terça-feira, 12 de julho de 2011

Petiscando! Meu bebê comendo sozinho.

Boa tarde!
Você gosta de petiscar? Separar alguns alimentos gostosinhos, e comendo um a um, acompanhado de uma bebidinha e de uma boa conversa? É ótimo não?
Pois tenho aqui uma novidade! Seu bebê também gosta! E o melhor, auxilia no desenvolvimento dele!
A partir dos 6 meses, quando o bebê está comendo sua papinha e está habituada a ela,  para auxiliar no desenvolvimento motor e aumentar o interesse nos diferentes sabores e texturas, podemos estimulá-los a comer sozinhos.

Se prepare, coloque um plástico sob o caldeirão (porque vai fazer uma sujeira danada) e podemos passar para duas estratégias: primeiro, coloque um pouco da papinha do bebê em um potinho separado, e, enquanto vai dando as colheradas na boca dele (de um prato que está com você), coloque o potinho no caldeirão, deixe-o colocar a mão na comida, sentir, colocar na boca, se familiarizar com a sensação. Este trabalho auxilia na aceitação da comida, pois o bebê vai se divertir.

Outra estratégia, e funciona melhor quando ele está maiorzinho, com aproximadamente 9 ou 10 meses, é colocar pequenos petiscos em um prato com separações para que o bebê pegue e consuma, mas os alimentos e suas formas já estão diferentes. Alimentos bom para petiscar são legumes como cenouras cozidas al dente, para que o bebê consiga segurar firmemente, batata cozida, florete de brócolis ou couve-flor cozido, frutas cortadas em meia lua (frutas de fácil manuseio como banana, kiwi, mexirica sem caroço, manga, pera),  uma torrada de pão integral, um palito de queijo pasteurizado. Este lanche em forma de petisco pode ser oferecido como lanche da tarde.


O que é muito, muito importante, não deixe o bebê fazer isso sem supervisão, para evitar engasgos e asfixia. E não se esqueça de tirar umas fotos desta farra toda!
Deixa sujar que faz bem :)

Beijos melados!

5 comentários:

  1. Que delícia!
    Eu fiz isso com minha filha e ela adorava comer com as mãos! Faz uma sujeira danada, mas valeu a pena, hj ela come de tudo e super bem!

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  2. Querida, simplesmente amei a dica!!!
    É uma grande verdade, eles adoram pegar a comida e levar a boca (nariz, olhos, parede, chão kkk)
    Realmente é uma excelente forma de estimular o BB.
    Abraços e parabéns pelo post!!
    Antenada

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas,
    minha princesa esta com oito meses.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Karine, adorei o post. Amanhã mesmo vou deixar alguma coisinha num pratinho ao lado para o Léo petiscar. Adorei conhecê-la no evento do laboratório Abbott. Espero que a gente se encontre novamente em breve ou que, pelo menos, consigamos manter contato via internet.
    Abraços e sucesso!
    Shi
    www.macetesdemae.com

    ResponderExcluir

Comente! A nutri adora conversar!