segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sagu natural ou a doce pra criança com coleterol alto

Olá pessoal!
 
Tudo bem por aí? Por aqui, sigo caminhando na luta diária para a melhora da alimentação das crianças, e procurando encontrar receitas de doces ou sobremesas sem adição de açúcar como aliadas nessa guerra! Assim, se nutre e também se come com prazer.
Quando falo de receitas sem açúcar, também não quero receitas cheias de adoçantes artificiais! Quero priorizar o sabor doce dos alimentos naturais... uma fruta fresca, seca, até o mel...
 E hoje, trouxe uma receitinha que pra mim, tem gosto de infância. Já tinha lido essa receita na internet, mas foi a primeira vez que eu fiz. Bom, primeira, logo em seguida, segunda ...
Ela é fácil demais, não vai ao fogo, e só tem dois ingredientes. Pela natureza dos ingredientes, que podem ser chamados de "super nutrientes", é uma sobremesa ideal para garantir saudabilidade e proteger o coração.
 
Sagu de chia
 
Ingredientes (à gosto!)
 
Chia 
Suco de uva tinto integral
 
Misturar os dois e deixar na geladeira, de um dia poro outro. A chia solta um "gel" que deixa a preparação muito parecida com o sagu de amido de milho. O gel suaviza o sabor forte do suco de uva tinto.
 

 
Especialmente para crianças com os níveis de colesterol alterados, essa é uma boa sobremesa.
A chia contém fibras, que facilitam a  eliminação do colesterol (ruim)  o grão fornece o ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo.
O suco de uva tinto tem flavonóides especais que ajudam a diminuir o colesterol "ruim" (LDL) e aumentar o colesterol "bom" (HDL). Bacana, não?
 
Fique tranquilo. Não é por que a semente de chia tem "fama" de ser emagrecedora, que seu filho vai emagrecer, se não precisar. Ela não é milagrosa, mas confere sim, um maior poder de saciedade.
 
Essa também é uma ótima sobremesa para vegetarianos, por conta, principalmente, do ômega 3 que a chia contém!
 
Quer saber mais sobre colesterol alterado em criança? Escrevi uma matéria para o IdMed do site da Terra, é só clicar aqui.
 
Beijos e ótima semana

13 comentários:

  1. Ka, fiquei super curiosa, meu filho adora sagu e eu não curto chia, seria um jeito de incluir na dieta e até de aproveitar o que tenho em casa.
    Mas fiquei em dúvida: não cozinha mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive a mesma dúvida, mas como sempre como chia na granola, sei que ela é macia e tem um gosto maravilhoso, vou testar.

      Excluir
    2. Olá meninas, não é pra cozinhar mesmo! A chia, hidratada, solta um "gel" específico que dá a aparência de sagu.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Muito legal a receita, vou adicionar nas condutas infantis e até as de adultos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Karine, vou fazer hoje mesmo! Adorei a dica. Vou divulgar.
    Beijos
    Chris
    Http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a receitinha muito fácil e nutritiva mesmo! Apartir de que idade podemos oferecer?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A Partir De Quantos Meses Posso Oferecer Ao Meu Bebê?

    ResponderExcluir
  6. ola@! sempre oferece a semente de chia, geralmente no iogurte natura, para minhas filhas. Alguem me alertou para o perigo delas terem apendicite por conta das sementes...confere? Fiquei assustada com isso...

    ResponderExcluir
  7. Oi Karine!! A partir de que idade pode usar?? Tu chegou a ver se tem algum estudo contraindicando a chia para crianças e adolescentes? Pq já ouvi falar. Assim como a linhaça dizem que não é bom usar principalmente em meninas, pois pode antecipar a menarca em meninas, devido ação estrogênica. Sabe me informar alguma coisa a respeito? Obrigada. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia!

      A chia não tem a mesma ação que a linhaça!
      Beijos

      Excluir

Comente! A nutri adora conversar!