Pular para o conteúdo principal

O que tem na sopa do nenem? Janeiro!

Bom dia queridos!!!!

O que é ideal colocar na sopa do nenem? Ou no prato do filhote, ou no cardápio da gestante?
Em todos os lugares da mídia, existem dados sobre alimentação saudável. E mesmo se você for uma pessoa mais junk food por natureza, sabe que frutas e  vegetais fazem parte de um cardápio saudável (e delicioso, diga-se de passagem).
E existe uma infinidade de oferta destes alimentos. Coloridos, brilhantes, lindos. Com tantas opções, como escolher bem?
O princípio para uma boa escolha é optar pelos alimentos da safra, os alimentos da época.
Porém, nos mercados de hoje em dia, encontramos toda a disposição de frutas e vegetais, independente da época do ano. Quem não encontrou, na ceia, na mesa de frutas, um lindo morango, em pleno dezembro?

E porquê escolher apenas alimentos de época? Não respeitar a sazonalidade de produção dos alimentos envolve mais cuidados no cultivo, mais aplicação de insumos químicos, mais agrotóxicos, além de encarecer o produto.
Os alimentos da safra são mais nutritivos e saborosos.E sua família ganha mais saúde com eles! Que tal ir a feira mais próxima escolher os vegetais para o cardápio da semana da família? Abaixo, os alimentos que não podem faltar na sua lista!
Agora, todo início do mês vou escrever os alimentos da época para ajudar a guiar as compras!

Janeiro
Frutas: Abacaxi, carambola, coco verde, fruta-do-conde, framboesa, figo, laranja pera, mamão, maracujá, melancia, nectarina, uva, goiaba.
Legumes: abóbora, abobrinha, beterraba, pepipno, pimentão, quiabo, tomate.
Verduras: alface, cebolinha, salsa e couve.

Fonte: http://www.ceagesp.gov.br/produtos/epoca/produtos_epoca.pdf

Grande beijo

Comentários

  1. Oi,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super seguindo,parabêns por seu cantinho e muito sucesso pra ti!

    Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir também,será muito bem vinda,sinta-se em casa!

    Ah,tem 2 sorteios rolando por lá,participa? :)

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi,tenho uma bebe de quase 11 meses e ja comi de tudo ,sou seguidora do blog as delicias do dudu e sempre faço p ela as receitas que a Thais posta,ela ama ,mas tenho duvida em relação ao figado tanto o de galinha quanto o de boi ,li em algum lugar na internet que não é aconselhavel dar aos bebes,quero saber karine se posso dar figado a ela ou se não é aconselhavel mesmo ,bj ,amo o seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claúdia, obrigada pela visita!
      Minha posição é não dar fígado aos bebês, está bem explicadinho em http://nutricionistainfantil.blogspot.com/2011/07/alimentacao-complementar-afinal-como.html porque tenho essa conduta!
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs