segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Volta às aulas - O que colocar na lancheira?

Bom dia pessoal!
Hoje é oficialmente o primeiro dia de aula do segundo semestre dos pequenos!
E no consultório, percebo muitas dúvidas em relação ao que colocar na lancheira dos filhotes. Por isso, hoje vou dar algumas sugestões para nortear os pais confusos com esta importante missão!

Primeiramente, dicas. Ouvi a pouco tempo a idéia de uma colega nutricionista, e adorei. Quando a criança é resistente, ou quer dar sua opinião em relação ao que quer levar, o que é muito pertinente, podemos fazer da seguinte forma: coloque diversos lanchinhos saudáveis - vamos dar sugestões de lanches saudáveis a seguir - em uma cesta, ou recipiente bonito. Todos os dias, ou todas as noites para o dia seguinte, peça ao seu filho para escolher o lanche da cesta. Você complementa com o que beber ou com outro alimento, se for adequado e voilà, a lancheira saudável foi montada!

Vamos as sugestões:
Podemos colocar - ou representar com um desenho, se for algo de guardar na geladeira - na cesta:
  • Frutas secas: damascos, uvas passas, maçã, abacaxi ou banana desidratada;
  • Oleaginosas - para crianças maiores, que mastigem bem: castanhas, nozes, amêndoas, amendoim;
  • Biscoitos integrais: de todos os tipos, hoje existem muitas opções - cuidado com o excesso de sódio, analise o rótulo antes de comprar;
  • Pães integrais para fazermos sanduíches naturais;
  • Bolos simples, feitos com farinha de aveia (é só trocar em qualquer receita, metade da farinha de trigo por farinha de aveia- fica ótimo!);
  • Polenguinho;
  • Bisnaguinhas ou similares;
  • Frutas diversas;
  • Cereais tipo Granola, Musli ou Sucrilhos rico em fibras - tem algumas marcas com gotas de chocolate que as crianças adoram!-;
  • Barras de cereais e barras de frutas;
  • Torta salgada feita em casa;
  • Milho cozido e debulhado;
  • Pipoca feita em casa.

Conforme a escolha do seu pequeno, inclua um suco de frutas - leia o post sobre sucos ou um iogurte de beber. É bom sempre considerar a possibilidade de incluir uma fonte de Cálcio, principalmente se seu filho é daqueles que não tomam um bom café da manhã (mas isso não exclui a necessidade do bom café da manhã viu!).


Vamos as possíveis opções de montagens:

- Mix de frutas secas e oleaginosas - em um potinho, coloque damasco, uva passa, nozes, castanhas.
Iogurte de beber

- Bolo simples de banana
Suco de fruta

- Um pacotinho individual de biscoitos integrais
Maçã
Suco de fruta

-Musli com gotas de chocolate
Iogurte de beber
Morango picado - tudo separadinho, pra criança montar na hora do lanche

-Pão integral com polenguinho
Suco de fruta

-2 bisnaguinhas com queijo branco
Suco de fruta
Uvas

Variar sempre o lanche garante que seu filho consuma todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento escolar e de crescimento!
Beijos e um ótimo apetite!

24 comentários:

  1. Adorei as dicas. Mas ficou algumas dúvidas: como conservar sucos naturais? Afinal agente sempre houve dizer que depois de poucos minutos eles perdem os nutrientes, e o corredo é serem consumidos na hora. Tem o fato deles ficarem com um gosto ruim também depois de algum tempo.

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  2. Olá Penelope!
    Sucos naturais perdem mesmo parte da vitamina C em contato com o ar (luz e oxigênio), às vezes, acontece até 60% de perda, mas sempre sobra uma boa quantidade, principalmente nos sucos bem ricos em vitamina C, como acerola ou caju. O ideal é prepará-los logo antes das crianças sairem de casa, e acondicioná-los em uma garrafa térmica bem vedada e escura (para evitar a luz). O sabor do suco começa a mudar depois de cerca de 6 horas de preparado, então dá tempo da criança tomar o suco bem gostoso!
    Se puder ajudar com alguma outra informação, é só dizer!
    Beijos

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  3. Minha mãe achou o máximo as dicas, já que minha irmãnzinha de 5 anos escolhe bem o que quer levar na escola de lanche.
    Você tem alguma receita simples de bolo com aveia que possa passar pra gente?
    beijos

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  4. Olá Raíssa!
    No próximo post, vou dar uma receitinha maravilhosa! Aguarde!
    Beijos especiais

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  5. Karine, muito obrigada pelos comentários no meu blog.
    Também acompanho sempre o seu e gosto muito das dicas!!!
    Beijos!!!

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  6. Adorei seu blog, as dicas são ótimas. Obrigada! Acho que tudo é uma questão de escolhas e do que queremos passar para nosso filhos.

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  7. Oi, pouco li aqui mas, já gostei muito e neste post tenho que colocar um comentário a respeito da minha filha de 3anos e meio. Essa semana ela pediu para levar salada de verduras para a escola. Me surpreendeu o fato dela pedir para o lanche, porque em casa ela come sempre. E o fato de termos uma horta em casa e também por ela participar do plantio e colheita, contribui muito. Fico feliz por minhas filhas comerem verduras, legumes e doces saudáveis naturalmente.
    Sucesso!

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  8. Rossandra, que linda!
    Com certeza, inclui-las no processo do plantio, colheita e preparo, é a chave para garantir que consumam os alimentos saudáveis!
    parabéns pela sua iniciativa e obrigada!

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  9. Olá Penelope!
    É isso aí! Na vida, tudo é questão de escolha, e a alimentação é assim também!
    Obrigada pela visita!

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  10. Olá e parabéns pelo blog!
    Gostaria de saber como mando na lancheira térmica uma torta salgada ou outro salgado. devo pôr os gelinhos na lancheira e manter o lanche resfriado ou posso mantê-lo quente envolvendo o potinho com o salgado em alguma toalhinha e dispensando o gelo? É que assados são mais saborosos quentes, tem problema mandar dessa forma mesmo no verão?
    Obrigada desde já.
    Michelle

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    1. Olá Michelle!
      Adorei esta dúvida!
      Pode sim, despensar o gelo. Alimentos assados ficam mesmo mis saborosos quando um pouco mais quentes. Mas precisa ter cuidado redobrado para fazer o alimento. Muita limpeza, muito cuidado, muita atenção, pois se contaminar o alimento na preparação, a temperatura ambiente é a melhor para microorganismos se desenvolver. E isso não difere se é no inverno ou no verão!
      Obrigada pela visita e muitos beijos!

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  11. bela_leocadio@hotmail.com (Rio de Janeiro)27 de março de 2012 13:32

    Ola Karine, adorei o Blog. Adoro receber amigos em casa e agora, que passei dos 30 e sou mae de Sabrina de 1 ano e 8 meses, estou na fase de receber amigos com crianças. Entao, pensei em fazer um lanche saudavel para varias criancas la em casa, e algumas coisas que pensei para o cardapio coincidiram com suas sugestoes de lanches, mas fiquei com algumas duvidas e acho que vc pode me ajudar: 1. presunto ou blanquet sao uma boa opcao? 2. Pate seria de que? Tem alguma receita? 3. pao de queijo e pipoca sao saudaveis ou tem muita gordura?

    Agradeco desde ja.

    Ab, Isabela.

    PS: Depois posso mandar meu cardapio para vc opinar

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    1. Obrigada pela visita e pelo elogio, Isabela!
      Adorei sua idéia! Vamos as questões: Blanquet é uma melhor opção, pois tem menos gordura e sódio que o presunto, mas não para todos os dias,e sim, para uma ocasião como essa, pois ainda tem bastante sódio. Patê: pode ser qulquer um feito com ingredientes saudáveis. Gosto muito de patê de atum (+ atum que maionese, cenoura ralada, temperos), ou de frango, sucesso danado aqui em casa, a receita está no fim do post: http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2011/07/lanche-nas-ferias.html, patê de ricota (bater a ricota no processador com um pouco de iogurte natural e temperos como salsinha, cebolinha, alecrim), ou fazer a base do patê de ricota e colocar um outro ingrediente (ex: patê de cenoura) Pipoca é perfeito, rica em fibras, mas tem que ser feita em casa (as de microondas tem muito "produto" químico) e pão de queijo poe ser também, pra dias especiais como esse. Me mande o cardápio, vou ter o maior prazer de dar uma olhada! Adoro fazer cardápio de festas/reuniões! Beijos

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  12. Quanto mais eu leio o blog mais eu me desespero. Minha filha de 2 anos e meio não come nada. Tudo que oferecemos ela se recusa comer. Ela é muito resistente.
    Não dou doces a ela fora de hora, tento manter um horário determinado para refeições e lanches. Envio frutas, biscoitos, e ect no lanche mas volta tudo intacto. Ela só quer saber de leite, macarrão parafuso puro, e olhe lá...

    Fico muito triste com essa situação e estou tentando achar uma nutricionista na minha cidade que atenda crianças especialmente.

    Gostaria de saber se há distúrbios psicológicos que afetam a relação da criança com a comida. E se o fato dela ter sido prematura com algumas complicações podem ter influenciado nessa situação.

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    1. Olá querida!
      Procure uma nutricionista especializada em crianças que ela lhe ajudará com essa situação. Releia os artigos aqui do blog sobe crianças que não comem, talvez possa te ajudar. Existem sim, distúrbios psicológicos que podem afetar a relação da sua princesa com a comida. Converse com um psicólogo de confiança.
      E fique tranquila, o fato de sua filha ter nascido prematura não necessariamente influencia nesse processo todo.
      Beijos e boa sorte!

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  13. Carolina Medeiros30 de julho de 2012 09:37

    Oi, adorei o blog, mas gostaria de sugestões do que colocar na lancheira da minha filha de 2 anos já que ela é alérgica a proteína do leite de vaca. Hj em dia mando frutas, sucos e as vezes, biscoito de maizena da fabise (a única que nao tem leite e nem traços de leite). Obrigada!!!

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    1. Oi Carol, obrigada pelo carinho.
      Dê uma olhada nas receitas deste link:http://www.girassolinstituto.org.br/restrito/receitas-culinarias.pdf
      Faça-as em casa, dá pra congelar.Você congela as porções corretas e descongela na geladeira, um dia antes.
      Beijos!

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  14. Menina, eu estou ficando apaixonada pelo seu blog!!!!!!!

    Eu vou citá-lo (citá-lo-ei hehehehe) no meu post de quarta-feira, inclusive!!!

    Uma dúvida: mandar sanduíches com queijo branco: posso colocar o sanduíche em papel alumínio e deixar na lancheira esperando a hora do lanche da minha filha (1 ano e 7 meses)? Ela não come muito, seria uma fatia de pão integral e um pedaço de queijo branco, mas, com o calor, não estragaria? Ela tem uma lancheira, que, ACHO, é térmica, mas nunca testei, não sei dizer se segura mesmo... o que vc acha????
    pedir para colocar na geladeira estragaria completamente o sanduíche, não?!

    Iogurte: qual vc indica para uma bebê de 19 meses? Qlq um?
    Sou completamente perdida e vc é fera feroz no assunto!!!!

    Um beijo grande, obrigada pelos textos, são maravilhosos!

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    1. Oi Dani!!!
      Obrigada pelas suas visitas!
      Se a lancheira for térmica, não estraga, dá tempo sim, e é uma ótima opção. O iogurte é um alimento ótimo pra sua peqena, mas indico o integral natural mesmo, puro, com mel, com geléia de fruta sem açúcar ou adoçante, com fruta, batido, cremoso, hum...! Ainda não é momento para os petit suísses!
      Beijos!

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  15. Olá Karine,
    Minha filha tem um ano e dois meses e está na creche no período da tarde. É lá que ela lancha e janta. Essa semana, ela está sendo transferida para uma turma de bebês um pouco maiores (mas não muito: entre 1 ano e meio e 1 ano e 10 meses, mais ou menos). Recebi o cardápio da nova turma e achei que o lanche oferecido é um tanto açucarado demais. Por favor, você pode me dar sua opinião? Será que estou exagerando?

    Lanche da tarde na escola (a cada dia):
    1 fruta + suco de fruta (polpa) + algum desses itens:
    Sequilhos de coco, biscoito goiabinha (industrializado), biscoito de queijo, bolo de maracujá, bolo de milho, tapioca de coco, bolo de chocolate, sanduíche de pasta de atum, cookie com passas, pizza da casa, peta, mangulão, milho cozido, biscoito passatempo e bolo de laranja.

    Ah, nessa turma eles começam a adicionar açúcar no suco, não sei por quê! Já pedi que mantivessem o suco sem açúcar para minha filha.

    Peguei algumas sugestões de lanches aqui no seu blog para passar para a nutricionista da escola (fruta com castanha triturada, grissinis caseiros, iogurte natural com frutas, sanduíche de queijo cotagge/atum), mas gostaria de conhecer outras possibilidades. Que outras coisas posso sugerir na creche e, claro, também preparar em casa?

    Muito obrigada pela ajuda, estou virando frequentadora assídua do seu blog! Pena que não moro em São Paulo.

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  16. Olá sou mãe dos gêmeos Pedro e Gabriela de 13 meses. Confesso que tenho muito medo de não dar uma boa alimentação para eles, morei muito tempo sozinha, almoçava em restaurantes e em casa passava a frutas, saladas e lanches. O seu cardápio de 7 dias esta pendurado nfa geladeira. O Pedro tem problemas de pulmão e me recomendaram fubá, vc tem,alguma fica? Muito obrigada pelo seu blog e agora conte com mais 3 fãs. saiu como anônimo pois não sei mexer direito...
    Abs, Adriana drika_gazafi@yahoo.com.br

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    1. Olá Adriana!
      Muito obrigada pelo carinho! Quanto ao seu bebê com problemas no pulmão, ofereça a ele alimentos com vitamina A (espinafre, couve, abóbora, laranja, damasco, manga, pêssego...) A vitamina A protege o pulmão!
      Beijo grande, aos três!

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  17. Ola estive dando uma olhada no seu blog e achei ótimo.Talvez você possa me ajudar.Tenho uma filha de 5anos e 7 meses, e ela não come nada. A alimentação dela e de amanha toma um achocolatado e tem dia q come bolacha de chocolate recheada,no almoço ela come arroz branco e carne, só não gosta nem que ofereça a ela outros alimentos. Quando sai pra escola fico preocupada pois ela não come a merenda da escola eu tenho que levar todos os dia e dar pra ela separada dos outros alunos porque a escola proíbe as criança de levar merenda,então eu levo um lanche de pão de leite com presunto e queijo e refrigerante.infelizmente e o que ela come, gostaria de nestes alimentos q ela come sem q ela percebe e colocar outros q ela deveria comer.Oque você me sugere?Eu devo tentar obrigar minha filha a come?
    Obrigado.

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  18. bom dia, achei otimo essas dicas do blog. minha filha tem 1 ano e 3 meses pretndo colocar ela em uma escolinha, mas o problema é que ela é muito ruim pra comer, se deixar ela fica o dia todo sem comer nada. tenho sempre que inventar alguma coisa pra ela comer, mesmo assim as vezes nem na comida toca. fico desesperada pq as vezes ela fica ate 5 dias sem comer comida de sal, ela e mto ruim msm pra comero que faço para ela levar na lancheirinha dela? ja q percebi q ela come um pouco melhor quando ela ver outras crianças tbm comendo.

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