segunda-feira, 29 de julho de 2013

E tá um frio aqui em São Paulo...

Eu amo frio! Adoro a sensação, me sinto melhor, adoro casacos, filme, casa, cobertor...
Mas quem está aqui, na minha cidade, observa (ou sente) que estamos em uma fase crítica! Amiga do sul diz que o está congelando mais ou tanto quanto aqui. Criança sente, né?
 
E fim de semana descobri uma forma ótima de aquecer a casa, principalmente se você, como eu, vive em apartamento.
Não temos calefação aqui né? Pelo menos a maioria de nós. Vamos fabricar uma mini calefação com os nossos fogões! Receitas que passam horas no fogo baixinho aquecem a casa!
 
Aproveitei o frio pra fazer caldo de legumes (base para risoto ou outros pratos). A receita original que comecei a usar é a do Panelinha, mas fui agregando. Caldo de legumes aqui em casa é sinal de aproveitamento de talos. Vou cozinhando, congelando os talos, e em dia de caldo, todos os talos vão pra panela. E a maioria dos caldos aqui, é a base só de vegetais.
 
Também tem uma receita fresquíssima e saudável da querida Thais Ventura do Delícias do Dudu. No caldo dela, ela usa os ingredientes do caldo batido no próprio caldo. Ótima opção para reforçar a alimentação dos pequenos.
 
Aqui no blog já postei minha receita de creme de abóbora no caldo de frango. É só dispensar a panela de pressão e cozinhar calmamente o caldo de frango em uma panela comum. O segredo é esperar ferver em fogo alto, e aí, baixar o fogo.
 
Dá pra fazer picadinho, cozido de carne, boeuf bourguignon (amo!), cozido de frango e aquecer a casa. Mães ou pais ou avós que estão em casa, é só colocar desde a hora do café da manhã a panela pra aquecer com água, ingredientes frescos (ervas, pimentão, legumes, o que a imaginação mandar) e cozinhar lentamente, no fogo baixo. Na hora do almoço tá pronto. Se vocês chegam em casa mais tarde, corre pra cozinha assim que chegar, coloca tudo na panela, e deixa lá, umas três horas, pra aquecer a casa durante o preparo, e pra aquecer a alma durante o jantar!
 
E por aí, alguém divide uma receita que precisa ficar muito tempo no fogo?
 
Beijos e ótimo frio!

3 comentários:

  1. Oi Ká!!! Esse post me lembrou sexta feira passada...cheguei em casa e fui logo fazer uma sopa de legumes pra esquentar! Usei um caldo de carne que eu tinha congelado (caldinho aproveitado de uma carne de panela)..hummm ficou bom e esquentou até!! Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Dra!!
    Minha filha tem 1 ano e 3 meses e não gosta de frutas,tdas ela faz ansia,e até arrepia...o que ela aceita um pouco é papinhas prontas de frutas e banana amassada...mas muito pouco...outro problema tb é que ela só mama dormindo..já tentei todos os leites possíveis,mamadeira,copo,não tem jeito,ela sente o gosto e não toma...O que posso fazer por exemplo depois do jantar na hora de dormir para que ela não passe fome durante a noite??Ela almoça e janta muito bem,mas leite e frutas nem pensar...sofro muito com isso,pq quando saimos de casa pra fazer ela dormir é complicado só pra tomar o leite...Ela pesa em torno de 12 kilos e 81 cm de altura.Um beijo e obrigada pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Querida, para sanar suas dúvidas e te dar opções, eu precisaria conhecer mais a fundo a sua rotina, e a história da sua filha. Considere levá-la em uma consulta com uma nutricionista da sua cidade.
      Abraços

      Excluir

Comente! A nutri adora conversar!