Pular para o conteúdo principal

Bolo de maçã adorado e substituições saudáveis para bolos caseiros

Olá

Tem um bolo que eu sempre faço e é sucesso em casa. Se alguém vem me visitar, adoro fazê-lo. Perfuma a casa, é facílimo de fazer, e é claro, muito gostoso. Fui adaptando receitas por aí até achar o bolo que eu queria - sempre com aquele toque de saudabilidade.

E é desse toque que eu queria falar agora. A troca de ingredientes e adaptação de receitas nos alimentos do nosso hábito é um passo especialmente fácil  na busca de uma alimentação mais saudável. Esse bolo vai ser um exemplo, que pode ser multiplicado para outras receitas.

Vamos começar pela farinha branca: para fazer um bolo integral básico, troca-se a metade da farinha branca pela integral. Legal. Mas eu prefiro mais nutrientes! Trocar metade da farinha branca (ou o total de farinha!) pela farinha de aveia garante fibras como a farinha integral (e diminuí o índice glicêmico da receita), mas garante mais. Garante Zinco. Esse mineral essencial para o crescimento das crianças, essencial para a palatabilidade das crianças (manter níveis esperados de Zinco ajudam aquelas crianças com dificuldades alimentares a comer melhor), e o zinco ajuda a nutrir aquela criança pequena e com menos peso do que deveria.
Além disso, a fibra da aveia ajuda a diminuir o "colesterol ruim", aumentando sua excreção (eba!).Essa mesma fibra intensifica a ação das forças imunológicas, diminuindo a chance de sucesso das infecções.E a aveia é um "reduto" de vitaminas do complexo B, fundamental para manter a saúde mental e a energia do corpo.

Não tem farinha de aveia em casa? Compre a aveia em flocos e bata no liquidificador!

Toda receita de bolo vai óleo ou manteiga e açúcar. Aí é fácil - podemos sim, modificar as quantidades. Se a receita vai uma xícara de óleo, use meia e observe. Se vai 2 xícaras de açúcar, utilize um menos refinado, que tem traços de nutrientes (como o mascavo) e diminua a quantidade. Você vai ver que dá certo!

Chega de falação e vamos à receita?



Bolo de maçã delicioso

4 maçãs com casca 
2 bananas
3 ovos caipiras
1/2 xícara de óleo (usei girassol)
1 xícara e meia (um pouco menos, vai..) de açúcar mascavo
1 xícara de farinha
1 xícara de aveia
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa rasa  de canela em pó (ajuda a regular a glicemia)

Tire o centro das maçãs e pique em cubos duas delas. Reserve. As maçãs que você não picou, coloque no liquidificador, junto com as bananas, açúcar, óleo e ovos. Coloque essa mistura em um recipiente, junte as farinhas, por último, o fermento. Em uma assadeira untada e enfarinhada, coloque aquelas maças que você picou cobertas com a canela. Coloque a massa por cima e asse durante cerca de 40 minutos, no forno pré aquecido médio (210º C aproximadamente). Rapidinho!

Você pode assar em formas de cupcakes e congelar. Mandar nas lancheiras. Um dia antes, coloque na geladeira e em 8 horas o pedaço de bolo estará perfeitamente descongelado!

Beijos especiais com perfume de canela





Comentários

  1. Boa noite! Parabéns pelo blog! Será que posso substituir o açúcar por passas? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ai como eu queria levar minha pequena para uma consulta contigo... Ela tem 1 ano e 3 meses e de uns meses para cá está enjoada para comer, não aceita muita coisa. Há dois meses fizemos exames de sangue e foi detectada anemia por deficiência de ferro. Desde então enriqueci ainda mais a alimentação dela e estamos fazendo o uso o Neutrofer. ego receitas aqui, no blog da Thais, leio muito a respeito do que de melhor oferecer para ela. Me chateio, me entristeço, mas sei que tenho que persistir. Afinal, é por ela, pela saúde e bem estar dela.
    Obrigada por nos ajudar, seu trabalho é maravilhoso!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Hummmm que delícia Karine e ainda por cima saudável! Pode colocar umas castanhas para dar uma crocância tb não é?

    ResponderExcluir
  4. Estava procurando uma receita dessas!!! Uau!

    Karine, uma dúvida: tentantes podem tomar chás verde ou de hibiscos?

    Beijos. Admiro seu trabalho e sempre que necessário, o indico.

    ResponderExcluir
  5. É sempre bom ver receitas mais saudáveis para uma reeducação alimentar. http://www.planodesaude.net/

    ResponderExcluir
  6. Gostei pq meu filho é alergico a leite.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Por quanto tempo posso manter congelado? Parabéns pelo seu trabalho! Adorei a receita!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a receita, vou fazer para meu filho.

    ResponderExcluir
  9. Karine, acabei de fazer e ficou delicioso! Coloquei apenas 1 xícara de açucar demerara. Será se tem como adaptar esta receita para fazer um bolo de chocolate (com cacau)?

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde !!! Posso colocar somente a Farinha de Aveia? Sendo no total 2 xícaras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa estou com essa mesma dúvida....
      Será que posso colocar somente a farinha de aveia no lugar de trigo????
      Alguém fez dessa forma?

      Excluir
  11. vou tentar gosto muito de bolo parece ser uma delicia

    ResponderExcluir
  12. Posso dar esse bolo pro meu filho???? Ele tem i testino preso....banana e maça. Prende neh? Mas tem aveia...e ai???

    ResponderExcluir
  13. Posso dar esse bola pra uma bebe de 11 meses?

    ResponderExcluir
  14. Meu bolo ficou uma solinha de sapato, a única coisa diferente que fiz foi acrescentar leite, prq a mistura ficou muuuuito grossa no liquidificado e não queria bater :(

    ResponderExcluir
  15. Puxa estou com essa mesma dúvida....
    Será que posso colocar somente a farinha de aveia no lugar de trigo????
    Alguém fez dessa forma?

    ResponderExcluir

  16. Será que posso colocar somente a farinha de aveia no lugar de trigo????
    Alguém fez dessa forma?

    ResponderExcluir
  17. Bolo maravilhoso! Fiz e meus filhos amaram. O marido tb! Comeu quase o bolo inteiro...

    ResponderExcluir
  18. O bolo ficou ótimo. Minha filha de 3 anos amou.

    ResponderExcluir
  19. O bolo ficou ótimo. Minha filha de 3 anos amou.

    ResponderExcluir
  20. Qual o melhor óleo pra usar nessas receitas que são aquecidas e para fritura ? Já li em vários sites mas a maioria indica óleos como o de coco que e mto caro ..queria das opções que encontramos no supermercado como o de canola.. Girassol etc..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal!
Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia, e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças.
Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes.
Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas substâncias de xenobiótic…

Sem açúcar, com afeto ou porque não dar açúcar ao bebê!

Sempre me perguntam, por quê não dar açúcar ao bebê? Ou então: posso dar açúcar orgânico, mascavo, produto adoçante?


O seguinte: a resposta inicial, todo mundo já sabe. Açúcar branco é caloria vazia, logo, não faz bem pra ninguém, dieteticamente falando. Essa caloria vazia pode ser traduzida em excesso de peso lá na frente - uma das doenças de mais difícil tratamento: a obesidade.
Mas tem um motivo mais profundo aí. Que eu vou explicar agora.
A necessidade de comer açúcar (alimentos doces) é do adulto. O bebê está provando tudo. Ele não sabe, por exemplo, que o suco de maracujá tem que ser adoçado. Sério. Ele vai aprender o que você mostrar a ele. Ele não sabe que a banana pode ficar melhor com açúcar. Ou não. A necessidade é nossa, não do bebê.
Só que, por natureza, o bebê já vem gostando de doce de fábrica. Ofereça açúcar, iogurte adoçado, chocolate, pirulito e geralmente você verá um bebê que vai comer e se lambuzar. A lactose do leite materno é levemente adocicada.
Por isso, não é um dos…

Alimentação para maiores de 1 ano!

Eba! Chegou o tão esperado aniversário de 1 ano do bebê. Depois da correria da festa, voltamos ao dia-a-dia do bebê. Com uma nova dúvida. E a alimentação? Aí, passamos no pediatra, e ele indica: agora mãe, ele deve comer a alimentação família. A mãe comemora (ou não). Não precisa mais fazer papinhas... Aí eu entro: alimentação da família? Tenho medo dessa frase... prefiro dizer que agora a família vai comer a alimentação do bebê com a textura adaptada! Sabe porquê? Como é a alimentação dos adultos em casa? Você, mãe zelosa, vinha fazendo a alimentação perfeitinha, com todos os grupos alimentares e tal...como passou do primeiro ano, só arroz, feijão e carne é suficiente? Calma! Nada contra o arroz e o feijão, pelo contrário. Dupla fantástica, garante um prato quase completo. Lembra desse post? Quase completo por que o legume e/ou a verdurinha precisa acompanhar o prato. Como faziam na época da papinha. Portanto, a alimentação continuará com todos os grupos alimentares... fonte de carboidra…