Pular para o conteúdo principal

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também?

Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites. 

Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose.

Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar:

Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino!

Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista....


Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também ajuda a acumular água livre para reserva de termo-regulação, através da sudorese. Já viu como bebês suam?

A lactose também está associada à acidez das fezes e à formação da microbiota intestinal específica (predominância de lactobacillo e bifidobacteria, probióticos, o must da saúde atualmente), o que pode ser importante para impedir o crescimento de bactérias indesejáveis no intestino do seu bebê, além de favorecer a absorção do cálcio, fósforo e de outros minerais


Mas existe a intolerância a lactose.

Bom, mas se no leite humano, o específico para bebês, tem uma porção de lactose, seria humanamente impossível que todos ou a grande maioria dos bebês fossem intolerantes, certo? A natureza não ia errar tanto assim.

Certo. Certíssimo. Intolerância à lactose primária, a comum, dessas de adultos (que tomam leite e saem correndo pro banheiro), é realmente (muito, muito) difícil aparecer em crianças. Lactose é feita para humanos novos. Estamos programados pra isso. Existe sim, um pequeno percentual da população que tem intolerância à lactose congênita, mas se for seu caso, você já saberia. A Deficiência Congênita é uma manifestação extremamente rara e herdada geneticamente, sendo autossômica recessiva. Resulta de uma modificação do gene que codifica a enzima lactase, cuja incidência é de 1:60.000 (MATTAR e Mazzo, 2010). Se for o caso do seu filho, provavelmente você saberia desde muito, muito novinho.

Só que percalços acontecem, e essas mesmas vilosidades podem diminuir. Imagina ações que atacam o intestino: tomar antibiótico, tem uma virose, diarreia, rotavírus. Elas ficam “carecas”.
Vilosidades carecas, menos enzima disponível, lactose passando direto, quase sem absorver!

Durante o tempo que esse bebê ou essa criança recupera a flora intestinal, ele está intolerante a lactose, pois não consegue fabricar mais tanta enzima lactase. Mas isso é passageiro, e é chamada intolerância à lactose secundária. Repito, é passageiro.

Outras situações também atrapalham essa flora ideal. Uma alergia alimentar, por exemplo. Alergia alimentar com sintoma gastrointestinal dá uma judiada na flora intestinal. Imagina uma criança com alergia ao leite de vaca (alergia à proteína do leite de vaca, não à lactose – alergias são reações à proteínas, e não a carboidratos). As proteínas acabam lesionando as vilosidades e a criança ficando não só alérgica, mas também intolerante. E aí, algumas crianças tem diarreias constantes (e outros sintomas) e, ao tirar a lactose, a criança melhora (da diarreia). Aí que mora o perigo da confusão.

A criança melhora porque tiramos o carboidrato que ela não consegue digerir pois não tem enzima pra isso, já que o lugar onde essa enzima estaria não está mais lá. Aí, acontece essa melhora. Mas, se a criança for alérgica, tirar só a lactose não adianta nada. E é extremamente perigoso.... e tem criança alérgica que toma fórmula sem proteína do leite de vaca e com lactose, sabiam? Aptamil Pepti e Althéra são exemplos dessas fórmulas, com proteína extensamente hidrolisada e com lactose.

Mas Karine, se você está dizendo que bebês não tem intolerância à lactose, e as fórmulas sem lactose, pra que servem?

São para bebês com intolerância secundária a lactose. E depois, precisam ser trocadas por fórmulas com lactose. Porque eu não falei, mas a produção dessa enzima é sobre demanda. Se não precisar fabricar lactase, o corpo humano, esperto e econômico que só ele, vai parar de fabricar. Simples assim. Para que o bebê volte a produzir, precisa desse estímulo.

Karine, eu amamento, e percebi que as fezes do meu bebê ainda estão amolecidas após a virose. Acho que ele está com essa intolerância secundária. E agora?

Natureza, sábia natureza mandou o leite materno não só com a lactose, mas também com enzimas e probióticos, substâncias vivas que auxiliam na digestão, e principalmente, na renovação desse lindo enterócito! Continue amamentando sem medo de ser feliz! Essa é a melhor coisa que você pode fazer para o enterócito do seu bebê.

Se seu bebê tem sintomas e você acha que ele tem problema com o leite, procure um gastro (se tiver sintoma gastrointestinal) ou um alergista. Depois, procura uma nutri bacana pra te ajudar com a alimentação. Diagnóstico errado, indicação de produto errado pode atrapalhar muito a vida de quem tem que tomar cuidados especiais com a alimentação!

Portanto, mães de bebês sem alergias com sintomas gastrointestinais, aproveitem a lactose! Ela foi feita pra eles também ;)

P.S. estamos falando de lactose de leite materno e de fórmula infantil. Nada de leite de vaca para menores de um ano ;)

P.S. 2: mais um motivo pra amamentar ;) 

Comentários

  1. Gostaria de saber se você é intolerante à lactose e se é mãe. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciana
    Sou mãe sim. Essa informação está em todo canto no meu blog.
    Se sou intolerante? Bom, como não sou uma bebê, posso ser. Muitos adultos são intolerantes.

    ResponderExcluir
  3. Comentário besta esse da luciana

    ResponderExcluir
  4. Ótima matéria Karine... meu filho teve uma reação alérgica ao NAN aos 6 meses. Eu sempre amamentei, mas ia em um casamento e ofereci o Nan... e foi horrível. Esperei ter mais de 1 ano para oferecer qualquer produto que viesse a ter lactose, imaginando ser alergia ao leite. Um dia resolvi testar outras fórmulas. Reagiu mal a todas. Quando ofereci o leite de vaca de verdade, ele não teve nada. Acredito que possa ter sido alergia a algum conservante ou produto que tem nestas formulas. Na realidade, a gente muitas vezes é pego por desinformação. Esta é a verdade... nem os profissionais de saúde estão preparados para falar de alimentação infantil e vivem colocando os pés pelas mãos.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, me chamo Jemina, tenho uma bebê de 2 anos e 5 meses, ela tem o intestino ressecado desde mais novinha, hoje em dia até iogurte está fazendo mal à ela! Não sei mais o que fazer! Pesso por favor que me ajude. Será qie ela e alérgica? Poderia montar pra mim um cardápio semanal? Meu email é kenedyejemina@hotmail.com. obrigada...

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Tenho uma dúvida q acho q não entra muito nesse assunto, mais pesquiso em todo canto e nada de respostas ou auxílio. Meu bebê tem 6 meses. Ainda estou amamentando. Qdo ele tinha 5 meses e uma semana introduzi as frutas e ele aceitou super bem. Depois, com 5 meses e 3 semanas, introduzi a papinha salgada, só dou na hora do almoço, ainda não iniciei o jantar com papinha... E desde então ele fica 3, até 4 dias sem fazer coco. eu vario os ingredientes entre couve, espinafre, beterraba, abóbora, lentilha, mandioquinha, brócolis e mesmo assim ele fica uns dias sem evacuar... Eu percebo q qdo vem a vontade ele fica segurando, e as vezes até chora... Isso é normal? Tbm dou água, suco de laranja e água de ameixa sempre... Claro q com a introdução alimentar, as manadas diminuíram, será q tem alguma relação? Ele mamava em livre demanda, agora mama de manhã e de noite, um total de 4 a 5 mamadas ao dias. Estou muito preocupada... Me dê uma dica do q fazer...

    ResponderExcluir
  7. Olá Karine. E preciso esperar que a presença do sangue oculto nas fezes do bebê para de aparecer ne? Estava dando Aptamil pepti pra minha bebê, mas mudei pro de soja pois estava muito caro. Faz tres meses que ela esta nessa da intolerância a lactose. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber sobre alimentos q ajudem minha bb ela tem problemas com constipacao

    ResponderExcluir
  9. Oi gostei bastante da sua explicação minha filha de 4 meses ficou doente e o médico receitou um antibiotico pra ela depois deste antibiotico virou um inferno minha vida pois ela esta com diarréia a quase 30 dias e só mama no peito minha pediatra pediu para marcar com um gastro pediátrico porque não é normal mais antes do remédio ela não tinha nada será que é esta alergia secundário

    ResponderExcluir
  10. Olá Dra. Karine, sempre acompanho seu blog e lendo essa matéria sobre lactose você tirou um peso das minhas costas. Pois sou intolerante à lactose e achava que meu bebezinho fosse também. Agora alimentarei ele com leite materno e fórmula sem preocupação. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Karine, descobri anteontem que minha filha de 10 meses tem alergia a Proteína do leite, pois desde sempre é muuuuuuiiiitoo ressecada ao evacuar, o novo pediatra, já que mudei receitou uma NOVA dieta retirando leites e derivados e encaminhou leite se soja, mas ele falou que resseca também é medicou um pozinho manipulado para regularizar sua flora intestinal porém li em alguns blogs leite de aveia e coco, eles ajudam a flora intestinal, posso mudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eundou de aveia para minha filha e de amendoas melhorou bem intestino dela... dou de soja de vez em quando só mas uso soymilke.

      Excluir
  12. Olá, Karine. Esse seu texto é tão importante, parabéns! Ah, se todos os pediatras tivessem esse conhecimentos...muitos bebês, como a minha filha, não teriam sofrido com alergia à proteína de leite de vaca, enquanto os médicos dizem que são intolerantes com meses de vida!! obrigada.

    ResponderExcluir
  13. O leite humano tem lactose e proteinas também. Vc está mal informada sobre intolerância á lactose, não pose de dona da verdade, sem fontes cientificas que justifiquem o que está colocando.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Karine pela excelente explicação, pois essas diferenças realmente causam muita confusão. Linguagem clara e acessível. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Oi Dra. Tenho uma amiga que descobriu que sua bebê de 4 meses tem alergia a proteína do leite e a pediatra dela receitou o leite Aptamil sem lactose pra ela tomar, ao que a bebê está com o intestino preso não ta fazendo cocô normalmente ela passa a te quatro dias sem fazer e quando faz é com muito esforço e chora muito, sua mãe está desesperada. Isso tem alguma coisa relacionada a alergia ou ao leite sem lactose q ela toma?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite. Sou intolerante a lactose a muitos anos. Realizei exames para ter um indicador do nível dessa intolerância. Tenho uma filha de um ano e desde recém nascida reagiu muito mal as fórmulas infantis com lactose. A pediatra me aconselhou a retirar a lactose da alimentação dela. Eu não consumo lactose. Minha filha ainda amamenta no peito e quando eu consumo ela fica com muitos gazes e as vezes com diarréia. Essa intolerância pode ser genética? Será que isso pode passar com seu crescimento? Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Ola, porque não explicou que existe a intolerância CONGENITA a lactose? Existem muitos casos assim, principalmente em povos africanos, asiáticos, nórdicos e também ha muita percentagem no Brasil.
    A minha filha é IL congenita.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Ola, porque não explicou que existe a intolerância CONGENITA a lactose? Existem muitos casos assim, principalmente em povos africanos, asiáticos, nórdicos e também ha muita percentagem no Brasil.
    A minha filha é IL congenita.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Olá Karine, gostei muito do seu blog. Estava pesquisando sobre intolerancia à lactose em bebes, e vi que você falou que bebes não apresentam essa intolerancia, porém minha bebe fez um teste genetico de intolerancia à lactose e deu positivo, ela tem 10 meses!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá boa noite eu tenho uma filha de 1 amo e 3 meses e acho que ela tem intolerância à lactose pois ela tem diarréia depois de mamar e depois de ingerir algum derivado e a barriga dela fica sempre inchada, será que ela tem intolerância à lactose???

    ResponderExcluir
  21. Ola Dra. Karine, descobri que meu bebe de 5 meses é intolerante a lactose. Fui ao pediatra e ele recomendou leite de soja infantil. Acontece que o bebe rejeita devido ao gosto. Posso acrescentar algo (fruta, chocolate,.....) para mudar o paladar e ele gostar do novo alimento?

    ResponderExcluir
  22. tem alguma mãe que precisa de neocate tenho 4 latas

    ResponderExcluir
  23. oi minha filha esta com disenteria tem uma semana. Dei remédio para a flora mas ela continua com disenteria, e meio que acontece isso frequentemente. Será que ela é intolerante a lactose ela tem 1 ano e 5 meses e bebe leite de vaca aqui na fazenda mesmo então o leite não tem adição de agua. queria uma resposta urgente pois não sei mais o que fazer. obrigada

    ResponderExcluir
  24. Oi minha filha tem 10 meses não sei mais o que fazer ja tomou vários tipos de leite até zero lactose. O intestino dela é recessecado ao evacoar a tem muitas gases ela sente muita dor porque chora muito a noite. Agora está no leite de vaca mas parece que não está adiantando preciso de ajuda não sei mais o que fazer, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  25. Adorei as informações Karine, Meu bebê está com quase 10 meses e teve uma diarreia forte, chegou a apresentar sangue nas fezes. Hoje completa 9 dias de antibiótico e não teve melhora, Iniciei o leite sem lactose desde ontem e percebi que pelo menos a frequência diminuiu, será que pode estar desenvolvendo uma intolerância mesmo estando tomando leite em pó (Aptamil) desde 5 meses ou será um caso passageiro . É prudente a retirada total do leite e seus derivados. Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Gostei bastante da sua explicação, mas ainda continuo com dúvidas, minha filha está com 2 meses, após várias crises de cólicas (bem forte) resolvi tirar o leite e derivados da minha dieta (pq percebi q as cólicas dela não era devido ao funcionamento do intestino) e ela melhorou muito muito mesmo, acabaram as crises, a dor, o choro... Depois de alguns dias consumi alimento zero lactose, e ela voltou a ter cólica, voltei a dieta zero leite e derivados,e a paz foi retomada...suspeito q ela tenha alergia, mas ela tem ganho de peso excelente, cresce, não tem vômito nem refluxo, aí onde fica a minha dúvida, é possível que ela seja Alérgica à proteína do leite??? Detalhe ela está em aleitamento materno exclusivo!

    ResponderExcluir
  27. Ola, lendo essa materia gostaria de tirar uma duvida. Minha bebe tem 3 meses e esta em amamentacao exclusiva, ha 15 dias iniciou uma diarreia e nao nelhora, fui a pediatra e ela suspeitou q fosse intolerancia a lactose, porem desde entao q nao tome nenhum tipo de leite e derivados e mesmo assim ela nao melhora, fazendo ate 7 vezes por dia cocô. E mesmo assim ela inssiste na lactose. E agora por fim como ela nao melhora passou ceftriaxona Im. Sera necessario mesmo? Ou mlr seria deixar de dar o peito p ver se ela melhora?

    ResponderExcluir
  28. Minha bebe tem 3 meses e ha 15 dias esta c diarreia. Ela ta em amamentacao exclusiva e a medica so diz q deve ser a lactose. A questao q ja tirei o leite e derivado da minha alimentacao e nada dela melhorar. Sera q o problema é da lactose mesmo? E agora como nao melhora medica passou ceftriaxona p ela tomar. Como nao vejo melhora, sera q nao seria melhor deixar de amamentar e comecar c outros alimentos?

    ResponderExcluir
  29. Jardelane2010@hotmail.com21 de dezembro de 2016 às 04:04

    Olá bom dia! Minha filha tem apenas 1 mes e 15 dias e desde o nascimento todas as vezes em que amamento ela evacua e não é pastoso chega quase a ser líquido onde a mesma se contorce de dor chegando até a chorar. Obs: Eu tenho intolerância a lactose e minha mãe também. Seria provável ela desenvolver o mesmo problema já que temos casos na família?

    ResponderExcluir
  30. Olá e depois de 1 ano? Devemos evitar dar leite de vaca com lactose? Podemos dar os leites sem lactose uma vez que nós não produzimos enzimas para a lactose do leite de vaca? Eu já retirei o leite da minha dieta mas acho importante manter no meu filho que tem 3 anos, tenho é dado sem lactose, estou a fazer bem?

    ResponderExcluir
  31. Parabéns Karine! Ótima matéria. É dessa forma mesmo, muita criança com diagnóstico equivocado, sofrendo e na verdade piorando suas alergias. Pensei estar sozinha colega nessa web. Onde vc atende? Gostaria de conversar melhor com vc!

    ResponderExcluir
  32. Olá minha filha com 3 anos descobri que ela tem alegria proteína leite pq ficou quase um mês reclamando de muita dor barriga e nem comia de medo e até então emagreceu muito estava com 16600 foi para 15, 500 agora naonsei quanto deve estar pensando e tirei td só que como soja tem hormônios dou o s amêndoas ou o de arroz de aveia o leite e as vá es uma mamadeira do de soja por dia... bolachas td sem lactose... quanto tempo será tenho que fazer essa dieta as vezes acrescento as coisas que contém proteina do leite e não teve nenhuma reação... ela mamava muito ninho antes as vezes nem queria almoçar queria mama...

    ResponderExcluir
  33. Estamos investigando APLV aqui com o Miguel,porém eu sempre dou um jeitinho de buscar entender essas coisas relacionadas.

    ResponderExcluir
  34. Meu bebê quando ele mama logo em seguida ele evacuar aguado,esses dias apareceu uma raia de sangue bem pequena fiquei loca fui no pediatra ele pediu pra mim parar de comer algumas coisas etc..mais nada resolveu então ela passou o leite apitamil HÁ mais meu bebê não quis! Então resolvi da o nestogenio até então o cocô dele ficou mais consistente e amarelinho de novo.pq ele tava evacuado verde também! Me ajude!!!não sei se continuo dando o nestogenio ou tento dar apitamil HÁ ser a que tem tolerância a lactose?

    ResponderExcluir
  35. olá meu nome é Pamela meu bebe tem 9 meses e agora começou a vomitar e fazer diarreia depois que mama isso seria intolerância á lactose?

    ResponderExcluir
  36. Olá bom dia!você comenta q e rarismo bebês intolerantes a lactose. Porém a minha foi pre diagnosticada com 2 meses
    Que provavelmente teria ou APP.ou intolerância (ela gritava depois da mamada no peito e se jogava pra trás. Só mamavmamava peito .desenvolveu refluxo...e a pés encaminhou ao gastro fizemos exclusão do leite na minha dieta e ela.sarou da diarreia e voltou a ganhar peso..pois no zegindo mes de vida não ganhou nada perdeu..fizemos exAmes de alergia e deu negativo..nao fizemos o intolerância porque ela era muito pequena do fizemos a exclusão...quanfo.el comentou 2 anos tentamos introduzir aos poucos o a lactose mas ela inchava a barriga até vomitava..
    Ficava sem comer.ela tem 3 anos parou de mamarmama esses dias .estou dando o ni no 0 lactise

    ResponderExcluir
  37. Uma vez vi em um site de pesquisa que leite materno pode " curar" quem tem intolerância à lactose, gostaria de saber se é verdade, porque minha fha de 2 anos tem intolerância e estou grávida, se for fato isso posso dar meu leite pra ela? Gostaria muito que minha filha não tivesse esse tipo de complicações com alimentação...

    ResponderExcluir
  38. Uma vez vi em um site de pesquisa que leite materno pode " curar" quem tem intolerância à lactose, gostaria de saber se é verdade, porque minha fha de 2 anos tem intolerância e estou grávida, se for fato isso posso dar meu leite pra ela? Gostaria muito que minha filha não tivesse esse tipo de complicações com alimentação...

    ResponderExcluir
  39. Olá!meu bb tem um mês e sofre Muito com gases e estar com diarreia, ele só mamava e continuo com diarreia...aí resolvi da leite de fórmula, dei o nan confor, mais ele ainda continua com muita dores e gases o pedi, passou colikids e o espasmo flatou mais não estar adiantando...ele se espreme Muito , e cada espremido sai cocô, estou desesperada sem saber o que fazer será que ele tem intolerância a lactose...minha filha mais velha tem será que ele poderia ter tbm e por isso o motivo de tantos gases?
    Ele se espreme Muito e à cada espremida sai cocô e gases me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  40. Sangue nas fezes do bebê e Vômitos pode ser intolerância a lactose? bebe que só mama no peito, com 5 meses.

    ResponderExcluir
  41. Sangue nas fezes do bebê e Vômitos pode ser intolerância a lactose? bebe que só mama no peito, com 5 meses.

    ResponderExcluir
  42. bom dia.
    Meu bebe esta com 05meses e meio e com alimentação exclusiva de leite materno.
    Porém esta com suspeita de alergia a proteina do leite, estou em dieta restrita ja fazem quase dois meses, porém seu exame de fezes esta com sangue com presenca de muco, sangue oculto, presença de leucocitos e hemacias +++.
    Karine quanto tempo teria que tirar o leite materno para que recuperar a flora intestinal e recuperar a vilosidade?
    Pois até hoje nunca tiramos o leite materno e por isso estou com desconfiança que ele tenha tolerância a lactose segundaria.

    ResponderExcluir
  43. Karine e expressamente proibido dar leite de vaca para crianças menores de um ano?

    ResponderExcluir
  44. Karine e expressamente proibido dar leite de vaca para crianças menores de um ano?

    ResponderExcluir
  45. Karine e expressamente proibido dar leite de vaca para crianças menores de um ano?

    ResponderExcluir
  46. Boa noite, meu bebê está fazendo coxo verdade a 5 dias , esou preocupado o pediatra falou que é normal. Mais mesmo assim estou preocupada. Gostaria de psabe se é por causa do leite materno. Meu bebê tem 3 messe ago5 .

    ResponderExcluir
  47. Boa noite, meu bebê de 3 meses está fazendo coco verde o pediatra falou que é normal, mais estou procurando faz 5 dias . Gostaria de saber se poderia se o leite materno. ? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite, meu bebê de 3 meses está fazendo coco verde o pediatra falou que é normal, mais estou procurando faz 5 dias . Gostaria de saber se poderia se o leite materno. ? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  49. olá. Meu neto tem diarreia constante desde os nove meses, antes disso apresentou muco nas fezes, mesmo qdo não tem diarreia as fezes são bem pastosas, os médicos que passamos ( pediatra/ homeopata/gastro infantil e alergista)não acharam nada, os testes alérgicos deram negativos, alguns meses não tem engorda, queixa de cólicas dor abdominal , dermatite e queda de apetite, a alimentação dele é controlada, após algumas pesquisas acho que o quadro de diarreia forte que teve aos nove meses, que pode ter levado a intolerância a lactose, pode ser? ele é amamentado até hj, quase não consome LV.eu tenho IL, deficiência primaria e a família não tem histórico alérgico
    obg

    ResponderExcluir
  50. O Minha Filha Tem 1 ano e 10 mês, Queria Saber se ela Pode Tomar Leite Com lactose ou sem Láctese?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs