Pular para o conteúdo principal

Analisando o peso da criança - quando a criança pesa menos do que deveria!

Diariamente recebo questões dos pais com o peso de seus filhotes. Parece estar no topo das nossas preocupações. E não estou falando de quem pesa mais- estou falando de quem, eventualmente, pesa menos.

Minha questão principal é: por que existe uma corrida ao percentil 50 ou score 0, aquela linha verde das nossas curvas de crescimento?

Curva de crescimento? É isso mesmo, é aquele gráfico que as nutricionistas e os pediatras colocam os dados do seu filho, em toda consulta, logo após medir e pesar.

A curva utilizada atualmente é a da Organização Mundial da Saúde, veio de um estudo de 2006, que incluiu crianças brasileiras que mamavam no seio, não conviviam com pessoas fumantes,etc. Pensem em crianças saudáveis mesmo! Crianças do Brasil, especificamente de Pelotas, foram incluídas no estudo. Isso é muito importante, já que precisamos ter referências do nosso país para avaliar crianças brasileiras, certo?

É muito importante saber disso, qual curva estamos usando. Quando me formei, há 10 anos, a curva ensinada e utilizada era a curva NCHS, que veio de um estudo lá dos anos 70. Crianças americanas, não amamentadas. Não a utilizamos mais como referência, por questões óbvias. Bom, não deveríamos.

Podemos utilizar a curva peso para idade, altura para idade, peso para altura, IMC (uma conta de peso para a altura)... dependendo do que queremos avaliar. Bom mesmo é utilizar quase todas!

Olha o visual da curva!

Olha essa avaliação: nasceu com baixo peso, baixo IMC. E hoje,entre o percentil -2 e -1 está bem! Olha como a linha verde ainda está em cima.. e tudo bem!


A linha do meio da curva significa que 50% das crianças pesam ou medem aquele tamanho. Atenção: não é uma "meta". Tem as crianças menores, e tem as crianças maiores. E tudo bem. Afinal, nós, adultos, não somos diferentes também? Entre o percentil -2 e + 2 (nesse gráfico, ente as linhas vermelhas de baixo e de cima) podem ter variações completamente aceitáveis! Crianças mais pesadas e mais levinhas. 

Como a gente vai saber se está tudo bem? Conte a história do seu filho para a nutri ou para o pediatra. Qual o peso que nasceu? Isso influencia bastante em como esperamos que a curva vai se manter. Alguma coisa aconteceu no caminho? Ele cresce? Criança bem nutrida cresce!

Também peça para avaliar outros fatores. Padrão de sono, de imunidade, de desenvolvimento, de alimentação. A curva é mais uma ferramenta que a utilizamos, mas ela é para avaliar populações. Quando avaliamos uma criança, um ser individual, é assim que o devemos tratar. Avaliar tudo o entorno que nos cabe- as nutricionistas, principalmente a alimentação atual e pregressa.

Converse sempre com o profissional que acompanha seu filho, peça para ver a curva. Tire suas dúvidas. Será que correr atrás da "linha verde" é o ideal para todas as crianças?

Eu acho que não!

P.S. Essa avaliação, de adequação de peso e altura, deve ser feita em consultório, em consulta presencial. A avaliação é holística, logo, não poderia - nem nenhum outro profissional poderia - fazê-la pela internet. A ideia do post é informar, não diagnosticar ;)



Comentários

  1. A questão é saber se a criança está crescendo como a média das crianças (a maioria), ou se fará parte da turma dos grandes ou dos pequenos (a minoria). Ser o maior da turma não é legal, ser o menor da turma não é legal, mas cada um é único e é assim que deve ser tratado e aceito.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post, há tempos queria um post assim! É tão simples de entender... A curva da carteira da criança tem a legenda super clara e ainda assim existem profissionais que fazem terrorismo com as mães.
    Minha filha sempre esteve "abaixo da curva (entre o -1 e o 0, se não me engano, estou sem a carteira dela aqui), mas eu sou super pequena e o pai dela também não é grande, como ela seria maior?

    Vou repassar ao infinito, parabéns Karine!

    ResponderExcluir
  3. Karine, mais um post excelente.

    Vale lembrar que o que avaliamos é a velocidade de crescimento e de ganho de peso e não um valor absoluto.

    Isso quer dizer que um dado na curva, isolado, só mostra quantas crianças pesam o mesmo peso, dentro de uma faixa de normalidade.

    Chama mais a atenção criança que perde velocidade de crescimento (peso ou estatura) caindo nas faixas do que uma que, apesar de estar em uma faixa mais baixa, segue sempre a mesma curva, o mesmo "cala de crescimento", a mesma faixa na tabela.

    Parabéns pela postagem. Simples, clara e importantíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que indica a diminuição gradual do crescimento em altura, juntamente c um IMC zigue zagueando?

      Excluir
  4. Oi Ka!!!

    Adorei o post, super esclarecedor e fácil de compreender. O que mais me alegrou foi saber que o Davi está "acima da média" sendo vegetariano =)

    Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Karine eu me chamo Alexandra e tenho uma filha com 1 ano e 1 mês e ela nasceu com 3020 kg e seu peso sempre foi baixo. Eu sempre questionei com o pediatra dela, mais ele sempre falou que está normal e eu pedia exames ele me dava o pedido e Sempre deu normal. ..Mais este mês eu levei ela em outro pediatra e ele mandou eu procurar um nutricionista urgente pois seu peço está bem abaixo. Ela está pesando 7600kg . Fui marcar um consulta com nutricionista e si consegui pra janeiro por favor me ajuda como devo fazer pra ela recuperar seu peso. E ela ainda mamãe, estou tentando tirar o peito dela porque estou com anemia e sinto que meu leite não está sendo bom pra ela. E ela prefere mamar do que comer e ela não pega mamadeira aliás pegar pega mais so com água e suco com leite nem pensar.

    ResponderExcluir
  6. Meu filho tem 6anos e 3 meses e esta pesando 40 quilos ! Quality e o peso normal para a idade dele + ou- mim ajuda por favor ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs