Pular para o conteúdo principal

O que que tem na sopa do neném ? Junho! E a minha receita de creme de abóbora!

Alimentos da safra para preparar os cardápios!

Esse mês, a safra é forte em atemóia, carambola, kiwi, laranja lima, mangostão, mexirica e tangerina.
Também é época de abóbora japonesa, seca, batata doce, berinjela, cará, ervilha, gengibre, inhame, mandioca e mandioquinha.
Temos também almeirão, agrião, alho poró, brócolis, cenoura, erva doce, milho verde.
Para alegria das nossas festas juninas, junho é época de milho de pipoca e pinhão!

Pessoal, observem comigo: junho, friozinho. Frio, maior incidência de resfriados e doenças respiratórias. Para preveni-las, lá vamos nós aumentar o consumo de vitamina C de nossos filhos, para aumentar suas defesas naturais.

E olha o que a natureza nos dá: laranja, carambola, kiwi, mexirica, agrião... fontes naturais dessa vitamina!



Sem contar no gengibre, com propriedades antiflamatórias especiais, que auxilia em qualquer dorzinha de garganta. Gravidinhas, gengibre dá um alívio no enjôo também.

Minha receita de creme de abóbora para criança nenhuma botar defeito:

500 gr de Abóbora japonesa
Frango com osso - pode ser coxa de galinha, umas 4 unidades.
Parte verde do alho poró  - mas não deixe de fazer se você não o tem.
Cúrcuma - à gosto
Gengibre ralado - à gosto
Sal à gosto
Cebolinha para decorar



Como fazer: Coloco o frango para cozinhar em panela de pressão, com água suficiente para cobrir,  com a cúrcuma, o gengibre e o alho poró. Quando o frango estiver desmanchando, tiro o frango,desprezo o alho poró, coloco a abóbora com casca, cortada em pedaços e deixo cozinhar na água do frango (aí, já fica sem pressão, pois é bem mais rápido). Enquanto cozinha, tiro a pele do frango e descarto. Não gosto da pele do frango. Se você gostar e não tiver problema com o colesterol, fica a seu gosto! Espero um pouco, tiro a abóbora e com uma faca e com cuidado pois está quente, descasco. Você pode descarcar antes, mas acho que assim é mais fácil (de descascar) e desperdiça menos. Volto para a panela, e bato com o hand mixer (adoro esse equipamento para fazer sopas!), até ficar um creme. Devolvo o frango para a panela de creme de abóbora, deixo cozinhar mais um pouco, acerto o sal e sirvo!!!
Delícia!

Se a minha filha vegetariana for comer, troco o frango por caldo de legumes, feito em casa, previamente congelado e utilizado para esses casos. Aí eu dispenso o alho poró, que já vai na receita do caldo. Gengibre, cúrcuma e sal, eu uso!

Segurando bem a mão no sal e defiando o frango, dá pra servir essa receita para maiores de 6 meses - lembrando que, como fica uma sopa "incompleta" (falta folha, por exemplo), é só pra de vez em quando para os bebês. Receitas de papinhas completas aqui.

Bom apetite!!!!

Comentários

  1. Olá Karine, ao ler a palavra vegetariana no post, fiquei feliz e acho q vc pd me ajudar. Meu filho está com 9 meses, ele deu alergia alimentar e o gastropediatra cortou vários alimentos e de carne ficou só a carne de frango. Mais qdo ele come ele passa mal tds as vezes ele chora e vomita, então falo pra pediatra dele ela fala q tem q dar, mas ñ adianta. Aqui na cidade só tem 2 nutricionistas infantil e elas tb querem forçar a comer o frango, não me dão outra opção. Estou preocupada com fonte de proteina e vitamina b12. O q posso fazer p complementar? Ele nao pode castanhas, feijao e lentilhas (tb ñ). Por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Keyla!
      A gastro também pediu para dar frango? Fale com elas sobre introduzir a proteína isolada do arroz no lugar. Ou outras opções. Se seu bebê não está bem, precisa de uma atenção especial. Volte nos profissionais e pergunte qual é o outro passo, já que o frango não está dando certo..seja incisiva e peça ajuda. Apenas em uma consulta presencial (para o acompanhamento) pode-se fazer indicações específicas como essa...
      Boa sorte querida... volte aqui para nos contar o desfecho!Estou torcendo para sua pequena ficar bem!

      Excluir
  2. Oi meu nome é Daniele gostaria de saber se o leite nan confor é melhor q o leite de saquinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele!
      Para um bebê, certamente uma fórmula infantil é melhor que leite de saquinho.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. olá!
    o que posso substituir curcuma e gengibre?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna!
    Pode colocar açafrão.. ou pode deixar sem também!
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Quero voltar a amamentar - relactação

Olá queridos! Eu estava folheando uma revista de celebridades, quando parei em uma matéria que a celebridade em questão, com sua filhinha de 3 meses tomando mamadeira. Ela dizia "tentei de tudo, mas não consegui continuar a amamentar". Eu digo, aqui pra vocês: tentou mesmo? Existe uma técnica que ultimamente é  pouco utilizada no Brasil, mesmo com índices de desmame precoce tão altos. Imagino que, quando uma mãe para a amamentação, geralmente ela não tem um grande desejo de voltar (salvo poucas excessões) e por isso, a técnica não é difundida. Vou explicar melhor. Veja este exemplo: Você tem um bebê de 3 meses, e ele chora bastante. Sua vizinha diz que é fome, e isso colocou a dúvida na sua mente. Quando ele vai mamar no seu seio, ele fica irritado, solta, chora mais. Aí você dá a mamadeira. Quando mais o bebê toma mamadeira, menos ele quer o peito (mamar na mamadeira é muito mais fácil que no peito, pois movimento menos músculos faciais). Quanto menos o bebê mama no seio, ...

Alimentação para maiores de 1 ano!

Eba! Chegou o tão esperado aniversário de 1 ano do bebê. Depois da correria da festa, voltamos ao dia-a-dia do bebê. Com uma nova dúvida. E a alimentação? Aí, passamos no pediatra, e ele indica: agora mãe, ele deve comer a alimentação família. A mãe comemora (ou não). Não precisa mais fazer papinhas... Aí eu entro: alimentação da família? Tenho medo dessa frase... prefiro dizer que agora a família vai comer a alimentação do bebê com a textura adaptada ! Sabe porquê? Como é a alimentação dos adultos em casa? Você, mãe zelosa, vinha fazendo a alimentação perfeitinha, com todos os grupos alimentares e tal...   como passou do primeiro ano, só arroz, feijão e carne é suficiente? Calma! Nada contra o arroz e o feijão, pelo contrário. Dupla fantástica, garante um prato quase completo. Lembra desse post ? Quase completo por que o legume e/ou a verdurinha precisa acompanhar o prato. Como faziam na época da papinha. Portanto, a alimentação continuará com...

"Dieta" para criança gordinha

Tenho visto muita coisa por aí. Tenho visto muitas crianças acima do peso. Mas acima de tudo, tenho visto diversas posturas "para concertar" essa criança que está acima do peso. Primeiro gostaria de reforçar que a obesidade infantil é uma doença séria, com inúmeras consequências (psicológicas, cardíacas, ortopédicas, pulmonares, etc) e de difícil tratamento. E o melhor tratamento é a prevenção. Agora, nada  justifica a maneira que algumas crianças estão "gentilmente" sendo encaminhadas para a perda de peso. Dieta restrita, na minha humilde opinião, já está fadada ao insucesso no adulto. Agora, com criança? Dar "shake" para criança me põe de cabelo em pé ( não, não é mentira, já existem casos assim ). Proibir a qualquer custo que a criança coma algo também. Colocar a culpa em um alimento ( nunca mais você vai comer ' tal coisa", isso engorda! ) e separar uma comida diferente da família só para aquela criança é triste demais. Ameaçar, re...