terça-feira, 20 de março de 2012

E o Cálcio que meu filho precisa?

Olá pessoal!

Por coincidência ou não, tenho recebido e-mails de mães preocupadas com a ingestão de Cálcio de seus filhos. Ou tem pequenos com APLV (alergia à proteína do leite de vaca) ou intolerância, ou simplesmente as crianças passaram a não querer mais o leite de cada dia.

Complicado não? Afinal, dá pra viver sem leite de vaca?



O que não dá pra viver é sem o Cálcio, micronutriente importantíssimo que o leite contém. Falei aqui sobre sua importância.

Segundo as mais recentes recomedações (Institute of Medicine.Dietary Reference Intake DRI, 2010) uma criança entre 1 e 3 anos deve consumir 700mg de Cálcio; uma criança com idade entre 4 e 8 anos deve consumir 1000mg; entre 9 e 18 anos: 1300mg. Gestante ou mulher que amamenta até os 18 anos: 1300mg, e gestantes e lactentes com mais de 18 aos, 1000mg.

É realmente muito difícil atingir esssa necessidade sem consumir um produto de origem láctea, como um queijo ou um iogurte. No caso de alérgicos, um "leite" de cereal, semente ou soja, e enriquecidos. Temos um exemplo aqui.

Para saber oferecer ao seu filho uma dieta adequada em quantidade de Cálcio, veja algumas fontes que não o leite:

  • queijo fresco, 2 pedaços: 324mg;
  • queijo mussarela, 1 pedaço: 140mg;
  • ricota, 1 pedaço: 103mg;
  • Iogurte, 1 pote: 240 a 500mg;
  • requeijão cremoso, 1 colher de sopa: 78 mg;
  • Laranja-lima, 1 unidade: 56mg;
  • Mamão, 1 fatia média: 43mg;
  • Mexirica, 1 unidade: 45mg
  • Uva passa, 100gr: 50mg
  • Amêndoa, 100gr: 248mg;
  • Quinoa, 3 colheres de sopa: 21,2 mg;
  • Aveia, meia xícara, 48mg:
  • Chia (farinha), 1 colher de sopa: 40mg;
  • Rúcula, crua, 100g: 160mg;
  • Couve manteiga crua, 100gr: 145mg;
  • Brócolis, 100gr: 86;
  • Pão de aveia ou integal, 1 fatia, 109 a 132mg;
  • Camarão 7 barbas, 100gr: 960 mg;
  • Carangueijo,100gr: 157mg;
  • Manjuba, 100gr: 763mg;
  • Pintado, 100gr: 114mg;
  • Sardinha, 100gr: 438.

Além destes alimentos, podemos lançar de temperos especiais, por 100gr ou aproximadamente meia xícara de chá:
  • Folha desidratada de coentro: 784mg
  • Manjericão: 211mg
  • Salsa: 179mg

Bora colocar esses número na realidade?
Vamos pensar em uma criança com 3 anos.

  • No café da manhã, sirvo 2 pedaços de queijo branco (324mg) com suco de laranja (feito com 3 laranjas = 168mg ) ;
  • No lanche da tarde, uma torrada de pão integral de aveia (109 mg) com 1 colher de requeijão (78mg) e 1 fatia de mamão (43mg).
= 722mg de Cálcio!

Aí essa criança não pode com derivados do leite.

  • Pela manhã ela toma um mingau feito com leite de arroz (240mg)e aveia (48mg) e come a fatia de mamão (43mg);
  • No meio da manhã, toma um suco de mexerica (45mg) com laranja (56mg);
  • No lanche da tarde, come um mix de uva passa (50mg) e amêndoas (248mg).
=730mg de Cálcio!

Dados de quantidade de Cálcio: Tabela Taco, da Unicamp; embalagem de produtos; livro: Alimetação sem carne, do Eric Slywitch.

Beijos especiais!

23 comentários:

  1. Adorei, vou colar a listinha na porta da geladeira. :)

    ResponderExcluir
  2. Karine tenho uma dúvida quando eu nasci há 24 anos atrás a minha mãe só teve leite 15 dias e após esse periodo foi recomendado mingau de maizena com aveia e a minha sogra já dava o LM e mingau de aveia para sustentar os dois filhos dela que foi recomendado pelo pediatra deles.
    Hoje em dia o que está certo dá mingau ou fórmula láctea mais recomendada???

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!
    O ideal é a amamentação, e na impossibilidade de amamentar, uma fórmula indicada pelo pediatra ou pela nutri, que atenda as suas e as necessidades do bebezinho! Estudos recentes indicam que não é adequado engrossar ou dar mingau, o bebê não tem maturidade fisiológica para isso, e favorece a obesidade infantil lá na frente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Evidências científicas + a coisa na prática! Aliás, adorei o post todo, já inclui nos meus favoritos. Vi sua história também, mãe guerreira! Parabéns (pelo blog, pela luta para amamentar, pela escolha da profissão... rsrs.. por tudo!)

    ResponderExcluir
  5. Olá Elidiane

    O leite materno tem 68mg de Cálcio por 200ml e é tão biodisponível que o corpo aproveita quase tudo! Significa que precisaria de menos quantidade deste nutriente para dar conta das necessidades de uma criança!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Karine, fiz a continha aqui e meu filho não atinge a quantidade para a idade dele (1ano e 5 meses). Vc acha que devo lançar mão de um polivitamínico para complementar?

    ResponderExcluir
  7. Olá Karine, eu mandei uma msg, só não sei se foi, mas a minha pergunta é: quando a criança não atinge a quantidade diária de cálcio através dos alimentos, é necessário uma complementação como polivitamínicos?

    Meu filho tem 1 ano e 5 meses, e come pouco. Por exemplo, no café da manhã, ele toma metade do iogurte que faço, e mesmo assim, tenho de entretê-lo para conseguir essa proeza. Ele mama pouco no peito, é LD, mas é pouco, e pelos meus cálculos, acredito que só consiga chegar aos 500mg contando com todos os alimentos que dou (café, almoço, frutas, janta e LM).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca!
      Apenas em uma consulta presencial poderíamos avaliar a necessidade de suplementar o Cálcio ou outro nutriente ao seu bebê. Essa informação necessita de avaliação física, nutricional, de conhecer a história do seu bebê. Mas lembre-se que o leite materno tem uma absorção tamanha, e dificilmente você controlará o quanto seu filho toma de leite materno. Talvez ele tome o suficiente. Se possível, procure uma nutricionista!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  8. De um tempo pra cá minha filha de 1,4m tem tido dificuldade pra fazer coco, teve duas crises feias de nao conseguir fazer coco.. ontem foi a segunda, a alimentaçao dela é otima tudo q vcs imaginam q solta o instetino ela como mto bem, ja nao sei oq pode ser... sera o leite? ela toma leite de vaca de cx... aqui em casa nos consumimos o arroz IR (é o famoso arroz da roça) ele é mais cremoso q o normal ate pensei o podia ser ele... mas to perdida pode ser o leite? e o pior q onde moro nao tem opçao de leite vegetal, e a formula q ela tomava ate completar um ano... ate entao nao tinha isso... e outra coisa e o leite em pó (integral) será q da o mesmo efeito q o de caixinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      Pode sim, ser o leite, se foi só o que você mudou. Mas para te dar uma resposta definitiva, só fazendo uma boa análise em uma consulta presencial...
      Tente voltar a fórmula de antes, e analise se ela fica melhor!Caso queira provar o leite vegetal, tem receitas pela internet, não precisa comprar pronto. Indico um leite de aveia, publicado no blog "As delicias do Dudu".
      Um beijo e boa sorte!

      Excluir
  9. olá, minha filha tem alergia ao leite de vaca ,então a Dr.pediu para substituir por leite de soja ,porém pesquizando a respeito descobri que ,quem consome muito leite de soja pode ter varios problemas de saúde ,como tireóide ,retardo no crescimento entre outras coisas ,fiquei preocupada ? será que isso é verdade ? qual outro leite que posso dar no lugar e atender as necessidades dela , ela tem 1 ano e 7 meses.
    obrigada ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Existem sim, estudos que confirmam algumas de suas indicações. Converse com uma nutricionista ou com o pediatra em relação a utilizar leites hidrolisados (fórmulas) ou leites de cereais enriquecidos. Fazer o teste de provocação oral de tempos em tempos é importante para verificar se a alergia regrediu também.
      Abraços e obrigada pela visita.

      Excluir
  10. Olá meninas !!! Boa noite!
    Preciso tirar uma dúvida, claro que vou a pediatra mas como tenho que espera o dia da consulta a minha ansiedade é maior que o tempo de espera rs.... então minha bebê tem 1 ano e 7 meses, ela caiu da cama, e afundo um buraco na testa dela, e nesta idade a moleira dela ainda não fechou totalmente, cabe a ponta do dedo na moleira... Ela mama no peito até hoje, mas come de tudo também, só o leite de vaca, que foi um pouco difícil fazer ela pegar, desde os 7 meses tentei dar e ela nunca pegou, quando pegava era só um golinho, agora com mais ou menos 1 mês ela ta tomando uma mamadeira cheia, e toma 3 mamadeiras ao dia cheias graças a deus, 1 na manhã outra no lanchinho da tarde e outra na hora de dormir... Minha duvida na verdade é... É normal a criança nessa idade ainda estar com a moleira aberta? e ela bater a cabeça com força e ficar um buraco no local da batida, voltou ao normal mas na hora foi horrivel... queria fortalecer o cálcio dela, por isso marquei uma nova consulta... mas ainda vai demora um pouquinho e tenho pressa pra ir adiantando alguma coisa!!! Obrigada, amei o blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Essa questão, só com o pediatra da sua gatinha!
      Boa sorte!

      Excluir
  11. adorei as dicas Meu filho não toma leite pq não gosta mesmo !!!Ficava mt preocupada em saber se ele tinha o cálcio necessário p sua idade 2.4 Agora descobri q ele come praticamente td q foi dito!!! Obrigada adorei !!!! Mts bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Karine, muito obrigada pelos esclarecimentos quanto ao cálcio, foram muito preciosos para mim. Tenho uma dúvida quanto ao ovo, ele é uma boa fonte de cálcio? Posso dar algumas vezes por semana para minha filha (1 ano e 8 meses)? E quanto à couve, depois de cozida perde muito do cálcio? E o gergelim, é mesmo uma boa fonte de cálcio? Como devemos dá-lo? Desculpa tantas perguntas. Resolvemos não dar leite pra minha filha por acreditar que ele faz mais mal do que bem. Ela está desmamando agora, por isso nossa preocupação quanto a outras fontes confiáveis de cálcio. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Mandei email para uma empresa da qual eu compro queijo Minas frescal e eles informaram que uma porção (30g) contém 166mg de cálcio.

    ResponderExcluir
  14. Oi meu filho tem 6 anos e ja caiu os dente dele da frente mas ja tem dois meses que caiu e o dente dele nao nascer e normal ou ele esta prescizando de calcio ele se alimenta bem tem ..so que ele nao gosta das folhas nem uma minha luta e que ele coma couve brocolis espinafre beterraba nem carne ele gosta ...oque eu fasso

    ResponderExcluir
  15. Oi meu filho tem 2anos e 1mes e nao quer tomar mais leite na mamadeira. Nen no copo,estou desesperada.mais ele come de tudo o q devo faxer, o fato de nao tomar leite vai causar algum mal a ele.

    ResponderExcluir
  16. Olá Karine! Minha filha tem dois anos e tem APLV. Tenho muito medo que ela não esteja ingerindo a quantia ideal de cálcio.Veja o que ela consome diariamente:
    Café da manhã 240 ml de leite de arroz ou de aveia enriquecido com cálcio
    Lanche da manhã: uma fruta (às vezes, morangos, ou melão ou maçã)
    Almoço: arroz, feijão, uma carne ou peixe e legumes - sempre com algo verde, tipo brócolis, ervilha ou espinafre. sobremesa: 1 ou duas fatias de melancia
    lanche da tarde: suco de duas laranjas lima + bolo ou suco de duas laranjas lima + 1 espiga de milho
    jantar: igual ao almoço. Sobremesa: 1 fatia de melão ou uvas ou metade de uma maçã com suco de uma laranja lima
    A noite raramente ela aceita a mamadeira de leite de arroz.
    Será que ela está consumindo a quantia ideal de cálcio?

    Obrigada pela atenção

    Katia

    ResponderExcluir

Comente! A nutri adora conversar!