Pular para o conteúdo principal

E voltando à ativa! Inspiração...

Olá pessoal!

Escrever esse blog sempre foi muito importante. É um canto que eu adoro, que me deixa próxima das pessoas, que me faz feliz. Mas como acontece com a maioria das blogueiras, às vezes, damos um tempo.
Seja por atividades, seja por falta de tempo, ou seja para simplesmente dar um tempo. Esse meu tempo foi dado. Percebi que minha última postagem tinha sido em novembro, tomei um susto! 
Esse tempo, geralmente, é realmente necessário. E pra mim, foi! Estou voltando, com força total, e com algumas pequenas novidades!

Vamos continuar falando, falando e falando de alimentação saudável, gostosa. Dicas, quero colocar um vídeo ou outro, inspirações!

Faz parte da minha decisão de ano novo cozinhar mais, compartilhar mais, comer com a família mais. E essas experiências, também vou colocar por aqui, pensando sempre na praticidade. Eu trabalho muitas horas por dia, não tenho empregada. Alguém aí é como eu? Isso quer dizer que eu gostaria de ter horas e horas disponíveis para cozinhar. Mas não tenho, e isso não vai impedir minha família de comer muito bem. Vou mostrar aqui pra vocês também!

E tem minha página! Por um acaso do destino (?), minha fan page foi roubada. É isso mesmo, dá pra acreditar? Trabalho de um hacker, que eu fui descobrindo por amigos, mas que no final, não me trouxe minha página de volta. Eram 150 mil pessoas que recebiam as matérias diariamente. Não tem problema. Comecei outra! Ainda somos 5 mil (ou já somos 5 mil!) e estou novamente, montando todo aquele arsenal de informação de qualidade. Quer curtir? Vem aqui, na página Nutrição Infantil por Karine Durães.

Esse ano tem aulas , muitas aulas. Aula para nutris no meu curso de formação Materno Infantil na Recomendo, aula em pós graduação para nutri, aula em curso de extensão. Também tem aula pras mães - o nosso querido e amado Workshop Alimentação Consciente, comigo e com a Thais Ventura logo logo terão datas para alguns estados brasileiros.

E para você se empolgar como eu, decidi pescar da internet -grupos, páginas- algumas frases verdadeiras de mães. Aqui, você vai ver porque dá certo investir em uma alimentação bacana!




"A boa alimentação me ajudou a descobrir o caminho materno que faz parte de mim! 

Comida de verdade é alegria e amor"

"Inhame é antigripal do Cadu. Não ficamos sem."

"Voltei pra cozinha. Não foi na mágica foi na persistência. Não desisti mais. No início do

 ano passado-2013, pedi que ele levasse um prato com ervilhas e brócolis até a mesa, pra

 me ajudar e...o encontrei sentado devorando o brócolis. Chorei(sem ele ver claro).

Não foi de um dia para o outro, mas sim fazendo e oferecendo(as vezes nem oferecia)."


"Lembram que postei há um mês atrás mais ou menos, que o meu gatinho não queria mais comer? Pois é, bastou um pouquinho mais de paciência da mamãe pra insistir e sentar junto na mesa pra comer as comidinhas saudáveis!"

"Mais tempo na cozinha = Menos tempo no PA (pronto socorro do Hospital) !"


"Descobri que cozinhar com cuidado e carinho também é uma forma de amar!"


"Essa semana meus sobrinhos vieram jantar em casa e fiz os nuggets de frango da Thais

(só troquei o peito de frango por sobrecoxa pra ficar mais "molhadinho"). Ainda brinquei

 com eles que eles teriam que dizer se era melhor do que daquela rede de fast food do 

palhaço. Sucesso total, o de 6 anos não parava de comer e ficava falando "tia, vou pegar 

mais um tá?" rsrsrs..."


"Eu achei que o amava dando as melhores marcas, quando descobri que a melhor marca 

era a minha propria! "


Aqui em casa, além dos benefícios óbvios ligados à saúde, também exercitamos a 

criatividade. Aproveitamos os alimentos de maneira integral, criamos receitas, 

combinamos novos sabores e, de quebra, economizamos bastante com a alimentação.'


"Fiz (e faço até hj) as melhores escolhas possíveis saudáveis para minha princesa de 1a,4m 

com comida caseira e frutas frescas..futuramente farei o msm com meu príncipe recém 

nascido..a saúde dela sempre esteve em dia..cozinhar para a família tbm é um ato de amor,

 faço com gosto sem me cansar





Frases do grupo do facebook Alimentação Consciente (meu e da Thais Ventura) e uma frase "emprestada" do Gororobas Baby (da Bruna Brasil) 


Sejam bem-vindos novamente!

Comentários

  1. ola parabens pelo blog adorei os comentários sou nutricionista mais meu ramos e hospitalar nao tenho muito conhecimento na aréa infantil,tenho um bebe de 4 meses e meio ate 4 meses aleitamento materno foi exclusivo mais começou a diminuir e tive que fazer complementacao estou dando o aptamil o pediatra dele falou que posso dar sucos e frutas oque vc me recomenda?obrigada e parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deizi!
      A Sociedade Brasileira de Pediatria indica introdução alimentar com 6 meses para as crianças amamentadas ou não. Suco, só daria depois de um ano de vida!
      Abraços

      Excluir
  2. Ola Dra, tenho um filho de 1ano e 6meses mede 78 cm e pesa 9 quilos, ele se alimenta bem, come frutas, verduras, legumes, mama bastante, mas não ganha peso. A pediatra ja fez varis exames mas não tem nada de errado.Meu marido e chines, seria essa uma das causas dele ganhar pouco peso, ja que os orientais tem uma estatura pequena. E o que posso fazer para ele engordar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Tem um post aqui com dicas de ganho de peso! Mas será que ele precisa mesmo engordar?
      Beijos e boa sorte

      Excluir
  3. Ola Dra. Karine muito linda e emocionante sua historia.
    Eu tenho uma bebe de 15 meses.Sou farmaceutica vida corrida!!!!Se possivel gostrai de pedir um conselho referente a dosagem recomendada de nutrientes por refeiçao para bebe, pois confesso que estou um pouco predida quando se trata de dose carboidrato, proteina,durante almoço e janta.E referente a janta tenho muitas duvidas porque minha filha tem problema de constipaçao intestinal, ela come bastante, legume e fruta,dou ameixa todos os dias e mesmo assim sinto que ela se esforça muito para defecar estou analisando e penso que è o carboidrato em excesso e pouca agua que ela bebe tirei o biscoito infantil,mas continua.Gostaria da sua opiniao como profissional.Grata
    Jussileide Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Depende de muita coisa! Acho que uma consulta com uma nutri da sua cidade ajudaria muito. Para iniciar, tente fazer o pratinho de comida com metade do espaço coberto por verduras e legumes.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  4. Ola, bom dia. Meu filho tem 2 anos e 7 meses e tem o coco mto ressecado, as vxs sai ate com sangue no coco e vc ve qe esse sangue e machucado, Enfim deisde bebe sempre teve o intestino mto preso. Ai qeria saber no qe posso mudar a alimentacao dele pra soltar mais o intestino? O estranho qe aa xs ele faz mta forca, qase morre pra evacuar e sai todo pastoso ainda. Mais na maioria das vx bem ressecado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone! Aumente água, alimentos com fibras, iogurte, acerte a quantidade de gordura. mas o ideal mesmo seria buscar a ajuda de uma nutri na sua cidade.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  5. Ola doutora meu lindo filho, come bem e porem nem tanta coisa com bons nutrientes.... Vc teria pra me passar um cardapio bem vitaminico qe ajudara a funcionar o intestino, qe desenvolve no crescimento e no peso com saude. E tbm sou gestante ai qero dicas pro bb nascer saudavel. Mto obg deisde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone!
      Aqui no blog tem ideias de cardápio, comidinhas...
      Para cardápio individualizado, é necessária uma avaliação, um acompanhamento... se quiser marcar uma consulta, o telefone é 40633170.
      Abraços!

      Excluir
  6. Olá doutora, queria a parabenizar pelo ótimo blog; estou anotando já umas dicas no meu caderninho. Ando um pouco preocupada com meu bebê de um ano e cinco meses, ele pesa 11.200 . Sempre foi uma criança do tipo topa tudo (menos frutas). Só que a uns dias ele está recusando a papinha e comendo muito pouco. Ainda faço papinha porque ele só tem quatro dentes e ainda não consegue mastigar direito, ai com medo de o deixar com fome ando apelado para iogurtes, gelatina ... Sinto que ele quer comida, mas ainda não consegue comer direito. ..

    ResponderExcluir
  7. Ah doutora, escrevi um comentário enorme, mas quando fui enviar deu erro hihihi. Vou dar uma resumida. .. Primeiramente obrigaaada por fazer esse maravilhoso blog, já anotei várias dicas. E queria te pedir um help, tenho um baby de um ano e cinco meses, ele está no peso e altura ideal para a idade. Ele sempre foi um topa tudo na hora de comer (menos frutas ), só que de uns dias pra cá ele parou de comer a papinha que faço para ele. Sinto que ele está enjoado da textura, sinto que ele quer comer comida de gente grande. Porém acabou de nascer o quarto dente dele, ele não consegue mastigar direito e tem dificuldade de comer alimentos mais secos. Fico com medo de o deixar com fome e acabo apelando para iogurtes e gelatinas. .. Não sei mais o que oferecer para ele

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa noite! Tenho um filho de 1 ano e 2 meses pesa 9,400Kg e a introdução alimentar aqui em casa não foi nada fácil, custou pra ele aceitar comer alguma coisa e agora voltou a rejeitar toda e qualquer comida, até as coisas que ele mais gostava, ou seja, voltamos a estaca zero! Ele ainda mama no peito e é só o que tem aceitado! Estou muito preocupada! Será que é só uma fase doutora? Ouço muitos conselhos pra fazer mingau com mucilon (não gosto pq sei que tem muito açúcar), pra dar leite a ele (bebê que mama precisa tomar outro leite?), bem gostaria de um conselho seu. A pediatra aconselhou a não dar o peito, deixar ele com fome mesmo, se não quiser comer a comida não amamentar, até agora não tive coragem pra fazer isso, este procedimento é correto? Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs