terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Banana de verdade e banana no potinho

Olá pessoal!!

Existem dúvidas que sempre pairam no ar quando o assunto é alimentação dos bebês. E uma questão sempre muito discutida são as papinhas prontas.
Aqui no Brasil, outras duas marcas estão aí no páreo para vender papinha industrializada. Mas tem um, uma marca já antiga, pelo jeito adorada pela Cláudia Leite  que acompanha as mamães, aquela do potinho de vidro, sabe?
Quando vejo um produto desse percebo o quanto um bom marketing pode ser poderoso! Muito, muito poderoso.

Como é que convenceram a gente que um alimento mais caro, que forma mais lixo (menos sustentável), tem aditivo e é menos nutritivo é o melhor?

Vou explanar sobre o assunto. E pra não fazer aquele post enooooorme, vou escolher uma papinha, apenas uma. E com essa escolha, você já saberá muita coisa das papinhas de fruta industrializadas. Vou fazer um combate, certo?


Melhor jeito de comer banana!!


Menos nutritivo?

É minha gente, vou começar do começo! Do que mais assusta. A nutrição.
Decidi que quero dar uma fruta pro meu filho. Vamos lá!

Banana Prata
Ingredientes: BANANA PRATA

Papinha de banana com maçã (por que tooodas as papinhas de fruta tem maçã no meio)
Ingredientes: ÁGUA, BANANA, MAÇÃ, SUCO DE MAÇÃ, AMIDO, FARINHA DE ARROZ, VITAMINA C E ACIDULANTE ÁCIDO CÍTRICO.

Farinha? Dois tipos de farinha? Eu não queria só fruta? Amido? Maizena na minha papinha de fruta? 

Uma banana prata tem, em 100gr, 98kcal, calorias "cheias", rica em vitamina e mineral.
100gr do potinho (o potinho tem 120, mas coloco a gramagem igual para uma competição igual) tem 53,33 kcal.
Uma banana tem 1,3gr de proteína. O potinho? Nada!
Quer que o intestino do seu bebê funcione direitinho? A banana tem 2 gramas de fibra. O potinho, 0,8gr de fibra.

O primeiro ingrediente declarado é sempre o que mais tem no produto alimentício. Na papinha de potinho, o primeiro ingrediente é água. Você não acha estranho? Água, farinhas, vitamina C e ainda acidulante ácido cítrico - que é um aditivo alimentar, sempre é bom lembrar.

No potinho, não vem descrito se tem potássio, vitamina B6, vitamina C... não sei se tem - a indústria não diz quanto de cada ingrediente tem no produto, para que possa fazer a conta. Na banana tem! Ainda tem Cálcio, Magnésio, tudo de maneira natural...

Mais lixo?

Claro né, pessoal!
Uma banana tem casca biodegradável. o potinho, mesmo se reutilizado, ainda é mais um lixo!

Mais caro?

Um potinho, vi no site do pão de Açúcar, R$3,58. Dá pra comprar, no mesmo site, uma banana por R$0,58.

E tem conservantes ou não?

Primeiro, precisamos saber o que é aditivo alimentar. Aditivo nem sempre é conservante. Aditivo pode ser um flavorizante, um umectante, um acidulante. Algumas embalagens nos livram de conservantes, o fechamento hermético pode ser um deles. Mas o aditivo ainda está lá!!!!!!


Do site Dôssie Acidulantes: Não só a acidez dos alimentos é alterada pelos compostos acidulantes, essas substâncias também desempenham outras funções como regulador de pH, atuando como tampão nas mais diversas etapas do processamento de alimentos e diminuindo a resistência de microrganismos; agente flavorizante, disfarçando gostos desagradáveis de outras substâncias e tornando o alimento mais saboroso; conservadores, controlando o crescimento e desenvolvimento de bactérias patogênicas e seus esporos. 


Prefiro o gosto sem disfarce da banana.

Mais prática?

Vamos combinar. Quem nos convenceu dessa mentira. Tem coisa mais prática que banana? Abre, serve e acabou. Seu bebê é novinho e  não mastiga pedaço? Fiz um vídeozinho especialmente pra você. Desculpe se essa indicação é muito simples, mas é de ideias simples que precisamos! 





Ela "mata"?

Coloquei essa frase de propósito mesmo. É claro que não! Mas só porque ela não faz efetivamente mal agora, não significa que seja a melhor opção, certo? 

Não se deixe levar! Potinho não tem NENHUMA vantagem. Leva uma banana na bolsa, vai!

Beijos e até a próxima!

33 comentários:

  1. Adorei o post. Sábado minha bebê fará 6 meses e estou pesquisando muito sobre uma introdução alimentar adequada. A minha dúvida é: Minha pediatra havia comentado apenas sobre a banana-maçã, e no seu post, vi que colocou banana prata. Pode ser? Posso dar dos dois tipos ou ha alguma restrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim!
      Qualquer banana pode ser ofertada na Introdução alimentar...

      Excluir
  2. Oi! Td bem? Farei uma viagem com meu bebe e ele terá 1 ano e 2 meses. Nunca dei papinha industrializada e não pretendo dar. Porém o horário do vôo é das 11:00 as 14:00 e meu bebe almoça ao meio dia. Fui informada que no avião não oferecem almoço, apenas um "lanche". O que eu posso dar para o meu bebe? Obrigada. Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu viajei agora a pouco e levei muitas bananas e água.
      Meu bebê tem um ano e mama no peito também.
      A banana é fácil de levar e fácil de dar.

      Excluir
    2. Olá Fernanda!
      Não tem problema em atrasar ou adiantar o almoço dele um dia!
      Beijos

      Excluir
    3. O meu tinha 1a 8 meses qd viajamos de avião. Levei na bolsa térmica com ovinho de codorna e abóbora amassadinha com inhame. O q vc acha Karine? Algum problema?

      Excluir
    4. Fizemos a primeira viagem com nosso filho de 11 meses no mês passado. Fomos de carro e seriam em torno de 13h para chegarmos. Fiz a papinha caseira e levei congelada numa caixa de isopor, esquentando no microondas dos lugares onde parávamos para as refeições. Deu super certo!

      Excluir
  3. Fantástico o post! Eu às vezes me rendo ao pote... mas estes esclarecimentos são maravilhosos!!! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. sempre ofereci a banana inteira ao meu filho, ele ia dando mordidinhas até acabar tudo, comia super bem, adorava banana, eu brincava que ele era um macaquinho. Aí um dia desses ele pegou uma "virose" ou infecção, sei lá o que, que ele vomitou muitooo e uma das vezes só saiu banana, que ele tinha comido há pouco tempo. Desde então ele simplesmente não come mais, de jeito nenhum, nem se eu amassar, ele trava a boca e fica balançando a cabeça dizendo NÃO =( Ele tem 1a3m.. O que eu faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha paciência, Paulinha.
      Aguarde um pouco mais, e ofereça de vez em quando. E por enquanto, aproveite as outras frutas!
      Beijos

      Excluir
    2. Quando eu tinha uns 7 anos, vomitei suco de laranja, por conta de uma gripe. Tenho 34 anos e até hoje cheiro de laranja me arrepia, rs! Não force a barra do seu filho. Se ele tiver ficado traumatizado, paciência!

      Excluir
  5. Ótimo Post, não pretendo oferecer nunca esses " potinhos" para meu filho.

    ResponderExcluir
  6. Eeeeee, que bom que voltou a escrever no blog. Adorei a ideia de fazer vídeos. Nunca recorri às papinhasz industrializadas de frutas para dar na rua, mas confesso que também nunca tinha pensado na facilidade de dar a banana para os pequenos que ainda não comem pedaços maiores rsrs.

    Bjão

    ResponderExcluir
  7. Minha filha tem 3 anos. Nunca comeu essas papinhas, nao critico quem da, no entanto, nunca vi necessidade de dar quando posso recorrer a uma fruta. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  8. Eu nao moro no Brasil e aqui todos os medicos aconselham dar essas papinhas prontas para as criancas, pelo fato de nada crescer aqui(Russia)pois é muito frio, tudo vem de outros países, entao sao alimentos com muita quimica, transgênicos, eles falam..quando vc for ao Brasil pode dar tudo natural pq tudo cresce lá, mas aqui não. Falam que é mais seguro por ser produto infantil a fiscalização é muito rigida...fico triste...mas nao tenho muito o que fazer...ou já que as 2 opções são ruins qual seria ''menos mau' ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se eu estivesse em seu lugar, procuraria conversar com os produtores, fornecedores, etc. E daí, saber um pouco mais sobre a realidade dos alimentos frescos daí!
      Abraços e boa sorte

      Excluir
  9. Oi Karine, adorei o post. Otimas idéias vou guardar para quando meu pequeno começar a comer. Comecei meu blog hoje, da uma passadinha lá se puder http://meninaqueviroumae.blogspot.com.br/

    BEIJOS!

    ResponderExcluir
  10. Meu filho tá tem 2 anos, não come papinha, mas eu vi o vídeo só para ver e te ouvir falando! rsrs... Adorei!

    E está na simplicidade da dica a maravilha dela! rsrs...

    ResponderExcluir
  11. Olá Karine! Descobri seu blog ontem através de alguém que compartilhou um de seus posts no facebook, e desde então li de cabo a rabo! Estou aguardando a chegada da minha princesinha daqui a aproximadamente 6 semanas, e as dicas sobre amamentação, pega, e nutrição para bebês foram ótimas leituras. Obrigada por disponibilizar seu tempo para nos orientar, vou guardar com carinho e voltar sempre! Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Vc conhece aquelas "papinhas doces" da Jasmine? São chamadas de Smoothie e sempre tem 2 frutas juntas.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de indicação de "petiscos" para distrair bebês de 1 ano mais ou menos, pois dou biscoito maizena ou biscoito de polvilho, mas pelo que ando lendo por aqui, estou fazendo besteira :(
    Alguma sugestão saudável para entreter os pequenos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida. Repense a ideia de dar petiscos para entreter o pequeno. Assim, ele pode aprender a comer pelos motivos não adequados...
      No mais, biscoitos de arroz integral são boas opções de biscoitos!

      Excluir
  14. Espetacular! Adorei o vídeo da banana! Eu sempre levo uma na bolsa para oferecer ao meu filho de 1 ano e 3 meses, mas levo junto um pequeno "arsenal" (potinho e guarfo para amassar). Sua dica vai facilitar minha vida. Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Amei o blog! Dicas maravilhosas! Desse jeito meus pequenos comerão cada vez de forma mais saudável no que depender da mamãe aqui.

    ResponderExcluir
  16. Pena ser em Sao Paulo!
    Moro no Rio e minha bebe tem 1 ano e 4 meses. Depois que fez 1 ano se recusa a comer qualquer papinha salgada. Amassada, liquidificada, em pedacos... Mama no peitp que é uma beleza! O que me alivia e muita, apwsar de todos dizerem que ela nao come porque ainda amamento. Ela adora suco de manga e melancia, so quer banana como frita e.... fica nisso. Eu mesmo sempre fiz as papinhas dela. Trabalhando fora dei um jeito de comprar os legumes fresquinhos, cozinhar e congelar. Meu frezzer esta cheio e ela nao quer!!!
    Me da uma palavrinha amiga?!
    Indica um colega seu aqui no Rio?!
    Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Quando nossos filhos não comem, nos dá um desespero mesmo. Mas calma! Dá uma olhada nesses textos, tem dicas para que você ajude seu filho a passar por essa fase:
      http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2011/06/meu-filho-nao-come-parte-2-pre.html
      http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2013/04/perguntas-e-respostas-sobre-crianca-que.html
      Considere passá-lo em uma nutricionista. Pode te ajudar.
      Abraços

      Excluir
  17. Parabéns pelo trabalho! Vejo muitas "dicas" por ai que pensam que só por que não estão dando refrigerante e batata frita pro bebe o estão alimentando bem com papa industrializada e danoninho, é triste como realmente as mães acreditam que farão o filho crescer "forte, saudavel e com carinho" ao dar estas porcarias.

    ResponderExcluir
  18. Oi Karine! Parabéns pelo post, e como você disse, é do simples que precisamos. Aproveito também para parabeniza-la pelos comentários, que cada um você responde e direciona, nossa, quanta gentileza. Sou nutricionista também, boa semana, abraço

    ResponderExcluir
  19. Adorando seu blog!
    Lindo trabalho!
    Obrigada pelas valiosas dicas!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Uau! Fazendo uma "simples" pesquisa no google acabei me encontrando em meioao seu blog!
    Sensacional, simplesmente.
    Minha bebê está com 5 meses e meio e estou tentando começar a introduzir alguns alimentos, como frutas (banana, pêra, mmamão...).
    Percebi que ela adorou o mamão logo na primeira tentattentativa. Já a banana foram precisas 2 tentativas para que ela gostasse, mas amou. A pêra e a maçã pretendo tentar em breve.
    Mas nossa, como você me ajudou!
    Já não pretendia dar esses "venenos disfarçados" para a minha filha, e agora muito menos.
    Obrigada.
    E que Deus te abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  21. Olá amei o blog! Queria tirar uma dúvida meu bebê tem 4 meses e duas semanas ele ta mamando no peito e aptamil vou voltar a trabalhar agora e queria saber se posso dar suco de laranja, banana prata, maçã frutas no geral..?

    ResponderExcluir
  22. Olá amei o blog! Queria tirar uma dúvida meu bebê tem 4 meses e duas semanas ele ta mamando no peito e aptamil vou voltar a trabalhar agora e queria saber se posso dar suco de laranja, banana prata amassada, maçã frutas no geral..?

    ResponderExcluir

Comente! A nutri adora conversar!