Pular para o conteúdo principal

Suco de caixinha- o retorno

Olá pessoal!


A vida corrida nos leva a procurar praticidades de vez em quando. O importante é não confundir praticidade com negligência. Como assim? Se for escolher um alimento não natural, verifique bem o que escolhe dar aos seus filhos, analisando rótulos, buscando informações.

Hoje vou falar de suco de caixinha. Pessoal, um dos fatores que contribui para a obesidade infantil é o consumo de bebidas açúcaradas. Às vezes, o suco de caixinha fica a mercê da criança, que toma o dia todinho. Mas não é fruta, fruta não é saudável?

Nem sempre. Primeiro, vamos falar sobre definições de bebidas de fruta, informação disponível na frente da caixinha.

Existem os néctares de fruta, que contém 20 a 30% de fruta, mais adoçantes,conservantes e corantes. 20% de fruta, é pouca fruta- e muito açúcar.



O suco de fruta, segundo o Ministério da Agricultura, deve ter 100% da fruta, sem conservantes ou corantes artificiais. Temos algumas opções no mercado, que podem ser boas opções para uma lancheira. Estes são, em sua maioria, sem conservantes  e sem adição de açúcar.Vamos lá:

 

Do Bem - a limonada tem adição de açúcar, a maioria não tem
Fazenda, Laranja

Ceres, mil sabores, a maioria sem nenhum "ante"!

Fast Fruit, laranja ou laranja e mamão. Sem conservantes, mas com aromatizante.
Suco de maçã, do Urso Pooh, do Mundo Verde
Suco de uva integral de uva branca ou tinta, várias marcas
Esse é o mais conhecido.... sem açúcar, em adoçante, mas com aromatizante artificial

Sulavan, vários sabores

A melhor escolha: suco natural. Depois, suco de polpa. Se vamos escolher um suco de caixinha por algum motivo, que tal nos atentarmos para que nosso filho não tome só o "puro açúcar"?


Beijos para vocês!

Comentários

  1. Olá Karine!
    Deixo aqui registrado meu elogio por todas as matérias que publica. Também sou mãe e nutricionista e adoro suas dicas e novidades!!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei o post e concordo plenamente, mas acho melhor dar esse tipo de suco do que refrigerante caçulinha, que vejo em muitas lancheiras por aí!
    O ideal é sempre o suco da fruta, mas nem sempre é possivel, principalmente, quando saímos com nossos pimpolhos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Karine, q bom q vc falou disso, eu estava na maior dúvida se poderia ou não dar suco de caixinha para as bebês... Sou super a favor da fruta tbm, e nunca coloquei açúcar nos sucos. Me tirou uma enorme dúvida!

    ResponderExcluir
  4. Karine,

    o suco de fruta em uma garrafa términa "segura" os nutrientes até o lanche?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Quando preparamos um suco de fruta rico em vitamina C, ele já está perdendo vitamina C... mas sempre sobra uma boa quantidade, viu?
      Agora, as outras vitaminas (A, complexo B...) são um pouco mais resistentes!
      Beijos!

      Excluir
  5. Karine,
    Não há risco de estragar o suco se for feito da fruta mesmo, pq da hora que a criança sai de casa até a hora do lanchinho da escola é um tempinho...ano que vem vou colocar meu pequeno na escolinha mas não quero mandar sucos de caixinha, justamente por causa do açúcar, e outra dúvida aqueles suco ADES é recomendado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Exist o risco sim. Por isso, é sempre melhor utilizar utensílios térmicos, e ainda assim colocar um "gelok" na lancheira do pequeno. Ou você pode congelar o próprio suco, e ele vai descongelando até o momeno do seu pequeno tomar. Ades é recomendado para crianças maiores de 3 anos, tem menos açúcar adicionado, mas também tem proteína e soja, e algumas crianças podem ter intolerãncia ao alimento... é necessário analisar o suco em relação a alimentação geral do seu filho para verificar se é adequado ou não!
      Beijos querida, e obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Esse suco de uva integral pode ser dado a partir de que idade?

    ResponderExcluir
  7. Comprei o de maça da Yakult... na caixinha diz aroma "natural" de maçã... por acaso é artificial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani!!!
      É definido como aromatizantes ou aromas naturais aqueles obtidos mediante métodos físicos, microbiológicos ou enzimáticos, a partir de matérias primas aromatizantes e aromas naturais e não sintéticos. Neste caso, se obtém o aroma da maçã através de cultivo de certas leveduras, e não da maçã mesmo. Não é artificial, mas não é da maçã!
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Karine, sou mãe de um menino q ontem fez 14 meses, e nunca dei sucos destes de caixinha nem refri pra ele. eu não tenho uma alimentação muito equilibrada, mas pra ele quero! Tenho visto que muitas mães (a familia toda)por pura preguiça dá refri pro filho, claro é mais fácil que espremer laranjas! Estes sucos tb são preferidos pela facilidade. Mas aqui não rola. Perco o tempo que for pra que ele se alimente melhor que eu.

    Bjs

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!!!
      Esse seu cuidado é um investimento e tanto na saúde do seu bebê!
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Karine, Bom dia!
    E quanto ao suco de soja, tipo Ades (uva, morango, pêssego)? Tem açucar? Ou conservantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O Ades tem sim, açúcar, conservantes e outros produtos químicos como aromatizantes, acidulantes, edulcorantes...
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Oi Karine!

    Também sou nutricionista e concordo plenamente com você. Porém, como moro no interior de Minas (Uberlândia), fica difícil seguir essa recomendação pois infelizmente a gente encontra aqui as marcas mais comerciais: Del Valle, Da Fruta, AdeS, Santal, etc. A marca "do Bem" eu achei no Rio quando estive lá, mas ainda não vi por aqui. Dá pra encontrar o Green Day em alguns lugares, mas nem sempre dá certo de ir lá comprar porque não são próximos de casa.
    Entre mandar um refri e um Del Valle, acabo optando pelo Del Valle, por não ter outra escolha (meu filho não gosta de suco de uva, nem dos sucos AdeS). Creio que isso seja um problema enfrentado por muitas pessoas que moram fora das capitais. De qualquer forma, valeu pelos esclarecimentos! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Karine,
    Meu filho tem 1 ano e 2 meses. Até agora só dei suco natural, mas preciso de uma alternativa, pois com a correria do dia-a-dia ... Você já ouviu falar da marca Juxx? A embalagem diz que não tem corantes, conservantes ou acucares. Também não tem gorduras. Tem um sabores diferentes como o de romã. Poderia me dizer se é seguro oferecer para crianças da faixa etária do meu filho. Obgada. Kenia.

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma duvida talvez um pouco besta, mas como o suco do Bem por ex ele não tem açúcar e nem conservantes ele é "natural" e tem validade de até 8 meses?

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se posso bater polpa de fruta de manhã por volta das 06:00h e meus filhos tomarem por volta das 9:00h, o suco ficaria em copo térmico, mas me falaram q depois de 2 horas já está ruim, fiquei desanimada!!! Gostaria de mandar o q fosse mais saudável para eles beberem na escola, mas o que? bjsss

    ResponderExcluir
  14. Oi Karine, minha filha tem 21 meses e tem APLV a primeira pediatra dela passou o Supra Soy quando ela completou 8 meses pra completar a alimentação, mas eu amamentei até os 18 meses dela que deixou o LM por vontade própria. Quando ela completou 19 meses a médica afirmou que poderia usar o ADES original e também os sucos da mesma marca e outra que esqueci o nome. Achei estranho, mas como não entendia muito sobre isso fiz como ela me orientou. O resultado é que minha filha está com uma infecção na boca devido ao consumo de açucares, levei ela em outra pediatra que cortou todo e qualquer consumo de Ades ou produtos parecidos. Hoje ela está melhor, e eu passei 3 dias pesquisando na internet sobre alimentação saudavel para nossa princesa, encontrei o site asdeliciasdodudu.com.br e foi como cheguei até você. Quero agradecer a vocês por tudo o que estão fazendo. Isso pode salvar vidas, pode parecer simples para pessoas que já vivem assim, mas para pessoas como eu que nunca havia pensado na alimentação dessa forma é essencial. Sou muito grata e feliz hoje, pois cozinho pra minha filha e sei que hoje sua alimentação está auxiliando para que ela tenha uma vida melhor, quero aprender cada dia mais com você e com a Thais Ventura.

    ResponderExcluir
  15. GOSTEI MUITO DAS PERGUNTAS E DA RESPOSTAS DA DOUTORA .
    MEU NOME E MARCIANI . MEU FILHO GOSTA MUITO DO SUCO DE UVA ADES . FAZ MAL ?? PQ SOUBE QUE MESMA COISA DE REFRIGERANTE . POR FAVOR ME RESPONDA GOSTARIA MUITO DE TIRAR ESTA DUVIDA .

    ResponderExcluir
  16. Olá, tenho um filho de 3 anos e uma mocinha de 13. posso dar suco de uva natural de vidro? (vendido em casa de vinho)

    ResponderExcluir
  17. tenho um menino de 3 anos e uma mocinha de 13. posso dar suco de uva natural de vidro para eles, é aqueles vendido em casa de vinho.

    ResponderExcluir
  18. Olá Karine!
    Excelentes suas dicas e orientações, parabéns!
    Minha filha tem 1 ano e 3 meses e só toma água, suco de fruta natural e Milnutri como leite. Contudo, fica cada vez mais difícil manter longe dos sucos adoçados e refrigerantes, por causa da influência de outras pessoas. Estamos nos mantendo firmes, e há poucos dias ofereci um suco integral de uva diluído em água e ela adorou. Existe alguma restrição da frequência do consumo desse suco, ou posso oferecer nas refeições principais?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde
    Meu filho vai fazer 1 ano agora dia 7/7/16
    Ja posso liberar o DelVale ou só esses sucos q esta no post?
    Posso oferecer também petit suisse e toddynho?

    ResponderExcluir
  20. Sucos realmente são deliciosos e se encaixam na categoria de alimentos funcionais desde que feitos diretamente com os vegetais. Dou preferência sempre a fazer os sucos que minha família toma. Temos um website cheio de receitas de sucos e convido você a dar uma passada por lá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs