Pular para o conteúdo principal

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal!

Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia, e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças.

Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios. 
O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes.

Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas substâncias de xenobióticos). O intestino do bebê é imaturo para receber estas substâncias. Podem causar dores abdominais, uma alteração na microbiota intestinal e futuros (e inúmeros) problemas de saúde.


Detalhe número 2: Iogurte não pode ser servido como sobremesa do almoço, nem do jantar. Vamos à explicação: o almoço e o jantar do seu filhinho precisam ser ricos em Ferro. O iogurte é rico em Cálcio. Cálcio e Ferro são absorvidos pelo nosso organismo pelo mesmo sítio de absorção, ou seja, pela mesma "porta de entrada". Eles competem para serem absorvidos, dependendo da proporção destes micronutrientes. E precisamos que eles sejam mais absorvidos possível, sem competições para atrapalhar sua biodisponibilidade (sua capacidade do organismo absorver o micronutriente). Portanto, o ideal é uma refeição ser rica em Ferro, e a outra, rica em Cálcio.
Deficiência em ferro é uma das causas de anemia, doença muito comum entre nossos pimpolhos.
Ex: Café da manhã, rico em Cálcio, Almoço, rico em ferro, lanche da tarde, rico em Cálcio, jantar, rico em Ferro, ceia, rica em Cálcio.

Agora, como podemos incluir o iogurte na alimentação do bebê? Sugiro no lanche da tarde, adicionado a alguma papa de fruta. Fica uma delícia! Para os maiores de um ano, pode ser iogurte de beber em um copinho específico, ou iogurte com cereal, ou mesmo o iogurte com alguma fruta picada - manga combina muito bem! Ou em uma deliciosa salada de frutas! Ou congele o iogurte e faça um delicioso sorvetinho.
Caso for introduzir o iogurte "não natural", faça depois da criança completar um ano.

E para complementar nosso post, vou atender aos pedidos de uma outra querida leitora, a Raíssa, e vou descrever aqui para vocês uma receita que vai iogurte e aveia (toda receita que vocês utilizarem farinha de trigo, troquem por metade de farinha de aveia, adiciona fibras e vitaminas na receita e fica uma delícia)

Bolo de iogurte com aveia

1 copo de iogurte natural desnatado
1/2 copo de açúcar light
1/2 copo de óleo (girassol)
1 copo de farinha de trigo
1 copo de aveia em flocos finos ou farinha de aveia
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó

 Bate tudo no liquidificador, menos o fermento. Tire do liquidificador, acrescente o fermento e mexa à mão. Coloque em uma forma com o furo no meio e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC. Fica pronto em cerca de 40 minutos.
Dica para variar: no fundo da forma, coloque bananas maduras cortadas em rodelas com um pouco de canela, cubra com a massa. Virou um delicioso bolo de banana!

Beijos nutritivos e bom apetite!







Comentários

  1. aa não errei em dar iogurte pro meu pitico então! ^^virei fanzona do seu blog ^~

    bejokas!

    ResponderExcluir
  2. Superdica, aliás, como sempre! Vou fazer esse bolinho e depois te conto!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as explicações! Agora, sem medo, vou dar para meu filho. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as explicações! Agora, sem medo, vou dar para meu filho. Obrigada, abraços!

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica!
    Amei a receitinha do bolo :)
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Estou adorando esse blog :)
    Ainda não dei iogurte pra minha filha, por não ter certeza de como fazer, agora vou colocar na frutas que ela adora, obrigada
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei o Blog!! Tem ótimas dicas. Você recomenda não oferecer o iogurte após as refeições ricas em ferro. O que vc diz sobre oferecer o peito após as refeições? Meu filho vai completar 1 ano, mama, e às vezes, depois do almoço está com sono e quer mamar pra dormir... O que me disseram é que o leite materno tem substâncias que não causariam o mesmo problema que o leite de vaca com relação à absorção... isso procede??? Se vc puder comentar sobre isso, desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada!
      Você está certa, o leite materno é o único alimento que foge a essa regra! Seus nutrientes são mais biodisponíveis, ou seja, são absorvidos com eficiência, e não sofrem grandes influência em relação a outros alimentos/substãncias!
      Beijos

      Excluir
  8. Adoro Iogurte, mas aqui temos um alérgico alimentar e não pode comer nem leite de vaca nem soja. Você tem alguma sugestão de alimentos que podemos "disfarçar" e fazer parecido com iogurte?
    Grata, Letícia.

    ResponderExcluir
  9. Olá Letícia!

    Dá uma olhada nessa receita, um "iogurte" feito com leite de aveia!http://www.asdeliciasdodudu.com.br/2012/08/inho-para-todos-6m.html.
    Espero que goste!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adorei essa explicação do ferro X cálcio!

    ResponderExcluir
  11. Excelentes esclarecimentos. Principalmente porque muita gente insiste em dar iogurte comum, com corantes e tudo mais para bebês menores de 1 ano. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Oi Karine, tudo bom? E para crianças maiores (6,7 e 13 anos), qual é a melhor opção de iogurte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!
      Escolha pelo rótulo. Os com menor teor de açúcar adicionado, sem muitos aditivos químicos...
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  13. Oi Karine,

    seu blog contribui muito com as nossas aventuras ao iniciar a alimentação dos nossos pequenos. Meu bebê vai fazer 9 meses e quero inserir o iogurte. Fazemos iogurte natural usando leite UHT e iogurte natural industrializado, esse processo pode ser utilizado para o nosso bebe? ou deve ser usado apenas o iogurte natural industrializado?
    abç
    Kátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kátia!
      O melhor é fazer em casa mesmo, mas utilizando o leite tipo A (que não tem aditivos).
      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  14. Boa noite
    Meu nome é Keila, tenho uma filha de 11 meses, ela sofre de ressecamento e sofre ao fazer sua necessidade básica. Gostaria de saber se o iogurte natural ajuda no bom funcionamento intestinal de minha filha?
    Atenciosamente Keila.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a explicação. Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Karine, sou fã do seu blog!
    Aqui em casa usamos leite fresco orgânico, de vaca ou bufala, posso fazer o iogurte natural deles e oferecer aos meus gêmeos de 7 meses?
    Como é o processo de fervura para fazer o iogurte? Qual a proporção do iogurte natural industrializado que devo usar para 1 litro de leite?
    Desde já agradeço, Regiane

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!
    Meu nome é Luciene, tenho um filho de 14 meses ele toma o leite ninho 1,ele já pode tomar esse iogurte caseiro usando outro tipo de leite.

    ResponderExcluir
  18. Olá Karine tem como indicação site de receita do iogurte??

    ResponderExcluir
  19. Nossa Karine vc é a nutricionista dos meus sonhos...Adorei o post...só gostaria de saber quanto de yogurte posso dar para a minha bebê de 1 ano e meio por dia.

    ResponderExcluir
  20. Olá, qual o melhor iogurte para dar para o bebe: natural desnatado ou integral?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Fiz e adorei! Usei açúcar demerara e substituí o óleo de girassol por óleo de côco, porque só tinha de canola e não queria deixar de fazer. Ficou uma delícia, com leve aroma e sabor de côco! No entanto, não sei se a substituição foi correta e apropriada para consumo do meu filho de 1a7m. Fiz certo?

    ResponderExcluir
  22. boa tarde!!!!!!!!!
    dar iogurte ACTIVIA todos os dias pela manha para criança de 2 anos causa estomatite........
    Aguardo retorno

    ResponderExcluir
  23. E o Iogurte natural caseiro, feito com os "bichinhos"? pode ser dado para crianças?

    ResponderExcluir
  24. ola...bom dia....estou desmamando meu bb...mas ele nao gosta de nenhum tipo de leite e acorda de madrugada querendo o peito...ai eu dei o danone no copinho e ele dormiu...posso dar todos os dias? Se nao...o q me recomenda?

    ResponderExcluir
  25. Nossa amei toda essa explicaçao tirou todas as minhas duvidas e medos. E ainda voi fazer esse bolo achei suler interessane deve ser uma delicia .

    ResponderExcluir
  26. Ola karine td bem? . Tenho um problemao , meu afilhado toma dannone desde os sete meses agora ele esta com 1 ano e 2 meses e a mae dele acustumou tomar o dannone no lugar das refeiçoes. E ele sente muita vontade de comer comida mas quando coloca na boca ele chupa a comida e joga fora n consegue engolir o que poasso faser para ajudalo

    ResponderExcluir
  27. olá, no bolo coloco as duas farinhas, ou so um tipo?

    ResponderExcluir
  28. Meu filho tem 6 anos e tem muita dificuldade para fazer coco e bem duro. E a maioria das veses são so 2 ou 3 bolinhas sera que o activia ajudaria ele

    ResponderExcluir
  29. Meu filho tem 6 anos e tem muita dificuldade para fazer coco e bem duro. E a maioria das veses são so 2 ou 3 bolinhas sera que o activia ajudaria ele

    ResponderExcluir
  30. Meu filho tem 6 anos e tem muita dificuldade de faser coco e quando fás e so umas bolinhas bem duras sera que o activia ajudaria ele

    ResponderExcluir
  31. Meu filho tem 6 anos e tem muita dificuldade de faser coco e quando fás e so umas bolinhas bem duras sera que o activia ajudaria ele

    ResponderExcluir
  32. Meu filho tem 6 anos e tem muita dificuldade de faser coco e quando fás e so umas bolinhas bem duras sera que o activia ajudaria ele

    ResponderExcluir
  33. Olá boa tarde. O meu bebe tem 6 meses e a minha duvida é se posso dar iogurte natural e se tem de ser magro ou meio gordo.

    ResponderExcluir
  34. Aqui em casa eu uso o iorgut de kefir muito bom com frutas bato faço pão bolo e muito mais com ele e dou para meu bebê de 1 ano ele gosta muito e muito saudável e bem nutriente até com aveia ele gosta😆

    ResponderExcluir
  35. Aqui em casa eu uso o iorgut de kefir muito bom com frutas bato faço pão bolo e muito mais com ele e dou para meu bebê de 1 ano ele gosta muito e muito saudável e bem nutriente até com aveia ele gosta😆

    ResponderExcluir
  36. Meu neto está com 6 meses ele já pode tomar iogurte?Ele come de tudo e gosta muito de comer

    ResponderExcluir
  37. E iogurte grego natural... pode dar para bebé de 8meses? Obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Pode indicar a marca de alguns iorgutes naturais ?

    ResponderExcluir
  39. Olá. Faço iogurte em casa, compro o iogurte de potinho natural sem açúcar e adiciono o leite de vaca integral, assim consigo uma quantidade maior de iogurte. Posso oferecer dessa forma ao meu bebê? Ele tem 1 ano e mama no peito tbm.

    ResponderExcluir
  40. Petit suisse (danoninho) não deveria ser consumido por ninguém, muito menos por crianças, são cehios de xenobióticos... Gordura trans, óleos vegetais, corantes, espessantes, sequestrantes, etc... Um lixo

    ResponderExcluir
  41. Eu fiz certo entao, dei após 1ano de idade.
    E dou no cafe da manhã com banana e cereal. Ele adora

    ResponderExcluir
  42. Eu fiz certo entao, dei após 1ano de idade.
    E dou no cafe da manhã com banana e cereal. Ele adora

    ResponderExcluir
  43. Gostaria de saber se o iogurte natural que vende no mercado pode ser dado ao bebê, sem alguma restrição?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que