sexta-feira, 20 de maio de 2011

Lancheira do filhote: sucos

Olá queridos!


Todo dia pela manhã, quando acordo, além dos afazeres normais, tenho que montar o lanche da minha filha, o que me fez lembrar o que ocorreu anteontem. Fui ao mercado fazer compras e me deparei com uma situação que se repete toda vez que vou ao mercado. Sempre tem alguns pais olhando e analisando suquinhos de fruta para colocar na lancheira. Parecem perdidos, olham os produtos, os preços, relembram o que os filhos gostam e levam o que escolhem.
Eu sempre tenho vontade de parar e conversar com eles, ajudá-los a escolherem, mas imagina, a nutricionista louca falando sem parar no meio do mercado!!!!
Por isso, resolvi escrever sobre isso aqui, no blog!

Vou fazer um apelo. Pais, se vocês tiverem, ou arrumarem disponibilidade, é bacana fazer o suco em casa - natural é sempre a melhor opção, a segunda é a de polpa de fruta (aquela congelada, fácil de guardar, barata e prática) e a terceira são sucos integrais de caixinha, sem adição de nada, quarta, aqueles que vem em garrafinha, tipo "Maguary", que contém suco integral de fruta. Nada de suco de pózinho em lancheira de criança viu.
Sobre os sucos prontos, eu aconselharia a perder um pouquinho mais de tempo em frente a prateleira analisando o rótulo com as informações nutricionais.

Veja os ingredientes do suco. Suco bom é suco sem aditivos, suco só com a fruta. Os chamados sucos integrais. Os sucos tipo Néctar tem pelo menos 50% de água com açúcar. Não vale a pena.

E tem outra coisa. Por uma questão cultural, achamos que o suco tem seu lugar cativo na lancheira. Mas analise seu caso. Seu filho faz questão mesmo, ou pode tomar água? Já atendi crianças obesas que preferem ficar sem o suco na lancheira e consumir estas calorias (geralmente é perto de 100kcal) em outra ocasião, com algum alimento que prefira. Eu mesma, de vez em quando, não coloco suco no lanche da minha filha Bia. Se tem uma frutinha um pouco mais aguada, dá conta do recado, diminui a produção de lixo no mundo, aumenta a probabilidade dela consumir a fruta.... tente, de vez em quando, fazer isso na sua casa, e me conte depois como foi a adaptação.

Beijos especiais!















32 comentários:

  1. Parabens pela escolha do tema , aposto que as pessoas que tem filhos na escola vão adorar as suas dicas

    ResponderExcluir
  2. Hey, siga http://twitter.com/nutrinfantil
    Dicas de nutrição infantil pelo blog e pelo twitter!!!

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, vamos fazer de tudo para melhorar a nutrição das crianças! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu blog já estou te seguindo,hehe estou no caminho certo,são exatamente esses suquinhos que minha bebe toma em casa e leva pra escolinha,vou tentar os de polpa congelada,só que depois de pronto pode esperar sair o gelo??ou ele perde as propriedades..Bjoo

    ResponderExcluir
  5. Tô conhecendo seu blog agora e adorei! Passarei sempre por aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá Mah!
    Pode esperar sair o gelo sim! Quando a polpa entra em contato com o ar, acaba perdendo um pouco de vitaminas, mas sempre sobra vitamina no suco! É só beber no mesmo dia que preparar!
    Obrigada por seguir o blog!
    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  7. Alethéia
    Obrigada pelo elogio! Se tiver alguma dúvida, sugestão, crítica, opinião...é só mandar!
    Beijos especiais!

    ResponderExcluir
  8. Olá, acabei de encontrar seu blog e super gostei. Vou te seguir.
    Tenho um bb de 1 ano que a partir de agora terá que levar lancheira para a escolinha, estou no fogo cruzado sobre o que por... hahha, sua explicação sobre os sucos me ajudarão na compra dos itens da próxima semana. Vou zapear seu blog com mais profundidade.
    Obrigada pelos esclarecimentos.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Oi Karine
    Conheci seu blog atraves do Comer para Crescer e vim te visitar.
    Muito bom!! Adorei este post e outros tbe.
    Vou te acompanhar.
    Bjs

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Cris! Seja Super bem-vinda!
    Boa sorte pra sua princesinha nessa nova experiência. Lembre sempre de colocar na lancheira os lanchinhos que ela costumava comer em casa, pensando na saudabilidade. E lembre-se sempre das frutinhas! Qualquer coisa, estou por aqui.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Cláudia!
    É um prazer ter você aqui no blog!
    Seja sempre bem-vinda.
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  12. Achei super pertinente esse assunto. É tão bom ver que ainda tem mães que se importam com a alimentação dos filhos e ainda ajudam outras maezinhas de 1ªviagem que estão sempre perdidinhas..hehe
    Dá uma passadinha no meu blog depois..tb coloco umas coisinhas lá sobre minha princesinha que, por hora, só toma suquinho natural..hehe
    Parabéns pelo blog
    http://priebella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Karine,
    Compro fruta e faço a polpa em casa. Bato no mixer e congelo em forminha de gelo, toda manhã faço suco natural para meu filho, que ama tomar suco, mando 500 ml de suco para ele tomar ao longo do dia, em alguns lugares até levo uma garrafinha de suco, mas em outros a opção do suco de caixinha é a única... gostei muito das dicas e as colocarei em prática quando tiver que escolher um suco de caixinha. Vou seguir o seu blog daqui pra frente, cheia de expectativa. Abçs, Carol

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog, tá tudo muito delicado e com informações muito coerentes!!

    ResponderExcluir
  15. Que post fantástico :)
    Eu faço sempre em casa mesmo.

    Bem acho que também vou devorar o teu blog :) estou a adorar.

    ResponderExcluir
  16. Oi karine, eu sempre procuro me informar sobre como proceder na alimentação da minha filha, mas como eles crescem rapido demais acho que acabo nao pensando que já esta na hora de mudar a rotina alimentar dela. Luísa tem 1 ano e 8 meses. Qdo ela acorda toma ninho 1+ com mucilon no meio da manha come uma fruta, depois almoça, a tarde vitamina ( ninho 1 + com uma fruta) mais tarde come outra fruta ou suco, janta e antes de dormir mama ninho 1+ com mucilon. Ontem li um posto As delicias do Dudu falando sobre o mucillo e hj já cortei ele. Mas acho que esta faltando carboidratos na dieta dela...que modificações vc me sugere? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      Sugiro que você coloque no leite da sua pequena um outro cereal, como aveia, ou quinua, ou amaranto...e também dê um café da manhã mais rico.. um pãozinho quem sabe, um bolo simples, feito em casa.
      Se precisar de mais alguma coisa, estou por aqui!
      Beijos

      Excluir
  17. Ola, adoro ler seus posts. Gostaria de saber também se você conhece o produto NINHO FRUTI (bebida lactea com polpa de frutas), e o que teria a dizer sobre ele. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cin!
      É um produto com boa quantidade de micronutrientes e um dos produtos do mercado com menos teor de açúcar adicionado. Mas um alimento precisa sempre ser analisado em um contexto da alimentação toda. Um bom produto para uma criança pode não ser bom para outra criança!
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  18. oi Karine estou desesperada, meu bebe de 6 meses , mamou exclusivamente ao seio até o sexto mês, com a introdução da papinha, percebi que o arroz está ressecando a pequena, o que fazer
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Alguns alimentos podem ajudar: ameixa, laranja com gominhos, manga, abacate, chicória, escarola.Verifique a introdução destes alimentos com o pediatra ou com uma nutricionista que acompanhe seu bebê em consultório. Não esqueça de oferecer água sempre. E troque o arroz branco por arroz integral muito bem cozido.
      Beijos e boa sorte!!

      Excluir
  19. Karine, bom dia!
    Obrigada por disponibilizar teus conhecimentos. Tuas informações são realmente muito esclarecedoras, pois são claras, objetivas e numa linguagem de fácil compreensão.
    Gostaria, se possível, que me esclarecesse se posso mandar suco natural (feito em casa) no lanchinho do meu pequeno (1 ano e 3 meses)que começou a ir para a escolinha essa semana. Ele sempre tomou em casa, todo dia pela manhã, mas me disseram que se o suco não for consumido na hora perde os nutrientes. Essa informação procede?
    Se não, poderia me dar algumas sugestões que não inclua laranja (pois, mesmo que não perca os nutrientes, depois de alguns minutos ela fica um pouco amarga, não é mesmo?).
    Sei que devo oferecer suquinho sem adição de açúcar, mas para as frutinhas mais azedas posso acrescentar mel, açúcar mascavo ou algum outro?
    Mais uma vez, obrigada e parabéns e que Deus continue te capacitando e dando disposição para manter esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia!
      Todo suco, depois de feito, perde um pouco de nutrientes. Mas é pouco! Ainda sobra muito nutriente, vale a pena mandar o suco natural!
      Pode servir suco de pêssego, manga, melão, melancia, pera, limonada..
      Como seu filho tem mais de um ano, pode se utilizar mel na alimentação dele. Açúcares menos refinados (demerara, mascavo) também podem ser opções. Mas use com parcimônia!
      Obrigada pelo carinho querida!
      Um abraço especial!

      Excluir
  20. Bom dia adorei essas dicas de sucos e gostaria de saber a respeito dos achocolatados de caixinha? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Todos os achocolatados de caixinha tem açúcar e gordura demais... se for para escolher, escolha pela quantidade de açúcar. O Ninho Fruit é um dos menos adoçados do mercado.
      Abraços

      Excluir
  21. Olá, gostei bastante do blog, parabéns!!!
    Tenho um grande dilema, minha filha de 3 anos começou na escola ano passado e realmente a alimentação dela na escola era péssima, os amiguinhos levavam salgadinhos, chocolates e bolachas recheadas, eu tentava introduzir uma lancheira mais ou menos e as frutas sempre voltavam (ela comia os lanches deles), esse ano por outros motivos trocamos ela de escola. Nessa escola acho que as coisas vão ser melhores, eu gostaria muito que ela levasse suco natural, de poupa ou integral, mas morro de medo de estragar (na escola não tem geladeira), só mantendo na garrafinha térmica e lancheira (ele sera feito 12:00 e consumido entre 14:30 as 15:00) ele não estraga? referente ao lanche, se eu colocar queijo minas, requeijão, patê não estraga, ficando esse tempo todo na lancheira?
    Sei que ano passado eu desisti, ela levava só produto industrializado e eu ficava com o coração na mão. Eu já tinha criado um cardápio contando com os sucos de caixinhas, mas depois de ler seu blog desisti!

    ResponderExcluir
  22. Ola a minha filha tem 1ano e 7. Meses quase nao come . Teriq alguma vitamina ou suprementos para ela engordar um pouco . Ela nao pegou nem chupeta e nem mamadeira . E tudo na colher . Assim ela sempre come menos. . Me ajude por favor

    ResponderExcluir
  23. Ola adorei as dicas do seu blog mais ainda tenho uma duvida meu filho tem 5 anos e esta na escolinha e gostaria de saber que se eu prepara o suco de poupa congelado ele nao estraga ate a hora do consumo no caso eu faria as 7 da manha e ele iria consumir as 9:00 e no caso fica na lancheira o suco , pois queria parar de dar suco de caixinha pra ele levar, sera que aguenta o suco de polpa congelada 2 horas fora da geladeira ? Obg bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá. tenho um bebê de 1 ano e gostaria de substituir o suco de caixinha que estão dando na escolinha, pelo suco natural.
    Mas como ele só toma suco no período da tarde, queria saber se posso fazer o suco na noite anterior e congelar, ou pode enviar sem estar congelado mesmo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Olá, meu bebê tem 1 ano, e gostaria de substituir o suco de caixinha que estão dando na escolinha pelo suco natural, então queria saber se posso fazer o suco na noite anterior e congelar para ele levar, pois ele só bebe no período da tarde, ou não precisa congelar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Estou tendo um exemplo disso em minha casa, depois de anos trabalhando em tempo integral, resolvi reduzir minha jornada de trabalho para cuidar melhor do meu pequeno, ele está com sobrepeso e comecei um programa de reeducação alimentar, comecei a enviar sucos naturais na lancheira, o que aconteceu? Voltava todos os dias do mesmo jeito que eu havia mandado, então conversamos e decidimos que não levaria mais o suco, passei a substituir por uma fruta e uma garrafinha de água, tem dado certo..Bjs

    ResponderExcluir

Comente! A nutri adora conversar!