Pular para o conteúdo principal

O que aprendi com minha parceira culinarista

Olá pessoal

Muito tempo que não escrevo. Estou sentindo o blog ligeiramente abandonado. Mas esses problemas acabaram. Com minha nova planilha superplus de organização, isso não vai mais acontecer rsrs.

Vim aqui contar um pouquinho da minha experiência semana passada. Sou de São Paulo, minha parceira culinarista Thais Ventura, do blog As delícias do Dudu é do Rio de Janeiro. Já demos workshops juntas, conversamos todos os dias, trocamos informações e receitas. Mas deu vontade de estender um pouco mais a parceria.

Fui passar uma semana no Rio para fazer consultorias junto com ela. Funcionava assim: batíamos papo, as intervenções ou orientações eram feitas, todos na cozinha, Thaís cozinhava, essa semana as mães recebm um robusto material sobre tudo isso. Deu super certo! Amamos a experiência.
E cada dia a gente aprende mais, não é mesmo? Fiquei de olho em tudo o tempo todo, e queria contar um pouquinho para vocês de uns segredinhos dela, que eu já conhecia, mas ver ao vivo seguidamente foi outra história...

Planeje-se e facilite sua vida: a Thais começou algumas consultorias batendo alho no processador. Simples não? Ela mesma já havia me recomendado diversas vezes para fazer meu tempero caseiro. Economiza tempo, tempo precioso! Descascar e cortar alho demora um pouco, usar o alho já processado do mercado não tem sabor nenhum. Segunda-feira, quando cheguei da viagem, fui correndo fazer meu alho processado. Outra coisa: ela picada e higienizava tudo antes de começar a cozinhar. Mais praticidade também.

Use seu truque para ajudar a descascar. Eu deixo de molho na água, tem gente que aquece no microondas...


Comprometa-se: Estávamos em Niterói, e a maioria das consultorias foi no Rio de Janeiro. A paulistana aqui levou a chuva, e já sabem né? Amargamos até 3 horas e meia de trânsito. Faltou tempo no final do dia. Mas, independente de tudo, na casa da Thais, ela é a responsável pela comida. E aí, dá-lhe fazer almoço para o dia seguinte às 23:00, sem reclamação nenhuma. Ao contrário, ela ficava mais satisfeita, sabendo que o Dudu comeria a comidinha mais fresca e saudável no dia seguinte, mesmo com sua ausência. Ela se comprometeu com a saúde da família, e isso não é um fardo, é um prazer. Falta de tempo? Nós trabalhamos, temos filhos, não temos empregadas (uma diarista ajuda de vez em quando) e se for pra deixar algo de lado, na correria do dia-a-dia, uma boa comida (responsável por grande parte da nossa saúde) não fica de lado. Nesse texto já escrevi sobre nosso dever de cozinhar ou garantir comida boa para nossos filhos

Acredite, não leva tanto tempo assim: a comida para todos, em sua casa, ficava pronta em 30, 40 minutos. Em duas horas e meia na cozinha das mamães, saiam diversos pratos (principal, acompanhamento, lanches). Se você se planejar o máximo possível (compras ok, determinando um dia, fazendo um cardápio - ou pedindo para alguém fazer pra você), você gastará menos tempo na cozinha do que no facebook. Acredite, eu vi acontecer! Nesse texto, já escrevi sobre dicas de praticidades para o dia-a-dia da cozinha, com congelados práticos e saudáveis

Em maio tem mais consultorias em conjunto, dessa vez, aqui em São Paulo! E depois no Rio novamente....
Olha como o trabalho foi legal, aqui nesse álbum.
Beijos e bom dia na cozinha ;)


Comentários

  1. Nossa Karine dava tudo para estar entre vocês nessa consultoria... papo incrível e muito aprendizado.
    Já falei sobre isso no meu blog, o comprometimento com a cozinha e a alimentação da família.(http://www.eueleeascriancas.com.br/2013/10/cozinhando-para-a-familia.html)
    Sou fã das duas
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Karine!!!Tbém sou nutricionista, mas minha área é outra (esportiva) e nunca tinha ido a fundo sobre a alimentação dos pimpolhos!!!Depois de ser mãe (há 1 ano!!!) que comecei a me aprofundar, ler e cada dia me interesso mais!!!E como é gratificante ver aquele toquinho de gente crescer saudável, gostar da comidinha saudável e natural...parabéns pelo teu trabalho, pelo teu blog, confesso que virei sua fã (rsrsrsrsrs). Sucesso sempre!!!bjão Carol.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Karine!
    Quando serão as consultorias em SP? Como funcionam?
    Acompanho seu blog há algum tempo, mas nunca comentei (= leitora fantasma, rs). Tenho 1 bebê de 1 ano e 1 mês e dicas sempre são bem-vindas.
    Ah, sobre descascar alho, recentemente aprendi um truque ótimo. Desmonte a cabeça do alho (separe em dentes) e coloque tudo num Tupperware. Sacuda bastante o Tupperware e em poucos segundos os alhos estarão descascados! Os dentes "batem" no potinho e com o atrito as cascas se soltam.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Planejamento é tudo em qualquer área, se não quisermos perder o tempo que seria usado para outras coisas, é o mais sensato a fazer: planejar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs