Pular para o conteúdo principal

Alimentação complementar - afinal, como fazer uma papinha?

Olá queridos!


Hoje vamos falar sobre a primeira alimentação salgada do bebê, a papinha. Parece um assunto batido, afinal, todas temos alguma receita de papinha, ou mesmo o pediatra indica umas receitas, mas com dicas especiais podemos turbinar ao papinhas com todos os nutrientes essenciais e nutrirmos nossos bebês da melhor forma.

Separamos os ingredientes das papinhas. Toda papinha deve ter, no mínimo, 4 tipos de ingredientes, quando o bebê tem 6 meses, ou 5 ingredientes, quando o bebê já está acostumado, comendo bem o almoço e o jantar, com cerca de 7 meses.
Aí vão os tipos de ingredientes:
Carboidratos, ricos em amidos: são os alimentos que tem a maior densidade calórica e que dão energia para o bebê. Formam o Grupo 1: batata, batata doce, cará, inhame, quinua, aveia, mandioca, abóbora, mandioquinha, milho.
Legumes e verduras, ricos em vitaminas e minerais e fibras, garantem a saúde do bebê, são divididos em dois grupos necessários
Grupo 2: cenoura, beterraba, couve-flor, abobrinha, brócolis, quiabo, chuchu, berinjela, jiló, rabanete, nabo.
Grupo 3: são as folhas: couve, alface, rúcula, repolho, chicória, almeirão, agrião, escarola, espinafre, broto de feijão, mostrada, moyashi, radite.
As carnes formam o próximo grupo, são as fontes de proteína, elas vão formar as estruturas do corpo do bebê.
Grupo 4: carnes de boi magra, frango, peixe. As carnes tem que ser moídas ou desfiadas e fazer parte  da papinha integralmente, e não só o caldo.

Atenção: fígado era muito indicado para sopinhas de bebês. Hoje em dia, eu não indico. O fígado é o orgão ou o local no nosso organismo aonde tudo que é consumido ou absorvido é depurado, portanto, lá passam agrotóxicos, aditivos, hormônios e outras substâncias que nós, nutricionistas, chamamos de xenobióticos. Nos animais não é diferente. Portanto, hoje, o fígado, pode ser um depósito de substâncias não nutritivas e não reconhecidas pelo nosso organismo.
Quando não recomendo o fígado, as mães ficam com receio de não atingir as necessidades de ferro que o organismo de seus bebês necessitam, mas fiquem tranquilas, existem outras fontes ótimas de ferro que dão conta do recado.

Voltando a papinha, refogue temperos naturais como cebola, alho, em um fio de azeite ou um óleo de boa qualidade, cozinhe no mínimo um ingrediente de cada grupo, separademente ou em conjunto.
Tempere com ervas frescas como tomilho, cheiro-verde, coentro, alecrim, sálvia, que dão sabor especial ao prato, além de também possirem propriedades nutricionais.  Nada de caldos ou temperos industrializados.

Depois de cozidos e refogados, amasse os ingredientes com o garfo. Também dá  para oferecer os alimentos separadinhos, para que o bebê experimente cada tipo de alimento.

Quando a criança está acostumada, adicionamos o último grupo, das leguminosas:
Grupo 5: lentilha, feijões, grão de bico, vagem, ervilhas. Também cozido e amassadinhos no prato.
Com estas dicas, as mamães prepararão as papinhas mais gostosas e nutritivas e terão verdadeiros bebês gourmets fofos e com a saúde em dia.
Beijos e bom apetite!

🌟🌟🌟 Quer saber mais sobre Introdução Alimentar Humanizada? 

Confira o curso online que montei especialmente para ajudar quem tem dúvidas e não pode ter uma consulta presencial. Clique para saber os detalhes e como se inscrever!🌟🌟🌟


Comentários

  1. Adorei o post! Ainda ontem tava conversando sobre isso com as secretárias aqui da clínica que filhos pequenos! Já tô encaminhando o link... bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mari!
    Também tenho visitado o seu blog, está fantástico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia! Eu adorava fazer as papinhas da minha filha, fazia até a mais porque comia com ela a noite, no inverno, nham, nham!

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Karine,

    Gostaria de saber se é correta a inlusão de fibras nas papinhas das crianças.
    Meu sobrinho tem 7 meses e na creche incluiram linhaça na papinha do almoço.
    Há problema o consumo desse grupo alimentar em bebês dessa idade???

    Obrigada,
    Anne

    ResponderExcluir
  5. Olá Anne!

    Vamos lá... a inclusão da linhaça (bem moída e na hora do preparo, pois moída ha muito tempo perde os nutrientes no ar) na papinha do seu sobrinho não é maléfica. Mas ela não substitui nenhum alimento dos 5 grupos, seria um "plus" a mais para garantir um consumo de omega 3 e um pouco mais de fibra. Temos que ficar de olho sim, na quantidade de linhaça adicionada. Para 1 papinha no almoço, uma colher de café já é mais que suficiente. Se for respeitada a quatidade, a papinha dele só ficará mais rica em nutrientes e você pode ficar tranquila!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Anotando todas as dicas...
    No final do mês o Henri começara com a alimentação salgada.
    Quero meu filho bem nutrido.
    Amo esse blog.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post. Posso copiar e colocar no meu blog? Claro que vou citar que retirei daqui.

    ResponderExcluir
  8. Olá Gla!
    Obrigada!
    Claro! Conhecimento é para compartilhar!
    Se colocar o endereço do blog vou adorar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, boa tarde... para facilitar o dia-a-dia compro os legumes sem agrotóxicos na feira. Como a feira sem agrotóxicos é só aos sábados, fico com medo de comprar muito legume e estragar, por isso congelo. Ralo, coloco em saquinho de sacolé e congelo. Faça isso com: baroa, cenoura, abóbora, aborbrinha, chuchu, vagem e beterraba. Quando vamos fazer a papinha jogamos direto na água fervente "um sacolé" de cada cor. Gostaria de saber se esse procedimento está correto. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!
      Que grande idéia! Correto sim!
      Bacana esse modo.Você compra os orgânicos onde, na feira da Água Branca? Se for, quem sabe qualquer dia nos encontramos por lá?
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá boa noite. Essa semana minha filha de 6 meses vai comer sua primeira papinha salgada, quais os alimentos q ela pode comer? Ela só toma leite materno.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Se na sua família não houver alérgicos, pode ofertar qualquer legume, verdura e fruta da época. Melhor se forem orgânicos!Para uma indicação mais personalizada, procure uma nutricionista infantil!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  11. Boa noite Karine. Obrigada pelas dicas são ótimas para nós mães de primeira viagem. Gostaria de saber se desde a primeira papinha devo colocar alimentos dos 4 grupos ou ofereço separadamente para que ele conheça os sabores? Posso congelar ou o ideal é preparar na hora? o meu filho ainda não come papinha estou iniciando a alimentação complementar com sucos e frutas, porém, ofereço sucos de laranja lima, laranja com cenoura ou c beterraba, e de maçã. Gostaria de saber se posso oferecer suco de outras frutas como manga, melancia etc. obrigada Adélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adélia!
      Sim, deve colocar os 4 grupos, mas servir separadamente no pratinho, para o bebê sentir todos os sabores separadamente. E é bom fazer um pequeno diário no início, anotando tudo o que o bebê come, e se ele tiver alguma reação, você poderá verificar qual alimento foi responsável. Pode sim, congelar! Facilita a vida! E pode sim, oferecer o suco de todas as frutas! Cuidado apenas com as com maior contaminação pelos agrotóxicos (o morago é um clássico, se tiver a possibilidade, prefira os orgânicos)
      Beijos e boa sorte nessa maravilhosa empreitada!

      Excluir
  12. Olá! Meu bebê (Diogo) já esta com seis meses e o médico mandou dá-lhe papinha de batata, cenoura, inhame, etc. Mas o meu bebê rejeita,já fiz várias tentativas, ele até vomita. O que faço? Me ajudem. Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane!
      O primeiro passo é verificar se está tudo ok com a saúde do bebê. O pediatra precisa ser consultado, verificar se não há alguma patologia atrás desse vômito. Se não for o caso, muita paciência, començando por 3 colheradas apenas, com uma colher pequena, de material flexível, para que ele não estranhe a sensação do metal na boca.Deixe-o pegar na comida, isso pode estimulá-lo também.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  13. Olá! Parabéns Adoro seu trabalho!
    Estou muito preocupada tenho um filho que completou 6 meses agora, o pediatra pediu para começar a dar sucos, frutas e papinhas no 5º mês, nos intervalos de cada leite 3/3hs. Mas ele teve diarréia, e começou a ter muito gases se espremendo; então resolvi parar de dar esses alimentos até o organismo dele melhorar agora que normalizou ele está com 6 meses mais estou com receio, o que posso fazer? Será que foi muito excesso? pq além de comer todas papinhas não satisfazia ele tomava leite. O que devo fazer. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!!

      Provavelmente sua bebê não tolerou muito bem algum alimento que consumiu... Thais, já pensou em procurar uma nutri para acompanhar devagarzinho essa introdução, já que seu bebê teve estas reações? No início da introdução da alimentação é comum a criança querer mamar depois da comida, isso depende de criança para criança!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  14. Olá, Karine! Minha filha, Laura, está com sete meses, pesando 8,2 Kg e medindo 65 cm. Alimentava-se bem na maioria dos dias, tanto no almoço quanto jantar, mas, de uma semana pra cá, cerra a boquinha, faz bico, enrola... está sendo uma luta alimentá-la. Deixo que ela coloque as mãos na comida, mas nem isso está resolvendo. Para ela comer, só comigo por perto e com bastante feijão e baroa no prato. Volto a trabalhar semana que vem e ela ficará com a babá e minha mãe. Estou entrando em desespero, já não sei mais o que faço. Sucos ela só aceita de acerola, laranja serra d'agua ou melancia, mas come frutas bem, à exceção de pêra, que faz vômito. Um outro problema é que não mama os 720 ml por dia que o pediatra me recomendou, mama cerca de 500 a 600 ml... está mamando Nan Confort, pois, depois dos 6 meses, tive de desmamá-la porque tenho glaucoma e voltei com a medicação. Não sei se posso dar iogurte natural integral, pois ela não tem um ano ainda. Em minha cidade não há nutricionista infantil. Estou ficando sem criatividade e muito, muito desesperada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana!
      Imagino sua preocupação, mas vou te tranquilizar: 720ml é uma média. Como nem eu, nem você, nem ninguém consome todos os dias a mesma quantidade, os bebês também não seguem um mesmo ritmo exato todos os dias. O importante é avaliar se sua Laura está se desenvolvendo bem. Provavelmente sim, já que ela come as frutas, toma suco, come comidinha... te sugiro procurar o pediatra antes de voltar ao trabalho para avaliar o crescimento, e esclarecer estes fatos.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  15. Oi Karine...adoro seu blog!! Tenho um bebe de 06 meses e tenho tantas duvidas...rs, uma delas é de como preparar a papinha, preparo normal, refogo a carne no azeite, alho cebola..a hora que está fritinha, coloco á agua, deixo ferver e ai que coloco os legumes, verduras...será que estou fazendo certo?? pq pesquisando vi em varios lugares que ao preparar a papinha é so ferver a água e colocar todos ingredientes, inclusive a carne..e agora???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Obrigada pelo carinho!
      O ideal seria não refogar, apenas cozinhar os alimentos, amassar os desfiar, e ofertar separadamente. Coloque o azeite no fim na receita, depois de pronta.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  16. Oi Karine. Seria possível passar as quantidades (em gramas, para 100 g, por exemplo) que deve ter cada grupo em uma refeição balanceada? Sempre fico em dúvida e com a impressão que coloco pouco carboidratos, que imagino que deva ser o de maior quantidade. Penso nisso considerando a pirâmide alimentar, se bem que não sei se vale para bebês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Vou te passar dados da recomendação das DRIs (Dietary Reference Intakes)de 2002/2003, os mais recentes, por dia: 95g de carboidrato, 13,5g de proteína, 30g de gordura. Mas não se prenda a gramagens.Mesmo as recomendações internacionais se divergem entre si em relação a gramagens. Uma papinha com cerca de 2 colheres de fonte de carboidrato, como batata,arroz, mandioca, 1 colher e meia de legumes, 1 folha, 2 colheres de feijão com o caldo e 2 colheres rasas de carne moída atendem as necessidades do seu bebê! A pirâmide alimentar pode sim, ser utilizada para bebês, as porções que divergem com as do adulto. Por exemplo, um bebê de 6 a 11 meses precisaria de 3 porções de cereais, tubérculos ou pães; 3 porções de hortaliças, 2 porções de frutas, 3 a 4 porções de laticínios, 2 porções de carnes ou ovos, 1 porção de leguminosas e 2 porções de óleos e gorduras.
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  17. Ola boa noite, esse blog é mto bom, ja tirei varias duvidas :) mais ainda tenho varias.
    Minha filha vai completar 6 meses dia 06-01 iniciei a papinha de frutas a uns 20 dias, ela aceita super bem o q nao acontece com o suco, e desde a ultima quarta iniciei a papinha salgada, porem nao estava fazendo da maneira correta, estava oferecendo apenas 2 tipo de alimentos, refogando e fazendo junto, sera q ja posso o ferecer carnes(frango, peixe, carne moida)? Ontem ela estava com dificuldade p fazer coco, fazia força e chorava, fikei mto preocupada, me disseram p colocar ameixa na agua e dar a agua p ela tomar, mais eu ofereci a fruta e ela comeu e deu resultado. Tem algo q eu possa introduzir na papinha dela p nao prender o intestino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Sua bebê já pode (e deve) consumir algum tipo de carne, para obter Ferro e Zinco em quantidades ideais na alimentação. A não ser que se trate de uma família vegetariana, aí a tratativa é outra. Introduza na papinha dela, além da ameixa: abacate, manga, chicória, escarola, folhas em geral e sempre ofereça água para sua filhinha.
      Um abraço e boa sorte.

      Excluir
    2. Mto obrigada por tirar minhas duvidas,vou incluir sim esses alimentos, pois kero minha filha saudavel e longe de papinhas industrializadas"). Outra coisa, tenho q fazer cada papinha individual(estou fazendo assim) ou posso fazer q de p jantinha dela tbm? Posso bater iogurte natural com frutinhas ou é melhor utiliza o leite q ela toma?
      Tenho mtas duvidas, é minha primeira filha rsrs

      Excluir
  18. Karine, muito obrigada por dividir estas informações. Elas me auxiliaram a elaborar um cardápio semanal para minha filha que vai completar 7 meses, e está se recusando em comer a papinha e tomar sucos. Está sendo dificultoso e estressante este período, mas segundo o pediatra, devo ser bem firme. Tenho duas dúvidas: existe quantidade ideal para papinha salgada e a papinha de frutas? Ela no início aceita, mas depois ela fecha a boca e não tem quem faça abrir. E a segunda, posso preparar a papinha no domingo e congelar em potes separados para a semana? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fer!
      Disponha! Vamos as suas dúvidas: não há uma quantidade ideal, sua bebê vai comer o quanto precisa, e quando ela "trava" a boca, é necessário respeitar. Pode sim, congelar, facilita o trabalho!
      Um abraço!!!

      Excluir
  19. Adorei!!!
    vou começar a introdução das papinhas salgadas na semana do carnaval com a Clara e estava cheia de dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá Karine,
    Muito legal suas dicas. Comecei a te acompanhar agora...
    Tenho um bebê de 9 meses que está na papinha salgada, papinha de frutas, sucos e formúla. Introduzi tudo isso a partir dos 6 meses, pois até então era somente "peito".
    Vamos as perguntas:
    1ª Até quando devo continuar com a fórmula? Quantas vezes e quantos mls por dia?
    2ª De quantas em quantas horas posso oferecer um desses alimentos ao meu filho?
    3ª Posso introduzir aveia, linhaça ou outro cereal na alimentação dele?
    4ª Posso dar suco na hora da papinha salgada?
    Ufa, quantas perguntas... mas tenho muito ainda a perguntar.
    Por agora, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Vou responder suas perguntas!
      1ª- você pode continuar amamentando, é sempre a melhor opção. Caso continue com a fórmula, tem que ser no mínimo até 1 ano, já que bebês de menos de 1 ano não podem tomar leite de vaca sem diluição;
      2ª- varia de 2 a 3,5, depende do bebê e da sua rotina.
      3ª se não houver nenhuma questão de saúde, os cereais estão liberados a partir do sexto mês.
      4ª- o ideal é servir até 100ml de suco por dia ao bebê. Pode ser depois da refeição...
      Obrigada pela visita! Um abraço!

      Excluir
  21. Boa noite,tenho uma filha de 2 meses e 15 dia ela já toma mingau de creme de arroz com leite ninho 1,por não tem leite pata amamentar,ela tomou (nan,nestogenio e aptamil e todos fizeram mal a ela,posso já da papinha?ou outro alimento complementar? Obrigada Mariane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariane.
      Não é indicado pela OMS e SBP nenhum alimento complementar a não ser leite para um bebê tão novo.
      Converse com sua nutricionista e ou seu pediatra.
      Abraços

      Excluir
  22. Boa Tarde!
    Tenho um bebe de 9 meses, mas ele não quer mais bebe o leite na mamadeira,tenho que misturar o leite com alguma coisa, como mucilon, maizena ou cremogema aí sim ele aceita, mas tem que ser grossinho como mingau para poder comer de colher, ele só ingere leite de manhã ou a noite, aquntidade é 150ml de água e cinco de leite a medida que vem na lata de leite( com o medidor). as vezes ele nem come tudo,será que o meu filho está ingerindo pouca quantidade de leite por dia? ele come papinha salgada, de fruta não bebe suquinho só água, a minha mãe coloca na papinha de fruta um pouco de leite também, mas não sei está certo me ajude o que faço para o meu filho ingerir mais leite, acho que ele está magrinho, no dia 28/03/2013 fui ao pediatra e o meu filho estava com 7,700 e 75 cm, o mesmo me pediu para que ele engordasse um pouco o que faço para ele poder engordar.
    Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Reveja o Mucilon e o Cremogema. Muito açúcar e sódio para um organismo tão pequeno.
      Procure uma nutricionista para ajudá-la a fazer um cardápio calórico e saudável. Para se inspirar, dê uma lida nesse texto: http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2012/11/para-as-criancas-de-fibra-mas-se-seu.html.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  23. olá teno um bb q completou 6 meses dia 19/04 e q ñ quer comer papinha salgada só as de fruta ,já fiz de vários legumes todas sempre dessa forma q vc ensina com alho um pouco de cebola refolgados no azeite e uma pitadinha de nada de sal mas ele ñ aceita .Há e ele mama ,mamou exclusivo LM até os 6 meses completos ,até hj só quer peito ñ quer as papinhas salgadas o q eu faço.obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tenha paciência! Às vezes, demora mesmo para o bebê gostar da papinha, e isso é normal. Continue amamentando-o, isso é importante para ele.
      Paciência, persistência e muito carinho!
      Um abraço!

      Excluir
  24. Boa noite! Meu nome é Claudia e tenho uma bebe de 6 meses e 9 dias, achei super legal o seu blog e acho que vc pode me ajudar. Minha filha ta vomitando tudo q é liquido, vomita o suco, o leite materno e a agua. Parei de dar o suco e mal dou agua, leite materno eu nunca sei o quanto ficou no estomago, se deixar ela deitada vai tudo embora. Ela almoça bem e come pouca fruta. Introduzi 2 mamadeiras de aptamil a noite pra ver se ela dormia, porque estava acordando mto a noite, eu dava uma por volta de 19hs e outra as 22hs ( o aptamil ela nao vomita). Mas, nao adiantou nada, continua acordando. Eu acho q estou perdida e fazendo tudo errado, nao consigo entender porque vomita tanto. A unica coisa que deu certo é o almoço porque o resto tem dia q vai e dias q nao dou e nunca tem hora certa pra nada. O peso dela é 7,700 e a estatura 66 cm. Sera q vc pode me passar os horarios q eu devo seguir alimentaçao dela? Meu email é claudiarrezende@gmail.com
    Muitisssimo obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia!
      Os horários do seu bebê dependem da rotina da sua casa, mas é importante estabelece-los e mantê-los diariamente. Agora, você precisa investigar esse vômito. Leve sua princesa ao pediatra, e questione sobre os vômitos constantes.
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  25. Olá Karine,

    Gostei muito do post, me ajudou e muito!
    Mas ainda tenho algumas dúvidas... Vc pode me dar um help? =)

    Minha bebê está com 11 meses e eu faço papinha pra ela, colocando todos os ingredientes na panela de pressão, depois desfio a carne (ou frango) e amasso no garfo (posso continuar fazendo assim ou já vou deixando mais em pedacinhos?).
    Em relação à quantidade: ela come a mesma quantidade do potinho pequeno da nestlé e uma vez no almoço, comeu um potinho e meio. Há algum padrão ou vou dando até quando ela negar?

    Em relação às frutas e sucos: tentei dar laranja lima e ela empurrava a mamadeira, quando descobri que ela gostava de suco de uva (sem adição de açucar e mais natural), é só o que dou. Tentei dar de caju também, mas ela também não gostou. Posso tentar qualquer fruta? Alguma sugestão pra eu tentar? Das frutas, ela não come quase nenhuma. Hoje que começou a chupar um pouco mexerica. Pra banana, abacate, mamão, maçã, ela trava a boca. Quando ela está com prisão de ventre, eu acabo forçando o mamão pra ajudar no cocô. Pra pera, até que abre a boca um pouco, mas não é sempre e come muito pouco. Vc sugere alguma tentativa? Melão, abacaxi?

    De café da manhã, o que posso dar pra ela? Eu faço assim: ela acorda, dou peito e ela volta a dormir. Acorda umas 9 e meia e dou um biscoito de polvilho e suco de uva.

    Bom, acho que são essas dúvidas... =D
    Obrigada pela orientação!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida,
      Obrigada pelo carinho!
      Vamos às dúvidas: você pode deixar em pedacinhos maiores;pode dar enquanto ela aceitar;pode sim, tentar qualquer fruta para o suco; vá dando as frutas em pedaços para ela tentar comer com a mão, e pode dar sim, qualquer fruta com essa idade! Sobre o café da manhã: tem um post aqui no blog sobre alimentação de crianças a partir de um ano, você pode começar a fazer a transição com os alimentos descritos lá. Pãozinho, fruta..
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  26. Oi Karine!
    Adoro seu blog e o acesso sempre, desde que meu bebê começou a comer.
    Ele está com 8m e preparo as papinhas com alimentos dos 5 grupos. Mas fico em dúvida com relação a arroz e macarrão integral: posso oferecer diariamente? A qual grupo eles pertencem?
    Obrigada desde já e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana!
      Pertencem ao grupo 1, dos carboidrato e você pode sim oferecer diariamente.
      Abraços e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  27. Olá meu nome é Rafaela e tenho um bebê de 6 meses, comecei com a papinha aos 4 meses pois foi quando voltei a trabalhar, no início dava só frutinha raspadinha e sopinha de legumes batida no liquidificador, agora ele só aceita os legumes amassados. Minha dúvida é a respeito do sal, até hoje não coloco sal na comida dele, qual a quantidade correta que devo colocar??? Ou é melhor não colocar?? Minha madrasta que toma conta dele enquanto eu trabalho, já deu arroz, frango e peixe, tem algum problema?? Quais tipos de carne posso dar???? Ele almoça e janta todos os dias, pode dar carne nas duas refeições??? E quanto a água??? Não vejo ninguém falar a respeito, ele toma água desde os 5 meses. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    É melhor não colocar o sal. Pode dar comida sim. E, a partir do momento que a criança começa a comer, pode iniciar a hidratação com água.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. minha filha tem 6 meses gostaria de saber como faço pra incluir a quinoa em sua alimentação, pois tenho ela em pó aqui em casa, e a quantidade (ela nasc 03/03/13 de 35 semanas. obrigada!)

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Meu filho tem 6 meses e vai começar a papa salgada. A pediatra pediu para introduzir arroz ou massinha e 1/2 gema. Não é muito para um bebê de 6 meses? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rô
      Desde 2008, a Sociedade Brasileira de Pediatria liberou glúten e ovo com 6 meses.. aí a conduta muda ligeiramente de profissional para profissional..

      Excluir
    2. Olá Rô
      Desde 2008, a Sociedade Brasileira de Pediatria liberou glúten e ovo com 6 meses.. aí a conduta muda ligeiramente de profissional para profissional..

      Excluir
  31. boa tarde, meu filho tem seis mese e comecou a alimentação com papinha agora, porém o intestino de esta ficando muito preso, vc poderia me ajudar pois acho q as combinações q tenho feito na papinha q esta prendendo.Obrigada

    ResponderExcluir
  32. olá meu bebe tem refluxo, quais ostipos de alimento que posso dar a ele, ta ficando dificil pra mim, ois ja percebi que caldinho de feijoao ele fica passando mal, fica gorfando
    pode me enviar a resposta por email fazendo um favor:
    elifrancozi@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eli
      Como trata-se de uma patologia, um acompanhamento individualizado se faz necessário.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  33. Olá minha bebê tem 6 meses, , qual a quantidade ideal de papinha ela deverá comer no almoço e jantar ? quantas mamadeiras ela deverá tomar no decorrer do dia, pois ela largou o peito .

    ResponderExcluir
  34. Olá Karine. Tudo bem?! Gosto muito do seu blog. Parabéns pelo trabalho que realiza. Eu gostei muito desse artigo que orienta o 1o. passo. Mas fiquei com uma dúvida, será que poderia me ajudar?! Como devo compor as papinhas, considerando que eu não pretendo dar carne (vermelha e frango) para o meu bebê... Você pode me orientar? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana!
      Isso é completamente possível, nutricionalmente falando. Mas como não está escrito em consensos, o ideal seria um acompanhamento individualizado!
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  35. Olá Karine meu bebé tem 7 meses .As 8 da manhã ele toma leite cok mucilon
    10 :00 uma fruta
    12:00 150 ml de papa salgada e um danoninho
    15:00 leite com mucilon 120 ml
    18:00 leite com mucilon
    21: leite com mucimon
    meia noite leite com mucilon
    Essa dieta esta correta pois meu bebe nasceu prematuro de 35 semanas com 2, 130 kilos, no começo ele engordava bem mais desde que deixou de mamar que ele não estar engordadando muito. ele estar com quase 7 meses e com 7 kilos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata
      Que tal repensar o Mucilon? Tem açúcar, e açúcar não é indicado para bebês. Converse com seu pediatra ou sua nutricionista.

      Excluir
  36. Oi Karine... Amei essas orientações vão me ajudar muito. Mas gostaria de saber qual peixe posso oferecer na papinha. Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Puxa, adorei. Parabe'ns pelo blog. Super esclarecedor! Só tenho uma dúvida constante: qual a quantidade de cada grupo alimentar? Seria 30g de cada ou deve haver maior quantidade de proteína animal ou carboidrato?
    vannacabral@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Os legumes da papinha podem ser cozidos a vapor?

    ResponderExcluir
  39. Oi Karine, mandei um email a você na semana passada. Estou com várias dúvidas. Começo a trabalhar daqui duas semanas. Meu bebê até agora foi só LM em LD e na semana passada começou as frutas. Ele amou e devorou as frutas. Ontem tentei introduzir a papinha salgada (chuchu e cenoura) e foi um fracasso total. Mas, acho que eu não preparei legal e ficou com um gosto nada legal. Eu fiz tanto o chuchu quanto a cenoura só no vapor, amassei e coloquei um pouco de azeite de oliva. Mas, a papinha não ficou saborosa. Queria saber se devo oferecer a ele alimentos dos 4 grupos, mesmo ele estando na fase de IA e com 5 meses e meio. Posso oferecer os alimentos por separado, sem misturar? Ao refogar nutrientes não terminam sendo perdidos? Desde já posso colocar uma cebola refogada? Muitas dúvidas!!! Abraço. Melissa

    ResponderExcluir
  40. olá,boa tarde,meinha nenê tem 7 meses,e ela já come papinhas,frutas e sucos muito bem,ela sempre mama depois que come,isso pode acontecer,,,,bjinhos,,,

    ResponderExcluir
  41. Olá Karine! O q vc acha de usar suplementos, tipo Infatrini, para uma bebê de 10 meses. Minha filha ainda mama no peito, e apesar de estar se desenvolvendo bem ganhou pouco peso nas ultimas duas consultas (esta pesando +_ 8,5 kg). Por conta disso, a pediatra prescreveu Infatrini. Fico pensando se é mesmo necessário ja que ela esta na dentro do P50. Obrigada, e parabéns pelo trabalho. Bjo
    Priscila

    ResponderExcluir
  42. Olá Karine,
    Tenho uma dúvida cruel!
    Meu bebê tem 7 meses, é um bebê grande, 10,150kg e 74,5 cm, ele começou a comer papinha com 6 meses, quando comia só frutas e legumes e mamava entre 60 e 90 ml depois de cada refeição! Na consulta dos 7 meses o pediatra me orientou a introduzir proteínas e carboidratos e me disse que prefere que ele coma um pouco mais e pare de mamar depois de cada refeição. Bom, ele come muuuito bem e agora mama 510ml por dia dividido entre a mamada da manhã e antes de dormir e uma pequena à tarde.
    Fico preocupada se o leite não fará falta para o desenvolvimento dele, qual sua opinião?
    Obrigada, bjos

    ResponderExcluir
  43. Posso da verduras amassadinhas para minha bebe e danoninho ela tem 4 meses e 15 dias

    ResponderExcluir
  44. Minha bebe pode comer verduras amassadinhas e danoninho ela tem 4 meses e 15 dias

    ResponderExcluir
  45. Posso da danoninho e verduras amassadas pra minha bebe de 4 mesrs e 15 dias

    ResponderExcluir
  46. olá! qual a orientação para as papinhas vegetarianas? obrigada!

    ResponderExcluir
  47. poderia orientar-me como preparar uma papinha vegetariana sem deixar de lado nenhum nutriente? obrigada!

    ResponderExcluir
  48. meu bebe tem 9 meses e pesa 6,400 oque devo fazer ele come papinhas de frutas e salgadas toma leite ninho integral com 1colher de sopa de sustagem e não está aumentado o peso

    ResponderExcluir
  49. Ola boa noite meu bebe tem 6 meses qual lambedor posso fazer pro meu bebe

    ResponderExcluir
  50. Olá. Minha bebê está com 5 meses e 18 dias. Iniciei a papinha salgada há 5 dias e Estou em dúvida, pois ela não está querendo comer de jeito nenhum. Já fiz temperada conforme suas indicações. Já fiz in natura. Mas nada. ... devo continuar insistindo por qto tempo ? Posso dar leite um tempo depois das tentativas, se ela continuar recusando?
    Tem alguma sugestão para que ela aceite. ?
    De uma mãe aflita.


    ResponderExcluir
  51. Olá. Minha bebê está com 5 meses e 18 dias. Iniciei a papinha salgada há 5 dias e Estou em dúvida, pois ela não está querendo comer de jeito nenhum. Já fiz temperada conforme suas indicações. Já fiz in natura. Mas nada. ... devo continuar insistindo por qto tempo ? Posso dar leite um tempo depois das tentativas, se ela continuar recusando?
    Tem alguma sugestão para que ela aceite. ?
    De uma mãe aflita.


    ResponderExcluir
  52. Olá. Minha bebê está com 5 meses e 18 dias. Iniciei a papinha salgada há 5 dias e Estou em dúvida, pois ela não está querendo comer de jeito nenhum. Já fiz temperada conforme suas indicações. Já fiz in natura. Mas nada. ... devo continuar insistindo por qto tempo ? Posso dar leite um tempo depois das tentativas, se ela continuar recusando?
    Tem alguma sugestão para que ela aceite. ?
    De uma mãe aflita.


    ResponderExcluir
  53. Olá. Minha bebê está com 5 meses e 18 dias. Iniciei a papinha salgada há 5 dias e Estou em dúvida, pois ela não está querendo comer de jeito nenhum. Já fiz temperada conforme suas indicações. Já fiz in natura. Mas nada. ... devo continuar insistindo por qto tempo ? Posso dar leite um tempo depois das tentativas, se ela continuar recusando?
    Tem alguma sugestão para que ela aceite. ?
    De uma mãe aflita.


    ResponderExcluir
  54. Karine, hoje li o seu blog com a maior calma e adorei. Muito bom. E muito afetuoso.Muito bonito.
    Bem eu queria saber se você tem dicas quando o nenem ao ser alimentado com a papinha apresenta ligeiras manchas avermelhadas na pele, na face. Após a alimentação, essa manchas somem após uma meia hora aproximadamente.
    Ele passa a coçar o rosto, ou seja, esfrega as mãozinhas no rosto enquanto está sendo alimentado.
    Eu pensava que era dermatite de contato, por limpar a rosto às vezes com guardanapo de papel. Mas depois vi que ele apresenta mesmo.
    Qdo ofereço a cenoura , beterraba, brócolis separadamente para brincar ( blw), ele não apresenta nenhuma alteração no rosto, na face.
    Hoje resolvi fiz a papinha sem o macarrão de letrinhas, usei arroz branco, frango, brócolis , cenoura e beterraba. E usei azeite em vez do óleo de coco. Testarei amanhã. Em geral tenho usado os básicos, cenoura, batata, mandioquinha ( às vezes), batata doce ( ás vezes), inhame( ás vezes) quinua ou feijão, e macarrão de letrinhas. Hoje fiz a papinha também sem o macarrão de letrinhas.
    Já passou por voce uma criancinha com esse quadro?
    Resido em São Carlos.
    Abraços


    ResponderExcluir
  55. Dou só o caldo de feijão pro meu filho de 9 meses, já posso incluir o caroço do feijão amassadinho? Também tenho dúvidas quanto à quando começar introduzir o sal, por enquanto não dei sal.

    ResponderExcluir
  56. Olá Karine, adorei o seu blog. Tenho trigêmeos de 9 meses, idade corrigida de 7,5 meses. Eles já almoçam em jantam! Minha dúvida é em relação ao espinafre. Li em vários lugares que é tóxico! Um dos meus bbs tem uma discreta dilatação em um dos rins, é melhor evitar?Vc tem conhecimento sobre o espinafre? Eu tenho pedra nos rins e meu urologista não recomenda que eu coma. Obrigada

    ResponderExcluir
  57. Meus bbs tem 9 meses. Li que o espinafre é tóxico. O que vc sabe sobre isso? Meu menino tem uma leve dilatação no rim e eu tenho pedra nos rins. O meu urologisa não recomenda que eu coma espinafre. O que vc acha? Obrigada

    ResponderExcluir
  58. Olá, Adorei seu site.
    Tenho um filho de 2 anos e sempre cortei um dobrado para ele se alimentar.
    Ele não curte comer. Não é comer alguma coisa em especial.
    Aliás, poderia dizer que ele até tem uma preferência: arroz. E costuma comer melhor quando usamos temperos. Por exemplo, ele gosta de açafrão e noz moscada.
    Mas tem dias que nem isso adianta e ele passa o dia inteiro comendo bem pouquinho. Às vezes só uma fruta e o leite (fórmula).
    Ele é magrinho, nunca foi daquele tipo de bebê coxudinho.
    Mas isto não é problemas, já que eu e meu marido somos longilíneos.
    Temos uma alimentação em casa de qualidade. Consumimos pouca gordura e quase nenhum açúcar. Consumimos muitos legumes e verduras. Nunca fui difícil para comer. Durante a gestação tive uma alimentação rica em frutas e legumes. E sempre tivemos uma alimentação bem variada.
    Ele simplesmente não gosta de comer.
    A pediatra ainda não se preocupa pois ele cresce bem e tem um bom desenvolvimento.
    Neste verão então, as coisas estão mais difíceis. Só come em dias mais frescos. E prefere sempre as frutas, que come qualquer uma. Qualquer uma mesmo. A que eu oferecer ele come. Até abacate.
    Devo me preocupar?
    O que posso fazer para que ele tenha uma alimentação mais regular?
    Estou preocupada também pois ele vai começar na escolinha neste ano, no turno da tarde, e ele não gosta de almoçar cedo.
    Obrigada por seu blog!

    ResponderExcluir
  59. Bom dia! Procurei um nutricionista infantil e ele me orientou a dar 1 vez por semana, ou figado ou moela a minha filha de 8 meses. Na sua opinião devo dar figado ou não?

    ResponderExcluir
  60. Fui ao nutricionista infantil aqui na RJ é ele me orientou a dar figado ou moela a minha filha de 8 meses. Na sua opinião devo ou não dar o fígado?

    ResponderExcluir
  61. Oiii, você é maravilhosa. HOJE RESOLVI COMENTAR, PORQUE NINGUEM ME TIRA ESSA DUVIDA! Eu quero oferecer cada grupo alimentar numa papinha, mas eu armazenou as papinhas nos pontinhos da Nestlé, batata em um, cenoura em outro, etc, e não tenho como descongelar pra tirar só um pouco de cada por que ai tenho que descartar o resto. Então devo preparar e armazenar as lapinhas já com as combinações feitas como no da Nestlé ("legumes com carne e feijão") por exemplo. Algo eu devo preparar na hora mesmo ja tento congelado? Não quero mais esta dando só batata e carne, cenoura com beterraba e frango, quero oferecer um pouco dada grupo alimentar, mas como meu bebe come pouco um pote já enche ele por ter seis meses. Me ajuda? Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs