Pular para o conteúdo principal

Para as crianças de fibra! Mas se seu filho está magrinho, também vale a pena dar uma olhada!

Olá pessoal
 
Recebi uma solicitação muito especial de uma mãe com um filhinho com uma patologia chamada fibrose cística. Me tocou, foi sobre essa doença que escrevi ao terminar minha especialização em pediatria. E estou aqui, escrevendo em homenagem a Erika Moreira  e todas as mães de fibra.
 
A fibrose cística é também conhecida como "doença do beijo salgado", pois a pessoa portadora da doença elimina quantidade extremamente alta de sódio, cloro e potássio no suor. Logo, seu suor é mais salgadinho. E no momento que a mãe carinhosamente beija seu filho, sente o sabor salgado.
 
Uma explicação rápida: a fibrose cística é caracterizada pela disfunção das glândulas exócrinas, que produzem muco mais espesso, o que pode obstruir os ductos de alguns orgãos, causando doença pulmonar crônica e  insuficiência pancreática.
 
Aí a nutri entra: a função pulmonar e o estado nutricional tem relação -  um emagrecimento com perda de massa magra, de músculos, pode influenciar os músculos respiratórios ao mesmo tempo que uma doença pulmonar demanda muita energia do organismo. Vira um ciclo vicioso. E a insuficiência pancreática atrapalha a produção de enzimas, causando má absorção de nutrientes. Muita necessidade, pouca absorção. O estresse que a doença causa também pode causar inapetência na criança. Estudos indicam maior prevalência de anemia em fibrocísticos.
 
Portanto, cuidar da alimentação do fibrocístico é extremamente importante. Essa criança pode ter deficiência de importantes vitaminas, pela baixa absorção. As mais comuns são vitamina A, E e D.
A vitamina A e a vitamina D tem um papel fundamental na proteção do pulmão. E a vitamina E é antioxidante, também importante para a imunidade.
 
E para garantir a energia dessas crianças? Quando pensamos em engordar crianças (me senti a Bruxa do João e Maria agora!), o que eu mais vejo por aí é tentar aumentar farináceos (dá-lhe engrossantes!), ou até enchê-las de açúcar. Pensem comigo: açúcar é carboidrato, que tem 4 kcal por grama. Gordura tem 9 kcal por grama! Não seria mais eficaz? E encher uma criança de açúcar só vai educar o paladar dela para querer mais açúcar.
 
E é isso que precisamos fazer com os fibrocísticos, 40 a 45% das suas energias precisam vir da gordura. Uma criança saudável que precisa ganhar peso também pode ter o mesmo raciocínio, cerca de 30% da energia da sua alimentação pode vir de gordura. E pessoal, isso é bastante! Pensem na comida de um bebê. A grosso modo, 100 gramas de  papinha feita sem gorduras (claro que a carne tem gordura, mas é só pra visualizar), precisaria de 30 ml de um bom azeite. Uma colher de sopa tem o que, 13, 15 gr? Bora botar mais gordurinha boa na comida dos magrinhos!
 
Lembrando que o jeito mais fácil de adequar as gorduras da dieta é consultando uma nutri, e o fibrocístico que aumenta o aporte de gorduras da dieta, precisa verificar se a suplementação enzimática está ok!
 
Para trazer isso pra realidade, trouxe uma receitinha que contém gordura, vitamina E, vitamina A, vitamina D, gorduras boas... tudo de bom, nutricionalmente falando. E tudo de bom, saborosamente falando.
 
Sorvete de manga e abacate
 
 
 
2 potes de iogurte integral natural (tire o soro, se der)
500g de manga madura congelada (cortar em cubos e congelar)
500gr de abacate
2 colheres de sopa de óleo de coco
Mel silvestre para adoçar
Castanha de caju sem sal para polvilhar
 
Bata separadamente, com um mixer, um pote de iogurte com o abacate e  mel, até dar o dulçor que prefere, e o iogurte com a manga e o óleo de coco.
Para ficar lindo, monte em camadas em copos de papel, como na foto abaixo. Comece pela castanha de caju, e faça camadas de sorvete verde, sorvete amarelo. Depois, deixe no freezer ou congelador por 12 horas!
 
Aqui é sorvete de laranja com kiwi, mas a ideia é a montagem! Fica lindo, não?
 

Para dias de calor é ótimo.
Mães de fibra, aqui vocês tem um espaço para tirar dúvidas sobre a alimentação dos seus pequenos. Vira e mexe, vou postar outras coisas. E mães de magrinhos, essa receita para maiores de 1 ano, por conta do mel. Substitua o mel por uma banana, em dias de calor pode ser o lanche da tarde para bebês de 10 meses!
 
Beijos e até a próxima!

Comentários

  1. Por favor sou mãe de 1 garotinho de 4 anos que tem fibrose cistica ele esta pesando 13kg e por conta da falta de ar e de um probleminha que ele tem com corantes não quer comer nada! !! Apenas leite no qual eu uso pediasure
    Poderia me ajudar com sopas ,mais caloricas pq acredito que sopas sendo liquida ele va comer as que fiz ficaram com cara de hospital
    me ajude! !
    Agradeço desde ja
    Kerima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kerima!!!
      Para facilitar o processo, leia o texto "Meu filho não come- pré escolares" e siga as dicas descritas. Para deixar uma sopa mais calórica, o processo da gordura é o mesmo. Utilize azeite ou outra gordura de preferência na sopa já pronta. Para a base da sopa utilize carnes mais gordas e com o osso ou faça um caldo de frango, com o osso também. Tem receitas boas de caldos no site Panelina. Coloque na sopa algum carboidrato (batata, inhame, cará, mandioca, batata baroa, arroz, macarrão) e a consistência deve ser grossa, como um purê. Caldos finos são menos calóricos. Sobre o Pediasure: converse com seu pediatra, o ideal é a diluição em água, dependendo do horário que for oferecer ao seu garotinho. Diluição em leite, eu particularmente indico se for na última refeição, antes de dormir, pois pode atrapalhar o apetite para as outras refeições, se for no meio do dia.
      Beijos e boa sorte!!!

      Excluir
  2. Boa tarde! Primeiramente gostaríamos de parabenizar o seu belo trabalho! É muito raro encontrar blogs e sites que falem de uma alimentação saudável para crianças.

    Gostaríamos também de tirar uma dúvida. Crianças com o problema citado tem dificuldades para quebrar algumas enzimas, estas podem ter uma probabilidade maior de intolerâncias à alguns alimentos?

    Shizen produtos Naturais
    http://shizenbrasilia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada!
      As crianças fibrocísticas tem podem ter deficiências de enzimas, geralmente mais ligadas a quebra de gorduras. Mas podem sim, ter uma incidência de intolerância alimentar, depende muito da criança.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oii Karine! Estou visitando seu blog pela primeira vez e estou adorando... já tinha visto algumas das receitinhas que vc colocou aqui e outras estou adorando conhecer... inclusive já fiz o sorvete de manga e fica realmente uma delicia..

    Parabens pelo trabalho!

    Emily

    ResponderExcluir
  4. Oi Karine, acabei de encontrar seu blog e estou amando,Gostaria de dicas de alimentação para minha bb, ela com 5 meses e meio, e só mama no peito, nunca dei nada p/ ela, semana passada fomos ao pediatra e ele já liberou a introdução de alimentos, ela esta acima da linha de peso, esta com 8.130 kl, mas minha alimentação e a do meu esposo é bem natural, eu nunca tomei refrigerante e frituras passo longe, enfim, a listinha de alimentos dele me assustou um pouco, por isso comecei a pesquisar, segue a lista: suco de frutas; gelatina; iogurte natural ou de polpa de frutas, ele indicou ninho solei e Néston; flan ou pudim de leite; e por ultimo as frutas amassadas/raspadas... E nessa lista segundo ele tinha a sopinha de bolacha Maria/ maizena com leite de vaca desnatado, mas por ela estar acima do peso ele não passou... Primeiro que achava que não podia dar iogurte para bb e leite de vaca tbém, lendo seu blog decidi não dar o pudim, flan e o iogurte eu mesma ia fazer natural, com frutas para testar... O que vc me indica?
    Ah e para adoçar o suco ele mandou eu dar adoçante, veja o absurdo :(... Nem pensar, eu sempre preferi os sucos naturais sem açúcar e se possível sem água, mas se precisasse adoçar pensei no açúcar mascavo, qual vc usa? Estou adorando as dicas :D..
    Por enquanto só estou dando os sucos de frutas naturais e hoje comecei com as frutas amassadas... Que horários seriam melhor? e a papinha salgada quanto tempo depois das frutas amassadas eu começo? Eu posso dar todas as frutas? lembrando que vou manter a amamentação, livre demanda.. Obrigada por enquanto.. Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!!!
      Em relação a o iogurte, tenho um post legal, com receita de iogurte natural feito em casa, dá uma lidinha (cole o link na barra)http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2011/10/mais-um-pouco-sobre-iogurte-e-tambem.html. Sobre adoçar os sucos, concordo com você, e não indico nenhum açúcar nem produto adoçante até o primeiro ano de vida (leia em http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2012/07/sem-acucar-com-afeto-ou-porque-nao-dar.html). As frutas você pode dar no meio da manhã ou no meio da tarde,qualquer fruta da estação, e a papa salgada pode começar aproximadamente 15 dias após as frutas. Continuar o aleitamento materno é um grande investimento na saúde da sua bebê!!! Você nunca vai se arrepender disso =).
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
    2. Nossa... muda de pediatra, é doido!!! rs

      Excluir
  5. Dra. Parabens!
    Poderia postar uma receita para o inverno agora com as gordurinhas do bem.
    Vou deixar esta guardadinha para o verao.
    Obrigada!

    Adorei!
    MInha bebê nao gosta de manga...abacate sim....abraço!

    ResponderExcluir
  6. ola gostaria de uma resposta sobre minha filha que esta com 1 ano e 11meses e nao come quase nada e ta pesando so 10kg so k saber de mamadeira direto... estou ppreoculpada ....como posso mudar isso ..me ajudem..obrigada.....Erika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      Dê uma olhada nos textos aqui do blog sobre criança que não come.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  7. oi karina sou mãe do wesley ele e prematuro de 29 semanas tem 2anosso que pesa 9kls o que eu poso faser para ele pegar peso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumentar o Sprite de gorduras.. O ideal é buscar acompanhamento de nutricionista!
      Abraços

      Excluir
  8. ola meu nome e noraney tenho um filho de 4 anos e pesa 13,4 kilos ele e bem magrinho e todo mundo vive falando que ele ta muito pequeno que nao ta desenvolvendo ,ele tem bronquite sofre muito em epoca de frio .gostaria de saber se esse peso e normal pra idade dele .ele come muito bem so nao gosta de leite e nada que tem leite ele almoça e janta todos os dias come de tudo bebe muita agua adora frutas e legumes e apaixonado por feijão,produz bastante a noite o travesseiro fica molhado.sera que a algo errado.

    ResponderExcluir
  9. Olá Karine,
    Minha filha tem 1 ano e 11 meses e está com 9,400kg. Foi diagnosticada qdo tinha 7 meses com intolerância a lactose, e apesar de nunca ter tido os sintomas característicos da intolerância (diarreia, coceiras,...) apenas a estagnação do ganho de peso, ela ñ toma leite de vaca e nem derivados desde então. Mas após ler esta matéria, fiquei pensando: será que ela ñ pode ter esta doença? Eis minha pergunta: quais os sintomas principais, como identificá-la, tem algum exame?

    ResponderExcluir
  10. Olá Dtra. Primeiramente parabéns! Excelente blog, excelente post !
    Minha filha vai fazer um ano e pesa pouco menos de sete quilos.Ela tem alergia a leite nasceu com 1946 ganhou peso bem nos 2 primeiros meses mas agora ta difícil. Todo mês ela engorda mas muito pouco. O que posso fazer.ela come bem frutas comida passadinha com garfo legumes suco... mas eu não consegui orientação adequada na rede do sus. A Sra poderia me dar alguma dica ou me indicar algum profissional aqui no rio que seja acessível e DE confiança. Estou muito preocupada com minha bebé. Agradeci desde já é aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  11. A pediatra da minha filha indicou mucilon arroz para dar uma segurada no intestino dela que é muito solto e está prejudicando o ganho de peso, ela está com 8 meses. O que poderia utilizar ao invés do Mucilon que tem açucar? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente o Davi teve alergia quando ofereci manga. Encheu de brotoejas e o drº disse p/ suspender e tentar depois que ele completar 1 aninho, ele esta c/ 9 meses.

    ResponderExcluir
  13. Oi Karina..meu bb tem 8 meses e está mto difícil faze- lo comer comida salgada..vc tem alguma dica?...Ja cortei o mama pela metade e mesmo assim ele não aceita. Aguardo seu retorno...abraço e super parabéns pelo trabalho....

    ResponderExcluir
  14. O lá,Karine! Primeiramente, parabéns pelo blog,há tempos venho procurando algo mais direcionado para a alimentação dos fibrocísticos. Tenho uma bbzinha de 8 meses com a doença,tenho tantas dúvidas e aqui na minha cidade não consegui nenhum nutri para acompanhá-la. Ela faz tratamento mensal na capital,mas é pouco...tenho pesquisado várias receitas para ela e acabo ficando com mais dúvida. Li que alguns alimentos que contém fitato atrapalha a absorção do ferro,por exemplo e que este só é absorvido também junto a um suco cítrico por conta da vitamina C,é verdade? E outra dúvida q tenho é sobre como combinar os alimentos para que um não atrapalhe absorção do outro, principalmente das vitaminas q ela mais precisa ingerir.Você pode me ajudar? Bjs

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo blog,Karina! Há tempos venho procurando algo mais direcionado para alimentação dos fibrocísticos. Tenho uma salgadinha linda de 8 meses que faz tratamento mensal na capital.Aqui em minha cidade não encontrei nenhuma nutri para acompanhá-la...tenho muitas dúvidas, por exemplo, sobre os alimentos que contèm fitato,pelo o que li eles atrapalham a ingestão do ferro,mas são necessários por conta de outras vitaminas.Também tenho dúvidas sobre a combinação de alimentos,como faço para combiná-los sem q um atrapalhe a absorção do outro. E,ainda, é verdade que o ferro só é absorvido juntamente com a ingestão de frutas cítricas por conta da vitamina C? Desde já agradeço.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. olá, meu filho tem fibrose cística, hj ele ta com 10 meses, gostaria de obter informações sobre colocar no leite mucilon no caso de milho se é bom ou nao e por que , pode me ajudar a tirar essa duvida, muito obrigada

    ResponderExcluir
  17. ola, tenho um bebe de 10 meses que tem fibrose cística, gostaria de saber se podemos dar mucilon de milho , se não por que, pode me esclarecer me ajudar, obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs