quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Livros para ajudar a comer melhor

Neste dia-a-dia corrido de todas as famílias, ensinar a comer direito é uma tarefa que as vezes, é deixada para depois. Precisamos de tempo, informação e ajuda para conseguir tal fato.
Fui dar um passeio com a minha filha por uma livraria, e resolvi, junto com ela, verificar os livros para crianças. Me surpreendi! Hoje, existem livros de todos os tipos para ajudar as mães a lidar com alguns "problemas". Seu filho é adotado? Tem um livro infantil que fala sobre isso. Vai ganhar um irmãozinho ou perdeu um ente querido?´Mais um livro infantil para ajudar a explicar. Sexualidade, saudade, perda, relacionamento, sustentabilidade, existem todos os tipos de livros infantis que abordam todos esses assuntos.
Portanto, a ajuda em relação a ensinar a comer melhor, pode vir também dos livros. Assim, ensinamos duas coisas de uma tacada só: o prazer da leitura e o prazer da boa alimentação.
Vou dividir com vocês alguns livros que eu e a Bia gostamos:

Receitas de Princesa, Disney


Hoje existe um febre sobre princesas e cor de rosa entre as garotas de aproximadamente 3 à 8 anos. Esse livro mostra as personagens favoritas da sua filha incentivando-a a fazer umas receitinhas fáceis e saudáveis. Para as fãs, sucesso na certa.


Comida de Dinossauro, Annie Kubler

É um livro-dedoche, que incentiva a brincadeirta. (olhe o nariz do dino, é um dedoche!).O Heitor, o dinossauro do livro, adora comer - mas come errado. E não se exercita. Mas o Marco vai ajudá-lo a mudar essa história.


Amanda no país das vitaminas, Leonardo Mendes Cardoso

 
Esse é demais! A Amanda passa por aventuras, enquanto conhece um pouco mais sobre vitaminas. Além do incentivo a alimentação saudável, auxilia seu filho que está estudando vitaminas na aula de Biologia!


Julieta no Mundo da Culinária, Ziraldo

Em quadrinhos, com humor, diversão na certa! O prazer de comer está presente nas receitinhas. Vale a pena!

Se seu filho leu algum livro que fale de alimentação saudável, escreva também!
Beijos e uma ótima semana!

6 comentários:

  1. Nossa Karine, não sabia que você era nutricionista especializada em pediatria. Muito legal Parabéns adorei seu trabalho. E eu como mãe vou entrar nesta onda, apesar de não ter problemas de alimentação. Pra falar a verdade minhas gatinhas comem bem até demais.....

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Adorei este site e o seu trabalho!
    Depois vou olhar com mais calma e comentar... Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olha a concidência! Justo hoje a Dra Zuleika me trouxe um livro do Charlô para crianças. É uma graça, conta a história dele em Paris (num texto da Nina Horta)e tem várias receitinhas. Os desenhos são divertidos, a edição é linda. Achei fantástico!

    ResponderExcluir
  4. Adoro seu trabalho!

    Posso dar uma sugestão? Vc poderia falar sobre o iogurte na alimentação das crianças? Crianaças de 1 ano já podem tomar? Quais os benefícios?

    Obrigada, abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá Alethéia!
    Muito obrigada!
    Adorei a sugestão! Depois de colocar uma receitinha de bolo com farinha de aveia, que estou devendo a leitora Raíssa, o próximo será sobre iogurte! A criança de 1 ano pode tomar sim, mas tem horário certo, e quanto mais natural, melhor!
    Beijos

    ResponderExcluir

Comente! A nutri adora conversar!