Pular para o conteúdo principal

Após um ano de idade, amamentar? Sim! E o leite rico em DHA.

Depois do primeiro contato com a amamentação, do processo de dificuldade, do processo de descobrir o prazer, do processo de, muitas vezes, volta ao trabalho, a mãe encontrou a paz naquele momento tão especial de amamentar seu filho. Delícia!
 
Mas a mãe não sabia o que viria lá na frente. O bebê fez um ano, e de repente, todo aquele leite maravilhoso que ela tinha, que ela ouviu falar, das orientações da OMS, virou... sabe se lá o quê?!?
Amamentar não é um dever. Mas é um direito. Se você e o seu bebê quiser, você pode continuar amamentando. 
 
 
Por que, de repente e aos poucos, as críticas foram aumentando. "essa criança tá grande", "ainda tem leite?", "esse leite não serve mais pra nada"...
 
Ou pior (e mais cruel, eu acredito), tudo o que estiver acontecendo de "ruim", a culpa é do (pobre) aleitamento materno. Mãe tá magra demais? Cabelo tá caindo? Criança não come comida? Criança com cárie? Tudo culpa do leite materno. Ninguém olha ou quer olhar os outros fatores, e colocam, facilmente, a culpa no leite materno, afinal "essa criança, tá grande", "ainda tem leite?", blá,blá,blá. Cansou né? Eu também.
 
Como pode, um alimento passar de padrão ouro, do melhor do mundo, para o limbo em apenas um ano?
 
Estou aqui, pensando sobre isso, e olha só, quem vem reforçar novamente a importância do leite materno a partir de um ano. A indústria! Estou louca? Não. Você vai concordar comigo!
 
Três grandes indústrias estão no páreo, com 3 fórmulas específicas para crianças com mais de 1 ano de idade. Fórmulas especiais, com maior adequação de nutrientes, melhor proporção entre eles, nutrientes que não cabem no leite de vaca comum, como prebióticos, vitaminas, minerais. A fórmula mais premium tem o maravilhoso DHA, que compõe o ômega 3, ácido graxo super especial que participa do processo de mielinização do cérebro do bebê, fazendo-o alcançar o seu maior potencial genético em relação ao aspecto cognitivo. Resumindo, com esse nutriente, o cérebro fica mais preparado para aprender, e para enxergar.
 
Sabe em que essas fórmulas foram baseadas? Em que padrão, em que alimento? No padrão ouro, no que você tem em casa, mais simples e muito mais completo: o leite materno!!
 
Se as indústrias estão focando na fabricação e venda de produtos que imitam (grosseiramente, claro, pois trata-se de uma alimento inimitável), então, afinal, o original aqui é o melhor para o meu filho!!!
 
Se o leite materno realmente não fosse o melhor, porque esse corre-corre para fazer algo minimamente parecido com ele para crianças maiores de 1 ano?
 
Quer saber do melhor? O leite materno se modula, sim, em relação ao que a mãe come.Se come mais alimentos com ômega 3, mais ômega 3 terá o leite.  Mas o basal, aquela quantidade de nutrientes mínima adequada para a criança nem depende do que ela come. Dá uma olhada no quadro abaixo. Leites humanos devidamente analisados, e quantidades de ômega 3 e DHA. Não, eu não quero ser muito científica, mas um dado de referência bibliográfica sempre reforça o argumento, não?  E o leite das brasileiras é um dos leites mais ricos em ômega 3 e DHA, segundo estudos! Brasil sil, sil.
 
Será que todas essas mães comem um monte de ômega 3?  Ó sábia natureza!
 
 
É isso aí. Mais um argumento para conversar com aquela pessoa que te pede para desmamar. O desmame pertence ao trinômio, pai, mãe, filho. Talvez mais ao filho.
Amamente o quanto quiser, quando quiser, até quando quiser, não é dever, mas é um direito seu e ponto final!
 
Amamentação até 2 anos ou mais. A gente apoia por aqui ;).
 




Comentários

  1. linda!
    Amei este post e vamos em frente na amamentação firme e forte!!!
    Vou compartilhar na minha fanpage!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. adoreiiiiiiiiiiii!!!
    sempre me falam como minha bb da grande p mamar, ela tem 16 meses, então eu respondo, mas é p isso q ela tá grande e esperta!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa dá até gosto ler um texto desse, Karine. Este sim é um blog que tem como objetivo informar. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso o post. Direto e reto, na cabeça de quem está a pensar bobagens - rsrsrs
    Meu filhote tem 19 meses e sempre que dá ele mama, mama e mama.
    De tanto levarem bordoadas, ninguém mais se atreve a me questionar neste quesito. hehehe
    Grata pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Olá Karine :) sou a prova viva dos benefícios da amamentação prolongada. Mamei em minha mãe até os 4 anos de idade e segundo minha mãe conta, eu praticamente não adoecia, mesmo seguindo as peripécias do meu irmão de sair pelada na chuva com vento frio entre outras, eu e meu irmão (que mamou até os 4 anos e meio) sempre fomos bastante fortes e nossa saúde abundava deixando as outas mães até espantadas (tanto ao saberem que eu e meu irmão ainda mamávamos no peito quanto por verem nossa resistência a infecções, vírus e etc).
    E por fim, como uma boa "bezerrinha" só tenho a acrescentar que foi a experiência mais marcante da minha vida a liberdade que minha mãe me deu para que eu mamasse até quando eu quisesse. Recomendo à todas as mães :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. A minha bebe esta com 10 meses e eu continuo amamentando e nao pretendo parar tão cedo.

    ResponderExcluir
  7. Minha filha fez 3 anos e ainda mama com muito orgulho! E quando me perguntam sobre o desmame digo que ela vai parar de mamar o dia que cada um cuidar da sua vida e quando ELA quiser! Mãe mamífera com orgulho

    ResponderExcluir
  8. Se a Cássia Kiss, vc Tb pode querer... Kkk

    ResponderExcluir
  9. Se tivermos firmeza, coragem e disposição nossos filhotes terão muita saúde com a amamentação.
    Se precisar enfrentarei o mundo e o fundo pra continuar amamentando, aliás já enfrento bons bocados pra defender o que é melhor para
    o meu filho, que continuem a me chamarem de antipática ou do que quiserem.
    Gisele

    ResponderExcluir
  10. A-d-o-r-e-i o post!! Eu ainda amamento minha princesa de 02 anos e 08 meses, e já ouvi todo tipo de coisa, mas acho que a hora certa do desmame depende dela.
    Tô aqui, na hora que ela não quiser mais, a gente para.
    Só fez bem a ela, e me sinto muito feliz com isso.

    ResponderExcluir
  11. Karine,

    Amei seu blog!!! Vou acompanhar com certeza!!!!
    Tenho uma dúvida se vc puder me ajudar por aqui mesmo!!!
    Minha bebê está com 7 meses, já come as papinhas salgadas no almoço e janta, e come 2 frutas por dia, nos outros horários eu amamento!....
    Como estou malhando muito forte todos os dias, estou fazendo uso de whey protein antes de dormir, depois que amamento ela, tem algum problema?....Posso continuar ou isso interfere alguma coisa no meu leite???

    Muito obrigada pela informação que vc tem passado, vou me planejar para passar em uma consulta com vc!!!!

    abraços

    Carol e pequena Sarah!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Se a Sarah não tem alergia ao leite de vaca, o whey protein não interfere, pode continuar tomando tranquila.
      Vai ser um prazer te receber aqui no coonsultório.
      Abraços e até mais!

      Excluir
    2. Oi Karine!!!!

      Que bom!!! Obrigada pela ajuda!!!!.....Só mais uma dúvida!!!!srsrrsrs.....Como eu sei c ela tem alergia ao leite de vaca???....Até hj ela só tomou o meu leite, e até agora não teve nenhum problema!!! isso já significa que ela não tem alergia????...

      Mai uma vez mtoooo obrigada!!!!

      Excluir
    3. Se você toma leite e ela não tem nada, você pode tomar o Whey!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
    4. Gostaria de saber se amamentar durante a madruga faz mal? Meu filho tem um ano e sete meses e minha esposa amamenta,,,

      Obrigado!

      Att.,

      Excluir
  12. Olá, meu nome é Bruna e ameiii o seu blog... Tenho uma dúvida... O pediatra pediu para trocar o aptamil por NINHO 1+ (minhe bebê fez 1 ano agora em maio), porém vi que é melhor dar o NINHO FORTIFICADO (também em pó)... O que devo fazer? =( E qual seria a diferença entre um e outro? Estou perdiiiiida rs
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna
      O Ninho +1 é um composto lácteo, feito com adição de óleos, xarope de glicose, leite desnatado, vitaminas e minerais sintéticos. O Ninho Fortificado é um leite em pó(comum)com Ferro + vitamina A sintéticos. A indicação do leite deverá ser feita pelo profissional que cuida da sua pequena. Considere consultar uma nutricionista.
      Beijos e boa sorte

      Excluir
  13. Maravilhoso esse post!! Meu bebê acabou de completar 1 aninho e pretendo sim, continuar amamentando enquanto ele querer, pois sei que o estou ajudando a ter mais saúde!! Minha dúvida é a seguinte, tem algum jeito de aumentar minha produção de leite? Eu estava trabalhando até o mês passado, mas resolvi largar tudo e me dedicar a ele, pois é uma fase muito especial!Ele também toma aptamil, mas só toma dormindo, pois acho que ele não gosta muito. Ele mama, mas sinto que já não tenho muito leite, parece que o seio está murcho! rsrs... Agora que estou disponível para ele o tempo inteiro, gostaria que ele mamasse mais!! E sinto que ele quer isso, mas não sei se é o suficiente. Tem algo que posso fazer? Grata... Joanne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joanne!
      É só aumentar a frquência das mamadas, tirar o LA, que seu leite aumentará a quantidade.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Poxa Karine, acho que meu filho adivinhou sua resposta!! rsrs... Simplesmente, não aceita mais o LA, não quer mamadeira de jeito nenhum!! A minha produção de leite realmente aumentou, mas só o meu leite é o suficiente pra ele? Digo em relação as vitaminas, cálcio, etc... Fico preocupada de faltar nutrientes pra ele, já que ele agora só quer o meu leite!! Outra coisa, o LM pode tirar o apetite pra outras coisas? Pois como eu deixo ele mamar sempre que ele quer, percebi que já não come direitinho como antes. Estou errando em deixar ele mamar a qualquer hora? Ele tem pulado o café da manhã, pois vai pro peito várias vezes na parte da manhã e volta a dormir (preguiçoso!!), e quando acorda, já está na hora do almoço, aí eu acacbo oferecendo a comida!! Me ajude... devo acorda-lo mesmo contra sua vontade? E o que devo dar a ele no café da manhã?Ele tem quase 1 aninho e 1 mês, e ainda não consegui colocar meus horários em dia, pois parei de trabalhar a pouco tempo e estou me adaptando a nova rotina!! Agradeço sua atenção!! Bjos

      Excluir
    3. Olá querida!
      Tem uma sugestãozinha de cardápio no texto sobre alimentação das crianças maiores de 1 ano. Fica tranquila, não precisa acordá-lo para comer... aos poucos vocês se acertam!
      E quanto ao seu leite: com certeza, ele é mais que suficiente em relação a entrega de nutrientes! Não precisa de outro leite.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  14. Simplesmente PERFEITO para o momento que estou passando!!Agora nao tenho mais duvidas!!
    Abçs e Obrigado!!

    ResponderExcluir
  15. Karine, primeiro, muito brigada pelo post! Maravilhoso!
    Só gostaria de lhe pedir a referencia do estudo sobre a composição dos leites que vc citou. Me interessa muito!
    Beijos, Carol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!
      Segue a referência:COSTA, André Gustavo Vasconcelos; SABARENSE, Céphora Maria. Modulação e composição de ácidos graxos do leite humano. Rev. Nutr., Campinas, v. 23, n. 3, June 2010 .
      Boa leitura!

      Excluir
    2. Nossa! ouvi tanto isso:"essa criança tá grande", "ainda tem leite?", "esse leite não serve mais pra nada"... Até da pediatra, enfim, o meu filho mamou até 2 anos e 1 mês. Foi cansativo, mas sei que foi o melhor pra ele!
      Adorei suas palavras!
      Parabéns pelo blog!

      Excluir
  16. Oi Karine, Acompanho seu blog e o grupo Alimenta Consciente. Meu filho está com 10 meses e 20 dias. Amamentou exclusivo até 6 meses. Depois comecei a introdução alimentar e continuei com a amamentação. Até os 9 meses eu ia na hora do almoço amamentá-lo, depois disso ele parou de mamar no horário e como eu trabalho bem longe (gastava 1 hora e meia) eu parei de ir na creche nesse horário, mas continuo amamentando a noite e pela manhã. Além disso, eu ordenho leito e envio para a creche. Até semana passada estava tranquilo, ele consumia uns 160 mL, mas começou a tomar o dobro, e eu não consigo mais tirar tanto leite (atualmente uns 120 mL por dia). Tinha ate um estoque, mas nesse ritmo, vai dar para no maximo mais duas semanas. Tinha conversado com a pediatra um tempo atras e ela me disse que não havia necessidade de outro leite, se eu continuasse amamentando. Crise! Ele sente fome e pede mais leite. Hoje fiz a farinha turbo das Delicias do Dudu para dar com uma fruta a tarde e na sequencia o leite. É por aí mesmo? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Sylvia, não precisa de outro leite... na creche, ele pode comer outros alimentos... então, é por aí mesmo!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  17. Uma boa opção para ter um Suporte Nutricional um creme de Cenoura e Mandioquinha também é muito bom!

    ResponderExcluir
  18. Vc é linda!!! Sou sua fã. Era tudo o que eu precisava ler neste momento.
    Te mandei um email.
    Vc esta de PARABÉNS pelo maravilhoso e emocionante post. Amo seu blog. Bjos

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Dra, obrigada pelo texto maravilhoso!

    Minha filha é aplv, tem 5 meses e eu amamento. Faço restrição de leite de vaca e seus derivados e também à soja.

    Eu parei de comer peito de peru por causa dos nitratos, nitritos e sódio.

    Por favor, poderia me dar uma sugestão? Além do ovo e atum, existe alguma coisa que eu possa comer no café da manhã com proteína? A minha maior dificuldade é com esta refeição. Visto que está muito restrita a minha dieta por conta disso. No restante das refeições é tranquilo, só o café mesmo que eu enfrento maior dificuldade, até porque eu não gosto muito de açúcar e viver de bolo de laranja e pão integral com geleia é complicado!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você pode comer pão com pasta de homus (é uma delícia!) ou pasta de abacate, tipo guacamole. Não tem muita proteína, mas sacia que é uma maravilha... Pasta de tomate com linhaça ou chia...
      Bom apetite!

      Excluir
    2. Oi Karine, parabéns sempre! Seu blog é incrível. Se você estivesse no Rio, eu certamente estaria no seu consultório de vez em quando! Eu tenho algumas dúvidas sobre esta questão do aleitamento a partir de um ano. A primeira, é quantas doses de leite o bebê de 12 meses precisa por dia, e se o leite materno sozinho já supre toda a necessidade. Se eu amamentar pela manhã e à noite, posso não dar nada de leite de vaca? Eu estou confusa pois fui a uma nutricionista que me disse que meu leite agora é "só afeto", mas não deve contar como refeição, nutrição. Então ela sugeriu dar uma mamadeira de LA depois de amamentar (mas minha filha rejeita). Já a pediatra diz que meu leite conta, sim. E estou preocupada em garantir que ela esteja bem alimentada ao longo do dia pois decidi começar a fazer o desmame noturno. Quero ter certeza de que ela não acorda com fome, e sim por hábito mesmo...

      A outra pergunta é sobre a quantidade de refeições diárias. Com 1 ano, se eu amamento pela manhã e à noite, 4 refeições ao longo do dia são suficientes? (café da manhã, almoço, lanche e jantar?) Tento dar sobremesa (fruta) sempre, tanto no almoço quanto no jantar, mas às vezes ela come, às vezes não. Nunca insisto. Ela janta por volta de 18h e depois eu só amamento. Será que ela pode ter fome na madrugada?
      Por fim, eu estou apreensiva pois vou viajar em novembro por 9 dias. Precisarei desmamar o dia também até lá, então acho que vou parar em definitivo. Se ela continuar recusando leite de vaca/fórmula, como poderei substituir as duas mamadas?
      Muito obrigada, Karine!!!

      Excluir
    3. Olá querida!
      Sim, para as duas questões. Seu leite conta SIM!
      E quatro refeições fora o leite está de bom tamanho.
      Abraços!

      Excluir
  20. Karine, boa tarde!
    Amei o seu texto. E me senti protegida com isso. Escuto todos os dias essas história. Minha filha está para completar 3 aninhos e ainda mama.

    Ela é extremamente saudável, inteligente e feliz.

    Acredito que nem mesmo eu estou preparada para parar de amamentar, ela então nem se fala.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Karine, parabéns pelo blog e muito obrigada por difundir conteúdo de suma importância para nós!!!!!
    Lamentavelmente eu não amamentei. Tive câncer diagnosticado no início da gravidez, por opção eu aguardei o parto para começar o tratamento, enfim... me preocupo demais em fazer o melhor para meu pequeno mas não tive a orientação necessária sobre a fórmula a ser ofertada. Ele tomava Aptamil AR, que, se não me engano, não possui DHA. Agora ele tem 2a e 8m, e gostaria de saber como posso incluir esse nutriente na alimentação pois, as fórmulas que vejo com DHA são altamente adoçadas e não acho saudável. Há alguma fórmula indicada? Outra forma? Salmão e peixes em geral (ele come 4/5xs por semana) eu já li que não contêm...
    Espero que possas me ajudar!
    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Sirva peixes como Cavala, Atum, Sardinha, Bacalhau.. Todos ricos em DHA! Muito mais que qualquer fórmula...

      Excluir
  22. Oi Karine, tudo bem? Eu percebi que inseri um comentário como resposta de outro, não sei se isso causa alguma confusão no blog, desculpe! Agora envio pelo campo certo. Copio-o abaixo. Se não tiver como excluir o outro e manter só este, basta ignorar este, então. Mas apreciaria muito sua resposta, lá ou cá... Obrigada! E parabéns mais uma vez pelo excelente blog!!

    Oi Karine, parabéns sempre! Seu blog é incrível. Se você estivesse no Rio, eu certamente estaria no seu consultório de vez em quando! Eu tenho algumas dúvidas sobre esta questão do aleitamento a partir de um ano. A primeira, é quantas doses de leite o bebê de 12 meses precisa por dia, e se o leite materno sozinho já supre toda a necessidade. Se eu amamentar pela manhã e à noite, posso não dar nada de leite de vaca? Eu estou confusa pois fui a uma nutricionista que me disse que meu leite agora é "só afeto", mas não deve contar como refeição, nutrição. Então ela sugeriu dar uma mamadeira de LA depois de amamentar (mas minha filha rejeita). Já a pediatra diz que meu leite conta, sim. E estou preocupada em garantir que ela esteja bem alimentada ao longo do dia pois decidi começar a fazer o desmame noturno. Quero ter certeza de que ela não acorda com fome, e sim por hábito mesmo...

    A outra pergunta é sobre a quantidade de refeições diárias. Com 1 ano, se eu amamento pela manhã e à noite, 4 refeições ao longo do dia são suficientes? (café da manhã, almoço, lanche e jantar?) Tento dar sobremesa (fruta) sempre, tanto no almoço quanto no jantar, mas às vezes ela come, às vezes não. Nunca insisto. Ela janta por volta de 18h e depois eu só amamento. Será que ela pode ter fome na madrugada?
    Por fim, eu estou apreensiva pois vou viajar em novembro por 9 dias. Precisarei desmamar o dia também até lá, então acho que vou parar em definitivo. Se ela continuar recusando leite de vaca/fórmula, como poderei substituir as duas mamadas?
    Muito obrigada, Karine!!!

    ResponderExcluir
  23. Primeira vez que visito seu blog e AMEI!

    Minha filha tem 8 meses e ainda mama. Pretendo que continue assim enquanto ela quiser.

    Ela come muito bem durante o dia: papinha doce (fruta) no lanche da manhã e da tarde e sopinha no almoço e na janta.

    Ultimamente percebemos a pele dela amarelada nos pés e nas mãos. A pediatra disse que era por causa dos alimentos amarelos que ela consumia como cenoura e mamão.
    Tirei a cenoura da dieta, mas fica dificil tirar o mamão, ja que ela só gosta de frutas "macias"(banana, mamão, abacate) e a banana seca muito as fezes dela.
    Você tem alguma sugestão de fruta que eu possa introduzir?

    Obrigada.

    Karol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pêssegos, ameixas, melancia, melão, uva... A lista é enorme!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  24. Gostei muito do que li!Hoje estava conversando com meu marido que não tive muito apoio nem do Obstetra nem do pediatra em relação a amamentação.Por eles eu já teria desmamado ela em decorrência das duas mastites que tive.A Mariana completou 1 ano dia 14 passado e ainda mama e muito,e como trabalho em casa pretendo manter assim pelo menso até os 2 anos!

    ResponderExcluir
  25. Nossa, fico tão triste quando penso que não vou conseguir amamentar até os dois anos do meu filho. Meu leite secou quando ele tinha 10 meses. Agora ele está com 11 meses e 4 semanas e toma leite artificial, o NAN. Amamentei exclusivamente até os 6 meses em livre demanda.

    ResponderExcluir
  26. Olá Dra.! Um help por favor...até os 2 anos e 3 meses amamentei meu filho. Na verdade, um pouco antes disso eu já havia introduzido o leite ninho. No começo ele tomava puro, mas quando eu comecei a misturar com frutas ele passou a aceitar só assim. Por mim tudo bem já que fico em casa com ele o dia inteiro. O problema é que me vejo perdida quando preciso sair/estou na rua. Existe alguma opção saudável que "me salve" nessas horas? Perguntei ao pediatra dele e ele me pediu para dar achocolatado, mas particularmente não sou a favor devido a quantidade de açucar. Muito obrigada pela atenção...bjus, Tatiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane!
      Como seu filhinho é maiorzinho, na rua, dê apenas frutas... ou um iogurte natural!
      Beijos

      Excluir
    2. Dra., muito obrigada pela atenção e retorno. Não querendo abusar, só mais uma dúvida por favor rs... Como eu disse acima, ele não aceita o leite puro, só aceita batido com frutas. Então dou de manhã, a tarde e a noite, vou variando as frutas (mas a que ele mais gosta é de leite com banana). Li há uns dias atrás que temos que tomar cuidado com a oferta de sucos e vitaminas, devido a alta concentração de frutose, o que pode levar a uma diabetes tipo 2 no futuro. Fiquei super preocupada, pois achava que estava fazendo certo mas agora nem sei mais. E também, devido a já dar o leite com a fruta pra ele, as vezes fico sem oferecer a fruta pura, devido a isso mesmo. Iogurte natural ele adora, mas também tem que ser batido com alguma fruta. Umas 3 vezes, cheguei a oferecer a ele leite com cacau em pó e um pouco de açúcar mascavo. Ele até tomou. A Dra. acha interessante eu oferecer isso? E quanto ao melado de cana, também posso adoçar com ele? Tenho um fechado em casa mas não sei se posso adoçar com ele também. Desculpa tanta pergunta Dra., mas estou muito confusa....muito obrigada mais uma vez... Tatiane

      Excluir
  27. Sempre quis amamentar até 2 anos, mas minha bb, que tem 1 ano, faz meu peito de chupeta e só dorme grudada nele e isso está me deixando exausta... se não dou na hora que ela pede ela faz o maior escândalo

    ResponderExcluir
  28. OLá gostei muito desse site! Meu filho tem 2 anos e 3 meses, pesa 12kg e 800g, ele ainda mama muito e muita gente diz que ele é magrinho em relação a outras crianças da mesma idade. Ele come um pouco de tudo que ofereço, menos mingau. E como todas as frutas, no almoço ele come um pouco e depois completo com uma fruta ele adora manga, tangirina, laranja, abacaxi melancia, banana,caju, melão, tomate e na janta arroz de leite. Mas o peso é sempre assim, sempre ganha pouco. Dr. Karine vc acha que estar correta alimentação, e o amamentar ainda serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michely!
      O pouco que me conta parece ser uma ótima alimentação. E o leite serve sempre, enquanto vocês se sentirem à vontade com ela! ;)

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Adorei o blog! Meu filho tem 2 anos e 3 meses e ainda mama muito. Ele não toma migau, o leite que toma é o q coloco no arroz a noite pra ele jantar. Faço sempre algo diferente pra almoçar, peixe, frango, carne, sempre cozido ele come com arroz e macarrão e 50 a 100mll de suco, apos o almoço ele sempre come uma fruta(manga, ou banana ou laranja ou tangerina) e durante o dia vai só com fruta é dificil ele aceita algo que não seja fruta. Ele tem 12kg 800g, as pessoas diz que ele é magrinho comparado a outros da idade dele. Dr karine, vc acha que ele estar no peso ideal, e sua alimentação correta?

    ResponderExcluir
  31. Ola amei o seu blog sou da cidade de redenção Pará mãe de primeira viajem meu filho tem 2 meses so mama o leite materno voltei a malhar e gostaria de saber se posso tomar whey proteina eu como tudo derivado do leite e nunca o fez mal mas tenho muito medo de tomar whey e o prejudicar me ajude por favor vou aguarda a sua resposta. Jessica garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Suplementação deve ser orientado por especialista. Fale com seu nutricionista/médico.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  32. Karine, vi que você, em respostas anteriores, disse que, se a criança não tem alergia ao leite de vaca, ou intolerância, a mãe pode tomar whey e continuar amamentando. Eu tenho tomado e, até agora, não percebi qualquer alteração na minha filha, que tem 1 ano e 4 meses. Alguma contraindicação? Obrigada

    ResponderExcluir
  33. Oi Karine, muito apropriadas suas considerações. A questão por trás desse comportamento que condena a amamentação é a mesma que condena cama compartilhada, que valoriza a criança que se torna independente o mais cedo possível, que valoriza o desenvolvimento cognitivo em detrimento do afetivo, competição e não a cooperação, o controle e não a confiança.


    Meu filhote tem 1 ano e 3 meses. Mama muito ainda, e tem apresentado um belo desenvolvimento em todos os sentidos. Percebo o quanto mamar é muito mais do que simplesmente oferecer alimento. Amamentar exige presença, tempo. Mas numa sociedade em que licença maternidade é vista mais como despesa do que como investimento, em que não se pode ficar recolhida e quieta no período menstrual, não seria diferente com relação a amamentar. Lamentavelmente.

    Um abraço, bons trabalhos e sigamos insistindo na divulgação da importância da ammentação e de uma alimentação mais natural ao longo da vida.

    ResponderExcluir
  34. olá dra.meu filho nasceu com um problema na lingua e teve que iniciar suas refeições solidas mais tarde.ghoje está com tres anos e ja tem seus proprios gostos.gostaria de saber como faço para iniciar a alimentação com arroz, feijão, carne etc.

    ResponderExcluir
  35. Adorei este post!!! D+......Eu estou amamentando, minha bebe tem 17 meses e vou continuar até os dois anos, exclusivamente com o leite materno. Minha bebe está ótima! Grande, forte, esperta extremamente sadia. E eu muito feliz, por dar o melhor pra ela.

    ResponderExcluir
  36. Obrigada, Karine! Li esse post justamente na semana que estava pensando em como deixar de amamentar o meu filho. Certamente seguirei até os dois anos! Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  37. Como tive que voltar ao trabalho após 4 meses, criei um abito de amamenta-la pela manhã e a noite, ela ficou acostumada a esse ritmo e mama até hoje minha filhinha está com 1 ano e 1 mês. Pretendo amamentar até 2 anos.

    ResponderExcluir
  38. Olá Karine, muito obrigada pelo seu post! Meu bebê está com 1 ano e 1 mês, até os 6 meses exclusivo LM e após os 9 meses seguindo orientação da pediatra começamos a completar com fórmula. Só que nenhuma delas foi bem aceita por ele, fórmula pura nem pensar, apenas batida com fruta e olhe lá, toma a contra gosto. Quando troco a mamadeira e lhe ofereço o peito, faz uma festa tamanha, abre aquele sorriso, balança as perninhas. Ele se alimenta super bem, cardápio natural e variado, e ama todo tipo de fruta em natura. Aí minha pergunta, preciso mesmo insistir na complementação? Ela é realmente necessária? Ou posso dispensá-la e seguir apenas com o "ouro" produzido por mim?

    ResponderExcluir
  39. Ola, tenho uma bebe que neste mes de setembro completa seis meses; provavelmente a pediatra vai inserir as papinhas. Meu desejo é de continuar apenas com o peito, mas pra frente comecar a inserir outro tipo de alimento. Gostaria de saber se causara algum problema a ela pois li em diversos lugares que o organismo do bebe só absorvera totalmente os nutrientes de outro alimento sem ser o peito só apos doze meses? Agua e agua de coco ( li q é mto bom, mesmo? ) ate penso em dar. Mesmo assim sou muito resistente em dar apenas o peito... Grata aguardo uma resposta! Larissa Santos Silva

    ResponderExcluir
  40. Drª Karine,por favor gostaria de saber o quanto a alimentação da mãe influencia a amamentação,pois detesto peixe de qualquer tipo mais tenho receio de meu leite ter deficiência de DHA.Desde já agradeço sua atenção

    ResponderExcluir
  41. E amamentar um menino de 12 anos? Realmente, cada um faz o que quer da vida, mas acho muito estranho isso...

    ResponderExcluir
  42. Ainda estou com problemas sobre amamentação... Minha bb de 1 ano e 2 meses ainda mama muito e pouco come, mudei o pediatra (o anterior mandou tirar o mama por completo) e agora esse novo está mandando tirar o mama de madrugada (alegando que estraga os dentes e deixa o metabolismo dela maluco) - RESULTADO: ela está comendo menos e estamos TODOS super estressados, porque ela não dorme a noite inteira querendo mamar e chora sem parar... Não sei mais o que fazer, meu instinto diz para amamentar normalmente quando ela quiser, sem restrição e continuar oferecendo comida normalmente... mas ouço dos pediatras que minha filha vai ficar desnutrida... SOCORROOOOO, algum profissional que possa me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Minha também tem 1 ano e 2 meses só mama o peito as vezes mama a Madeira e come pouco

      Excluir
  43. 0la minha bebe mama ninho com farinha lactea e estou tirando o peito ela tem 1 ano e seis como seguir qual leite e quanto ela come de tudo esta com 13kg .

    ResponderExcluir
  44. Nossa como amei esta publicação, eu estava decidida a tirar o mama da minha filha de 1 ano e três meses pelo fato dela esta ruim pra comer, Dr o fato da amamentação realmente não influencia na perda de apetite da criança? A minha filha às vezes come bem mais tem dias que não quer a comida, mas ela sempre come frutas e bebe sucos, ela mama de madrugada e mama muito de manhã e acorda muito tarde acorda já quase na hora do almoço, isso pode prejudicar na falta de apetite dela na hora do almoço? E tem algum problema ela ficar sem comer nada pela manhã? Por favor me responda. Eu estou preocupada e já pensei na hipótese de tirar ela do peito pra vê se ela acorda mais cedo e toma o café da manhã e melhora a alimentação dela.

    ResponderExcluir
  45. Karine, entrei aqui porque ando insegura quanto à necessidade de ministrar fórmula para meu filho. Ele está com onze meses, eu trabalho fora o dia todo e não mando LM mais. Ou seja, mamada só a noite e de manhã cedinho. Fico em dúvida se é suficiente.
    De toda firma, foi ótimo ler uma matéria tão entusiasta sobre amamentação, revigorou minhas convicções sobre o tema! Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Adoreeeeeiiiii é isso mesmo amamento a minha bb e ela tem 3 anos e 6 meses e vou amamenta-la até quando ela quizer.😜

    ResponderExcluir
  47. Ola minha filha tem 1 ano e 8 meses e tenho mais um bebe de 1 mes de vida. Minha filha de 1 ano e 8 meses ainda mama no peito tem algum problema pra ela ou pro o bebe de 1 mes?

    ResponderExcluir
  48. minha filia tem um ano e ainda mama todo mundo fala tira ela d
    peito q bom saber q o leite materno apos 1ano ainda faz muito bem a ela bjs

    ResponderExcluir
  49. minha filia tem um ano e ainda mama todo mundo fala tira ela d
    peito q bom saber q o leite materno apos 1ano ainda faz muito bem a ela bjs

    ResponderExcluir
  50. minha filia tem um ano e ainda mama todo mundo fala tira ela d
    peito q bom saber q o leite materno apos 1ano ainda faz muito bem a ela bjs

    ResponderExcluir
  51. A minha filha tem 10 meses e mama ela não tomarem mais um leite só o meu, você acha que devo dar mingau ou algo parecido ou ou outro leite para complementar??

    ResponderExcluir
  52. Ebaaaaa, to chegando la. 1 ano e 3 meses de muito PEPETO, e to nem ai pra quem quer falar ou dar palpite, Deus deixou o alimento certo, e na biblia fala que a criança era amamentada ate os 3 anos de idade, la vamos nos. Amei o post, brigada por detales que me fez ter mais amor para amamentar. E ela come super bem outras coisas, então graças a Deus to feliz. e Força mamae, vamos continuar.

    ResponderExcluir
  53. Minha filha tem 1 ano e 2 meses o leite do peito sustenta ela as vezes ela nem pega na mamadeira nem come direito

    ResponderExcluir
  54. Minha filha tem 1 ano e 2 meses o leite do peito sustenta ela as vezes ela nem pega na mamadeira nem come direito

    ResponderExcluir
  55. Minha filha tem 1 ano e 2 meses o leite do peito sustenta ela as vezes ela nem pega na mamadeira nem come direito

    ResponderExcluir
  56. Minha filha tem 1 ano e 2 meses ela só que o peito sustenta ela

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs