quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Para quem não pode com leite de vaca!

Olá queridos!

       Só quem tem um filho com alguma alergia alimentar sabe realmente o que passa. Ao cuidado nas festas ou reuniões, na procura de alimentos alternativos, tudo é um desafio.
       Recebi em casa uma amostra de uma produto que quero dividir com vocês. É um leite vegetal, leite de arroz. Achei uma super opção para crianças com alergia ao leite de vaca, intolerância a lactose, veganas ou que simplesmente não tomam o leite de vaca. Olha a foto:

         É da Jasmine, uma marca que aprecio muito. Tem em embalagem de 1 litro e embalagens pequenas de 200ml, boas para lanches e lancheiras. Não contém açúcar, nem conservantes, nem aromatizantes e é um produto orgânico.

         Sobre o sabor: estranhei no primeiro gole. Gostei muito no segundo. Tomei com granola, e ficou realmente ótimo. É adocicado, percebe-se um pouco o sabor do óleo da composição no início, mas depois passa. Claro que isso é pessoal.
         Adorei também porque contém Cálcio, e nossas crianças com restrição alimentar geralmente consomem menos que nessecitam. O porém negativo- não contém vitamina D.

         Só para informação: menores de um ano precisam de fórmula específica. E nunca é demais lembrar: leite ideal mesmo, é o materno, até o desmame natural!

Beijos e ótima semana!

34 comentários:

  1. Estou adorando o seu blog. Também sou nutri, trabalho com alimentação escolar e tenho uma filha de 1 ano e 2 meses, então, estou sempre em busca de informações bem fundamentadas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Esse leite também pode ser feito em casa!! Só deixar 2 porções de água para uma de arroz integral de molho por umas 3 horas ou mais. ai vc bate no liquidificador e coa! a gente coa com voal mesmo. podemos tomar puro ou batido com uma fruta ou mel. é uma delícia! abraços!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Karine, minha nenê gostou desse leite e tivemos que dar para ela numa emergência (é alérgica e tive que parara de amamentar de um dia para o outro!). O que eu não gostei e me assustou foi a quantidade de sódio na porção desse leite. Achei demais pra um bebê (pq o que consta na embalagem é considerando as necessidades de um adulto, certo?!) Estamos agora fazendo os leites vegetais em casa, várias tentativas, para agradar o paladar da pequena... tem funcionado bem diluindo o leite de aveia com água de coco.

      Excluir
    2. Leite de amêndoas ótima opção é pode fazer em casa
      Minha filha de 1 ano estar tomando o de amêndoas o de coco tb é fácil fazer em casa

      Excluir
  4. Oi Karine, tudo bem?
    Minha filha de 7 meses, após o desmame apresentou um quadro de alergia a proteina do leite de vaca e soja.
    Hj, ela toma o Pregomin, as fezes estão otimas, a irritabilidade dela sumiu, mas está com uma tosse que não para, inclusive acontece após a ingestão do pregomin.
    Pela minha lógica, não precisamos tomar leite, mas para as crianças é uma alimento prático, portanto, ela poderia se alimentar de leite de arroz e tomar um suplemento vitamínico para suprir alguma carência, já que um leite em pó, nada mais é do que um suplemento alimentar.
    Estou viajando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xampa!
      Querida, você não está viajando!Tens razão. "Leite" de bebê, na verdade, é fórmula infantil, que é um aglomerado de nutrientes em um leite de vaca (ou soja) modificado e/ou hidrolisado. Mas a dificuldade de fazer isso que comentou é que o leite também tem que fornecer os macronutrientes que o leite de arroz não contém em quantidade ideal para um bebê, como a gordura (e os ácidos graxos essenciais) e as proteínas. E a suplementação deveria ser muito bem indicada, dosada, dada algumas vezes por dia....
      Pensando em suprir essa necessidade com a alimentação (mais proteína e mais gordura no formato "comidinhas" - pode ser que daria, mas a alimentação deveria ser muito bem orientada...
      Xampa, essa tosse precisa ser investigada!
      Um grande beijo!

      Excluir
    2. Karine, obrigado pela resposta.
      Hj, fomos a Alergista e iniciamos as investigações.
      Esse findi encontrei uma receita e a experiencia de uma mãe com o leite de quinoa. Esse leite parece que atende as necessidades que vc mencionou. O que vc acha?

      Excluir
    3. Oi Xampa!
      Dos leites vegetais, acho que é a melhor opção. Mas veja com o alergista/pediatra ou nutricionista a necessidade de suplementação, ou a indicação daquela alimentação bem balanceadinha, pra não faltar nada!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
    4. Karine meu bebe vomita o leite de vaca depois de quatro horas q mamou e eu preciso voltar ao trabalho posso dar o leite de arroz pra ele durante o dia ?

      Excluir
  5. Oi Karine,vê se pode me ajudar,meu filho 1a5m, toma leite de soja (isomil) desde os 2m de idade, dei de mamar até os 6 meses, mas como tinha pouco, tinha q completar e com o leite artif. ele teve alergia. Só que vi em sites diversos que a soja é mto prejudicial ao bebe, mas meu pediatra diz que não tem problema algum, mas eu queria tentar o leite de arroz pra ele, esse que vc indicou, nessa idade eu posso dar a ele?e sobre a soja qual a sua opiniao? obrigada rosi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosi, se você pode mudar, faça! Soja é muito mal

      Excluir
  6. Oi Rosi!!!
    O leite de soja (fórmula) só pode ser dado ao bebê após o sexto mês, segundo a sociedade brasileira de pediatria. Você pode tentar o leite de arroz sim! Mas também pode tentar dar novamente o LV, fale com o seu pediatra, depois de 2 meses precisamos reintroduzir e avaliar, porém, apenas com supervisão. Este leite (de arroz) pode ser dado ao seu bebê, mas atente-se aos outros alimentos pois este leite é pobre em proteína (será necessário suprir a necessidade via outros alimentos).Existem também outras fórmulas hipoalergênicas.
    A soja é um alimento saudável, porém, controverso. A soja é um fitoestrogeno, pode atuar como o hormônio estrogenio no corpo da criança. O problema está nos excessos de consumo.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela orientação Karine! Vou visitar seu blog sempre, mto bom, vou ficar atenta às receitas também, adorei.
    Parabéns.
    Rosi
    rosi_rem@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. olá Karine!!

    Sou endocrinologista e mãe de uma menina de 5anos e 6meses com APLV. Ela mamou exclusivo até os 6 meses, no desmame fez APLV, usou soja e fez reação- usou pregomin por um tempo. No momento, vem em uso de leite de soja, mas continua com quadro de alergia cutânea e rinite alérgica- sem melhora. Moro no interior da Paraíba e gostaria de orientação em relação a esse leite de arroz (BioV). Aqui não dispomos de nutricionista...
    Felícia

    feliciacrispim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felícia!
      O leite de arroz seria uma opção para sua pequena. Não contém proteínas, sendo uma boa opção para alérgicos.Provavelmente sua gatinha está intolerante à soja, o que é comum em crianças que tem APLV. Existem também o leite de castanhas, amêndoas, aveia, quinua, gergelim. Alguns industrializados, outros dá pra fazer em casa. O BioV é uma boa opção industrializada, é da Jasmine, você pode entrar em contato com a marca para verificar a distribuição aí na sua cidade. O SAC da empresa funciona bem. Caso queira fazer os leites em casa, te sugiro as receitas desse link:http://alimentosaudeinfantil.wordpress.com/2012/08/15/leites_vegetais/. Prove todos, ao menos um sua gatinha irá gostar.
      Um grande abraço, e boa sorte!

      Excluir
  9. Oi tudo bem ? meu filho tem alergia proteina leite, tbm soja. eu ja provei muitas formulas... andei en varios medicos.... melhorar uns messes depois os sintomas volta tudo de novo... ja estou deseperado agora estou dando pro meu bebe leite de quinoa minha ultima esperança.... se algum da esse leite, sabe me informar se ele supri as proteinas .... pro meu bebe ele tem 2 anos.... sofre com alergia desde quando nasceu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Cristiana, como temos toda uma questão clínica envolvida, só poderia responder suas questões se conhecesse sua história clínica completa, fizesse avaliações nutricionias, anamnese..
      Existem fórmulas extensamente hidrolisadas que são para crinças alérgicas. Aqui no Brasil existe o Neocate. Converse com seu pediatra sobre essa fórmula.
      Um abraço!

      Excluir
  10. Olá Karine

    Meu filho tem esofagite eosinifíca, e a alergista disse pra fazer uma dieta sem leite de vaca, soja, trigo, ovo e peixe por dois meses, e depois será feito uma nova endoscopia e será gradativamente reitegrado os alimentos uma a um e substituiu o leite de vaca pelo neocate, mas estou achando o preço muito alto, será que o leite de arroz não seria uma opção que eu pudesse utilizar. Meu filho tem 2 anos de idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Provavelemente a indicação da alergista tem algum fundamento/ordem de pensamento, que, sem conhecer o todo, não dá para abrir excessões. Converse com sua alergista sobre esse produto e peça a opinião dela!
      Um grande abraço e boa sorte!

      Excluir
  11. Oi Karine, adorei o seu blog e venho acompanhando há um tempo já. Meu filho de 1 ano e 8 meses mamou no peito até 11 meses e parou sozinho, acho que se apaixonou pelas comidinhas, como não pegou mamadeira passei a dar fórmula na colher, qdo fez 1 ano e 1 mês parou de beber leite ou bebia bem pouquinho, depois voltou a beber ninho normal mas bebe pouco estou acompanhando com nutricionista. Acontece que um belo dia estava eu numa loja e dei de cara com Mucilon prontinho da Nestlé, vc conhece resolvi experimentar e o danadinho tomou tudinhooooooo!!! Ele é enriquecido de cereais,mas ele não é uma criança gordinha.. a nestle indica dar um por dia, o que você acha deste produto??? beijos Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora!
      Eu particularmente não indico o Mucilon, por conta da quantidade de açúcar!
      Converse com a sua nutri sobre isso.
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi, minha filha tem APLV e à soja, está com 1ano e 7 meses, toma aptamil pepti com mucilon, porém, cogitei a possibilidade de subistituir o aptamil pepti pelo leite de arroz, por uma questão financeira, já que ela toma 2 latas de aptamil por semana e aqui em Porto Alegre custa mais de R$ 60,00 a lata. É possivel? o Que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana!
      Sim, é possível, mas eu a aconselho a procurar uma nutricionista para averiguar se o cardápio do seu bebê supre as necessidades dos nutrientes que estariam na lata.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  13. Oi Dr.obrigada por nos ajudar, pois um filho com aplv não é nada fácil.Meu bebê desde 2meses q vem perdendo muiiiiiito sangue nas fezes ,a 1mês e meio foi diagnostocado colite aeofilica...ele cresce normalmente mas o sangue não para, está a mês e meio com Neocate e não melhora, ao contrário agora leva 1 semana acordando toda noite com cólicas. Hoje eu em desespero comprei uma lata de Novalac de arroz e estou provando se melhora. Mas o que fazer se o Neocate não resolve? obrigada

    ResponderExcluir
  14. Ola Dra Karine. Meu filho de 8 meses não aceita nenhuma formula infantil. E o leite materno está acabando. Seria uma opcao este leite? Dei e ele gostou! Será que teria ele em po?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite minha filha Julia de 2 anos e 4 meses, apresentou, neste mês, alergia ao leite de vaca o índice é muito baixo 0,55, mas o médico pediu pra que eu tirasse tudo, inclusive produtos com traços de leite de vaca, o problema é que ela não está aceitando o leite de soja, ela não gosta, o que posso fazer para substituir, qual leite teria menos sabor. Ela sempre tomou leite puro.

    ResponderExcluir
  16. Ola, somos fabricantes de leite de arroz integral em pó com macadamia, sem adicao de oleo, corantes, sem saborizantes, sem expessantes e etc.
    Produzido a frio, mantendo todos os nutrientes do arroz e da macadamia.
    contato:(15)32481842
    Saudevegan@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Karine, tudo bem?

    Minha filha tem 1 ano e 2 meses, e atualmente ela estava fazendo uso de LV, porém a Homeopata solicitou o uso de leite sem lactose pois o LV estava causando muito desconfortos intestinais a minha filha. Mas devido ao alto custo desses leites, posso fazer a substituição dele pelo leite de aveia caseiro? E no leite acrescentar gergelim moído por contém grande quantidade de cálcio?

    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Karine!
    Sou médica clínica, vegana e mamãe de primeira viagem. Minha bebe está com apenas 5 dias de nascida, e estou com fissuras em ambos mamilos que estão prejudicando a amamentação. Gostaria de saber se posso utilizar o leite de arroz como alternativa até a cura das minhas lesões. Desde já agradeço e aguardo ansiosamente a sua resposta. Meu email: doctorthatiane@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Karine, bom dia!!
    Tenho um bebê de 1 ano e 4 meses que mamou o leite materno até 1 ano e 2 meses. Foi um custo para mamar na mamadeira. Finalmente consegui mas comecei a me questionar sobre que leite dar ao meu filho. Dei o leite Ninho mais1 só que ele que nunca foi um bebê gordinho, mesmo se alimentando normalmente. Pesquisei outros tipos de leite e me questionei se não era melhor dar leite de arroz integral. Fiz em casa mesmo mas ele teve diarreia. Acredito que seja do leite pq não dei nada de diferente em sua alimentação a não ser o leite. Gostaria de saber sua opinião sobre o leite de arroz integral, se é recomendado para crianças e seus benefícios.
    Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Bom-dia Karine, estava lendo seu post e os comentários sobre os tipos de leite e queria sua opinião. Meu bebê tem 3 meses e meio, mamou no peito até os 3 meses, mas como eu tinha pouquíssimo leite, precisava complementar. Ele está tomando aptamil pepti, que é muito caro. A pediatra disse que leite de soja, somente depois dos 6 meses. Fui em um homeopata e ele disse que poderia dar leite de arroz, nan soy ou aptamil soja. Comprei o leite de arroz, mas diante de tantos comentários, parece que não supre todas as necessidades do bebê, não é? Poderia me dar sua opinião? Pensei em dar o leite de arroz e aptamil pepti juntos, será que ajuda? Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá

    Vi este artigo e fiquei preocupado
    http://www.consumer.es/web/es/alimentacion/aprender_a_comer_bien/alimentos_a_debate/2014/10/08/220724.php

    ResponderExcluir
  22. Ola karine eu tengo um bebe de 5 meses e preciso voltar ao trabalho ele nao pode tomar leite sempre vomita lassa umas quatro horas e ele comecar a fazer ansia sem parar e vomitar engasga e horrivel eu tiro do peiro mas e pouco sera que eu posso dar o leite de arroz da jasmine pra ele ?

    ResponderExcluir

Comente! A nutri adora conversar!