Pular para o conteúdo principal

Relato: amamentar gêmeos exclusivamente até os 6 meses! Sim, é possível!

A amamentação é um assunto que me encanta, me emociona. Dada a minha história, vocês devem imaginar. Sou fã e defensora entusiasta da amamentação!
Creio que os exemplos, as histórias de quem conseguiu, sempre nos incitam a querer mais, a também conseguir. Aí, tive o prazer de conhecer uma pessoa querida, que é mãe de três, e que me contou a história dela. Não dava pra não dividir!
Ela é a Thais Scavassa, autora do blog Dudu eu e + 2 e uma das sócias da loja Leão Leãozinho, com artigos para bebês. Ela é tão bacana que disponibilizou o contato para conversar direto com ela: thais.scavassa@bol.com.br. Vale e-mails de elogios também!!

Obrigada Thais! E parabéns pela sua empreitada! A saúde dos bebês agradecem!!
 
Quando estava gravida do primeiro filho, eu me informei um pouco sobre amamentação, mas confesso que não foi muito, sei la na minha cabeça isso era natural e iria acontecer de qualquer forma.
Comprei conchas, comprei protetor de silicone, comprei uma bomba de tirar leite, sutiãs próprios, aqueles protetores descartáveis, uma pomada e só.
Dudu nasceu e amamentar foi fácil, ele tinha uma boa pega, eu tinha os aparatos que considerava necessário, e foi assim simples e fácil por 1 ano e 2 meses.
Segundo filho planejado e tudo lá guardadinho pra ser usado novamente na amamentação, mesmo sabendo que algumas coisas eu não precisaria, eu guardei tudo, afinal sempre ouvimos por ai que cada filho é um filho. E ai no primeiro ultra, vem a noticia de que são gêmeos, depois disso, minha única preocupação era o parto, eu não queria uma cesária, passei 39 semanas pensando nisso, quando eles nasceram, estava tudo ótimo, porem a menina tinha 2,400, já o menino tinha 2,800 mas fez uma hipoglicemia, como eu ficaria só 2 dias no hospital, eles resolveram levar os 2 pra semi intensiva e monitorar melhor. Foi ai que começou meu drama da amamentação. Logo no berçário o complemento era obrigatório por que eles eram gêmeos, quando foram pra semi, eles tinham horários de mamada, e se a mãe não fosse amamentar, eles davam leite artificial. E foi assim, de 3 em 3 horas eu estava lá, nos intervalos eu ia ao banco de leite e tirava leite para as mamadas da madrugada. Mas isso não aprecia ser suficiente para os médicos da semi, eles queriam ganhos de peso absurdos e ficavam controlando o tempo da mamada.
 
Algumas vezes eu chegava no horário da mamada e a enfermeira dizia que um deles já tinha tomado o leite artificial porque tinha chorado de fome, outras vezes eu pegava o menino pra mamar e ele entrava em desespero, não pegava o peito direito, depois de tentar muito, vinha a enfermeira com um copinho e dava o leite, ele que não era bobo nem nada adorava, vinha em grande quantidade e ele não tinha que fazer esforço algum pra tomar.
 
Percebi que era um ciclo vicioso, os médicos mandavam as enfermeiras darem o leite, muitas vezes eu chegava e eles estavam dormindo com a barriga bem cheia. Foi então que percebi que se eu não liberasse o leite, eles não sairiam de lá, liberei o leite, mandei comprar uma mamadeira de bico 0, e logo no outro dia eles tiveram alta. Foram 5 dias de muito complemento e quase nada de amamentação.
 
Sai de lá com 2 bebês viciados em copinho e leite em abundancia, 2 receitas de NAN e o retorno em um grupo de amamentação do próprio hospital para acompanhamento.
Fui pra casa com uma bebês de 2,200 e um bebe de 2,600, a menina só dormia e pouco mamava, já o menino queria muito mamar, mas por causa do copinho ele não tinha paciência de sugar.
 
Tive medo claro, na minha casa não tinha mamadeira e muito menos leite artificial, foram 2 dias acordando a menina pra mamar e fazendo malabarismo pro menino ficar calmo e sugar.
 
Eu só pensava que chegaria na pediatra e ouviria a mesma ladainha de sempre, que não poderia amamentar por que eram gêmeos. Isso não entrava na minha cabeça, se eu posso ter 2 filhos ao mesmo tempo, eu posso amamentar também.
 
Fui na pediatra, e o ganho de peso deles foi muito acima do esperado, eles estavam ótimos e era pra continuar assim, amamentando.
E assim foi até 6 meses exclusivo e depois até 11meses quando eles mesmos decidiram parar.
 
Na pratica eu amamentava quando eles queriam, sem marcar no relógio, sem saber quanto tempo eles mamavam, nunca reparei também em quem mamou qual peito, eu sempre oferecia o mais cheio pra quem queria mamar. Tinha madrugadas que eu acordava umas 20 vezes, e tinha madrugadas que não acordavam, e foi assim que ganhei umas 3 mastites nesse meio tempo.
Foto: google
 
 
Se foi difícil, eu digo que nem tanto, eu me acostumei e me adaptei a rotina, nunca pensei que não teria leite ou não daria conta, e talvez foi isso que me ajudou.
E sobre o grupo de amamentação que o hospital me mandou ir?? Ahhh eu fugi claro!!!
 
Hoje eu sei que amamentar é uma coisa muito individual, cada bebê é de um jeito e cada mãe é de um jeito, mas ter exemplos positivos, nos fazem acreditar que é possível sim.
 
Sim é possível! Acredite no seu poder de mamífera, se informe, muna-se de informações. Você consegue!

Comentários

  1. Uma mãe que possui dois bebês possui o dobro de trabalho em tudo e não somente com a alimentação dos bebês, e por isso precisa preocupar-se com sua própria saúde três ou quatro vezes mais!

    ResponderExcluir
  2. Oi Karine, minha história é muito parecida com a da Thais. E me orgulho demais dela. Meus bebes estão hoje com 6 meses e 10 dias. A diferença é que não admiti nem na maternidade que dessem a eles complemento. Eu os acordava a cada 1h e insistia para que aprendessem a mamar. Quando vinham tirar o destro eu já entrava em pânico. Com muita paciência e amor ensinei meus bebes a mamarem e venci a luta na maternidade e fora dela. Eles passaram os primeiros 6 meses só no peito. Estão lindos e saudáveis. Desde o primeiro mês sempre com peso e altura além do esperado para gêmeos. Estou na fase da experimentação: dando papa de fruta, o Mateus adora e o Gabriel cospe tudo. rsrsr Vou iniciar com a salgada e aproveitar as preciosas dicas deste blog maravilhoso!! bjos Nubia

    ResponderExcluir
  3. Oi gente,obrigada pelos relatos eles nos ajudam muito a lidar com a amamentação, eu resolvi dar exclusivamente o peito para meus bebês,eles acabaram de completar um mês e estou consguindo me virar sozinha,não tenho ninguém pra me ajudar e às vezes acho até melhor,odeio gente dando palpites de como cuidar dos meus filhos,mesmo sem ter ninguém me ajudando já ouvi palpites de que o leite não vai sustenta-los,que eu tenho que devo dar mamadeira etc. Sou mãe da Sophia de 6 anos que amamentei exclusivamente até os 6 meses e com ela eu já ouvia que deveria dar mamadeira,com os gêmeos eu ouço mais,o Rodrigo nasceu com 2,210kg e a Gabriela com 2,690 com 18 dias de nascidos passei no pediatra e ele já estava com 3,100kg e ela com 3,200,tenho nova consulta depois de amanhã e acho que eles já estão bem gordinhos viu,então acho que estou conseguindo

    ResponderExcluir
  4. Oi gente,obrigada pelos relatos eles nos ajudam muito a lidar com a amamentação, eu resolvi dar exclusivamente o peito para meus bebês,eles acabaram de completar um mês e estou consguindo me virar sozinha,não tenho ninguém pra me ajudar e às vezes acho até melhor,odeio gente dando palpites de como cuidar dos meus filhos,mesmo sem ter ninguém me ajudando já ouvi palpites de que o leite não vai sustenta-los,que eu tenho que devo dar mamadeira etc. Sou mãe da Sophia de 6 anos que amamentei exclusivamente até os 6 meses e com ela eu já ouvia que deveria dar mamadeira,com os gêmeos eu ouço mais,o Rodrigo nasceu com 2,210kg e a Gabriela com 2,690 com 18 dias de nascidos passei no pediatra e ele já estava com 3,100kg e ela com 3,200,tenho nova consulta depois de amanhã e acho que eles já estão bem gordinhos viu,então acho que estou conseguindo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs