Pular para o conteúdo principal

O que tem para o jantar? E um pouco sobre Neofobia.

Olá queridos!!!

Hoje resolvi partilhar um pouco da minha vida pessoal! Vou dividir o jantar da minha família com vocês!!!
Cheguei em casa após um dia atribulado, e precisava fazer o jantar para família. Tinha mais ou menos 30 a 40 minutos disponíveis. Olha o cardápio que resolvi fazer de última hora:

  • Filé de frango com requeijão
  • Brócolis ao alho
  • Arroz integral

Como fazer?
Estou usando uma marca de arroz integral facílima de preparar, Camil. Coloquei 3 xícaras de chá de água pra ferver. Enquanto fervia, fui tomar uma rápida chuveirada. Saí do chuveiro, coloquei 1 xícara de arroz cru na água fervendo. Coloquei também um pouquinho de alho pré processado e um pouco de sal. Tampei a panela e abaixei o fogo.

Me troquei. Voltei a cozinha. Agora o truque do brócolis rápido e saboroso. Peguei um maço de brócolis ninja, cortei os floretes (não muito pequenos, para utilizar o máximo do caule), lavei e coloquei em um saco plástico culinário (um saco plástico comum). Reforço que coloquei-os molhados. Fechei o saquinho, furei o saco com o garfo, e coloquei no microondas por 4 a 5 min (o tempo varia de aparelho pra aparelho) - eles ficam cozidos al dente, e verdinhos!!!!

Enquanto isso, temperei os filezinhos de frango com cominho, pimenta do reino, limão e um pouco de sal. Voltei aos brólcolis. Aqueci uma frigideira ante-aderente e coloquei alho pré-picado. Sem óleo. Deu uma douradinha, grudou no fundo da panela, coloquei um pouco de molho de soja (ou molho shoyo, como é mais conhecido), soltou o fundo da panela. Caprichei mais no molho shoyo. Mexi. Coloquei os brócolis pré-cozidos e vou dando uma mexidinha pro alho com o molho envolver os vegetais. Tá pronto.
Concomitante, coloco os filés pra grelhar em uma frigideira de ferro (ganhei de presente de aniversário da minha mãe semana passada), sem óleo. Grelha de um lado, viro, coloco uma porçãozinha de creme de ricota que tinha sobrando na geladeira (com requeijão também fica uma delícia). Está pronto. Pico um pouco de cebolinha em cima, mas não coloco tanto assim no da minha filha (já que ela não é tão fã do tempero, e nesse caso, vou respeitar sua vontade de colocar menos - mas não deixo de colocar). Durante esse tempo, já desliguei o arroz.

Jantar delicioso, saudável e pronto!





Esse é o prato da Bia!

Vamos aos detalhes que vão garantir a aceitação do prato. Perceberam que o prato é colorido e diferenciado? O jogo americano é amarelo, cor que remete ao aumento de apetite - vocês lembram a lanchonete que utiliza essa cor? Atentem também para a quantidade. A porção não é grande, mas é ideal pra idade da minha filha - 11 anos. Se por acaso, ela querer mais, vai pedir. E não vai se assustar com uma quantidade enorme de comida que ela "vai ter que dar conta" senão eu vou brigar. Dessa vez a Bia não me ajudou no preparo, pois ela estava na casa de uma amiga, mas ajudar no preparo é uma das grandes sacadas para a criança aceitar a comida.

Aí você me diz: se meu filho ver o "verde" no prato, não vai comer de jeito nenhum. Vamos lá. Existe um fator ou sintoma, chamado  NEOFOBIA que a maioria das crianças apresentam, especialmente em idade pré-escolar. Neofobia é o medo do alimento novo ou diferente. Esse "sintoma" é inerente ao ser humano, sobrevivemos graças a ele, já que nos primórdios o medo do diferente nos impediu de nos alimentarmos com alimentos venenosos. Esse comportamento é natural e esperado na criança. E se a neofobia é o medo do novo, precisamos trabalhar nossas crianças com o conhecimento do alimento, para que ele deixe de ser novo. Incentivo as mães dos meus pacientes a colocarem o vegetal diariamente no prato dos seus filhos, mesmo que a criança não coma. A familiarização com o alimento vai fazer com que a criança o aceite mais facilmente.

Mais um detalhe do jantar: Perceberam que não tem uma gota de óleo adicionada? Viu como é possível? Tentem fazer em casa e me contem como foi.

Um super beijo no coração!

Comentários

  1. Karine, vim retribuir a visita! Adorei seu blog e as dicas. Vou seguir, abçs

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog e compartilho no meu face
    visite o meu e participe:

    www.nutrindocomsaude.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog!! Amei!!! Mto bom mesmo!!!
    www.synutri.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Karine,

    Parabéns pelo blog!!
    Muito bacana sua iniciativa de compartilhar conhecimento e boas ideias para a alimentação infantil. Super interessante descobrir "o que é neofobia".

    Aproveito para convidá-la a conhecer o blog paessevenboys.blogspot.com. , onde você encontrará dicas de vida saudável e boa alimentação. Passa lá para uma visita, estamos aguardando.

    ;)
    @Paes_SevenBoys

    ResponderExcluir
  5. Olá, por favor, gostaria de informações sobre cursos básicos de culinária saudável para crianças... muito obrigada...

    ResponderExcluir
  6. ola.. hoje que eu vi seu comentário no meu blog de um post muito antigo sobre relactação.. muito obrgiada...

    vou ler sempre aqui ^^

    beijokas

    ResponderExcluir
  7. Estou adorando cada texto lido, excelente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs