Pular para o conteúdo principal

Livros para ajudar a comer melhor

Neste dia-a-dia corrido de todas as famílias, ensinar a comer direito é uma tarefa que as vezes, é deixada para depois. Precisamos de tempo, informação e ajuda para conseguir tal fato.
Fui dar um passeio com a minha filha por uma livraria, e resolvi, junto com ela, verificar os livros para crianças. Me surpreendi! Hoje, existem livros de todos os tipos para ajudar as mães a lidar com alguns "problemas". Seu filho é adotado? Tem um livro infantil que fala sobre isso. Vai ganhar um irmãozinho ou perdeu um ente querido?´Mais um livro infantil para ajudar a explicar. Sexualidade, saudade, perda, relacionamento, sustentabilidade, existem todos os tipos de livros infantis que abordam todos esses assuntos.
Portanto, a ajuda em relação a ensinar a comer melhor, pode vir também dos livros. Assim, ensinamos duas coisas de uma tacada só: o prazer da leitura e o prazer da boa alimentação.
Vou dividir com vocês alguns livros que eu e a Bia gostamos:

Receitas de Princesa, Disney


Hoje existe um febre sobre princesas e cor de rosa entre as garotas de aproximadamente 3 à 8 anos. Esse livro mostra as personagens favoritas da sua filha incentivando-a a fazer umas receitinhas fáceis e saudáveis. Para as fãs, sucesso na certa.


Comida de Dinossauro, Annie Kubler

É um livro-dedoche, que incentiva a brincadeirta. (olhe o nariz do dino, é um dedoche!).O Heitor, o dinossauro do livro, adora comer - mas come errado. E não se exercita. Mas o Marco vai ajudá-lo a mudar essa história.


Amanda no país das vitaminas, Leonardo Mendes Cardoso

 
Esse é demais! A Amanda passa por aventuras, enquanto conhece um pouco mais sobre vitaminas. Além do incentivo a alimentação saudável, auxilia seu filho que está estudando vitaminas na aula de Biologia!


Julieta no Mundo da Culinária, Ziraldo

Em quadrinhos, com humor, diversão na certa! O prazer de comer está presente nas receitinhas. Vale a pena!

Se seu filho leu algum livro que fale de alimentação saudável, escreva também!
Beijos e uma ótima semana!

Comentários

  1. Nossa Karine, não sabia que você era nutricionista especializada em pediatria. Muito legal Parabéns adorei seu trabalho. E eu como mãe vou entrar nesta onda, apesar de não ter problemas de alimentação. Pra falar a verdade minhas gatinhas comem bem até demais.....

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Adorei este site e o seu trabalho!
    Depois vou olhar com mais calma e comentar... Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olha a concidência! Justo hoje a Dra Zuleika me trouxe um livro do Charlô para crianças. É uma graça, conta a história dele em Paris (num texto da Nina Horta)e tem várias receitinhas. Os desenhos são divertidos, a edição é linda. Achei fantástico!

    ResponderExcluir
  4. Adoro seu trabalho!

    Posso dar uma sugestão? Vc poderia falar sobre o iogurte na alimentação das crianças? Crianaças de 1 ano já podem tomar? Quais os benefícios?

    Obrigada, abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá Alethéia!
    Muito obrigada!
    Adorei a sugestão! Depois de colocar uma receitinha de bolo com farinha de aveia, que estou devendo a leitora Raíssa, o próximo será sobre iogurte! A criança de 1 ano pode tomar sim, mas tem horário certo, e quanto mais natural, melhor!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Alimentação para maiores de 1 ano!

Eba! Chegou o tão esperado aniversário de 1 ano do bebê. Depois da correria da festa, voltamos ao dia-a-dia do bebê. Com uma nova dúvida. E a alimentação? Aí, passamos no pediatra, e ele indica: agora mãe, ele deve comer a alimentação família. A mãe comemora (ou não). Não precisa mais fazer papinhas... Aí eu entro: alimentação da família? Tenho medo dessa frase... prefiro dizer que agora a família vai comer a alimentação do bebê com a textura adaptada ! Sabe porquê? Como é a alimentação dos adultos em casa? Você, mãe zelosa, vinha fazendo a alimentação perfeitinha, com todos os grupos alimentares e tal...   como passou do primeiro ano, só arroz, feijão e carne é suficiente? Calma! Nada contra o arroz e o feijão, pelo contrário. Dupla fantástica, garante um prato quase completo. Lembra desse post ? Quase completo por que o legume e/ou a verdurinha precisa acompanhar o prato. Como faziam na época da papinha. Portanto, a alimentação continuará com...

Quero voltar a amamentar - relactação

Olá queridos! Eu estava folheando uma revista de celebridades, quando parei em uma matéria que a celebridade em questão, com sua filhinha de 3 meses tomando mamadeira. Ela dizia "tentei de tudo, mas não consegui continuar a amamentar". Eu digo, aqui pra vocês: tentou mesmo? Existe uma técnica que ultimamente é  pouco utilizada no Brasil, mesmo com índices de desmame precoce tão altos. Imagino que, quando uma mãe para a amamentação, geralmente ela não tem um grande desejo de voltar (salvo poucas excessões) e por isso, a técnica não é difundida. Vou explicar melhor. Veja este exemplo: Você tem um bebê de 3 meses, e ele chora bastante. Sua vizinha diz que é fome, e isso colocou a dúvida na sua mente. Quando ele vai mamar no seu seio, ele fica irritado, solta, chora mais. Aí você dá a mamadeira. Quando mais o bebê toma mamadeira, menos ele quer o peito (mamar na mamadeira é muito mais fácil que no peito, pois movimento menos músculos faciais). Quanto menos o bebê mama no seio, ...

Por aí! Rotina alimentar para bebês de 6 a 12 meses!

Olá queridos! Hoje tem uma postagem especial lá no blog "As delícias do Dudu" da querida Thaís Soares. Muitas mamães solicitam exemplos e dicas de como deve ser a rotina alimentar da criança. Claro, cada criança é única, tem uma rotina, pais com hábitos alimentares diferentes, mas, com um esquema especial dá pra ter um "norte". Qualquer dúvida, estou sempre à disposição! Thaís, obrigada pelo convite!