Pular para o conteúdo principal

Controle do peso, angústia e a pergunta: ser magro é ser saudável?

Olá pessoal

A nutricionista já foi sinônimo de "profissional que vai fazer você emagrecer". Imagina a cara de algumas pessoas quando digo que acompanho bebês. Alguns comentam: mas novinho assim, precisa?

Precisa! Ensinando a criança a comer bem, com prazer, uma alimentação rica em cores, sabores, menos esse bebê vai precisar fazer controle de peso na vida adulta. Isso é prevenção, é investimento em qualidade de vida.

Mas quando a criança já está acima do peso, orientar uma reeducação alimentar e uma vida ativa passa a ser muito importante. Mas essa simples (ou não tão simples) atitude é difícil, carregada de culpa, de angústias, de mudanças, de culpa.

Uma psicóloga amiga minha um dia leu um texto meu, um texto com o título "Dieta" para criança Gordinha. O foco do texto, como vocês podem ver, é tentar remodelar a ideia de dieta, e contribuir para uma mudança mais assertiva, mais duradoura. Afinal, criança não faz dieta. Esqueçam as dietas! Faz reeducação alimentar, deve ser orientada quanto aos horários, limites, etc, sem restrições excessivas. Ou modismos.

O que chocou minha querida colega não foi o texto. Logo abaixo do texto, você consegue ler comentários. Alguns, de crianças. Dizendo: quero emagrecer, me ajude. Qual meu peso ideal? Quero uma dieta, não muito longa. Estou progredindo bem na minha dieta (menina de 11 anos) Outra garota de 11 anos: tenho uma barriguinha, quero eliminá-la. Relatos de bulling. E mais algumas coisas. E essa minha amiga nem sabe que parei de aceitar esses cometários. Se continuasse a aceitar, a lista seria enorme, sobre as mesmas dúvidas.

O primeiro comentário que eu me lembro nitidamente que ela fez foi: porque essas crianças não conversam com seus pais sobre estes problemas?
Boa pergunta. O que as faz sofrerem sozinhas? Ou será que já conversaram, estão tentando e ainda está tudo confuso?
Será que o controle alimentar está exacerbado? Será possível ser saudável, mesmo tentando emagrecer? Será que ser magro é afinal, ser saudável? O que está por trás das nossas escolhas?

Minha colega me perguntou então, se poderia escrever um texto sobre tudo isso. E eu convido você, leitor, a ler, fazer uma análise crítica junto com a gente!

É possível ser saudável? por Eliane Rebechi

“Acho que a culpa é minha”. Muitas vezes ouvimos mães se culpando porque o filho ou filha está com sobrepeso ou obesidade. Os profissionais de saúde, parentes e amigos, geralmente fazem coro culpando os pais, (principalmente a mãe) por não conseguirem manter os filhos longe das comidas “engordantes”.

Ser magro virou sinônimo de ser saudável.  Nos sentimos culpados se vamos a uma festa e comemos um pedaço de bolo e dois brigadeiros. Nos dia seguinte vamos nos privar de tudo com medo de acumular peso.

As crianças com 6 ou 7 anos, principalmente as meninas, estão preocupadas com o aumento de peso e muitas já fazem “dieta”, mesmo aquelas que não apresentam nenhum excesso de peso, mas ansiosas e pressionadas, “prevenidas” para o futuro.

Meninas e meninos que poderiam estar curtindo a infância brincando, fazendo travessuras, estão sofrendo de ansiedade, baixa autoestima e insegurança. Vivem agitadas, preocupadas com medidas, maquiagem, imagem perfeita e sofrem de angustia muito precocemente.

E os pais? Geralmente confusos, também pressionados pela mídia, pela escola e por profissionais de saúde que esperam que eles “contenham” seus filhos, não permitindo que eles engordem. E para “ajudar” esta luta, um número sem fim de empresas comprometidas, é claro, com lucros em primeiríssimo lugar: as indústrias farmacêuticas (está aí o alto consumo de Rivotril, receitado sem escrúpulos para crianças, que comprova); as indústrias de cosméticos que prometem beleza, firmeza e felicidade em potes bonitos e atraentes; as indústrias alimentícias que vendem todas as “tranqueiras” que engordam, entopem as veias, causam hipertensão, mas que para compensar (perversamente) lhe oferecem os alimentos diets, lights, integrais, sem gorduras trans, com fibras, etc., etc.; as academias que prometem corpo “sarado”, escultural, “barriga negativa” e o sonho inatingível do corpo perfeito; as dietas milagrosas; as revistas que ensinam que ser feliz é ter dentes perfeitos, pele clara, cabelos compridos e lisos, usar o perfume X, óculos Y e as roupas de grife, claro nº 36.

Como chegamos a isto? Consumir produtos, viagens, carros, ter sempre mais, ser competente, proativo, superar metas, ufa! E a mãe mulher que é cobrada por todos para ser mãe exemplar, presente, atenta e que acompanha os filhos nas suas tarefas, na hora das refeições, na escola, nas suas relações sociais, e, ainda deve ser excelente profissional, estudar muito, administrar a casa com graça e beleza, ser boa filha, amiga, companheira e acima de tudo amante sexy, magra e malhada. Me perdoem, mas isto é cruel e impossível!
Porém, tentamos! Aos trancos e barrancos, às vezes à custa de muita Fluoxetina. E sentimos culpa, muita culpa porque acreditamos que somos inteiramente responsáveis, caso algo não dê certo.

E assim , adoecemos, ficamos estressadas, compensamos comendo mais do que precisamos, nos sentimos pior, tomamos mais remédios, ficamos mais deprimidas....e assim cumprimos um ciclo que dá muito lucro para as empresas e muita angústia para nossas gerações de jovens e crianças que não têm a oportunidade de vivenciar que corpo saudável é corpo que se movimenta com prazer, que brincar, ter amigos, aprender coisas novas, experimentar novos sabores, cair, levantar, machucar, perder amigos e ficar doente faz parte da vida e é assim que se aprende a gostar de viver, gostar de si próprio, respeitar o próximo e a natureza.


Precisamos dar novo significado para o que é ser saudável e para isto será necessário transformar, criar, ousar pensar diferente, ser crítico não se deixar levar pela mídia ou modismos, ser valente para descartar o que não lhe serve, ou que você usa só para agradar os outros. Sim, é possível ser saudável.  


Comentários

  1. Ótimo texto, vai de encontro a tudo que a grande mídia jogo todos os dias nas nossas casas, formando de nosso jeito de ser e até o que comemos e eles que decidem. Mas fugir deles?

    ResponderExcluir
  2. Eu não poderia concordar mais com você. Somos todos vítimas dessas imposições. Nossa noção do que é bonito e desejável é muito limitada e gera muita infelicidade. Minha filha está com 1 aninho e me pego feliz porque ela come superbem, mas com uma pontinha de ansiedade, do tipo "e se se ela se tornar uma criança comilona e obesa?". Estou procurando me trabalhar para parar com isso! Ofereço a ela os alimentos mais saudáveis que consigo e espero que isso a ajude a fazer escolhas equilibradas no futuro. Mas e se não der certo?? Se não der certo, acho que o problema não está na mãe o na criança, mas nos padrões esperados... Enfim, apenas um breve comentário sobre um assunto muito, muito complexo.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente PERFEITO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. ola karine estou desesperada tenho uma filha de 1ano e 1 mes e esta com 17 kilos e 86 centimetros esta enorme nao sei mais o que fazer sera q voce pode me ajudar se preciso for marco uma consulta me ajude!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Obrigada por compartilhar informacoes tao relevantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs