quinta-feira, 26 de maio de 2011

Meu filho não come! parte 1 - bebês

Bom dia!

Hoje estou aqui para começar a tratar de um assunto que assusta as mães... as crianças que não comem ou crianças inapetentes.

Existem muitos motivos para esta situação acontecer, de acordo com a faixa etária da criança.
Hoje vamos tratar de bebês. Quando seu bebê chegar à idade de aproximadamente seis meses, chegou o momento da alimentação complementar e o momento da primeira papa salgada, na hora do almoço.
A mamãe então, com todo o carinho, segue a risca a recomendação do pediatra/nutricionista, escolhe os vegetais, a carne, coloca seu temperinho especial (sem produtos com aditivos químicos), amassa com o garfo, coloca no pratinho escolhido especialmente para a ocasião, e serve ao pequeno gourmet.
E aí.... ele cospe!
Cospe, faz cara feia, não quer experimentar....
E a mãe se desespera! Meu filho não come!!!!!!
Dica especial: seu bebê, por natureza, aprecia mais o paladar levemente doce. Ele pode estranhar o salgado. Para fazer a transição, podemos utilizar dos legumes e vegetais com sabor mais adocicado, como por exemplo, a abóbora, a beterraba, a batata doce, a cenoura, combinados com o frango, couve manteiga ou alface.
A batata doce, por exemplo, é rica em vitamina A, possui vitamina C e vitaminas do complexo B. Com certeza, vai facilitar seu trabalho e aumentar as chances do seu filhinho apreciar mais o momento da refeição!
E outra coisa...a criança precisa experimentar o alimento de 8 a 10 vezes para saber se não gosta.
Aí vai uma receitinha de papinha seguindo estas premissas:



Papinha de frango, batata doce, couve e abobrinha

Ingredientes
2 col. (de sopa) de peito de frango cortado em cubos, limpo e sem osso
2 col. (de sopa) de batata doce, descascada, em cubos
2 col. (de sopa) de abobrinha.
1/2 folha média de couve manteiga picada
1/2 col. de chá de cebola
1/3 de dente de alho espremido
1 col. chá de óleo de girassol, ou milho, ou azeite
1 mini pitada de sal.

Preparo:
Refogar os temperos no óleo/azeite, colocar o frango em cubos. Colocar a batata doce, água suficiente para cozinhar (mas não exagere na quantidade de água). Quando a batata estiver macia, e o frango desfiando, incluir a abobrinha e a couve, cozinhar mais um pouco, colocar a mini pitada de sal, espere esfriar, amasse com o garfo e sirva.
Fica uma delícia!

Após a transição, não se esqueça de variar o máximo possível os alimentos que fazem parte da papinha do seu bebê, para garantir o aporte necessário de todos os nutrientes que seu bebê precisa!

Beijos e bom apetite!

17 comentários:

  1. E para meu filho de 5 ano?
    Difícil ele comer tb, viu

    Ah, adorei o blog! Estou seguindo no twitter tb!

    ResponderExcluir
  2. Olá Joana!
    Logo mais vai ser outro post...sobre os maiorzinhos...mais adianto pra você: coloque horários fixos, e se ele não comer em uma refeição...não dê comida até a próxima refeição!!! Obrigada pelo elogio! Estou aqui para ajudar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Inapetencia, aprendendo mais uma palavra nova ;)

    ResponderExcluir
  4. Minha pequena já está com 1 ano e meio, tive muita dificuldade para faze-la comer, se soubesse dessa dica antes, poderia ter sido mais fácil a adaptação dela referente a alimentação. Mesmo assim muito obrigada por essa dica, vou passar para as amigas que tem esse problema com os pequenos. Bjos...

    ResponderExcluir
  5. Olá Liciane!
    E como ela está comendo agora? Ganha peso suficiente?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Karine.
    Conheci seu blog atraves do Comer para crescer e já estou seguindo.
    Tenho uma filha de 1 ano e 4 meses que me deu muito trabalho na iniciação dos alimentos. Foram 40 dias para comer com gosto.
    Chorava, sentia ânsia... mas eu insisti todo dia e consegui. Hoje ela come muuuito bem, em seus horários fixos.
    Parabéns pelo seu cantinho. Vou acompanhar sempre.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Fabiana!
    Bem-vinda ao blog! Fico feliz com sua visita!
    Parabéns pra você, por conta da sua perseverança! Isso que é uma história de vitória, não deve ter sido fácil...
    Beijos para voc~e e para sua princesinha e até mais!

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei esse blog !! Minha filha já tem 8 meses e so mama LM, não quer aceitar as papinhas, todo dia eu faço com todo carinho , mais ela so come 4 colheradinhas e ja não quer mais, suco ela so toma de melancia, laranja ou melão, e so 50 ml, muito raramente ela aceita outro tipo. Fica chorando, procurando o peito e até sorri de boca fechada para não comer... Me de alguma dica rsrs
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá Cleidi!
    Que situação hein! Não ofereça o peito se ela não quiser comer, espere 2 horas para ofertar outro alimento após o horário do almoço. Insistência, paciência e perseverança são as palavras de ordem!
    E ela está ganhando peso suficiente? Se sim, fique mais tranquila, mas não desanime em realção a insistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do blog! Parabéns!
    Tenho uma filha de 9 meses. Desde que ela nasceu, toma complemento e, aos 3 meses, tive que voltar a trabalhar e meu leite secou. Então o refluxo piorou e ela só aceitava a mamadeira quando estava dormindo. Tratamos o refluxo, mas ficou cada vez mais difícil aceitar a mamadeira (o engraçado é que quando ela ainda mamava no peito, adorava mamadeira!). Semana passada desisti de dar mamadeira e passei a engrossar o leite com Mucilon e dar com colher de manhã e à tarde. Para minha surpresa ela amou!!! Passou a comer mais e melhor também as papinhas salgadas. Porém não gosta de nenhum tipo de suco de fruta e tenho que dar em pedacinhos... Faço o maior esforço ainda para ela mamar às 22h, antes de dormir, mas o sono é super agitado e percebo que ela tem fome de madrugada, mas não mama de jeito nenhum!!! Eu acordo umas 15 vezes com ela chorando... Será que o que ela come ainda não é suficiente? Por que ela não gosta da mamadeira? Ainda é necessário a mamadeira na madrugada? Na última consulta ela estava com 7,5kg, há 1 mês. Será que estou acertando? Me dê uma dica...Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Olá Gelsi!!!!
    Olá Gelsi!!!!

    Existem muitas informações, que pedem uma avaliação mais apurada, o ideal seria levá-la até um nutricionista que trabalhe com crianças, para tentar tratar o refluxo que você menciona e analisar sua alimentação, seu desenvolvimento e seu ganho de peso. O ideal é não dar de mamar quando a criança dorme, isso forma um hábito inadequado. Dar em colher é uma opção, mas quanto você está dando? Não necessariamente o bebê precisa tomar sucos se comer a frutinha, quanto a isso, fique tranquila. Pra saber se é suficiente a quantidade que ela come, precisaria fazer uma análise do ingerido todo o dia mais as informações do ganho de peso dela da vida toda, analisamos conforme o ganho de peso vai acontecendo, é inseguro avaliar só o peso atual!! E na idade dela, a mamadeira de madrugada é dispensável!
    Boa sorte e bejos pra vocês duas!

    ResponderExcluir
  12. Oi, boa tarde, estou desesperada, tenho uma bebê de 9 meses ta pesando 8,500 kg, ela não quer comer nada faço todo tipo de comidinha pra ela mas nem abre a boca pra experimentar a comida oque eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Vá procurar ajuda profissional. Analisar todas as possibilidades que fazem sua filha não comer é fundamental.
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  13. Bom dia, Karine

    Obrigada por todas essas orientaçõas. Meu filho de 6 meses começou a alimentação de papinhas de frutas e salgado agora, mas percebi que ele ficou sentindo umas dores na barriga. Na primeira refeição coloquei abóbora, batata e a tarde dei maça e pera e na segunda coloquei batata abóbora, uma folha de hortelã e outra de salsa e a tarde dei banana sem o meio. A minha dúvida é se está correto e se posso continuar e quais seriam os alimentos melhores para não prender o intestino. obrigada e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Vaja aqui como fazer uma papinha bem completa: http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2011/07/alimentacao-complementar-afinal-como.html (é só colar o link na barra de entrada). Para não prender o intestino sirva mamão, laranja, chicória, escarola, abóbora, folhas em geral e água à vontade.
      Um beijo grande

      Excluir
  14. Boa tarde Karine!

    Estou desesperada, meu Enrique tem 6 meses e meio, pesa 6.700kg e há 1 mês comecei com suco e papinha de fruta. Ele mal toma o suco e a fruta depende do dia come umas 3 colherinhas de chá.
    Agora comecei com a papa salgada e esta o mesmo sufoco, 3 colheres de chá no máximo. Estou com vontade até de desistir!
    A pediatra me disse que bebes que mamam no peito são mais difíceis de aceitar outros alimentos
    Me ajude, não sei mais o que fazer!
    Obrigada
    Andréia

    ResponderExcluir
  15. Oi Karine
    Estou amando seu blog e acho que vc pode me ajudar! Tenho uma filha de 8 meses que se recusa a comer frutas e papinha salgada. Só toma suco e mesmo assim só no berçário. Iniciei frutas e suco aos 5 meses e ela nunca comeu sequer 1 colher de fruta. Vira o rosto, empurra a colher e cospe o q colocamos na boca. Tentei depois de um tempo a sopinha e teve dias em que comeu um pouco de sopinha de mandioquinha (umas 5 colherinhas), mas não era uma constante. Tinha dias q tb recusava. Já faz umas 2 semanas q nao tem comido nem isso. Não quer nem experimentar. Fica brava e chora qdo insisto. Não sei mais o que fazer. Já variei os sabores, a textura, os horários para oferecer e até já deixei ela com fome. Não come de jeito nenhum. Fico preocupada pq ela já tem 8 meses. Vinha engordando notmalmente, mas nesse mes não engordou nada. Fico com medo que comece a emagrecer. Toma LA tb. O que você sugere? Muito obrigada

    ResponderExcluir

Comente! A nutri adora conversar!