domingo, 3 de junho de 2012

Receita hamburguinho do SBT

Olá pessoal!

Ontem, participei e uma reportagem sobre alimentação saudável para criança, lá no SBT. Fiz uma receitinha de hambúrguer de carne com legumes que fica bem suculento, as crianças costumam gostar bastante!

Pra quem quiser ver, olha o vídeo aqui:


Na receita tem abobrinha (que contém as vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e fibras); cenoura (rica em vitamina A, que participa do processo de divisão celular- muito importante pra saúde da criança, por conta  em fase de crescimento) e aveia (que contém fibras, vitaminas do complexo B e zinco, este último fundamental para um bom crescimento e desenvolvimento cerebral).

Vamos a receita:

Ingredientes:

400gr de carne moída magra - usei patinho
4 ou 5 colheres de sopa de aveia em flocos
1/4 de uma abobrinha grande, ralada
1/2 cenoura, ralada
1 ovo caipira batido
azeite para untar a forma
tempero a gosto: usei alho e cebola batidos e um pouco de sal no momento de grelhar

Misturei todos os ingredientes com as mãos -menos o sal. A "massa" fica bem úmida. Formei os hamburguinhos. Esquentei uma frigideira no fogo, coloquei um fio de azeite, e espalhei com um pincel culinário (um ótimo truque para utilizar menos gordura no preparo dos alimentos, vale a pena adquirir um). Dá pra congelar algumas porções nessa fase. Coloquei para grelhar, e temperei com o sal por cima. Esperei ficar douradinho, para então servir!



Aqui, além do hamburguinho, tem uma couve-flor empanada no forno que fica uma delícia também, mas essa receita fica para um próximo post! Essa receita pode ser feita para crianças acima de um ano, o hamburguinho se desmancha facilmente, é bom molinho!

Grande beijo pessoal!


10 comentários:

  1. Nossa Karine é bem fácinho de fazer...
    Adorei vou fazer aqui em casa para todos. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Aqui em casa faço todo dia essas comidas com carinhas... a Lara já fica esperando qual vai ser a novidade. Bjokas. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog Karine....vou seguir ...muitas dicas legais...bjus

    ResponderExcluir
  4. Faltou liga no meu... Mas ficou uma delicia!! Super molhadinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érica, se colocar um pouquinho mais de aveia, facilita a liga! Muitos beijos!

      Excluir
  5. Muito boa a receita karine, parabéns!!! Me ajudou muitao...

    ResponderExcluir
  6. No site bebe.com.br tem Cardápios para bebês com mais de 1 ano elaborados pela senhora.o hamburguer de atum com aveia que a senhora sugere la pode ser feito desta mesma maneira? Que tipo de atum,o fresco?

    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana!
      Pode-se utilizar o fresco, é sempre melhor, mas pode-se utilizar o enlatado também.
      Abraços

      Excluir
  7. Olá, uma dúvida sobre o congelamento. .... pode ser feito assim que modelar os hambúrgueres ou eles precisam ter ido ao fogo? Obgda
    LÍVIA

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    sou mãe de um menino com alergias alimentares múltiplas (APLV, ovo, milho confirmados e outras alimentos a serem testados novamente), de 3 anos e cheguei ao blog procurando receitas de alimentos de festa que ele possa comer e gostei desta receita, mas não posso usar o ovo. Há algum alimento que possa substituir o ovo nessa receita, garantindo a textura?
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Comente! A nutri adora conversar!