quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Um pouco de praticidade!

Olá pessoal!

A discussão de uma boa alimentação esbarra sempre no que as pessoas consideram prático. Afinal, abrir um pacote é mais fácil que descascar uma fruta, por exemplo.

O desafio é utilizar as praticidades e as facilidades a favor do nosso dia-a-dia, mas com senso crítico apurado, para avaliar se isso realmente vai facilitar a nossa vida, ou se vai dificultar - ficar doente por conta da sua alimentação é uma dificuldade muito grande!

E vamos ao causo da semana. Como sabem, minha filha virou vegetariana há cerca de 8 meses. E desde então, muitos hábitos alimentares da minha casa mudaram. Um exemplo: antes, fazer uma refeição de bate pronto era um pouco mais rápido, eu achava. Arroz integral, brócolis e filé de frango, 30 minutos. Lembram deste post, com foto e tudo?

Agora, a maior parte das refeições precisa necessariamente ter uma leguminosa (feijões, grão de bico, lentilha, etc) por conta do aporte de proteína e ferro que minha gatinha precisa. E cozinhar grãos como eu gosto de cozinhar, precisa de planejamento (a maioria precisa ficar de molho por bastante tempo, para a diluição dos fitatos, fatores antinutricionais que estão naturalmente nos feijões).
E aí, achei uma ótima praticidade para me auxiliar nessa empreitada! Ervilhas. Nada de enlatados. Ervilhas congeladas. Quando se lê o rótulo, lá está escrito em ingreientes: ervilhas. Simples assim, como eu gosto.

E "inventei" um prato rápido que minha filha está amando! Ervilha acebolada. Idéia original tirada daqui, do meu livro de receitas favorito. Cebola bem douradinha refogada no azeite e ervilhas frescas. Só isso.


Outra praticidade bacana: um dia, resolvemos, eu e a Bia, ter aquele dia de indulgência. Fizemos bolo de cenoura (com muita cenoura), suco de maracujá e servimos com creme com frutas. As frutas iriam ser morangos, já os tinha em casa (agora é época!). Aí achamos outra fruta gostosa, difícil de comprar em feiras, que fez parte da minha infância, lá na parte de congelados. Amoras! Ficou um lanche delicioso!


Lá também encontrei salada de frutas congeladas. Mas não combina com a minha realidade, prefiro fazer a salada de frutas em casa mesmo.  Mas é bom saber que existe.
Vamos utilizar a praticidade em nosso favor, mas de verdade! Alguém por aí tem mais alguma dica?

10 comentários:

  1. As ervilhas uso sempre, meu filho adora e chama de bolinha,rs. As amoras não conheço, mas adorei e vou procurar. Aliás, bolo de cenoura aqui em casa é um dos mais usados,rs. Agora, conta mais desse creme de frutas...

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    1. Oi Let, foi só creme de leite fresco batido para servir com as frutinhas... uma sobremesa para de vez em quando!
      Beijos!

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  2. Como é essa história de diluir fitatos? O que significa isso? Eu ponho os grãos de molho na água antes de por na papinha do bebê porque assim cozinha mais fácil, só por isso...

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    1. Os fitatos são substâncias estão presentes em diversos alimentos, como os grãos, e podem dificultar a absorção de alguns minerais (principalmente ferro e zinco).O fitato se dilúi na água, e pode ser parcialmente removido se o grão fica de molho. Além disso, o feijão deixado de molho por cerca de 12 horas ou um pouco mas é de mais fácil digestão, diminui consideravelmente os gases, sendo indicado para cranças, gestantes, nutrizes (assim não dá cólica no bebê) e adultos sensíveis e propensos!!!!

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    2. Obrigada, Karine, é bom saber!

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  3. Eu gosto de congelar algumas frutas inteirinhas e vou fazendo sucos de acordo com a vontade. Aqui em Maceió encontramos acerola com relativa facilidade, mas ela é muito perecível. Então compro, guardo no congelador. Quando quero o suco, é só bater e coar. Dá pra fazer o mesmo com pitanga (hj em dia é bem difícil de achar, a gente encontrava bastante quando eu era criança), cajá... será que dá certo com morango?

    Bjão!

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    1. Oi Anne!
      Já tentei fazer com morango, nã tive sucesso... mas curiosamente tinha morango na salada de frutas congelada que vi no mercado!

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    2. Eu congelo morango frequentemente e dá super certo! Também a "polpa" do maracujá e da manga, abacaxi (polpa e casca). Até banana eu já congelei! rsrs

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  4. Nossa, eu com a correria do dia a dia, trabalho fora, vida de mãe PRECISO ser prática, por mais que nem sempre saiba que é a melhor coisa.
    1 vez por semana eu faço as papinhas da Clara e as congelo em porções que ela vai comer.
    Se não for assim, estou perdida, pois quando chegamos em casa ela gruda em mim, no peito e não me larga, vou conseguir fazer meu jantar e do Marido lá pelas 21hs!
    Beijos

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  5. A comida congelada ou consumida no dia seguinte perde nutrientes? qual o prazo recomendado para consumir comida congelada (papinha)? posso dar papinha feita no jantar do dia anterior para meu filho de 1 ano e 2 meses no jantar de hoje?

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