quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Bolo de maçã adorado e substituições saudáveis para bolos caseiros

Olá

Tem um bolo que eu sempre faço e é sucesso em casa. Se alguém vem me visitar, adoro fazê-lo. Perfuma a casa, é facílimo de fazer, e é claro, muito gostoso. Fui adaptando receitas por aí até achar o bolo que eu queria - sempre com aquele toque de saudabilidade.

E é desse toque que eu queria falar agora. A troca de ingredientes e adaptação de receitas nos alimentos do nosso hábito é um passo especialmente fácil  na busca de uma alimentação mais saudável. Esse bolo vai ser um exemplo, que pode ser multiplicado para outras receitas.

Vamos começar pela farinha branca: para fazer um bolo integral básico, troca-se a metade da farinha branca pela integral. Legal. Mas eu prefiro mais nutrientes! Trocar metade da farinha branca (ou o total de farinha!) pela farinha de aveia garante fibras como a farinha integral (e diminuí o índice glicêmico da receita), mas garante mais. Garante Zinco. Esse mineral essencial para o crescimento das crianças, essencial para a palatabilidade das crianças (manter níveis esperados de Zinco ajudam aquelas crianças com dificuldades alimentares a comer melhor), e o zinco ajuda a nutrir aquela criança pequena e com menos peso do que deveria.
Além disso, a fibra da aveia ajuda a diminuir o "colesterol ruim", aumentando sua excreção (eba!).Essa mesma fibra intensifica a ação das forças imunológicas, diminuindo a chance de sucesso das infecções.E a aveia é um "reduto" de vitaminas do complexo B, fundamental para manter a saúde mental e a energia do corpo.

Não tem farinha de aveia em casa? Compre a aveia em flocos e bata no liquidificador!

Toda receita de bolo vai óleo ou manteiga e açúcar. Aí é fácil - podemos sim, modificar as quantidades. Se a receita vai uma xícara de óleo, use meia e observe. Se vai 2 xícaras de açúcar, utilize um menos refinado, que tem traços de nutrientes (como o mascavo) e diminua a quantidade. Você vai ver que dá certo!

Chega de falação e vamos à receita?



Bolo de maçã delicioso

4 maçãs com casca 
2 bananas
3 ovos caipiras
1/2 xícara de óleo (usei girassol)
1 xícara e meia (um pouco menos, vai..) de açúcar mascavo
1 xícara de farinha
1 xícara de aveia
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa rasa  de canela em pó (ajuda a regular a glicemia)

Tire o centro das maçãs e pique em cubos duas delas. Reserve. As maçãs que você não picou, coloque no liquidificador, junto com as bananas, açúcar, óleo e ovos. Coloque essa mistura em um recipiente, junte as farinhas, por último, o fermento. Em uma assadeira untada e enfarinhada, coloque aquelas maças que você picou cobertas com a canela. Coloque a massa por cima e asse durante cerca de 40 minutos, no forno pré aquecido médio (210º C aproximadamente). Rapidinho!

Você pode assar em formas de cupcakes e congelar. Mandar nas lancheiras. Um dia antes, coloque na geladeira e em 8 horas o pedaço de bolo estará perfeitamente descongelado!

Beijos especiais com perfume de canela





21 comentários:

  1. Boa noite! Parabéns pelo blog! Será que posso substituir o açúcar por passas? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ai como eu queria levar minha pequena para uma consulta contigo... Ela tem 1 ano e 3 meses e de uns meses para cá está enjoada para comer, não aceita muita coisa. Há dois meses fizemos exames de sangue e foi detectada anemia por deficiência de ferro. Desde então enriqueci ainda mais a alimentação dela e estamos fazendo o uso o Neutrofer. ego receitas aqui, no blog da Thais, leio muito a respeito do que de melhor oferecer para ela. Me chateio, me entristeço, mas sei que tenho que persistir. Afinal, é por ela, pela saúde e bem estar dela.
    Obrigada por nos ajudar, seu trabalho é maravilhoso!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Hummmm que delícia Karine e ainda por cima saudável! Pode colocar umas castanhas para dar uma crocância tb não é?

    ResponderExcluir
  4. Estava procurando uma receita dessas!!! Uau!

    Karine, uma dúvida: tentantes podem tomar chás verde ou de hibiscos?

    Beijos. Admiro seu trabalho e sempre que necessário, o indico.

    ResponderExcluir
  5. É sempre bom ver receitas mais saudáveis para uma reeducação alimentar. http://www.planodesaude.net/

    ResponderExcluir
  6. Gostei pq meu filho é alergico a leite.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Por quanto tempo posso manter congelado? Parabéns pelo seu trabalho! Adorei a receita!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a receita, vou fazer para meu filho.

    ResponderExcluir
  9. Karine, acabei de fazer e ficou delicioso! Coloquei apenas 1 xícara de açucar demerara. Será se tem como adaptar esta receita para fazer um bolo de chocolate (com cacau)?

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde !!! Posso colocar somente a Farinha de Aveia? Sendo no total 2 xícaras?

    ResponderExcluir
  11. vou tentar gosto muito de bolo parece ser uma delicia

    ResponderExcluir
  12. Posso dar esse bolo pro meu filho???? Ele tem i testino preso....banana e maça. Prende neh? Mas tem aveia...e ai???

    ResponderExcluir
  13. Posso dar esse bola pra uma bebe de 11 meses?

    ResponderExcluir
  14. Meu bolo ficou uma solinha de sapato, a única coisa diferente que fiz foi acrescentar leite, prq a mistura ficou muuuuito grossa no liquidificado e não queria bater :(

    ResponderExcluir

Comente! A nutri adora conversar!