Pular para o conteúdo principal

Deixa sem comer! Já ouviu isso?

Bom dia pessoal

Quando temos um filho que "não come" (você já leu sobre isso por aqui!), buscamos ajuda em vários cantos: vizinhos, médicos, internet, amigos... e em algum lugar, recebemos o conselho:

"Deixa sem comer pra você ver se não resolve!"

Ai os pais tentam - o quanto aguentam, claro. Por que essa frase, tão simples, é carregada de significados e sensações para os pais dos picky eaters (nome utilizado hoje, para definir as crianças que não comem). Vai ficar sem comer? Até quando? Vai ficar doente se não comer? Vai sofrer? Meu Deus, esse menino está sem comer há 7 horas e 35 minutos!
Calma. Respira. Vamos falar um pouco desse "deixar sem comer"?

Na verdade, esse é um bom conselho. Utilizamos o 'deixar sem comer" para favorecer o apetite. O maior tempero é a fome. Se a criança não tem um espaço de tempo entre as refeições sem comer nada (nem suco, nem fruta, nem bala- nada!- apenas água), o apetite não vem, jogamos contra nós mesmos, somos nossos próprios sabotadores. Por isso, se você quer auxiliar seu filho a comer melhor, determine horários para refeições (café da manhã, almoço, lanches, jantar), cuide para criar um espaço entre elas, de 3 a 4 horas, e sirva comida apenas nesses horários pré-estabelecidos. Isso é uma manobra para facilitar o apetite, mas todas as crianças deveriam comer com intervalos regulares de tempo, e não beliscar o dia todo...

Mas deixar sem comer não pode ser visto como um castigo, do tipo: "olha filho, se você não comer, não vou te dar NADA!"; "se não comer, vai ficar sem comer O DIA TODO"; " se não comer, só vai ter esse prato de comida para você comer o dia inteiro".
Tem que ser visto como simples e pura regra da casa:

"Não está com fome? Tem certeza, está satisfeito? Por que o lanche só será servido às 15 e até lá, você pode ter fome.
Tudo bem, filho."
(arghhhh por dentro.. tudo bem nada... mas repita o mantra: preciso ser neutra(o), preciso ser neutra(o))

Se você o ameaça, o coage, voltamos a estaca zero, a refeição sem prazer, com medo, com insegurança. A mensagem é: você tem um mau comportamento, você não come e por isso, será punido. Vamos tentar nos colocar um pouco no lugar da criança. Eu acredito que a criança tem sim, vontade de comer. Mas a menor tensão nesse momento cria uma angústia que destrói qualquer pequeno apetite.

Se você respeitou a decisão do seu filho, pulamos uma refeição. Mas ainda não acabou. Aquelas pequenas mãozinhas vão atrás de algo para comer, já que a última refeição foi insuficiente, e a barriga começa a reclamar. Agora, é a hora do limite. Sem brigas, sem entrar em discussão, mas com firmeza. "Filho, agora não é hora de comer. Às 15 horas vai ser servido o lanche, faltam 2 horas. Vamos fazer outra coisa?". E ele reclama, chora, diz que está com fome. E você, fica firme o relembra: você sente fome agora por que não comeu o suficiente na última refeição. 

Se você serve algo logo após, envia uma mensagem dúbia. E seu filho apenas responde à essa mensagem. Se os pais entregam a mamadeira (ou outro alimento) em uma situação assim, dizem para a criança que isso é ok. A criança entende que, se as pessoas que ela mais ama e que "sabem de tudo", entregam a mamadeira com um pouco mais de choro ou reclamação, tomar essa mamadeira é ok. Ela entende que pode comer, mas se preferir, pode tomar a mamadeira, ou outro alimento já conhecido. A criança não faz chantagem, é resposta à mensagem. Ela responde que prefere a mamadeira. Mas precisamos, como pais, entender que faz parte do nosso trabalho apresentar desafios, alimentos novos, sabores novos. E o desafio e o aprendizado também vem do limite, com carinho. Explicar que não vai comer porque não está na hora, e que, mais tarde, a criança poderá comer.


E na hora do lanche, sirva o lanche. Se você servir o prato de comida requentado, vai induzir seu filho ao prazer de comer? Ou vai parecer um castigo, uma punição, já que o restante da família está tomando um lanche? Mas, Karine, assim ele mata a fome no lanche. O pulo do gato está em determinar o que servir (você decide, lembra?) e as porções. Pequenas porções para não atrapalhar a fome da próxima refeição. Para forrar o estômago, e não para matar a fome.

Deixar sem comer não é castigo, não é punição, não é ameaça. Deixar sem comer não é tortura com o mesmo prato mil vezes. Deixar sem comer, na verdade, não é deixar sem comer. É respeitar horários, é não permitir beliscos fora de hora, é ajudar seu filho a ter fome nos momentos certos, é para todas as crianças, e não apenas para a criança que não come, é ter comida no café da manhã, no almoço, no lanche, no jantar, e sim, ter a sobremesa, mas no momento adequado, e respeitar a negativa do seu filho.

Eu sei, não é fácil. Na verdade, é bem difícil. O resultado é lento. Mas é recompensador. O intuito aqui é melhorar a dinâmica familiar, é trazer o prazer para a mesa, é tratar um picky eater com o carinho, atenção e o limite que ele deve ser tratado.

Afinal, já dizia o ditado: "barriga cheia, goiaba tem bicho!"



Até mais!

🌟🌟🌟 Quer saber mais sobre Introdução Alimentar Humanizada? 

Confira o curso online que montei especialmente para ajudar quem tem dúvidas e não pode ter uma consulta presencial. Clique para saber os detalhes e como se inscrever!🌟🌟🌟

Comentários

  1. Adorei! Mas como é difícil fazer isso...
    E quando a criança tá dodói? Aí não entra muito nesse esquema né... Qdo a rafa tá doentinha, eu dou o que ela aceita melhor, o que geralmente é leite e os benditos biscoitos de arroz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, quando a criança tá doente é uma excessão. VocÊ pode mudar a textura da refeição, oferecer o que ela mais gostar (desde que sejam bons alimentos), mas tem que ter consciência que é uma fase que irá passar, e a criança terá de voltar à alimentação normal depois.

      Excluir
    2. Exatamente isso! Criança doente precisa de afeto, carinho, cuidados, alimentação saudável e de fácil aceitação mais vezes por dia!

      Excluir
  2. Muito boa a explicação!

    ResponderExcluir
  3. Difícil mesmo, ainda mais pra mim que tive sempre um filhão "big eater", agora que está perto de completar 2 anos resolveu ficar 3 dias sem comer nada, só um pouquinho de água... a gente quase morre de aflição mas tem que aguentar, respeitar. E a coisa de ensinar aos pequenos passa antes do nosso próprio aprendizado como pais. E quem disse que aprender é coisa fácil? Obrigada pelo texto maravilhoso, Karine! Só com conhecimento a gente pode fazer melhor! Beijos

    ResponderExcluir
  4. O meu filho tem 2 anos e dar muito trabalho p comer.
    Toma mingau as 6 h da manhã e não quer almoçar, se eu deixar ele só vai comer as 15h. Essa semana ele foi ao pediatra e ela passou vários exames p ver se ele está com alguma carência de vitaminas.
    Eu fico arrasada por ele não querer comer.

    ResponderExcluir
  5. A minha filha acabou de completar 1 ano e sempre comeu bem, mas esta semana ela simplesmente nao quer comer a comida que faço, sei que está com fome porque ela come a papinha industrializada, mas a sopinha de legumes que faço não quer de jeito nenhum, estou desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha os ingredientes da papinha industrializada que vc usava e tenta fazer mais parecido.. inclusive a consistência.. só que com os ingredientes naturais.. e depois, aos poucos, vai colocando ela no ritmo alimentar da família...

      Excluir
    2. Vai ver ela não acha a comida que você faz gostosa. Não dê a papinha, mude alguma coisa no seu tempero. Porque, convenhamos, se ela não come o que você faz, mas come papinha (que é um horror), tua comida deve ser uma tragédia.

      Excluir
  6. Ótimos conselhos, obrigado! Estou nesta fase com minha filhota, de quase 2 anos! Muitas vezes ela não come o almoço ou jantar e logo depois vai pro armário e fica batendo na porta, chorando, querendo snack! Só para quando dou alguma coisa, fruta seca, biscoitinho (saudáveis), fruta, etc... Ela sempre comeu muito bem, mas de umas semanas pra cá, começou essa história de só querer snack e faz escândalo se não dou! Tenho que ser firme né? Será que ela vai entender se eu for firme e dizer que o jantar será servido logo e que ela pode esperar, por exemplo? Entendo fazer isso com uma criança mais velha, mas e quando a criança ainda não entende certas coisas?
    Muito obrigado por todas as dicas preciosas, sempre estou de olho! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entende, Mayra??? E bater na porta onde fica justamente os snacks é o que? Pra mim, ela já está marcando o território e escolhendo o que vai comer...

      Excluir
  7. Texto excelente! Tenho uma pequena lá em casa (1 ano e 2 meses) que, vez por outra, dá trabalho para comer, sobretudo, quando estão nascendo novos dentinhos. Antes, eu estressava bastante, ficava bem chateada, me cobrava... Mas agora, procurei ficar mais tranquila e percebo que ela tem comido até melhor... Vou seguir suas dicas! Obrigada por compartilhar... Me senti aliviada! =)

    ResponderExcluir
  8. Oi Karine. Primeiramente, parabéns por esse trabalho salvador de vidas que você abraçou. Você a Thais Ventura vão para o céu sem escala, tenho certeza. :D
    Eu tenho uma filha picky eaters (não conhecia o termo). Recentemente postei um rápido desabafo no grupo Alimentação Consciente. Você respondeu pedindo mais detalhes para poder ajudar, mas eu havia postado aquilo em meio a lágrimas e desespero, então achei melhor não prolongar.
    Nos últimos dias ela está comendo um pouco melhor. Mas já conheço essa dança: quatro, cinco dias de apetite bom e duas, três semanas de fastio. Muito estressante.
    Sobre o texto acima, sou das mães "sem coração" que deixam sem comer mesmo. Não quer almoçar, tudo bem. Aliás, tudo bem nada, fico arrasada por dentro, mas sou firme em não dar a mamadeira de leite que ela pede. Arrumo briga com todo mundo, principalmente com o pai dela, que acha isso uma grande besteira minha. Mas enfim. Mas sou sincera com você: não vejo ela comendo bem depois de passar várias horas com fome, não. Poxa, ela já passou umas 10 horas sem comer e mesmo assim não queria nada a não ser o leite. :(
    Aliás, por vezes achei que fosse o contrário. Quando eu cedo, ou permito que ela coma bolacha, por exemplo, entre as refeições, parece que ela come melhor depois. Não sei se é impressão minha.
    Agora a parte mais crítica da situação: estou quase aceitando as dicas para oferecer aqueles complementos alimentares para engordar criança. Estou achando ela muito magra. Tem 11,2 kg aos 29 meses. Os ossinhos da costela aparecendo, o rosto magrinho. Tenho muito medo de ela adoecer (e nos últimos meses vêm aparecendo resfriados constantes, coisa que ela não tinha antes).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, sei que a pergunta não foi direcionada a mim, mas meu filho também não come e há dois anos luto contra isso. Já deixei com fome (de resultado só a perda de peso mesmo), já dei estimulante de apetite (resultado: vontade de tomar mais leite), já fiz a comida bem divertida, com formas e cores, colorida (nenhum interesse em comer), já chamei pra preparar os alimentos comigo (as vezes ele até gostava, mas depois da comida pronta não chegava nem perto), já levei em psicólogo, vários pediatras e por ultimo em uma clínica de neuro atividade onde "diagnosticaram" ele com defensividade tátil. E disseram que possivelmente a aversão que ele tem era proveniente disso. Nos passaram um programa de atividades que quando recebemos vimos que já fazíamos (intuitivamente) tudo que estava descrito. Eu sei, pelo seu relato eu vi, que você, assim como eu, já tentou de tudo, espero, de coração que você tenha mais sorte que eu nesse quesito!!!! Vi a mim mesma em seu relato!!!
      Fabianna Alencar

      Excluir
    2. Oi Renata!
      Obrigada pelo carinho ;)
      Mas deixar 10 horas sem comer não é solução... sim, se ela come com intervalos menores (3 a 4 horas) fica mais fácil ter fome entre uma refeição e outra... Ela está abaixo da curva? Preocupa o pediatra?
      Em relação ao peso, é sempre necessário uma investigação um pouco maior... tente visitar alguns profissionais - fono, nutri, psicólogo. Se isso é uma questão que atrapalha a dinâmica familiar, peça ajuda!
      Um beijo grande e muito boa sorte

      Excluir
  9. As avós deveriam ler seu texto. É que muitas delas parecem empenhadas em destruir a rotina saudável de alimentação dos netos.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto Karine!!! Aqui em casa pratico essa técnica com os meus gêmeos de 1a2m. Na parte da manhã ofereço a mamadeira, depois somente água até o almoço (e eles almoçam bem!), daí umas 3 horas, uma vitamina de frutas, no meio da tarde iogurte e biscoito integral, à noite janta e antes de dormir uma mamadeira.. tudo isso em dose dupla!! hehehe.. mas é uma delícia! bjoo

    ResponderExcluir
  11. Karine, amei esse post. Percebo que muitas mães no intuito de alimentar os filhos, especialmente os magrinhos, acabam transformando as refeições num stress total. Eu fui dessas por um tempo. Insistia, oferecia mil vezes, reclamava... Até que aceitei que minha filha é magrinha mesmo e tem dias que ela, como todos nós, não está com muita fome ou não gostou da comida. E ponto. Vou respeitar. Nesses dia, fico de olho se ela está tomando líquidos, se está bem... Se estiver tudo bem, depois ela come o lanche ou a próxima refeição e tudo certo. Juro, minha vida mudou e ela passou a comer melhor. Deixar a criança provar a comida, experimentar, sem muita neura quanto à quantidade é a melhor solução! E, sim, dar espaço para sentir fome!!

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto! Também compartilho do mesmo pensamento. Sou nutricionista na área de pediatria e muitas vezes as mães não entendem esse posicionamento, principalmente quando a criança é criada pela avó. Mas acho que estabelecer regras em tudo, não só na alimentação, deve fazer parte da educação das crianças.

    ResponderExcluir
  13. Gostei do texto... eu era uma criança assim porém eu nao comia absolutamente nada nem as bobagens entre as refeições e na hora das refeições ei dava duas colheradas e nao queria mais... e so mamava a noite. .. minha mãe ficava quase louca... hj sou uma adulta obesa qie apresento transtorno alimentar da infância e portanto continuo desde sempre tendo problema com comida!

    ResponderExcluir
  14. Aminha filha só quer comer arroz, não ta aceitando outro alimento. Às vezes, pra mudar, come um pouco de miojo. Mamadeira, só dormindo. Ela já vai fazer 2 anos, e não sei mais oq fazer. Já está assim há uns 3 meses.

    ResponderExcluir
  15. Minha filha sempre foi magrinha, é da estrutura corpórea dela, assim como era quando bebe. Ela está com uma ano e dois meses e está sempre na linha da curva, qualquer peso que venha a perder ficará abaixo, mas nunca ficou. Não tenho neura com o peso dela pois ela come até bem e é muuuito ativa, e não acho que bebe gordinho cheio de dobras seja saúde. Porém, agora está em uma fase que só quer brincar com a comida e nada de comer, as vezes não aceita nem experimentar o que está no prato. Ela tem horários bem organizados, 6:00 mamadeira 9:00 café da manhã 12:00 almoço e a cada três horas é ofertado algo para comer sendo que a ultima refeição as 22:00 uma mamadeira. Mesmo com horários certos para comer e tudo mais, ela não aceita o almoço e janta, assim como as outras mães, eu invento, crio e recrio a comida na tentativa de aguçar o paladar mas nada dá certo. É sempre uma novela a hora das refeições já não sei o que fazer... :(

    ResponderExcluir
  16. Karine, é a segunda vez q leio eesse texto e fiquei com a mesma duvida, minh fillha tem 1 ano e 10 meses e ainda mama no peito, tem dia q come muito mal a comida, esse intervalo serve tb para as mamadas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a mesma dúvida. Meu filho tem 1 ano e 1 mês, tb mama apenas peito em livre demanda, pois não gosta de mamadeira, aliás, nem suco. Tem deixado de comer as refeições(todas, café da manhã, almoço, jantar, na verdade nunca foi muito bom de boca), mas não deixa de mamar. Tem o hábito de dormir mamando e se.eu deixo de amamantar ao dormir vira um chororô. Sem contar que, diferente de mamadeira, o seio é grudado, se damos colo eles quase que mamam à força. Bem difícil restringir o mamá. Help!!!!

      Excluir
  17. Karine, e quando a criança não come e no intervalo das refeições pede o peito? Ou amamentar não conta? Por que meu filho de 1a e 9 meses faz mto isso. Não come quase nada nas principais refeições, nas mama durante o dia várias vezes. Sempre escuto que ele não come por causa do peito entre as refeições.

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei o site. Tem dicas ótimas.

    Eu tenho um bebe de 9 meses e não consigo faze-lo comer nas horas certas... Ele chora, dá birra até que eu me rendo e dou a mamadeira. Alguma dica de como devo agir nessa situação?

    ResponderExcluir
  19. Karine, estou encantada com o blog.

    Tenho um neném de 8 mêses, amamentação exclusiva até os 6 mêses e em seguida introdução dos demais alimentos, ele come bem, almoça e janta, mas não tem ganhado peso.
    Em sua última consulta a pediatra receitou uma vitamina, orientou-nos a acrescentarmos farinha láctea ou bolacha maisena (picadinha) ás frutinhas. E ainda a conciliarmos ninho+1 com mucilon de arroz, nas mamadas a noite, pra vermos se ele "engorda e dorme mais".
    Questionei na hora se realmente valeria a pena oferecer tais alimentos apenas para o aumento de calorias, se não haveriam outras opções naturais que pudéssemos inserir. Sua resposta foi: "Mãe, seu filho precisa dessas calorias, e essa é a forma de suprirmos essa necessidade dele."

    Não satisfeita, vim pesquisar um pouco e te encontrei <3.
    Já li bastante coisa e vou aplicar,mas se possível gostaria que você me desse algumas dicas, do que fazer com o meu magrelinho... rsrsrsr

    ResponderExcluir
  20. O meu filho só come na creche em casa comida ele não come de jeito nenhum..faço de td e não tem jeito!!

    ResponderExcluir
  21. Karine tenho uma filha de 1 ano e 10 meses, ela não come, aceita um pouco melhor a comida salgada mais não todos os dias, não dou nenhum lanche durante o intervalo das refeições e mesmo assim nada, às vezes passa 08 hs sem comer não reclama de fome não da porre apenas bebe água. Estou conseguindo introduzir suco e leite fermentado com sabor. meu dilema é ela vai pra escola em tempo integral no próximo mês o que fazer se ela nem gosta de lanche ou iogurte pelo menos? Preciso de uma luz.

    ResponderExcluir
  22. Adorei o texto e comentários, entretanto, gostaria de saber se a criança não almoçar devemos tentar no horário do lanche dar o mesmo prato de almoço ou melhor tentar uma comida diferente e mais sólida na janta? Minha filha tem 2anos e 10meses. No colégio, alimenta-se bem, mas em casa, não.

    ResponderExcluir
  23. Gostei do texto, mas meu problema é meu filho tem 3 anos e não aceita a "comida". Ele come bem (iorgute,bolacha, pão, frutas etc) mas chega na hora do almoço é um escândalo não aceita de jeito nenhum a comida já fiz de tudo que se possa imaginar : brinquei de fazer comidinha, deixei pegar na comida, deixei com fome, dei diversos estimulantes ( todos com orientação medica) troquei de pediatra várias vezes.não sei mais o que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo está sendo a mesma coisa, a minha filha tem 3 anos e não sei mais o que fazer

      Excluir
    2. Comigo está acontecendo a mesma coisa.. a minha filha tem 3 anos e já tem 1 semana que não come comida. Estou sem saber o que fazer

      Excluir
  24. Adorei o texto!!! Vivo um drama em relação a alimentação do meu filho de 3 anos. Já fazem 2 anos que ele não coloca uma grama se quer de comida de sal. Mas é nada mesmo, nem bolacha salgada, nem arro, feijão, NADA mesmo. Já levei em vários pediatras, psicologo, nutricionista, terapeutas, e nem um resultado. Está com anemia, e cada vez que repito o exame preciso dar suplemento de ferro a ele. E a glicose entre 90 e 100. Já não sei mais o que tentar, pois ele tem verdadeira aversão à comida de sal. E está cada dia mais seletivo, inclusive com alimentos que já consumia antes naturalmente como as frutas. Estou desesperada...

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, preciso de ajuda, minha bebé de 1a 3 m não come comida nem frutas de jeito nenhum, ela si come a carne pq pega com a mão, não acho isso normal ela mama peito ainda é ae eu deixar fica o tempo todo, mas ando deixando mama so de noite e mamadeira tb. Deixei dois dias com fome só mamoy de manhã e mais nada, ficou com fome mas n almoçou nem jantou. N sei o q fazer. Aguardo uma resposta de ajuda por favor

    ResponderExcluir
  26. No meu ponto de vista nem tudo funciona para todos. Temos crianças bem diferentes uma das outras e o que dá certo pra um pode não dar certo para outro. Não dá pra comparar uma forma alimentação que deu certo para uma criança de 1 aninho de idade com outra criança que tem idade acima de 5 anos. E cá pra nós, tem um monte de crianças por aí que pai e mãe faz vontade e deixa sem comer ou tenta agradar fazendo bonequinhos com a comida pra não contrariar. Vamos ser realistas, eles precisam comer certos tipos de vitaminas que estão embutidos nos alimentos nessa fase de desenvolvimento. Falta dos pais ter paciência, insistência e inteligência. Há muitos por aí acomodados ou desesperados.
    Porque é mais fácil deixar sem comer do que ser firme e falar porque ele tem que comer isso? Ou até mesmo sentar na mesa e desligar a tv ou sentar a família inteira na mesa juntos e só levantar quando o ultimo acabar. Não há algo mais estimulante de você acabar de comer e trazer aquela sobremesa que seu filho tanto gosta e dar somente para quem acabou. Coma na frente dele na mesma mesa e faça ele entender que ele só vai ganhar uma sobremesa se comer a comida. Isso não é maldade, isso é educar pra vida. Amanhã seu filho pode não ser uma das crianças mimadas que acham que eles podem tudo e que tudo é deles. Querendo ou não todas as mães passam por isso na rua quando seu filho vê outra criança comendo algo delicioso na frente dele e ele fica hipnotizado. Vamos ser mais inteligentes e não fazer vontades para essas crianças. Olhem em sua volta como estão as crianças pelo mundo. Gastem um pouco do tempo de vocês com eles e não fiquem esperando a babá fazer ou acontecer o milagre.

    ResponderExcluir
  27. Oi meu nome é luana meu filho não come nada de sal nem com fome ele come .socorro o médico passou carnabol ainda não adiantou o que faco

    ResponderExcluir
  28. Oi meu nome é luana meu filho não come nada de sal nem com fome ele come .socorro o médico passou carnabol ainda não adiantou o que faco

    ResponderExcluir
  29. Esse texto foi confortante, fiquei bastante chateada com a minha filha, ela só quer comer besteira, vou fazer o certo,seguir as dicas.obrigada

    ResponderExcluir
  30. Oi karine . Tudo bem. Post muito esclarecedor.. Tenho uma pequena de 1 ano e 2 meses . Desde que comecei a introdução alimentar dela ela nunca aceitou bem os alimentos. Mas de uns meses pra cá não quis comer nada. Antes comia uma fruta as 9 ou as 3 da tarde. Depois nada. Só quer o peito e pronto. Se tento dar comida ela nao aceita. Desde esse 6 meses ela parou de crescer e ganhar peso ,continua com o mesmo tamanho de 6 meses e peso,mesmo mamando em livre demanda. Quando nao queria comer eu oferecia o peito,mas também nao perdeu. Sei que eu estava errada e quero mudar isso,como é que ela iria sentir fome se mamava o tempo todo . E agora quero fazer do jeito certo.
    Semana passada fomos a pediatra e ela disse pra eu deixar de dar o peito pra ela e sempre que ela pedir o peito oferecer comida.
    Então estou com uma semana tentando já. Dou peito as 6 da manhã e depois só dou depois que ela janta que é normalmente as 7:30 que termina.
    Ofereço comida de 2 em duas horas. Ela chora muito,e eu tento ser firme com ela. Porem quando ela dorme choro muito por conta disso.
    Gostaria de saber sua opinião em relação ao almoço. Eu ofereço as 12:00 ela não aceita,então ofereço novamente as 14:00 e as 16:00 e depois na janta a mesma comida do almoço.
    O que você acha que devo fazer.
    Como é a maneira certa de fazer isso por favor me ajuda.
    Quero muito ensinar minha filha a comer. Por favor...

    ResponderExcluir
  31. Karine tenho uma filha de 1 ano e 2 meses que nao come também.
    Até os 6 meses Mamou somente peito, na verdade 5 meses e 25 dias porque a pediatra disse que eu tinha que iniciar a IA.
    Iniciei como ela disse, tinha horarios definidos e mamava sempre após as refeições ,tinha dia que aceitava sim e dias não. Morávamos eu e meu esposo.
    Porem acredito que fiz tudo errado não dei a mesma fruta 3 vezes e nao esperei uma semana ,pulei as fazes nao ofereci os legumes um de cada vez pra ela poder diferenciar os sabores. Primeiro porquê eu nao sabia, minha ex pediatra nao me explicou e ainda tinha a pressão da minha sogra que ligava pro meu esposo e dizendo pra ele dar mingau pra minha filha, mamadeira e etc..
    Até os 8 meses ela aceitou algumas frutas e mesmo a papinha sendo tudo misturado ela aceitava umas 4 colheradas. Depois meu marido ficou desempregado e fomos morar com minha sogra, que atrapalhou muito a alimentação e o sono da minha filha. Sempre que minha filha ia comer ela vinha fazer graça ,pra menina, porque ei colocava ela no cadeirão e ia para um lugar tranquilo com ela pois ela ligava a TV muito alto e minha filha ouvia o barulho da TV e n conseguia se concentrar por conta dos estimulos
    Ela queria dar comida de panela pra minha filha com temperos artificiais, mamadeira, migau.. E eu dizia que não e lá vinha briga. E confusão e minha ficava no meio da confusão estresse total. Ela trabalhava e meu marido tambm entao era dificil ficar com a bebê fazer a comidinha dela e cuidar da casa, e por conta disso as vezes eu nao fazia as papinhas delas e por isso ela foi saindo da rotina e só mamava, quando saiamos nao levava a comidinha dela pronta. Oferecia o seios e ponto.
    Pois não tenho condições de comprar potes pra congelar as comidinhas, formas de gelo com tampa ou aqueles potes térmicos que são o olho da cara.
    Então as vezes eu fazia comida sim e as vezes não.
    Depois nos mudamos da casa da minha sogra e viemos morar em uma sos novamente e comecei novamente colocar ela na rotina porem ela nao aceitava chorava fazia birra etc.. VC ja sabe o resto.
    Ai então eu cedia e dava o peito e assim ia se passando os dias e meses. Mas resolvi tomar uma atitude e fui em uma nova pediatra de muitos que já fui.
    Então ela me disse que pra bebê comecar a comer eu teria que parar de dar o peito durante o dia e deixar ela sentir fome dar peito a 6 da manha e depois da janta que seria apartir das 7. Pois desde que comecei a IA parou de ganhar peso e crecer na época com 6 meses pesava 8 kg e 70 cm, hoje pesa 9 kg e 73 cm
    E a dra disse que ela precisa ganhar peso e crescer pois ImC dela está baixo.
    Então estou fazendo assim dou o peito as 6 da manhã, as 9hrs ofereço um lanche uma fruta um iogurte natural integral e etc.
    As 12 o almoço ai as vezes ela aceita e quando n ofereco novamente as 14:00 e as 16: e na janta a mesma comida do almoço ,pois foi isso que a pediatra recomendou e só depois da janta o peito e a noite ela mama em livre demanda.
    Mas estou em duvida em relação algumas coisas como por ex:
    Tenho que comecar a introdução alimentar como se ela estivesse com 6 meses primeiro as frutas e depois as papinhas salgadas?
    Ou se devo oferecer o almoco só as 12 e se ela não aceitar oferecer o lanche as 15:00 e só e depois a janta. Ou continuar oferecendo o almoço como a pediatra disse?
    Outra duvida em relação a mamada posso dar o peito depois do almoço se ela comer? Tenho medo de oferecer o peito nesse horário e ela não almoçar, por saber que vai mamar.
    Me ajude por favor. Eu quero fazer da forma correta agora preciso muito da sua ajuda .

    ResponderExcluir
  32. A minha filha tem 1 ano e 7 meses, e estou com problemas na hora da comer, quando chega na frente do prato ela começa a pedir peito, eu não sei o que fazer, até poderia deixar sem comer até a proxida refeição, mas se eu não dou o peito ninguém pode com ela, fica insuportável e chora sem parar...nao sei o que fazer

    ResponderExcluir
  33. Oi meu filho tem 1 ano e 10 meses e diagnóstico de autismo. Não come nada. Só biscoito , pão e mamadeira. Já deixei tbm sem comer mas ele não liga e na próxima refeição se não for biscoito pão ou mamadeira tbm não come. Se eu não ceder ele.fica 2hrs sem.comer . Oq faço ?

    ResponderExcluir
  34. Minha sobrinha nunca gostou de comer, hoje ela tem 12 anos e minha irmã a obriga a comer desde sempre!
    Com brigas, gritos ameaças...
    não sei o que fazer para ajudar. Tenho medo que minha sobrinha acabe desenvolvendo alguma doença ou aversão pela alimentação.
    Minha irmã não escuta ninguém e acha que está fazendo o bem para filha, mas a cada dia Júlia demonstra horror pela hora da alimentação. O que posso fazer para ajudar?

    ResponderExcluir
  35. Tenho um filho autista de 5 anos, que de uns dias pra cá ele não quer comer! Não come em casa e, muito menos na escola, que fica em tempo integral. Eu entro em desespero... começo a fazer ameaças, brigo, faço chantagem... mas nada! Tenho consciência, de que, com esse comportamento, apenas pioro a situação, mas na hora do desespero não consigo me controlar. Ele já perdeu peso, estava gordinho, agora está ficando mirradinho. Não sei mais o que fazer!

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, tenho um filho de 3 anos, ele tem muita preguiça de mastigar aí fica tirando a atenção...e isso se resulta que o café da manhã ele acaba de tomar no almoço. Não sei mais o que fazer, me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde, tenho um filho de 3 anos, ele tem muita preguiça de mastigar aí fica tirando a atenção...e isso se resulta que o café da manhã ele acaba de tomar no almoço. Não sei mais o que fazer, me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  38. Tenho o mesmo problema com a filha filha, ela não come comida. Foi excluindo grupos alimentares aos poucos até que parou só no arroz e hoje está fazendo duas semanas que ela não come nada, só lanche e mamadeira. Já me indicaram deixar sem comer, eu já deixei um dia inteiro e nada adianta, ela só pede a mamadeira ou um lanche, iogurte etc... Já acompanhamos com psicólogo, varias pediatras e não conseguimos bons resultados. Nada adianta. Sinceramente não sei mais o que fazer. Fico com muito medo que ela adoeça ou não tenho um desenvolvimento sadio.

    ResponderExcluir
  39. Meu filho de 2 anos e meio só aceita papinha nestle, não sei mais o q pois já tentei de tudo. Já misturei à comida, ele percebe e recusa. Porém na escola come comida. Como estamos em época de férias estou desesperada. Essa papinha tem em média 130 calorias, seria suficiente por refeição?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs