 2 meses e meio. Eu dei o selante no cabelo ha 1 mês. Depois que parei de amamentar quando eu apertava o seio saía um liquido transparente e vinha um pouco de leite junto, ficou um tempo assim. Ainda hoje em um dos peitos (o que ela mais mamava) quando aperto saí apenas o liquido. Minha história é um pouco longa mais vou contar. Quando minha princesa nasceu, com 3 dias ela já apresentou febre, meu leite saía junto com um pouco de liquido, mas saía mais o liquido transparente(colostro). Sem saber do que se tratava a febre, achavamos que era por causa da vacina e os medicos diziam para eu continuar amamentando, para mim o leite não a alimentava, principalmente por que eu tinha feito cirurgia de mama, achei que não ia produzir leite o suficiente. Um dos pediatras disse que ela poderia estar com uma infecção bacteriana ficamos assustadíssimos, foram 5 dias de angústia. Graças a uma amiga minha que me aconselhou a procurar um hospital em uma cidade próxima a minha, o médico diagnosticou como desidratação. Minha bebe ficou 3 dias internada tomando soro. E comecei no hospital mesmo a dá o complemento. Eu produzia leite, mas não era o suficiente para alimenta-la. Lá ela tomava o leite de copinho, porém em casa passei a dá mamadeira. Esse foi meu erro. Então desde menos de um mês ela toma Nam pro 1 na mamadeira, e hoje eu misturo NAM pro1 e Nam comfor, por causa de uma constipação que ela teve recentemente, pois a pediatra introduziu mucilon de arroz e ela ficou ressecada. Nossa falei muito neh? Precisava contar tudo para você entender.

    Agradeço muito a sua atenção! Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria!
    Menina, que história de superação hein! Que susto tomou!Provavelmente, o susto contribuiu pra falta de abundância do leite. Nas condições que me contou, eu indico a relactação sim! Você vai precisar de muita paciência, provavelmente sua princesinha irá se irritar, pois mamar na mamadeira é mais fácil, e ela irá estranhar no início. Fique atenta as reações dela! O primeiro dia será o mais difícil, o segundo um pouco melhor, no terceiro já será mais fácil!
    Se possível e se achar necessário, procure um profissional para ajudá-la.E não esqueça de introduzir os outros alimentos quando ela completar 6 meses.
    Beijos, estou aqui, na torcida por vcs 2!

    ResponderExcluir
  10. Olá!!! Tenho um bebê de 3 meses, e estou com pouco leite... Minha história é diferente das demais, pois tenho dado apenas o peito (ele não aceita a mamadeira de jeito nenhum), porém ele precisa tomar complemento, pois não está ganhando peso suficiente... tomo 4 litros de líquidos por dia, e tb dois equilid por dia e ainda sim meu leite é pouco. Antes de iniciar a amamentação dou uma apertadinha no seio e sempre sai apenas colostro... Estou pensando em iniciar a relactação para ele ganhar mais peso e não abandonar o peito. O que vc acha?

    ResponderExcluir
  11. Olá Laís!
    Com certeza, iniciar a relactação é uma ótima opção no seu caso....foi para ajudar mamães como você que essa técnica foi desenvolvida. Pra te ajudar também, verifique quanto tempo seu bebê mama em 1 seio - o leite gorduroso, que faz o bebê engordar, vem no fim da mamada, às vezes depois que o bb mamou uns 15 minutos direto em um só seio. Coloque o bebê pra mamar mais vezes também durante o dia, aprox. de 2 em 2 horas.
    Mas tente a relactação, com certeza vai te ajudar!
    Beijos e muita sorte!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Meu bebê vai fazer 3 meses essa semana e parou de mamar no peito antes de 2 meses. Eu tinha pouco leite e introduzi nos primeiros dias dele a mamadeira, embora ainda oferecesse o peito. Eu sei, eu sei que deveria insistir no peito. Mas não queria passar com esse bebê o que passei com a primeira, que até 2 meses não ganhava peso suficiente. Mas o que quero saber é que se com todo esse tempo sem amamentar, o leite volta?! Eu até já menstruei (se é que isso tenha haver).
    Grata

    ResponderExcluir
  13. Olá Tays!
    Não se culpe por achar que deveria ter insistido no peito antes....bola pra frente que ainda dá tempo! Fique tranqulia minha querida, se quiser fazer a relactação, mesmo com esse tempo sem amamentar, o leite volta. Utilizamos a técnica com mães adotivas, e dá certo! Precisa de muita paciência e muito carinho, além de tempo disponível, mas no fim, vale a pena!
    Se precisar de ajuda, estou aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Eu sempre tive o pensamento de amamentar qdo ficasse gravida e assim que minha filha nasceu dia 10 de maio iniciei a amamentação, confesso que foi a melhor sensação do mundo mas com 1 mês tive que introduzir o LA mas até umas duas semanas estava intercalando muito bem, tinha dia que ela só ficava no peito, mas de uns dias para cá toda vez que tento dar o peito para ela, ela lambe e chora e meu peito vazando, ja chorei e fiquei desanimada, porque me dá uma sensação de fracasso, durante a madrugada ela mama no peito mas depois só quer a mamadeira, por favor me ajude, pois não quero deixar de dar o peito, muito obrigada. Ariane

    ResponderExcluir
  15. Oi Ariane!
    Para te ajudar, preciso saber mais alguns detalhes. Por que introduziu o LA, algum motivo clínico? Para o bebê, mamar a mamadeira é menos trabalhoso, ele movimenta muito menos músculos do que quando tem que mamar o seio. De imediato, compre um bico de silicone para colocar na mama e tente dar à sua bebê. Geralmente dá certo, porque ajuda a simular o bico da mamadeira. Comigo deu certo! Ofereça a mama repetidamente. A reação da sua bebê é normal, ela quer o mais fácil para saciar sua necessidade, mas ela não está te rejeitando! E como ela mama a noite, vai voltar a mamar de dia. Se tiver dificuldades, procure um nutricionista ou um enfermeiro obstetra para lhe ajudar a manusear toda a situação.Volte aqui e me conte!Fique tranquila, tudo dará certo!
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  16. Ariane.
    Olá Karine, muito obrigado pela dica, então eu tive que entrar com LA porque ela mama demais e no começo como meu bico rachou eu usei o de silicone, acabei de conversar com o meu marido e amanhã ja vou compra-lo novamente e tentar tenho fé que dara tudo certo sim, desde ja agradeço a sua atenção e voltarei aqui para contar como estamos.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  17. Meu bebê tem 3 meses e desde os 23 dias toma L.A. por indicação do pediatra, pois ele não estava engordando o suficiente e segundo ele por eu ter baixa produção de leite. Hoje em dia ele nem pega mais o peito, fica muito nervoso mas eu tento pelo menos um pouquinho todo dia. Estou louca pra tentar esta técnica de relactação, mas andei pesquisando os preços e é um pouco caro pro meu bolso, já que meu esposo se encontra desempregado e o bebê toma o leite enfamil A.R. que não é barato. Quero saber se em algum hospital do SUS ou Ong fornece este tipo de aparelho para pessoa carente.

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu também precisei entrar com LA com 20 dias pois minha menina não ganhava peso suficiente. Fuyi bem contra, dava mamadeira chorando e o minimo possivel, ai ela continuou sem ganhar peso. Então começei intercalar, um horário peito e outro mamadeira pra dar tempo do peito encher mais. Ai ela ganhou peso mas após 25 dias... meu leite diminuiu significativamente. Então fui ao banco de leite da maternidade de Campinas e me ensinaram essa técna da relactação. Ela está com 2 meses e meio e estamos no 3 dia da tecnica. Realmente fica cada dia mais fácil.... Só tenho uma duvida: será que sai mais do meu leite que a formula? Ontem a noite ela tomou 100mL da formula...

    ResponderExcluir
  19. Bianca!

    A secretaria da saúde de São Paulo tem um projeto de entregar leites especiais para as crianças gratuitamente. Você mora em São Paulo? Converse com seu pediatra, ele que precisa fazer o relatório para que você consiga o benefício. Em relação a relactação, ainda não conheço ONG que faça esse trabalho. O banco de leite da sua cidade talvez ajude com o equipamento. Se não conseguir, faça um equipamento você mesma, isso diminui o custo. Muita sorte na sua nova empreitada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá querida que está fazendo a técnica!
    No início, sai mais (e o seu bebê mama mais) fórmula do que o seu leite. A sucção no bico vai estimular a produção do leite, portanto, cada dia mais vai sair mais leite, até que você não precise mais da fórmula.
    Queria te convidar para contar sua experiência aqui no blog! Se puder, me envie um e-mail pro nutricionistainfantil@gmail.com.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. parei de dar mamar p minha bebe quando ela tinha 5 meses mais me arrependi muito hj ela esta com 9 meses posso voltar a amamentar nao vai fazer mal a ela quando aperto o eito sai um pouco de leite ainda me ajudem pq queria tanto voltar a amamentar ela mais falam q assanham as lumbrigas dela.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde! Vou relatar o que aconteceu comigo... tive a minha primeira e amamentei sem nehum problema até 1 ano e 8 meses, apenas tirei porque ela rejeitava outros alimentos e somente queria mamar, o que estava de certa forma prejudicando... pra mim foi super difícil, precisei mandar ela com a babá pra casa da minha mãe para fazê-la largar...
    Quando ela completou 3 anos engravidei de novo, minha segunda filha nasceu dia 12 de maio, um mês antes do previsto com apenas 35 semanas... ela não precisou ir para a UTI, mas ela dormia o tempo todo... ela quase teve hipoglicemia por não mamar... uma pediatra mandou dar leite artificial.. quase tive um treco... como eu tinha que dar leite artificial e com tanto leite no peito... passei a tirar leite na bomba e dar na seringa... era tanto leite que passei a doar ao banco de leite... passava noites e mais noites acordada dando na seringa, então não aguentei e acabei dando na mamadeira... pensava que se ela ficasse maior poderia ter mais força para mamar... quanto mais o tempo passava, menos paciência ela tinha para mamar no peito... então no mês de agosto de 2011 resolvi desistir, tinha cansado de me sentir rejeitada... sofri, chorei e resolvi seguir em frente... o problema é que meu leite secou e ela teve que ficar tomando somente leite artificial, então ela aceita pouco o leite e não tem ganhado peso... resolvi ler na internet se poderia voltar a amamentar e descobri o seu site... fico pensando se realmente vai dar certo, pois o meu marido foi o primeiro a dizer que seria muito difícil...
    Ass. Renata S.

    ResponderExcluir
  23. Olá Renata!
    Respondi suas dúvidas por e-mail!
    Boa sorte sempre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Olá, meu bebê desde 20 dias de vida esteve internado com pneumotórax, ele não podia ser retirado do berço para ser amamentado, então foi imediatamente receitado mamadeira com leite artificial porque o hospital não deixa retirar leite materno por ele ter ficado na UTI, acontece que agora ele chora e fica nervoso quando tento dar o peito ele mama como se fosse a mamadeira bem devagar, depois chora e não pega mais o peito, quero insistir em voltar a amamentar quando for pra casa eu não queria deixar passar um pouco de fome para ele pegar o peito pois quando nasceu a enfermagem me orientou esperar ele ficar com fome e nisso se passou 6 horas sem mamar, me ajude eu queria muito que ele voltasse a mamar pois ele mamava e engordava super bem com o leite materno, não sei o que eu faço pois o bico de silicone é muito grande para o bico do meu seio, será que seu cortar na pontinha dela ele volta a mamar? bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá querida!
    Existem 2 tamanhos de bico de silicone, veja se um se adapta melhor pra você. Melhor não cortar. Ele ficou 6 horas tranquilo ou chorando? Coloque ele mais vezes no peito, paciência, perseverança e força! Procure o mais rápido possível, o banco de leite mais próximo da sua casa para que eles te ajudem em relação a posição, acalmar o bebê, ou procure a ajuda de uma enfermeira obstetra ou uma nutricionista que trabalha com amamentação para te auxiliar!
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  26. parei de amamantar tem um mes pois o meu bebe nao queria mais agora depois de um mes ele quer voltar a mamar sera que nao faz mal a ele ?????

    ResponderExcluir
  27. Olá Ana Paula!
    Não! Aleitamento materno não faz mal em quase nenhuma situação! Se puder, volte a amamentar!

    ResponderExcluir
  28. Olá Karine,

    Quero muito que meu bebê mame no peito, hoje ele está com 1 mês e 13 dias, desde a maternidade chorava muito de fome e meu leite não descia, tenho mamoplastia e acredito que isso dificulta a descida , mas apertando ainda sai o liquido transparente seguido de um branquinho , na maternidade mesmo ele começou a tomar complemento no copinho já no segundo dia de vida, porque estavam com dó de tanta fome que ele sentia, cheguei em casa no primeiro dia e achei que conseguiria amamentá-lo, mas ele chorava muito e ficava irritado no peito , então passei a dar o complemento de 60 g e ainda não era o suficiente para ele ficar satisfeito,chorando bastante e irritado , entrei com a mamadeira no 5 dia e até hoje não sei se deveria ter continuado no copinho, mesmo vendo ele chorar tanto , mas o desespero me levou a correr atrás de uma mamadeira e também o fato de ter tido uma experiência muito dolorosa com minha filha que hoje tem 7 anos ao contrário dele ela não chorava e eu fiquei tentando apenas o peito e apenas gotejava e na primeira consulta ao pediatra com 7 dias descobri que ela estava começando a desidratar e havia perdido 1.300kg , fiquei desesperada e não quis cometer o mesmo erro com ele e acabei entrando com a mamadeira e leite NAN 1 AR e ele deixou de querer o peito, eu sempre oferecia primeiro o peito e depois a mamadeira , mas com 10 dias ele já não queria pegar de jeito nenhum ...Será que é possível ele voltar a pegar , ele já não faz mais a boquinha de pega e fica muito irritado e chora quando o coloco no peito, mas é um grande sonho vê-lo mamando, mesmo porque ele também está com refluxo e dizem que com o leite materno seria diferente.
    Obrigada Deborah S.

    ResponderExcluir
  29. Olá Débora, é possível sim, ele voltar a pegar o peito, mas você precisa de profissionais que a apoiem, que entendam de amamentação para lhe apoiar. Procure o banco de leite da sua cidade!Assim você terá a segurança de não ser acometida pelas mesma histórica com a sua mais velha!
    Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  30. Olá.Meu bebê está com 6 meses,como trabalho fora, oferecia o peito na hora do almoço e a noite, só que com o passar dos dias a produção de leite diminuiu muito e so tinha leite o suficiente para a noite e depois nao achava que fosse suficiente. Parei faz 1 semana, mas estou com uma dor na consciência e me pergunto, será que mesmo com pouco leite deveria ter continuado a amamentar?
    E como parei, posso voltar? Antigamente o povo dizia que o leite ficaria velho e nao poderia mais, porque poderia provocar diarreia, isso é verdade? Por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  31. Olá querida!
    Continue oferecendo o peito à ele, junto com a alimentação complementar. É normal que diminua um pouco a quantidade, pois está na hora de seu bebê se alimentar também com outros alimentos. E fique tranquila, o leite jamais fica velho, e não dá diarréia na criança, pelo contrário, só garante a melhor saúde para o bebê.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  32. Olá, tô precisando de ajuda, meu bebê engordou pouco, tô com medo de enfiar copo ou mamadeira e ela largar meu peito....
    vou tentar a relactação, mas só encontrei a sonda n6 nas farmácias, será q serve? Achei q ela é bem fina, acredito q não é tão grossa...será q vai dá? Para acoplar a sonda, me ensinaram a usar um recipiente de nutrição enteral, ao invés da mamadeira, disseram q é melhor, o que achas?
    Por favor, me responda logo, pq estou ansiosa pra começar a dar pra bebê!!!!

    Bjs
    Janayna

    ResponderExcluir
  33. Olá Janayna!!!!

    Acho sim, que a sonda nº6 pode ser uma opção, o suporte de dieta enteral é muito legal também, mas antes de partir para a relactação, que tal dar uma olhadinha em como está a amamentação em si? Será que a pega tá certinha, será que o bebê bebe o leite posterior, o mais gordurosinho? Lei o post "começando do começo, dicas práticas para amamentação" daqui do blog e tente iniciar por aí. Caso veja real necessidade, solicite apoio para fazer uma relactação com sucesso, ou um banco de leite, ou uma nutri ou enfermeira especialista e também mães que já passaram pelo processo. Beijos e boa sorte!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Oie!

    Bom, isso é uma dúvida q sempre tenho....não sei se ela chega no leite posterior! A pegada tá certa, pq fui no banco de leite bem legal aki da minha cidade, eu é q nao sei ver qdo o leite do peito já acabou, não sei olhar se ela mamou o leite gorduroso. Me ensinaram a insistir na mesma mama até ela mamar tudo. Minha dúvida é: qdo a bebê passa a ficar irritada ebrigar com a mama, será que já não encerrou aquele peito? Nossa, como é ruim ser mãe primeira viagem...rs...choro litros!!!
    Janayna

    ResponderExcluir
  35. Oi Janayna!
    Fiquei feliz de te ver no twitter!
    Pro bebê tomar o leite posterior tem que ficar uns 20 minutos na mesma mama, se ele aparentar irritação, mude a posição na mesma mama (veja fotos de posições em: http://mammysling.blogspot.com/2009/01/amamentaoquo-importante-atoato-de-amor.html ) pois o leite não acaba...ele vai saindo cada vez menos, mas ainda sai um pouquinho...e a irritação vem mais da posições do que outra coisa.
    Qualquer coisa estou por aqui!!!! Se preferir mandar e-mail, o meu é nutricionistainfantil@gmail.com.
    Mil beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  36. Olá faz 1 semana que meu bebe parou de mamar ele tem 2 mese e 11 dias tive que dar mamadeira pois estava perdendo peito insisti para ele mamar mais não tive sucesso, depois de 1 semana ele voltou a mamar me disseram as pessoas mais de idade que não pode voltar a mamar que ira fazer mal ao meu bebe queria saber se faz mesmo???

    ResponderExcluir
  37. Olá, fique tranquila, voltar a amamentar só faz bem a mãe e ao bebê!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Boa noite, doutora Karine, eu parei de amamentar a quase 2 meses e me sinto muito arrependia e sinto muita vontade de voltar a amamentar, será q posso?
    Eu andei experimentando o meu leite e achei muito grosso e com um gosto meio ruim é normal?
    Mas eu sinto muita vontade de amamentar meu bebe de novo.
    obrigada pela atenção.

    ass: Patricia Rodrigues

    ResponderExcluir
  39. Olá Patrícia!
    Pode sim. Quanto tempo tem seu bebê? Quanto ao sabor do leite, é normal você estranhar, mas ele não "estraga" na mama da mãe. Está tudo ok, com certeza. É que as vezes estranhamos o sabor mesmo, já que nosso paladar é diferente do paladar do bebê.
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  40. Olá...Gostaria muito da sua orientação. Meu bebê fez três meses essa semana. Com 1 mês, estava super esgotada fisicamente, pq ele queria mamar o tempo todo. Ficava acordada quase a noite toda. Durante o dia, quando ele dormia, não podia dormir pq tenho outra filha de 8 anos que também solicitava muito minha atenção. Resultado: comecei a dar a mamadeira durante a noite...depois uma pela manhã. Chegou a época do natal...tinha que sair pra resolver minhas coisas e aí a mamadeira entrava em ação. Meu bebê não quis mais o peito. Toda vez que coloco ele no peito, ele chora muito! Não queria parar com a amamentação, já que na minha 1a filha, não consegui mesmo amamentar, por falta de orientação e por escutar conselhos errados: sempre tinha alguém pra falar que meu leite era fraco. Foi tão bom ter conseguido amamentar meu bebê dessa vez. Queria muito voltar. Será que consigo?

    ResponderExcluir
  41. Olá querida!
    Consegue sim! Mas precisa tirar a mamadeira o mais rápido possível, dar leite no copinho, e tentar amamentar várias vezes ao dia. Se conseguir uma orientação "ao vivo", fica mais fácil! Procure o banco de leite da sua cidade. Você vai conseguir!
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  42. ola, gostaria de ajuda!
    meu bebe esta com 2 meses e 7 dias, após ter nascido com quase 2 semanas o pediatra resolveu interna-lo pois nao estava ganhando peso e já tinha perdido quase 1 kg. No hospital deram a ele mamadeira com nam, resultado, ao voltar pra casa ele nao mamava mais no peito e de tanto escutar as pessoas falarem que eu nao tinha leite, acabei tirando de vez do peito e introduzindo a mamadeira. Hoje ele mama de 3 em 3 horas 120 ml da mamadeira. Adorei saber que posso voltar a amamentalo, mas será que o leite ira mesmo sair? nao entendi muito como funciona esta tecnica...posso retirar a mamadeira de vez e introduzir novamente o peito? aguardo respostas anciosa!

    ResponderExcluir
  43. Olá!
    Que bom, seu bebê está em uma idade ótima para relactação! Fique tranquila, o leite sai sim. Existem mães adotivas que fazem a relactação, e dá certo! A estimulação no seio faz a prolactina aumentar, o reflexo da oxitocina acontecer, e o leite voltar a ser produzido e ejetado. Pode sim, retirar a mamadeira de vez e alimentar o bebê com a sonda acoplada no seio. Mas, como seu bebê tem o histórico da internação, sugiro que peça ajuda profissional. Que cidade está? Existe banco de leite aí perto? Se tivera opção, dê uma passadinha lá.
    Qualquer coisa, estou por aqui!
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  44. Olá, sei q pode parecer uma duvida ridicula, mas meu bebe tem 5 meses e na verdade eu nunca consegui amamenta-lo exclusivamente, ele chroava bastante e todo mundo me dizia que era pq eu nao tinha leite e eu fui acreditando. Meu leite secou, mas hoje lendo essas historias, fiquei tentada a tentar mais uma vez, ainda é possivel? Obrigada, Ariane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariane!
      De jeito nenhum a dúvida é ridícula!!!!!
      Pode sim, tentar mais uma vez. Muita paciência e persevarança, você conseguirá!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
    2. Karine, muito obrigada por responder! =]
      Fico feliz por saber q ainda posso conseguir!Eu vou tentar e se conseguir volto aqui para postar minha história.

      Excluir
  45. olá me chamo Sabrina moro no Japão ganhei meu terceiro filho há um mês e meio e desde o fim da segunda semana tenho percebido que meu leite diminuiu bastante provavelmente pelo tempo que fui obrigada a ficar longe do meu bb. eu estou bastante animada pra tentar essa técnica da relactacao meus filhos mais velhos mamaram no peito até 3 anos a mais velha e 1 ano e meio o segundo. não tive problemas pra amamentar espero conseguir aumentar a quantidade do meu leite e não precisar mais dar formula pro meu bb. obrigada pelas explicações em seu blog foi muito animador ver que outras mães conseguiram amamentar seus bbs após a relactacao

    ResponderExcluir
  46. Olá novamente Karine lembra da minha história q meu bebe teve pneumotórax com 20 dias então não consegui amamentá-lo novamente nem fazendo o processo da relactação eu vi a história da Ariane e achei legal q mesmo o bebe estando com 5 meses pode voltar a amamentar eu não sabia disso, mas eu tomei anticoncepcional gracial por 2 meses, se eu parar de tomar e colocar um DIU posso tentar novamente amamenta´-lo eu tento colocar ele no seio mas ele assopra brinca e grita mas vendo esse anuncio me atentou a começar a brincar com ele até ele começar a querer sugar novamente e como é o processo das mães adotivas como elas fazem ? tomam remédios para induzir a saída do leite? eu usava plasil e o spray q põe no nariz esqueci o nome mas é a ocitocina, se passar alguma coisa no bico do seio será q ajuda? gostei muito do seu blog bjs

    Patricia

    ResponderExcluir
  47. Olá querida, que bom você por aqui novamente!
    Sim, você teria que utilizar um método anticoncepcional compatível com a amamentação. As mães adotivas fazem a estimulação da sucção em sues próprios seios, exatamente como está descrito no post. Dependendo do caso, tomam medicações para auxiliar, como os que você citou, ajuda - e muito.A ocitocina é um hormônio que auxiia na saída do leite. Mas não tem nada para passar direto no bico do seio, para estimular. Você pode colocar o seu bebê nu direto com a sua pele, isso ajuda a estimulação da produção do leite.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa q bom!!!!!não sabia que colocar o bebê nu ajudava muito obrigada Karine!!!! bjs

      Patricia

      Excluir
  48. Olá Karine! Meu bebê tem 9 meses e mamou muito bem até a semana passada, mesmo quando voltei ao trabalho (ele tinha 7 meses) ele continuou mamando à noite e pela manhã, mas de repente nao quis mais mamar. tenho muito leite meus seios ficam inchados e doloridos. O que devo fazer? como fazer a relactação se o bebe se recusa a sugar?

    um abraço

    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea,
      As vezes acontece o desmame natural. Não é comum antes do primeiro ano. Dê tempo ao tempo, e volte a oferecer, quando estiverem sozinhas, tranquilas. Seu caso não é relactação, já que tem bastante leite. Quando seu bebê está com você, como toma o leite? Não esqueça de verificar os horários das refeições do seu bebê, para que ele tenha fome quando você oferecer.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  49. Ola meu nome é Tania, minha bebe nasceu de 32 semanas e com problemas de respiração, ficou 19 dias na encubadora, tomou remedios fez fono e tudo...o bico do meu seio é grande e quando saiu foi uma luta, comprei ate o bico de silicone mas nao ajudou muito...entao ela consegui pegar o bico mas não tinha força de sugar sempre dormia no seio, então em seguida eu dava o complemento e ela sempre mamava tudo.Pensei que quando ela tivesse mais fortinha pegaria o seio normalmente, mas isso não aconteceu.Hoje ela esta com 2 meses e meio.
    O problema é que alem de tudo isso de uns dias pra ca ela tem feito ansia de vomito ao colocar o seio na boca,e eu que ja num tinha tanto leite porque ela sugava só um pouquinho( cerca de 5 min) e dormia, agora então nem vaza mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      O bebê acostuma com o bico da mamadeira, e acaba preferindo-o. Mas dá pra voltar a amamentar. E o leite não precisa vazar para estar aí, se o bebê voltar a sugar, a produção fica adequeda para seu bebê! Mas o ideal é você buscar ajuda em um banco de leite ou com profisionais especializados!
      Boa sorte!

      Excluir
  50. Tenho uma bb de 8 meses e meio e a mais ou menos um mês e meio ela deixou de mamar no peito, isso me deixou muito triste, ainda tenho leite pouco mais tenho. Gostaria de saber se é possível voltar amamentar, se sim como faço, estou tão perdida nesse assunto. Toda vez que a coloco no peito ela chora, fica irritada e me morde com força. por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana!
      É sim, possível voltar a amamentar, tentando a relactação. Tenha paciência, e ofereça mais vezes. Com muito carinho, sem brigar com a bebê. Procure ajuda especializada, vai te ajudar!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  51. Ola meninas....

    Tenho um bebe de 3 meses, ele parou de mamar o peito com 45 dias... Porem quando estava no 5 mes vazava muito leite dos meus seios... E tambem nao tinha bico... No 1 mes, ele engordou somente 100 gramas mamando só peito, ai o pediatra pediu para dar o NAN para ele, e foi que no mes seguinte ele engordou quase 1 kg, realmente o leite nao estava sustentanto, ai eu falei se meu leite era fraco e ele me disse que nao existe mae que tem leite fraco e sim mae que tem pouco leite. Eu estou trabalhando e fazendo faculdade... E queriaa mto voltar a dar mama para ele... O que fazer meninas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina!
      Provavelmente a pega não estava ideal. Para amamentar você precisaria de tempo para ficar com o bebê... existe a possibilidade, com o trabalho e os estudos?
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  52. eu usei esse metodo mas minha filha mamava com facilidade o leite artificial e nao fazia muito força p sugar, nao adiantou nada.

    ResponderExcluir
  53. Também usei este método. Tinha pouco leite e era necessário a complementação e como sei da importância do leite materno, mesmo meu leite não aumentando com o método, continuei pois sabia que o pouco que meu bebê mamava no peito já trazia muitos benefícios. Os anticorpos presentes no leite materno são mt importante para o bebê pois o protege e fortalece seu sistema imune. Meu bebê vai fazer 6 meses e ainda continuo usando o método até hoje.

    ResponderExcluir
  54. Poxa, foi tão bom ler todos esses comentários. Deu uma esperança no meu coração. Com 10 dias meu bebê parou de mamar no meu seio. Eu até tinha bastante leite, mas não tive sucesso na amamentação. Hoje ele está com 2 meses e 5 dias. Tenho muita vontade de dar meu seio pra ele novamente, muita mesmo. Mas, meu leite secou completamente. Três dias depois que ele parou, já não saía mais nada. Ele é muito guloso, mama quase 1 litro de LA por dia. É possível tentar a relactação com esse histórico? Ficaria muito feliz se pudesse. Será que meu seio voltaria a produzir leite? Seria um sonho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meury, corre pro banco de leite mais próximo, que dá tempo, e as chances de sucesso são grandes!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  55. Olá meu nome é Elaine tenho uma de quase dois meses, já faz praticamente 2 semanas que ela não pega o peito por conta da mamadeira pois como sou mãe de primeira viagem me falaram pra dar o Nestogenio até que ela se deu bem pois com o meu leite ela não estava ganhando peso e sai muito pouco leite e chorava muito de fome por isso dei o Nestogenio. Mas agora quero que ela volte a pegar o peito já estou me sentindo a "pior mulher do mundo" já não sei mais o que fazer por favor me ajude.

    Atenciosamente :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Você precisa de ajuda no manejo da amamentação.Pro bebê engordar, precisa mamar o leite do fim da mamada. Procure ajuda em um bnco de leite, empresas especialistas em amamentação ou uma nutri que entende do assunto. Não se sinta mal! Com certeza, você é uma ótima mãe, que faz o melhor para sua filha. Procure ajuda, você vai conseguir!
      Beijos

      Excluir
  56. Meu bb tem 4 meses, volto a trabalhar no proximo mes, então pedi para a pediatra me indicar um leite que eu possa começar a dar para ele ir se acostumando, porem ele não aceita mamadeira de jeito nenhum. Mas por causa da minha tentativas sem sucesso com a mamadeira percebi que não produzo tanto leite como antes, percebi tambem que meu bb não esta aceitando minha mama esquerda. Estou completamente desesperada, porque ele não quer mamadeira e so fica em uma mama. Apos alguns minutos da mamada ele começa a chorar, tenho certeza que é de fome. Não sei oque fazer, ele nao aceita o bico da mamadeira para nenhum liquido. Ja troquei de leite e de bico. Pensei em usar essa especie de sonda para que ele continue mamando pela manha e quando eu chegar do trabalho, mas e durante o dia o que eu faço ? Será que posso começar a tentar papinha salgada e doce para que ele não fique com fome durante o dia?
    Me ajude, pelo amor de DEUS!
    Desde ja Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Tente dar ao seu bebê o leite no copo. Existem copos de transição, com bico ou sem, que podem facilitar esse processo.Você poder tirar o leite da outra mama e guardar para quando você estiver trabalhando.Para dar as papinhas, apenas um profssional(pessoalmente) pode indicar se sua bebê já está madura fisiologicamente para recebê-las. Fale com seu pediatra ou sua nutricionita.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  57. olá eu sou a Rafaela ,tenho um bebe de 3 meses e ele não mama mais no peito desde da maternidade ele ja mamava a mamadeira,pois não tinha leite ,porém após 2 dias em casa ele apareceu mas sempre achei ke não sustentava meu pequeno pois ele mamava mt e sempre continuava com fome ,resolvi então continuar dando a mamadeira junto com o peito,mas ele começou a rejeitar o peito e o meu leite foi secando hoje já não sinto mais ele encher eu queria voltar a amamentar ,quando eu aperto ainda sai um pouquinho agora ele vem mostrando interresse porém ele suga e nada sai ,minha mãe falou pra mim parar de tentar se não vai aguar ele e deicha-lo doente o que faço?peço sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Você pode sim amamentá-lo. Quanto mais, melhor.
      Você pode tentar a técnica de relactação para aumentar a produção!
      Quanto mais seu bebê sugar, mais leite seu seio produzirá!
      Beijos!

      Excluir
  58. Olá! Meu filho tem um ano e um mês, parei de amamentar fazem 6 dias pq tenho pouco leite, mas ele só mamava a noite mesmo. Só que tenho vontade de voltar. Vc acha que já está na hora de parar mesmo?
    Damaris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Quem dirá se o momento de parar chegou é você e o seu bebê!
      O que for melhor para vocês dois!
      Beijos!

      Excluir
  59. Oi, Estou muito triste, nunca pensei que fosse me sentir assim, é meu terceiro filho ele está com 4 meses e não quer de jeito nenhum o peito, voltei a trabalhar faz um mês, tendo sempre oferecido para ele, de noite, de dia , mas ele só chora, quero muito que ele mame pelo menos até os seis meses.
    Onde compro este a aparelho, vc poderia me indicar?
    Uma mãe que não perde as esperanças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Drika!
      Dê uma olhada em:http://www.mamakids.com.br/p/PR047/Frasco+Com+Tampa+Para+Sistema+de+Relactacao
      Visite um banco de leite, procure ajuda profissional... lembre-se, para o bebê não "largar" o peito, será melhor dar o leite dele no copo ou colherinha nos momentos que você não estiver em casa.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
    2. olá Drika comprei na loja alô bebê tem o potinho com as sondas e também tem as sondas numa caixa vendida a parte espero ter ajudado
      Patricia

      Excluir
  60. oi dr. minha nenem tem 4 meses e ate essa semana so mamou no peito mas dum dia pro outro ela começou a mamar desesperadamente e não da tempo do meu peito enxer, ai fico com uma dor nas costas e sinto queimação no peito, sei q é do leite não esta mas decendo como descia antes.. ela esteve resfriada e perdeu peso, e voltou mamando demais.. ja dei mamadeira mas ela prefere peito e e louca pelo peitinho dela.. qual e o meu caso ? o que devo fazer? me ajude por favor.. sou louca pela amamentação.. e não quero desmama-la nem tão cedo.. amo amamentar minha princesa, seja de dia de noite ou d madrugada não me importo pq sei q e o melhor para ela...
    beijos e obgd..

    Tayane M.M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tayane!
      Como sua bebê está resfriada e perdeu peso, é normal que queira mamar mais. Isso vai estimular a produção do leite, e a produção vai aumentar. Amamente em livre demanda, encoste a pele do bebê nua na sua pele, peça a ajuda para os outros afazeres de casa, descanse bastante, beba muito líquido, e verifique mais uma vez, se a pega está correta. Tem um texto aqui intitulado "Amamentar dói?" que mostra um vídeo com a pega correta. Se possível, dê aquela passada no banco de leite da sua cidade. Fique traquila, em pouco tempo vai se normalizar...

      Excluir
  61. Karine
    Não acredito que você existe!!! Muito bom encontrar uma profissional compreensiva que auxilia sem julgar e criticar. Parabéns!
    Minha dúvida Karine, tenho uma filhinha de 2 meses e meio. Vou encurtar a história, mas devido as enfermeiras da maternidade que todo o momento davam complemento a ela, muitas visitas na maternidade impossibilitando minha vivência com minha filha, fiquei na casa da minha mãe que ficava com dó de ver minha filha chorar e toda hora ficava insistindo para dar o LA, e minha culpa também que deveria ser insistido mais, apesar de ter deixado minha filha o dia inteiro sem mamar, para ver se ela pegava o peito.
    Fui no banco de leite, e para ser sincera elas me ensinaram algumas posições e só, pareciam que não viam a hora de eu ir embora.
    Faz um mês que voltei a tomar anticoncepcional, Yasmin e gostaria de saber quanto tempo devo esperar para tentar a relactação. Não quero prejudicar a saúde da minha filha com hormônios.
    Aguardo ansiosa sua resposta: karina.psicologa@hotmail.com
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      Obrigada pelo carinho!
      Karina, existem anticoncepcionais que não são compatíveis com a amamentação. Pergunte ao seu obstetra, e peça um que possa ser utilizado concomitante com a amamentação. Antes disso, não tente a relactação!
      Beijos

      Excluir
  62. Olá karine!amei seu blog!meu baby tem 3 meses,e não está mamando,ele foi diagnosticado c APLV e alergia a soja,não fui bem orientada pelos médicos em relação a amamentação,introduziram leite atirficial nele.Ele está tomando neocate.Quero relactá-lo,pois nunca me conformei o fato dele não mamar mais,isto me deixa bem a triste,já chorei muito ao longo desses meses,por não tê-lo em meu peito mamando.com quanto tempo de dieta de exclusão,posso oferecer a mama sem q o leite esteja c as proteinas.ou seja c quanto tempo o leite tá limpo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, com cerca de 10 dias de dieta de exclusão já dá pra tentar! Boa sorte e conte pra gente depois!!! Se puder peça ajuda ao banco de leite mais próximo, ou a uma consultoria em amamentação, ou ainda a uma nutricionista infantil!

      Excluir
  63. Oi Karine.. Sempre tive vontade de amamentar, durante a gravidez, desde os 6 meses, já vazava colostro do mamilo, meu bebe pegou super bem o peito logo na primeira mamada e ate os 3 meses mamou exclusivamente no peito, sem nada de chás, água etc.. nem mamadeira eu tinha em casa, derepente, do nada ele começou a ficar muito nervoso no peito, sugava tanto que chegava a doer meu mamilo e nao soltava, ficava um tempao mamando, diante disso, por indicação de familiares ofereci mamadeira com leite NAN, ele mamou 150ml, chorei de ver esse fato, a partir dai comecei a dar complemento depois das mamadas no peito para nao atrapalhar a amamentação, assim foi até os 5 meses, quando o leite cecou por completo e ele mamava uma vez por dia e forçado. Não sei o que aconteceu para essa diminuição do leite, sempre tive uma alimentação adequada e ingestao quase que exagerada de água. Bom pra finalizar, agora o bebe tem 7 meses e nem um pingo de leite, será que posso fazer a relactação? Ah, outro fato importante, mesmo com sete meses tá dificil de fazer ele comer alimentos complementares, quando come bem é apenas 3 pontas de colher de chá.. O que eu faço?? Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, dá sim pra fazer a relactação, mas procure ajuda profissional. Quanto a alimentação complementar, analise os horários das refeições, dê um espaço entre elas de 3 em 3 horas. Aqui tem um texto especial, com outra dica:http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2011/05/meu-filho-nao-come-parte-1-bebes.html
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  64. cintia alana,
    karine, tenho 15 dias que ganhei meu bb e o mesmo se encontra na UTI NEO, todos os dias tiro leite materno com uma bombinha ou com as mão para enviar para o banco de leite, no entanto estou preocupada, pois estou notando que o meu leite a cada dia esta diminuindo. Meu bb não tem previsão para sair da UTI e ñ sei qdo vou começar a amamenta-lo, tenho risco de que meu leite seque e não consiga amamentar o meu bb? O que faço para que isso não aconteça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana!
      Te recomendo tirar um leite com uma bombinha elétrica para estimular a podução. Na UTI tem serviço de canguru? Questione, e se tiver, faça, ajuda a aumentar a produção de leite.Ha, deixe claro para a equipe que você quer amamentar. Aconteceu o mesmo comigo, quando tive minha filha, e uma nutricionista que passou por lá me ajudou, não deixou dar o leite em mamadeira quando eu não estava, fiz bastante canguru, tirei leite todos os dias, ela aprendeu a sugar devagarinho, com apoio eu consegui e minha filha mamou até 2 anos e 8 meses. Busque aliados dentro da UTI. Beijos e boa sorte!

      Excluir
  65. Tenho um filho de quatro anos que não mama desde os quatro meses. Estou grávida de 5 meses. Meu filho fica pedindo para mamar no meu peito tb depois q o nene nascer. Existe algum beneficio em ofertar leite materno a uma crianca dessa idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!!!

      O leite materno tem uma excelente composição nutricional - nenhum alimento se compara a tamanha riqueza. Só por isso,já é um grande benefício. Porém, creio que esse pedido do seu filho não irá concretizar a amamentação diária, creio que seja mais uma curiosidade momentânea.
      Beijos!

      Excluir
  66. Olá!!
    Tenho um bebê de dois meses e 7 dias. Ele nasceu dia 20 de julho no dia eu não consegui amamenta-lo corretamente, uma enfermeira do hospital então me ajudou e disse pra mim comprar um bico de silicone. Assim até consegui amamenta-lo melhor mas dai minha sogra me trouxe uma esgotadeira que ajudava a formar o bico do seio. Sai do hospital e ja estava amamentando ele bem melhor dai veio a duvida porque meu bebê chora tanto? Ele está com manhas... Então em vez de dar o peito em LIVRE DEMANDA cada vez q ele chorava eu não dava ai meu leite foi sendo pouco conforme ele crescia. Na sua primeira semana de vida eu tive que tira-lo do peito uns dias para que o bico se recuperasse das rachaduras. Me mandaram não parar de dar o peito mesmo eu sentindo muuuuitaa dor ao amamentar. Então eu voltei né fiquei com dor na consciencia e voltei mesmo sentindo dores muito fortes que percorria meu braço e minha costas no lado em que ele mamava. Com alguns dias começou a sair sangue na boca dele ai então eu parei de vez de dar o peito e dei apenas o leite NAN COMFOR na mamadeira isso ele ja estava com um mes de vida... Hoje estou muito arrependida de ter tirado ele do peito dai ontem eu lendo aki eu vi que eu posso voltar a relactar mas eu tentei dar apenas o seio para ele e ele rejeita, faz ansia e chooooora muitoo... O que eu faço? me ajude por favor
    Obigada desde ja agradeço.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, primeiro, não se culpe! Amamentar com dor é muito sofrimento! Faltou alguém para te ajudara fazer a pega correta! Você pode sim, relactar, mas sugiro que peça ajuda especializada, em um bnco de leite ou consultoria ou uma nutricionista.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  67. tenho uma bebe de 3 meses , amamentei ela por 1 mês e meio só com leite do peito , mas desde a maternidade ela tinha dificuldade pra sugar o leite porque só saia gotas mais a pega dela era boa ,teve um dia que não saiu nada do peito então comecei a dar o leite aptamil eu revesava duas mamadeiras por dia e o resto do dia só o peito ,mas meu leite continuou só nas gotinhas e já faz um mês e meio que ela só toma mamadeira , ontem fui no pediatra e me passou o plasil e o syntocinon naval mandou eu tentar para ver se aumenta a produção de leite ,mas se eu tomasse os remédios e não aumentasse era pra desistir porque é difícil o bebe voltar pro peito depois de acostumar com a mamadeira .
    eu já fiz a relactação durante dois dias e ela pegou meu peito ,mas com a sonda acabou parei , já fui em vários lugares e só acho o tamanho n°6 ,tentei com ela mas sai muito leite , me ajudem não sei o que faço =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica querida, não tem banco de leite na sua cidade? Tenta ir lá, pegar orientação da onde comprar uma sonda! Pergunte ao farmacêutico também se ele indica o telefone do distribuidor!
      Beijos

      Excluir
    2. Ola Karine, eu compre uma sonda no site www.araujo.com.br comprei duas sondas uma numero 4. Eu tentei dar o leite apos preparar tudo direitinho com a sonda no peito, mas ele chorou tanto, que minha mae brigou comigo dizendo que eu estava deixando ele morrer de fome...ai tive que dar a mamadeira...estou arrasada por ele ter chorado daquele modo, pensava que ia morrer....eu ainda tenho chances???

      Excluir
    3. Ola Karine, eu compre uma sonda no site www.araujo.com.br comprei duas sondas uma numero 4. Eu tentei dar o leite apos preparar tudo direitinho com a sonda no peito, mas ele chorou tanto, que minha mae brigou comigo dizendo que eu estava deixando ele morrer de fome...ai tive que dar a mamadeira...estou arrasada por ele ter chorado daquele modo, pensava que ia morrer....eu ainda tenho chances???

      Excluir
    4. Tem chances sim! Mas você precisa de apoio! É normal o bebê se irritar no início!!! Procure o banco de leite mais próximo da sua casa!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  68. olá Karine,tenho um bebe de um mes e meio e desde a maternidade ele não pega o peito,já tentei de varias forma mais tive que comprar uma bombinha eletrica pro meu leite não secar, mais meu leite não rende não passa dos 100 ml, tento da o peito todos os dias mais ele chora muito, meu leite não dá mais conta meu bebe mama muito e só do peito não ta dando conta, estou desesperada querendo desistir pq não sei quanto tempo mais vou aguentar,mais sei que meu bebe precisa do meu leite, estou me sentindo pessima mãe,e sofro muita pressão da familia, quero muito amamentar me ajude por favor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, calma!
      Procure ajuda especializada. Sozinha, com a pressão, é muito difícil! E para estimular a produção, seu bebê precisa sugar no seu seio.
      Procure um banco de leite, muita paciência e boa sorte!!!

      Excluir
  69. Olá Karine, preciso de sua ajuda!Tenho uma bebê de dois meses.É minha terceira filha e estou tendo problemas para amamentar.Tudo ia muito bem, até meu marido insistir para que ela pegasse a chupeta, pois segundo ele ela seria uma criança mais ''calma''...pois bem, desde então ela chora e não quer mamar mais no peito.E quando mama, faz o movimento de sucção algumas vezes e larga em seguida.Ela chora tanto que acabo dando a mamadeira, fato esse que só acontecia uma vez ao dia, naquele meu momento de esgotamento fisico e mental insuportáveis.Mesmo introduzindo essa mamadeira uma vez ao dia, ela mamava tranquilamente no peito no restante do tempo.O problema foi a introdução da chupeta.Agora não sei o que fazer, pois ela só dorme com o bico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!!
      Você vai precisar se munir de muito apoio, paciência e perseverança. Para retroceder o que está acontecendo, você precisará parar de dar mamadeira à ela. Pode complementar no copinho, mas a confusão de bicos pode piorar a situação. E é melhor fazer isso com ajuda especializada (banco de leite, consultora ou nutricionista que trabalhe com isso)
      Beijos e boa sorte!!!

      Excluir
  70. olá, meu nome é ester e tenho uma filhinha de sete meses jah...aos 3 meses, parei de amamentar..ela nao estava engordando muito e desde entao, passamos a dar a mamadeira e tirei o peito, achando que seria prejudicial a ela se continuasse a nao ganhar muito peso.. tem uns dois meses que voltei com a pilula comum, mas estou louca pra voltar a amamentar...sempre tive muito leite..agora , quase nada sai, mas em animei com a tecnica descrita... seria possivel, mesmo após o uso da pilula comum? se sim, me diga como que farei de tudo!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!!!
      Pode sim, mas você precisará trocar a pílula para voltar a amamentar. Peça auxílio a um banco de leite, converse com sua obstetra para te recomendar o anticoncepcional, e quem sabe, medicação para ajudar.Procure um banco de leite, para auxiliar na técnica.
      Beijos e boa sorte!!

      Excluir
  71. oi karina minha filha tem dois meses e ela parou de mama no peito faz 1 mes e 15 dias eu poso volta a amamenta?

    ResponderExcluir
  72. minha filha tem dois meses eu eu parei de amamenta ela ja faz 1 mes e 15 dias eu posso volta a amamenta?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa!
      Pode sim querida! Mulheres (mães) adotivas que nunca amamentaram, podem produzir leite. Busque auxílio do seu médio, para a prescrição de hormônios auxiliares, e tente a técnica da relactação.
      Boa sorte!!!!

      Excluir
  73. Olá, em primeiro lugar Parabéns e obrigada por este espaço para nos ajudar com esclarecimenots que fata em hospitais...

    Fiz redução de mama uns 12 anos atrás, meu primeiro filho hj com 9 anos não tive muito sucesso com a amamentação ele perdeu muito peso, tentei plasil, tintura de algodoeiro, chas e nada ai veio a mamaeira e adeus peito...

    Hj minha segunda está com 18 dias vejo q ela tem muito mais força sguga muito melhor mas tb perdeu 530g ai entrei com complemento no inicio na colher e agora com aquela mamadeira do Dr. Browns que demora mais pra ela mamar, não acho q atrapalhou a sucção pois ela procura o seio consigo dar 15 minutos em cada antes da mamadeira, o problema é que ela dorme muito no peito tiro a roupa mudo de posição, ai não acho q sai tanto leite, uma das mamas sai quando estilumo com a mão, chega aculmular na concha entre as mamadas, já na outra perdi a aureola deformando um pouco o bico esse já sai pouquissimo com a mão e nem pinga na concha, ainda assim com o bico de silicone consigo os 15 minutos. Ela mama 90ml de Nan depois de cada mamada, baseada nessa quantidade da pra saber se realmente mama alguma coisa no peito? tenho ficado muito aflita quando ela chora no peito, já até chorei junto.... Nesse caso a técnica ajudaria????

    Email bru_ale@hotmail.com

    Obrigada
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      A técnica te ajudaria sim!
      Como você fez a cirurgia de redução, precisaríamos ver se os ductos mamários (por onde sai o leite)estão intactos. Pela sua descrição, parece que está ok. A melhor forma de você perceber se sua filha está mamando o suficiente é a quantidade de xixi que ela faz, e se na fralda o xixi está bem claro, quase transparente. Sinal de ótima hidratação, fornecida pelo leite.Sua mama precisa esvaziar na mamada. Seria legal você verificar como está a pega, uma boa pega garante que o bebê vai receber mais leite.Também, não fique trocando a mama, espere ela esvaziar uma, para daí entrar com a outra. Você pode também pesá-la com frequência (no seu colo, em uma balança comum, fazendo a conta da diferença), assim, voc~e consegue ficar mais tranquila, fator muito importante para o sucesso do aleitamento!
      Beijo grande e boa sorte!

      Excluir
  74. Olá meu bebe vai fazer 2 meses,consegui amamentar durante 15 20 dias,porém eu achava q estava amamentando e nao estava ele perdeu mto peso,só chorava e achava que era cólica..e como eu fiquei com a conciencia pesada,triste,nervosa,comecei a dar mamadeira, eu queria mto dar no peito meu sonho até pq sai mais barato...sera q ainda tenho chances de voltar amamentar??

    me ajudemm por favor... obrigada
    Email dayanebitt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  75. Olá meu bebe vai fazer 2 meses,consegui amamentar durante 15 20 dias,porém eu achava q estava amamentando e nao estava ele perdeu mto peso,só chorava e achava que era cólica..e como eu fiquei com a conciencia pesada,triste,nervosa,comecei a dar mamadeira, eu queria mto dar no peito meu sonho até pq sai mais barato...sera q ainda tenho chances de voltar amamentar??

    Email dayanebitt@yahoo.com.br por favor se puder me responder no email

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, realmente sai mais barato, não é? Você conseguirá, mas precisa de ajuda especializada. Já procurou o banco de leite da sua cidade? Muito força, você vai conseguir.
      Beijos

      Excluir
  76. Ola flor, eu tenho uma filha de 6 meses e queria voltar a amamenta-la, ela parou de mamar com um pouco menos de três meses, Porque tive que voltar a trabalhar. eu sofri um acidente na minha gravidez e quase perdi minha filha ai com 8 meses de gestação, eu tive que sair de licença maternidade pois trabalhava em pé e pegava muito peso meu medico me aconselhou a sair de licença antes que meu caso se tornasse mais grave. eu aceitei seu conselho e sai. Mais tive que voltar mais cedo minha filha tinha 2 meses e 20 dias quando comecei a dar mamadeira para ela ir se acostumando. Quando voltei a trabalhar eu saia cedo e chegava tarde e dava o peito só anoite com o tempo ela não Quiz mais saber de mamar eu tentava colocar o peito na boca dela e ela chorava muito (talvez por nojo não sei...) Agora eu sai do serviço para poder ficar com ela acompanhar seu crescimento e queria voltar a dar de mamar pra ela soque fiz uma progressiva tem 1 mês e 2 semanas agora vai minha pergunta sera que ainda da pra mim voltar a amamentar minha filha??


    beijos tenho um ótimo domingo


    aguardo respostas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      A progressiva não contra-indica a amamentação. Com a técnica correta e ajuda, você poderá voltar a amamentar sua filha.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  77. tem como voltar a da de mamar depois que o bebe ja largou do peito e nao tem mais leite???

    ResponderExcluir
  78. Oi, meu bb não quis mamar, passaram-se 9 meses e meu peito voutou a produzir leite, já chequei se poderia estar gravida, mas não estou, meu bb é muito ruim pra se alimentar desde então, vomita sempre, já fiz N exames, maus nada foi detectado, Axo que tem esses problemas devido não ter aceito o leite materno, ele um pouco doentio, meu sonho é amamenta-lo, é possível querida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Se seu bebê suga, sim é possível. O Hospital Leonor Mendes de Barros faz a relactação em crianças até 2 anos de idade, segundo a informação de uma enfermeira de lá!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  79. ola, tudo bem...

    Preciso de ajuda.Meu bebê tem 2 meses e meio, e desde os 15 dias estou dando complemento a ele a noite, pois ele não acordava direito para mamar, e assim ele mamava o suficiente e dormia mais. Se foi o correto ou não, foi a melhor solução para que eu conseguisse me recuperar bem, e tbm descansar mais.Pois o intervalo dava de 1:30 hrs de sono...e isso estava me desgastando. Durante o dia dei sempre o peito, ate umas 3 semanas atras, onde ele suga uns 10 min, as vezes mais, as vezes menos, e começa a espernear, chorar e não quer mais o peito de jeito algum. Mesmo oferecendo o outro, ele não pega. Acabo dando a mamadeira com o Nam pra ele. Hoje, por exemplo ele nem quis começar a sugar o peito, chorou, chorou e não se rendeu a iniciar o mama, só quis saber da mamadeira. E eu não quero parar de amamentar, pois quando aperto o sei, sai leite. Porem meu peito não fica cheeio, como 1 mês atras, mais sinto que ainda produzo. de tanto que já me falaram que eu não tenho leite suficiente, acho que já coloquei isso na cabeça e estou complexada com isso. Mas, como disse, não queria parar de amamentar...pois a sensação é maravilhosa. Já fiz de tudo, luto para ajudar na produção de leite, tomo bastante água...bastante mesmo, faço já de funcho pra ver se ajuda....e não sei mais o que fazer pra voltar a ter ele mamando no peito, já que ele chora e se esperneia tanto..que fico constrangida e triste....sensação de fraquesa...hoje ele toma em torno de 120ml de complemento...como sei que terei essa produção que ele precisa, sem precisar dar esse complemento todo a ele, e continuar com o intervalo de 3 hrs entre as mamadas.
    Sou mãe de primeira viagem...e como disse já fiz de tudo, só que fico triste com os comentários que fazem quando acontece de ele começar a chorar e não querer o peito. Não quero mais sentir essa sensação de fracasso.
    Me ajudem.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida.
      Para o seu bebê pegar seu seio bem, você precisará parar com a mamadeira, e tentar a relactação. O bico da mamadeira confunde sua pequena, e é mais fácil mamar na mamadeira, por isso, ela rejeita o peito.
      Não se sinta mal, muita força, tente a técnica que ela te ajudará.
      Beijos

      Excluir
  80. olá, tenho uma filha de 8 meses, amamentei so nos primeiros 15 dias de vida dela, pois ela nao queria o peito, queria so a amadeira, queria mto voltar a amamentar, posso por ela p sugar? vou ter leite de novo? ela toma leite de saquinho e ja come papinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida.
      Coloque sim. Procure um banco de leite, eles irão te ajudar.A criança já estar comendo papinha não interfere no processo.
      Boa sorte!!!

      Excluir
  81. me responde por e-mail wallribeirofernandes
    @hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. Oi meninas, oi Karine, estou com meu bebezinho de dois meses, nasceu no dia 12-09-2012, o meu bebe pega bem os dois lados do peito, mas o problema é que nao tenho leite, eu dou mais por dengo, pois ele é alimentado no nam, ate um mes eu tinha mais nao era suficiente, meu bebe nasceu com 4.065, e a dra na epoca orientou fazer o complemento, hoje ele ta com 6.300, ate para a admiração do pediatra, mas quero amamentar, e nao tenho nada, ele suga de manha e a noite, mas nada e agora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      Quanto mais o bebê mamar na mamadeira, menos você produzirá o leite. Tente a técnica de relactação, e nos conte depois.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  83. Ola, Karine. Meu bebe esta com 4 meses e 20 dias e aos 4 meses fui a uma endocrino que diagnosticou em mim uma doença da tireoide " Doença de Graves", então por recomendação médica, e uma vez que ele mamava muito pouco, iniciamos o desmame. Começamos com o nam, ele não aceitou, engrossamos com mucilom de arroz, ele também não aceitou, passamos pro nestogeno com mucilom multicereais e agora ele bebe no máximo 90ml por mamada, de 3 em 3 horas e o que esta me desesperando é que ele também não quer mais mamar no peito. Já não sei mais o que fazer. Meu primeiro filho que hoje esta com 7 anos mamou no peito até 2 anos e 1 mês, e desmamou por vontade própria. Por favor me ajude, não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!
      Não engrosse o leite do seu bebê! Esse procedimento o deixará "mais estufado" e isso pode dificultar a aceitação do leite mais tarde. Tente outras marcas de leite, solicite a indicação para o pediatra ou para a nutricionista. Tente mudar a mamadeira também, as vezes, o problema é o veículo e não o alimento.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  84. Olá Karine!
    Encontrei hoje o seu blog e achei super interessante.
    Realmente vc ajuda as mães desesperadas!!!
    Vou contar o meu caso pra que vc tente me ajudar...
    Tenho um filho de 2 meses 27 dias.
    Tenho leite em abundancia e nunca precisei dar complemento para o meu bebe. Porém, há uns 15 dias atras o meu filho começou a agir de maneira estranha ao mamar no peito. Ele dá umas 5 sugadas e começa a resmungar e empurrar o meu bico com a língua, depois se acalma, começa a mamar novamente e faz tudo de novo, até que depois de uns 10 minutos ele para de mamar de vez e faz isso com os dois peitos.
    O auge desses stress aconteceu nessa terça feira, onde ele simplesmente não quis mamar e qdo não aguentou mais, começou a chorar desesperadamente de fome. Tive que ligar para o pediatra, que é super a favor o LM, e devido as circunstancia, indicou 90 ml de Nan 1 Pró. Eu dei 120 ml e o meu bebe mamou tudo em 5 minutos.
    Nos dois primeiros meses ele ganhou quase 1 kg e nessa consulta ele só ganhou 500 gr.
    Agora sempre que ele quer mamar tento primeiro dar o peito, que ele rejeita em 5 minutos, e depois vou para a mamadeira, onde ele mama um pouco mais de 120 ml.
    Para que o meu filho não fique sem o leite materno de vez, acordo toda madrugada para oferecer o peito, e por incrível que pareça ele mama em torno de uns 15 minutos sem parar.
    Estou hiper triste e choro mtas vezes, pois queria amamentar pelo menos ate os 6 meses.
    Se eu tirar o leite e oferecer na mamadeira é o mesmo resultado de mamar direto no peito?
    O que posso fazer para ele aceitar o meu peito novamente?
    Bjos e obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Muito obrigada pelo carinho!
      Vamos lá! Já leu sobre a "crise dos 3 meses?" Vou utilizar um texto escrito por Simone de Carvalho, que atua com amamentação e emponderamento, para exemplificar:
      "Começa mamando, solta o peito, fica irritado, chora, parece empurrar o seio, se distrai, olha para a mãe...Volta a mamar, pára, olha para a mãe, dá uma risadinha, e solta novamente..." Por que isso acontece?O primeiro trimestre da vida de um bebê é rodeado por vários desafios: Em reconhecer a mãe, em praticar o processo de sucção, e em se conhecer como ser único. Sua percepção é limitada, onde uma vez que soltam do seio, não conseguem voltar para ele, se perdem. No final desse trimestre, passam a compreender algo que não seja apenas a sua mãe: o ambiente que vive, as pessoas que estão ao seu redor, sons, ruídos, movimentos...E, tudo isso leva à distração. Bebês são curiosos e atentos e estão despertos para captar todo esse mundo ao seu redor. A concentração da amamentação começa a ser um desafio, onde antes, o seu foco de visão era o seio e o olhar da sua mãe. Mas, de repente, ele percebe que sua mãe não é a única pessoa em sua vida. E, a medida que crescem, tornam-se excelentes sugadores e passam a voltar sua atenção para o externo desta relação.
      Querida, para esse momento passar, o segredo é a Livre Demanda. Mamando na mamadeira, a confusão de bicos irá se instalar, e a amamentação fica mais difícil. Se o bebê não suga, a produção de leite cai. Outra indicação seria amamentar no lugar mais calmo possível, para evitar distrações. Fica claro isso para nós quando relata que seu bebê é amamentado a noite tranquilamente. Insista, tenha paciência, seu bebê está crescendo perfeitamente. Não fique triste, faz parte do aprendizado. Se tiver facebook, te sugiro entrar no grupo "Aleitamento Materno Solidário", lá encontrará mães que passam pela mesma situação, e encontrará o apoio necessário para continuar sua jornada. Um beijo grande!

      Excluir
  85. Oi Karine. Encontrar esse blog hoje talvez seja meu último fio de esperança. Vou tentar resumir minha história.
    Tenho uma filha que completou 4 meses anteontem. Mamava no peito desde que nasceu, lembro que no primeiro mês meu peito enchia muito, vazava direto e ela mamava... Mas, não engordou os 700 gramas que se espera. Na hora fiquei arrasada, a pediatra falou que poderia ser infecção urinária e prescreveu exame de urina para ela se necessário. Ocorre que meu coração de mãe dizia que estava tudo bem, então nesse mês não sei o que aconteceu e ela chorava pra mamar de 2 em 2 horas. Resultado: engordou! Na terceira consulta, do segundo para o terceiro mês, de novo, nada de ganhar os 700 g. Fizemos o exame de urina, e tudo normal com ela.
    Por indicação da pediatra, iniciamos a complementação da mamada. E como se previa, ela passou a recusar o peito. Fiquei arrasada, e fui a luta. Pesquisando na internet encontrei esse assunto da relactação. Falei para a médica, que de nada sabia, nunca tinha ouvido falar, mas ela me deu o benefício da dúvida e fui tentar. Bem, estava tentando.
    Entendi que o objetivo era a sucção do bebê estimularia a produção de leite, no entanto, sempre que coloco ela no peito, ela dorme. Mesmo com a sondinha, ou seja, ela dá umas sugadas e dorme. É uma luta, ás vezes fico um tempão chamando ela para ela acordar e mamar, porque também não vou deixá-la sem alimentação. Dessa forma, ela não suga com "entusiasmo", acho que mesmo com a sonda o leite desce mais fácil.
    Hoje, um mês depois, estou pensando em desistir. A única hora que ela mama meu peito é de madrugada. Sempre que tento fazê-la mamar, ou ela dorme, e fica chupetando meu seio, ou começa a chorar. Hoje dei mamadeira o dia todo e deixei meu peito encher. Antes dela dormir eu ofereci o peito cheio, mas acredito que não chegou a mamar nem 15 minutos, se irritou, troquei de lado e também ela apenas sugou enquanto o peito estava cheio, foi começar a esvaziar e ela se irritou.
    Não sei mais o que faço. Meu desejo de amamentar é tão grande, que tenho enfrentado esse desafio, mas não estou vendo muito resultado.
    Também tenho uma dúvida, porque já que ela toma o leite artificial, devemos dar água nos intervalos, e não vejo outra forma senão na mamadeira, de outra forma ela se engasga.
    Se puder me ajudar ficarei mais animada. Será minha última tentativa.
    Desculpa o tamanho da mensagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Será mais fácil se você buscar uma ajuda profissional, um banco de leite. Assim eles te auxiliarão, e você poderá fazer a relactação com mais tranquilidade. A sua bebê não aceita o peito, não é por falta de leite, é por dificuldade com a pega, já que faz a confusão de bicos. A oferta de água para bebês alimentação na fómula infantil ainda é controversa, não há consenso sobre. Mas no banco de leite você também aprenderá a alimentar sua bebê com o copo ou a colherinha. Ainda dá para servir a água em uma seringa.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  86. Olá...estou com uma dúvida cruel! meu bebê tem 3 meses e só toma LM, acontece que em março vou ter que viajar por 3 dias e não posso levar ele, queria saber, ele ficando esses dias sem mamar em mim faz mal eu voltar e dar o peito novamente, no começo de fevereiro vou começar a dar papinha e ver se ele pega mamadeira com nan ou aptamil, nos dias que tiver fora vou deixar LM congelado também, muitas pessoas me falaram que é perigoso voltar a dar o peito porque da lombriga no bebê, não acredito nisso, mas queria uma outra opinião de quem entende, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Greyce!
      Não há mal nenhum em voltar a oferecer o seio quando voltar. Espere mais um pouco para iniciar a alimentação complementar, no mínimo, até ele completar 4 meses... tirar o leite materno para esses dias será a melhor opção!
      Não precisa ficar apreensiva, não é perigoso querida! Volte a amamentar assim que possível! O contato também acalentará a saudade que vocês sentirão um do outro!

      Excluir
    2. Karine,

      Obrigada por responder....fiquei mais aliviada, estava mais triste por tirar ele do peito do que deixar ele com minha mãe por 3 dias...parabéns pelo blog, é maravilhoso!

      Excluir
  87. Parabéns pela iniciativa do blog e principalmente por responder as dúvidas! Bjs
    Claudia Diniz

    ResponderExcluir
  88. Tenho hipogalactia e utilizo esse método até hoje, orientada pelo banco de leite da fiocruz (minha filha está com 9 meses). Infelizmente o máximo da minha produção não permitiu que eu pudesse abandonar a sondinha... Bom, mas uma coisa que aprendi na fiocruz foi deixar o leite abaixo do peito,ao contrário das fotos, caso contrário o bebê não faz muito esforço para puxar o leite pois ele desce facilmente com a gravidade e o efeito é similar ao da mamadeira, o bebê só vai querer mamar com a sonda e não vai estimular muito a produção do leite por que ele não suga da forma como deveria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joca, sua colocação é perfeita!
      A posição do relactador precisa estar abaixo do peito!
      Obrigada pela colaboração!

      Excluir
  89. Oi, meu nome é Natalia meu bebe esta com 5 meses e eu parei de dar peito a ele com 3 meses pois tive depressão pós parto e tive que parar, o duro é que tinha muito leite, tanto que precisei tomar remedio pra secar por conta da dor, eu precisei para pois estava tomando remedio faixa preta pra dormir e o antidepressivo, agora ja faz um mes que não tomo o faixa preta somente o Venlift od de 15o miligramas, sempre quiz amamentar pois meu primeiro filho consegui dar ate 4 meses, e com o segundo me preparei para dar de mamar bastante, agora que estou em tratamento estou me sentindo bem, gostaria muito de voltar a dar mama no peito será que consigo? Me ajude, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Você precisará conversar com o seu médico sobre a medicação que ainda toma, e buscar auxílio profissional para começar a relactação. Isso facilitará o processo!
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  90. Oi meu nome é Roberta, eu errei muito na amamentação, achei que não tinha leite e dei LA, porém antes dos 3 meses ele largou o peito, e eu não queria desistir, descobri a relactação e faço até hoje, quase 1 ano, e ele amam mamar!

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  91. Olá, tenho um bebê 25 dias e não consigo amamentar. Tenho o bico do seio invertido e nas duas primeiras semanas e não tinha orientação nenhuma e no desespero dei mamadeira até que me indicaram um banco de leite, lá recebi instruções para que o bebê fizesse a pega no meio seio de forma correta. Só que em casa sozinha eu continuava sem conseguir e sentia uma dor insuportável, então voltei pra mamadeira. Eu quero muito amamentar minha filha, mas o sentimento de impotência parece que tomou conta de mim. Meu leite está diminuindo e há 3 dias venho tentando novamente o que me ensinaram lá no Banco de Leite, mas ela já não quer pegar meu seio de forma nenhuma. Vou tentar fazer a relactação, espero conseguir. Estou muito triste com toda esta situação. Se eu tiver sucesso volto aqui para relatar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!!!
      Mesmo com a relactação, a pega adequada é fundamental! Sugiro que visite o banco de leite mais vezes, até acertar por si só a pega.
      Beijos e bos sorte!!!

      Excluir
  92. Olá , boa tarde ,

    Minha fiha esta com 02 meses e 02 semanas , amamentei no seio apenas 20 dias , pois como não tenho o bico no seio ela não conseguia sugar , começou a perder peso , então , iniciei com formula com o médico ciente ,
    Mas agora lendo os comentarios e experiências acima , gostaria de saber , mesmo que meu leite secou tem como voltar , usando relactador ? ou existe outra forma ?
    Preciso de uma ajuda , aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Para voltar o leite, é necessária a sucção do bebê. Procure auxílio e faça uma relactação bem orientada, você pode voltar a amamentar.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  93. Olá boa tarde,

    Tenho um bebê de 4 meses, e devido a problemas de bico rachado a inflamação meu pequeno tb começou a tomar o aptamil, até então assim q os problemas melhoraram estava intercalando entre o Aptamil e meu peito, dava primeiro meu peito e depois uma mamadeira, porém semana passada do dia para a noite ele simplesmente não pega mais o peito, chora, grita, esperneia e não pega, tenho tentado insistentemente mas ele não quer mais. Existe alguma maneira de faze-lo pegar meu peito novamente ??
    Queria que ele mamasse o suficiente para tirar o Aptamil da dieta dele, será q é possível ??

    Obrigado

    Thaís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís!
      Obrigada por sua visita.
      É possível sim, mas você precisará de acompanhamento mais de perto.Além do banco de leite ou consultor de aleitamento para orientar a relactação,sugiro que tenha acesso a um serviço de saúde que acompanharia o ganho de peso do seu bebê sem a utilização do leite artificial, para que ganhe confiança.
      Um beijo e boa sorte!

      Excluir
  94. Olá pessoal! tenho uma bebe de 6 meses ela parou de mamar no peito tinha 3 meses por conta de manhas. toda vez q eu ofercia o peito ela chorava para mamar não queria de jeito nenhum, até o pediatra dela complementar a amamentação ai ela foi largando do peito.. agora ela está com manha na mamadeira toda vez q vou dar a mamadeira ela chora faz manha, eu vou tentando com muito custo até ela mamar.. mas esta muito complicado.. eu gostaria muito de voltar a amamentar pq tenho leite ainda acho q seria bem melhor..
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Peça auxílio profissional para ajudá-la. Visite um banco de leite mais próximo. Você tem razão, o leite materno provavelmente é a melhor opção para seu bebê.
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  95. Ola boa noite doutora!
    tenho um bb de 2 meses, em algumas semanas eu parei de dar o peito pra ele porque ele naum se enchia era muito pouco leite, e agora so dou leite NAN na mamadeira e agora ele não quer pegar o meu peito de jeito nenhum. Ele ta acustumado com a mamadeira,estou muito arrenpendida de não ter dado mais peito pra ele.. ontem ele tomou duas vacinas nas duas coxas, ele chorava muito, e ele não conseguiu dormir a noite toda, me disseram que o leite materno ia acalma-lo, sabendo disso eu fiquei muito desanimada, pois via meu bb chorando e não podia fazer nada, nem dar o peito pra ele.. Alem disso, sinto que não tem mais leite nos meus seios.. estou muito triste. fico mais triste quando me falam que ele não vai mais pegar o peito. Isso é verdade?
    Abraços de Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!
      Ele pode sim, voltar a pegar o peito. Mas seria bacana você conseguir ajuda para ir em frente. Diminuir cada vez mais a mamadeira, e incentivá-lo a mamar. Procure um banco de leite.
      Boa sorte!

      Excluir
  96. Dra. Karine, Boa tarde!
    Acabei de descobrir o seu blog e estou encantada!
    Dedicado, atencioso, cheio de informações excelentes e muito bem escrito! Parabéns pelo trabalho!
    Sou mãe da Olívia, de 9 meses, que mama no peito até hoje graças à técnica da relactação, que usei dos 2,5 aos 6 meses.
    Para nós duas essa técnica funcionou demais!
    Agora "mudamos de fase" e vou aproveitar muito suas dicas de papinhas e alimentação.
    Obrigada e parabéns!
    Abraços
    Marília Mader

    ResponderExcluir
  97. É possível a relactação para bebês maiores, como minha filha que tem 7 meses e o leite está tão pouco que ela cansa de sugar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle!
      Sim, é possível, mas há de se ter muita vontade. O Banco de leite do Leonor Mendes de Barros, por exemplo, faz a relactação com até 2 anos de idade.
      Boa sorte!

      Excluir
  98. Olá, tive um bebe prematuro de 31 semanas. No primeiro dia comecei a esgotar, porem nunca tive muito leite, então no terceiro dia já comecei a tomar equilid. Não notei muito aumento na produção, mas o que esgotava supria suas necessidades e era fornecido por sonda. Somente com 20 dias foi liberada amamentação, era difícil, ele não tinha vigor e iniciaram na UTI o complemento. Quando recebeu alta com 34 dias tentei amamentar, mas praticamente não tinha leite, então esgotava e oferecia o pouco que saia, cerca de 30ml, na mamadeira mais complemento.
    Hoje, com 2 meses, faz cerca de 2 semanas que parei o equilid e meu leite secou completamente. Tento colocar meu filho no peito mas ele não pega, da "beijinhos" mas não abocanha. Tenho o bico do seio pequeno, usava intermediário de silicone. Será que consigo amamentar ainda? É possivel utilizar esta técnica mesmo com a necessidade do intermediário de silicone? Estou muuito deprimida por não conseguir amamentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, sim é possível. Mas você precisará de ajuda especializada. Um bico do seio pequeno não atrapalha o aleitamento. Busque o banco de leite mais próximo da sua casa!

      Excluir
  99. Olá, minha bebê sempre mamou no peito ela tem um mês e uma semana. Por causa causa de uma mastite tive que tomar antiinflamatório e pediatra mandou não dar o peito nesse período. Fiquei 7 dias sem amamentar. Nesse período ela sofreu muito. Queria o peito e eu não podia dar. Apesar de ter esvaziado a mama a produção de leite diminuiu. Ela por sua vez se acostumou com a facilidade da mamadeira e não quer se esforçar. Ou seja stj pega o peito enquadro o peito está jorrando depois não quer mais e fica chorando. O que faço, deixo ela com fome e vou oferecendo o peito em intervalos menores, dou a mamadeira em seguida ou tento a técnica da relactação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris!
      Ofereça o peito em intervalos menores, a cada vez que ela solicitar, e vá diminuindo gradativamente as mamadeiras. Precisará de muita paciência, sua gatinha irá reclamar no início, mas logo você conseguirá reestabelecer a amamentação. Colocar a bebê no seio muitas vezes por dia irá aumentar sua produção de leite.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  100. Olá Karine,meu nome é Nylcemar.
    Em primeiro lugar muito obrigada por toda informação que você disponibiliza para as mamães desesperadas!rsrsrs
    Eu sou mais uma delas! :D Tenho 19 anos e tive meu primeiro filho dia 05/11/2012. Desde o primeiro dia de vida dele amamentei, e desde este dia também sofri muito! Ainda no 1º dia do seu nascimento a enfermeira do hosp. me deu um bico de silicone, pois o meu bebê (nao sei porque!) só pegava bem em um peito, fazendo assim com que o bico viesse para fora, mas no outro, nada disso!Somente com o bico conseguia amamenta-lo bem.Nos 1ºs dias em casa passei dias terriveis pois o colostro nao alimentava ele por mais de 1 hora,foi aí que comprei uma bomba manual e enquanto ele dormia tirava o colostro e quando ele acordava dava aquele que tinha tirado e mais o meu peito. Com a subida do leite meu peito quase empedrou, sofri tbm com isso além das rachaduras, mas continuei amamentando.Segui o conselho da enfermeira de deixar ele mamar mais de 20 min no peito para que saísse o leite gorduroso e assim tbm regulasse a producao do leite que era muita!Com algum tempo regulou de maneira que enquanto amamentava de um, o outro enchia, mas sempre com dor, cheguei ao ponto de deixá-lo mamar meu sangue do peito, chorava quando ele pegava, mas nao desisti. Porém houve uma semana em que fiquei muito doente e minha producao de leite diminuiu muito, nao sustentava ele.Com todo o medo q tinha da dor q já sabia q ia sentir quando ele pegasse o peito, mais a doença, mais a preocupação constante de o meu leite nao estar sustentando ele, chegamos (eu e meu marido) a conclusao de que o melhor seria introduzir o LA.No mesmo dia comprei o Aptamil para lactantes e dei a ele na mamadeira, ele pegou logo e nao teve nenhuma reacção do organismo quanto ao leite. Continuei tirando o leite na bomba e oferecendo pra ele na mamadeira intercalando com o outro, até o meu bico melhorar (pensava eu!), só que quando meu bico melhorou eu ja produzia metade daquilo que eu conseguia tirar inicialmente, ou seja, eu tirava 60 a 80 mls de cada peito, so estava conseguindo tirar 40mls e com muito esforço. Mas pela 1ª vez, consegui dar o peito a ele e nao sentir dor, pois as rachaduras ja tinham fechado.Minha felicidade era tanta que nao cabia em mim!!Mas como aquele leite nao era suficiente para ele, acabei por ir deixando de tirar e de oferecer. Agora quero voltar a amamentar e ver se corre melhor esta 2ªexperiencia, hj mesmo ofereci a ele o peito (que ainda deita umas gotinhas)e com alguma insistencia(mas sempre sorrindo e brincando com ele,conversando)ele pegou nos dois e eu deixei-o "mamar" ali, mesmo sabendo que saía pouco.
    Minhas duvidas são, posso continuar com a mamadeira e ir oferecendo o peito a ele?Fazendo isso ira aumentar minha producao(queria ter mais ao ponto de congelá-lo,pelo menos,pois daqui a 2 meses volto a trabalhar e queria poder oferecer ele o peito de manha e a noite quando chegasse,mas queria ter leite armazenado para darem a ele durante o dia intercalado com o LA)?
    Desde já obrigada!
    De agora, sua leitora fiel, de Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Que bom que está conseguindo estabelecer a amamentação novamente! O caminho é esse mesmo, ofereça o peito diversas vezes ao dia, quando seu bebê quiser, com muito carinho. A mamadeira nos dá dois pontos aí: quanto mais o seu bebê mamar no peito, maior produção de leite terás. Se intercalar com a mamadeira, "perde" a oportunidade de estimular ainda mais. A segunda coisa é a temida confusão de bicos. A maioria dos bebês acha mais fácil mamar na mamadeira, e sentem dificuldade de mamar no peito quando a mamadeira é introduzida. Mas existem (poucas) mulheres que conseguem levar os dois, a mamadeira e o peito. Porém, para aumentar consideravelmente sua produção, o melhor é colocá-lo no peito, nos intervalos, colocá-lo sobre o seu peito, pele com pele, o contato da mãe com o seu bebê é muito mais eficiente para isso!
      Beijos, boa sorte, venha contar as novidades por aqui depois!

      Excluir
  101. ola meu nome e fran
    eu fui abencoada com 2 meninas gemeas bivitelinos minhas primeiras, tive muita dificuldade em amamentar, meu parto foi cesaria e o leite demorou para descer, eu fiquei muito triste chorava o tempo todo, com tudo o leite desceu porem muito pouco, e com duas chorando eu fiquei irritada por que nao conseguia saciar a fome da minha filha e quando via tinha 2 bebes chorando com fome, no hospital as enfermeiras davam o complemento no copinho, e quando voltei pra casa continuei dando o complemento na chuquinha, umas das bebes nao conseguia sugar e parei de tentar dar o peito pra ela a outra conseguia mas logo cansava e dormir se mamar o necessario, meu peito machucou muito e empedrou, hoje faz 1 mes e 15 dias que elas nasceram estou muito estressada cansada e desisti de dar o peito, estou triste me sinto uma porcaria de mae, e agora que deixei de dar o peito estou me sentindo pior ainda, faz 2 dias que nao dou o peito pra ela, sera que posso tentar dar o peito de novo ou nao da mais ??? e com relacao ao leite que desce pouco o que devo fazer??? meu peito continua empedrado esta vermelho e inchado o que devo fazer, se eu nao der o peito pra elas, elas nao vao ser saudaveis??
    me desculpa pela mensagem e que estou muito nervosa eu quero fazer tudo o possivel por elas.
    me ajude por favor, estou desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fran!
      Sim, você pode voltar a dar o peito para suas bebês. Acredito que você precisa de um apoio pessoalmente, pois, se seu seio está empedrado, você tem sim, muito leite! Alguns ductos da frente podem estar obstruídos. Mas como está vermelho, precisa procurar ajuda, para evitar uma mastite. Te sugiro uma visita urgente a um banco de leite ou a uma consultora de amamentação, eles te auxiliarão a fazer uma massagem para ordenha, uma boa pega,para que possa amamentar com prazer e satisfação.
      Um beijo grande e boa sorte!

      Excluir
  102. ola sou a fran nao escrevi na mensagem anterior
    mas posso voltar a dar o peito pra elas mesmo nao tendo dado o leito do peito nesses dias, alimentei elas somente com o NAN PRO???

    ResponderExcluir
  103. Olá Karine, me chamo Paloma, eu estava pesquisando sobre pessoas q tiveram q voltar a amamentar após desmamaremm seus filhos e achei seu blog, uma observação sua me chamou a atenção: "Eu estava folheando uma revista de celebridades, quando parei em uma matéria que a celebridade em questão, com sua filhinha de 3 meses tomando mamadeira. Ela dizia "tentei de tudo, mas não consegui continuar a amamentar". Eu digo, aqui pra vocês: tentou mesmo?"
    Não sei qnt a estas celebridades, mas comigo foi assim... fiz de td para amamentar meu filho exclusivamente no peito até os 6 meses, mas infelizmente tive q entrar com leite de lata, fiz de tuuuuuuuudo, dei peito ferido, usei bombinha, usei o método de relactação q vc ensina aí em cima, tomei plasil, mas tudo em vão, meu filho ficou 20 dias sem pegar peso, msm entrando com leite enlatado, eu ainda fazia questão de complementar com o peito e sabe qual foi o resultado? Hj ele passou a morder o meio seio, passou a me incomodar, e conclui q ... jah q naum tenho leite para sustentar e ele jah está com 8 meses, melhor eu tirar o peito, acontece q estou ha 3 dias entrando em paranoia pq ele tah chatinho, soh chora e eu naum sei o q fazer... naum sei se fiz certo, as x penso em voltar a dar o peito msm naum tendo tanto leite, ele soh usava o peito pra dormir, nem era pra tomar o leite, dava umas chupadinhas e dormia... se vc puder me auxiliar em um conselho eu agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Afirmo o que eu escrevi no post, estou cada vez mais convencida que qualquer mulher pode amamentar (salvo HIV positivo, galactosemia e corte nos ductos mamários), com o apoio adequado. Algumas mães terão mais facilidade, outras terão mais dificuldade: acontecem as feridas, os bebê aparentemente "brigões" com o seio, entre outras situações. Mas tudo tem um caminho, um jeito, mas precisa do apoio certo.
      Com 8 meses, geralmente o bebê passa pela "crise da separação e angústia", onde o bebê percebe que não é a mesma pessoa que a mãe, e essa pode ir embora a qualquer momento, e ficam chatinhos. Amamentar, mesmo que só um pouco, ajuda o bebê a passar por essa fase. Mas verifique outros detalhes também para descobrir o porquê do seu bebê estar incomodado.E muito colo, muito carinho!Essa fase costuma passar em pouco tempo.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  104. Ola Dra. Karine passei para dizer que amei seu blogue, e também que voce tirou um peso enorme da minha conciencia. Parei de amamentar meu bebe faz 3 semanas quando ele tinha 1 ano e 2 meses, mas confesso que essas foram as semanas mais tristes da minha vida.
    Sofri muito e me arrependi ainda mais por fazer meu bebe sofrer tanto. Acho que nem eu nem ele estamos prontos pro desmame, sendo assim, vou seguir sua dica e fazer a relactacao começando agora mesmo.
    mas tenho outra duvida: meu bebe nao ta ganhando peso suficiente gostaria de saber que alimentos introduzir na sua dieta para acelerarem o processo. Ele agora te 1 ano e 3 meses e pesa 9400 gramas.

    Muito obrigado e beijos. Tatiana Braga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana!
      Que bom que ficou mais tranquila =)
      Em relação ao ganho de peso, veja esse texto, aqui do blog: http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2012/11/para-as-criancas-de-fibra-mas-se-seu.html
      (cole o link na barra de endereço.
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  105. oie então queria saber como faço a relactação,pois sofro muito minha bebe mamou até os 4 meses de idade,pois eu é que quis tirar ela do peito,por eu ter sofrido tanto com a primeira não quis passar com isso com a segunda,mas quis fazer isso para n sofrer,mas acabei errando,e sofrendo muito mais,pois quis dar mamadeira para ela e acabou ela n querendo mamadeira,só quis na colher e acabou meu leite secando=(e agora n sei o que faço quando vou dar o peito para ela, ela n quer ja esqueceu do peito ela chora e empurra o peito,eu choro e sofro muito com tudo isso,por ver que tudo isso é culpa minha,sera que vou ter que me acostumar a nunca mais dar de mamar e ficar dando só na colher? por favor me ajudeeeem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      Procure um banco de leite. Lá você conseguirá auxílio e orientação para o seu caso.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  106. Olá bom dia,meu nome é keila, tem um mes q parei de amamentar pois nao tinha leite o suficiente e o bico do peito estava machucado.tenho vontade de voltar.mas ja estou tomando o anticoncepcional elo.aperto o peito e sai um pouquinho de leite mas esta pegajoso.sera q consigo fazer a relactacao a minha bebe ta com 45 dias.obrigada.

    ResponderExcluir
  107. Oi doutora!! Parabéns blog um sucesso!!!

    Então doutora tonei dostinex 0,5 mg porque tenho algumas gotas só de leite!! E me arrependi.. Posso voltar a amamentar?? Tomei fazem 48 horas apenas 1 comprimido!!

    Obrigada

    ResponderExcluir
  108. Olá! Tenho uma bb de dez meses e até então amo amamentar.. Só q tive q passar por uma cirurgia de vesícula e por causa do desconforto e n poder pegar peso tive q parar a amamentação.. Só q estou c o coração partido... Posso voltar a.amamentar depois q.me recuperar?

    ResponderExcluir
  109. Olá Dr Karine, parei de amamentar meu bebe a 48horas e ja me arrependi, eu posso voltar a amamentar?
    Minha Laura tem 1 ano e 9 meses e ela pede muito, meus seios estao super cheios.

    ResponderExcluir
  110. Olá, meu nome é Ludmila e meu filho está hj com 52 dias, ele está mamando mamadeira, mas ainda pega meu peito, mas tenho muito pouco leite agora, me sinto muito mal, por que quero muito amamentar, mas tenho medo de ''judiar'' dele. Nas primeiras semanas ele estava ganhando bom peso, depois diminuiu pq comecei a intercalar, e então ao invés de voltar só p o peito, aumentei a mamadeira. Hoje coloco ele no peito mas noto que meu leite é muito pouco e logo parece que seca. Por favor me ajude quero muito amamentar, ainda é possível? Tenho medo de tentar e ele começar a perder peso. Estou muito triste, me sinto mal por não conseguir. Obrigada. Ludmila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ludmila.
      Tente. Procure um banco de leite ou uma consultora em aleitamento, alguém profissional que a auxilie.
      Boa sorte!

      Excluir
  111. Ola boa tarde!

    Bom meu bebe nasceu em 04/01/2013 e só mamou no peito por uns 15 dias, depois disso meu bico ficou todo ferido e por falta de informação, fiz a introdução do leite artificial na mamadeira. E desde então ele so toma o Nan Confor 1, hoje ele tem exatos 5 meses e 16 dias, QUERO voltar a amamentar ele ja comprei a sonda comprei uma bomba de tirar leite e para me ajudar a ficar mais empo com ele no dia 24/06/2013 é meu ultimo dia de trabalho( voltei a trabalhar quando ele estava com 4 meses, mas resolvi largar o emprego para me entregar somente ao meu filho ). Fico com medo de tentar e não dar certo, pois quando temto colocar ele no peite ele passa a lingua , faz cara feia e ja começa a chorar. Alguem pode me ajudar, algum remédio para ajudar na produção do leite? semana que ja começo. ( meu e-mail: kleyzaferreira@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  112. Boa noite Karine!
    Adorei saber que tem como aumentar a produção de leite...
    Minha dúvida é a seguinte, minha bebê está com 3 meses, toma o leite Aptamil 1 e de 5 a 10 min. no peito, não tenho leite por mais tempo... Uso bico de silicone desde que ela nasceu por orientação da maternidade, ela não pega sem, já fui ao posto de saúde para as meninas me ajudar e não deu certo... ela toma fórmula por orientação médica, pois ela estava perdendo peso... eu tinha bastante leite só que quando ela tinha 7 dias, eu cai com ela no colo, me assustei, fiquei bastante nervosa e o meu leite sumiu, e desde então foi diminuindo a produção... chorei muito pois o meu sonho é amamentar no peito, quase desisti, porém a ginecologista e a pediatra disseram que mesmo pouco leite, pra ela faz muito bem...
    Será que mesmo com 3 meses essa técnica me ajudaria a aumentar a produção do leite ( minha bebê é bastante preguiçosa pra mamar, mesmo antes da mamadeira), porque no posto de saúde as enfermeiras me disseram que não tem mais como aumentar a produção e que a tendência é diminuir... aguardo a resposta... Obrigada Letícia (meu e-mail: le.evaristo@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  113. Olá Karine, tenho um bebe menino de 5 meses que começou a nao querer mais o peito.ja fiz relactacao mas hoje ele nao pega o peito de jeito nenhum, grita tanto q chega a ficar sem ar! Só para quando pega a mamadeira. Quando já esta sonolento manando a mamadeira pega o peito sem perceber, mas mama pouquinho e o leite esguicha. Por favor me ajude, estou frustrada pois agora que a amamentação estava sendo uma delicia sem dores e peitos super cheios. Quero muito q ele volte a mamar. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para seu bebê pegar o peito, o ideal é retirar a mamadeira. Isso deve ser feito com acompanhamento. Procere uma consultora em amamentação ou o banco de leite. Inicie treinando dar o leite no copo!
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  114. OI TUDO BEM? ME CHAMO JULIANA.
    estou escrevendo pois quero saber se posso voltar a mamentar o meu bebe de seis meses.
    ele mamou no meu seio uma semana,pois o rejeitei pois entrei em depresao pós parto e ja faz algum tempo q venho pensando em voltar a mamentar mas nao sei se posso,meu seio ainda tem um pouco leite pois qdo o aperto sai um liquido parecido com o colostro,bem acho que é leite e gostaria q vc m dissesse se é leite ou nao.
    e depois q li o teu blog,os coenterios me deu uma esperança de voltar amamentar e ai o q vc diz?

    ResponderExcluir
  115. ola me chamo Juliana,e quero voltar a amamentar meu de sete meses,ele somente uma semana no peito,pois o rejeitei no começo tive depressao pós parto.
    e ja faz um tempo q estou querendo voltar a amamentar e o meu seio ainda tem um pouco de leite(eu acho),pois quando o aperto ele sai ul liquido parecido com o colostro,isso é leite ou nao?
    é possivel voltar amamentar depois de todo esse tempo?
    por favor me ajude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana!
      Sim é possível! o ideal seria ter um acompanhamento, estimular o contato do bebê com o seio... você vai se surpreender.
      Abraços

      Excluir
  116. Bom dia tenho uma bebê de quatro meses e sempre tive problemas para amamentar então ela sempre ficou com a mamadeira e o peito só que há uns vinte dias atrás ela não quis mais mamar no peito, então fiquei dando somente a mamadeira, só que hoje sinto que ela sente falta do peito e às vezes fica procurando. Posso voltar a amamentá-la no peito? Tem algum problema por ter ficado esse tempo sem amamentá-la no peito já que algumas pessoas dizem que não posso voltar a dar o peito pois esse leite ficou parado e pode ser prejudicial ao meu bebê.

    ResponderExcluir
  117. Bom dia adorei o site só que infelizmente temos dúvidas e demoram muito tempo para serem respondidas isso quando são, como por exemplo mandei essa pergunta do dia 15 já é dia 19 e ainda não foi respondida, gostaria de ter uma resposta breve, mas mesmo assim obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Como deve perceber, o blog é um trabalho que eu adoro, mas não é o único trabalho. Respondo as dúvidas conforme minha agenda me permite. Espero que possa te ajudar assim mesmo.

      Excluir
  118. Olá Karine, preciso de orientação, aconteceu que no 3 mês o bebê estava ficando irritado com o peito, o problema era com meu hipotireoidismo, meu TSH estava em 84 , eu não tenho mais a glandula e me descuidei uns dias com o remédio e a dose estava errada.. enfim. depois disso acertei o remédio e votei a ter leite. Porém nesse meio tempo ela perdeu peso o médico me orientou a fazer relactação, mas achei dificil, fiquei desesperada, acabei dando uma mamadeira, no começo ela não pegou e faz umas 2 semanas que comecei a dar 2 a 3 vezes por dia, mesmo assim ela ainda mamava no peito quando eu oferecia (está com 5 meses e 10 dias). Só que agora noto que faz uns dias, hoje foi mais frequente, que ela começou a resistir mesmo ao peito, mas não quero parar agora, e pesquisei sobre relactação. Fiquei na dúvida se o problema é com o gosto do leite ou por causa do bico da mamadeira, será que é pq ela já está provando outros alimentos (papinhas doces) e não gosta mais do leite materno? pensei em dar o leite artificial no relactador, costuma dar certo nessa fase? Elis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Provavelmente, o problema é o bico da mamadeira. Pode dar o leite artificial no relactador! Tente tirar a mamadeira o mais rápido possível!
      Abraços

      Excluir
  119. Boa tarde,por favor me ajudem ,tenho uma bebe de 9 meses que mama no peito mas amamento apenas do peito direito pois meu leite secou do peito esquerdo,ela sente muita fome pois so almoça e janta os legumes batidos que inclusive tive que voltar a bater porque ela é muito sensivel qualquer coisa ela sente ansia e vomita tudo o que comeu antes,nao consigo dar nem fruta pra ela pois quando cai na boca ela vomita,tentei por varias vezes a mamadeira porque se ela mamasse revesaria com a comida ela ficaria mais alimentada,mas ela nao aceita mamadeira ja tentei da lillo e a de bico chato com valvula e nada e o leite ja dei,nan,aptamil e ninho e ela nao gosta de nenhum nao sei mas o que fazer mas eu sei que ela sente muita fome,porisso ando muito nervosa,extressada e ela nao me deixa dormir,estou com muitas dores na cabeça,sobrecarregada e o pai dela esta desempregado mas nao me ajuda em nada estou voltei ate morar com a minha tia que é na mesmo quarteirao que ele mas desde que ela nasceu é eu e minha tia que sustentamos ela,ele aparece pra ver ela mas nao me ajuda de forma alguma e minha bebe o pior de tudo que é louca por ele,entao por todos esses acontecimentos que ando assim extressada me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Querida, conduzir a sua filha ao desmame só vai aumentar seu estresse.. fazer mamadeira, comprar leite... pense nisso!
      Abraços

      Excluir
  120. Boa tarde!
    Que maravilha essa informação.
    Meu nome é camila e meu e-mail é: camila2comercial@gmail.com, meu bebê o Davi tem 3 meses e nasceu com uma CIV e uma CIA, mamava exclusivamente no peito, mas com 7 dias de vida a cardiopediatra dele conversou comigo e disse que ele precisava pegar peso com urgência e passou complemento o Enfamil para tomar 30 ml depois de cada mamada.Hoje graças a Deus o Davi não tem mais a CIV pois ela fechou, mas acontece que ele se irrita com meu peito, chora e não quer pegar, comecei a extrair leite com a bombinha manual e descobri que não tenho mais leite, mas eu quero amamentar meu filho.Pois o leite materno possui vitaminas e anticorpos que nenhuma formula no mundo oferece.E é maravilhoso saber que existe a relactação.Esses produtos eu encontro em qualquer farmácia?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  121. Olá! graças a relactação que iniciei aos 2 meses continuo amamentando até hoje, aos sete meses do meu filho. Tivemos que entrar com complemento por recomendação pediátrica devido a ganho de peso muito insuficiente. Após 3 semanas recebendo o complemento em mamadeiras (importadas, "tecnológicas", e caras - diga-se de passagem, que prometiam imitar o fluxo materno de leite), meu filho recusou o peito. Eu já conhecia a técnica (pouquíssimo divulgada em nosso meio) e a adotei no mesmo dia. Inicialmente usei o mama-tutti, que aparece na foto da postagem, mas não gostei da qualidade dele - além de caro, sua vedação da rosca é péssima, e a tampa colorida e o formato do recipiente não permitem que a gente enxergue se a sonda está funcionando ou não. Depois passei a fazer uma adaptação caseira com uma mamadeira como recipiente para o leite e um furo no bico por onde coloco a sonda - a vedação é muito melhor e é possível enxergar o leite descendo conforme o bebê mama. Ou seja, qualquer pessoa pode improvisar tranquilamente o material para a relactação. As sondas são disponíveis em cirúrgicas (lojas de materiais médico-hospitalares) e podem ser traqueais ou uretrais. É importante cortar ambas as extremidades da sonda, descartando os plásticos maiores em um dos lados, e cortando a parte que contém os furinhos do outro lado. se os furinhos não são retirados, a sonda não funciona adequadamente. Em tese elas são descartáveis, mas é possível esterelizá-las em água fervendo ou no esterilizador do microondas e reutilizá-las inúmeras vezes. No início o bebê engasga com o grande fluxo de leite, mas depois aprende a gerenciá-lo. O mais importante é posicionar a saída da sonda junto ao mamilo para que o bebê a abocanhe e a envolva com a língua na pega do peito. Espero ter contribuído com mais detalhes práticos que não aparecem no post!

    ResponderExcluir
  122. Meu filho tem 1 ano e 11 meses, e vai fazer 3 meses que parou de mamar, ñ conhecia essa técnica, pq se eu conhece teria feito... ele foi que quis parar de mamar e eu sofri mais do que ele, pra falar a verdade ainda sofro... meu peito ta empedrado mais quando espremo ainda sai leite, ñ muito mais sai. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  123. Olá
    Minha filha perdeu muito peso ao sair da maternidade então fui aconselhada a dar LA, mas hoje me arrependo, queria voltar a dar LM.
    O que aconteceu comigo foi que o leite demorou muito para baixar devido a problema de homorragia pós parto e como ela corava muito decidi dar a mamadeira. No inicio alimentava por seringa, mas pela dificuldade passei a mamadeira. Ela não gosta muito de chupeta, só de vez em quando até adormecer, em seguida ela mesma cospe fora.
    Já tem um mês e alguns dias que faço uso da mamadeira e gostaria fazer a relactação. Cheguei a dar com a sondinha, mas pelo que vejo tenho que fazer isso constantemente em todas as tomas, correcto?
    Ela mama 120ml de leite artificial na mamadeira. É realmente possível com essa técnica chegar a amamentar somente no peito?
    Sai um pouquinho de nada de leite em cada mama, mas espremendo com muito esforço.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  124. oi DRa. Karine, meu filho tem 1 ano e 7 meses e faz 10 dias que eu parei de amamentar gostaria de saber se posso voltar a amamentar... Porque me arrependo e não voltei, até agora porque as pessoas dizem que depois de três dias o leite, estraga e azeda... E dizem também que se eu voltar vou aguar as lombrigas dele, queria saber se é verdade... Desde já agradeço Denise Bueno

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs