Pular para o conteúdo principal

Mais um pouco sobre iogurte e também leite de vaca!

Olá Pessoal

Sobre o leite de vaca: a Sociedade Brasileira de Pediatria não indica o leite de vaca para menores de um ano. Eu assino embaixo. Nesta idade, caso não seja possível a amamentação, o ideal é uma fórmula infantil específica, indicada pela nutricionista ou pelo pediatra.

Mas o iogurte não é feito de leite de vaca? E iogurte pode?
Vamos por partes. Uma das contra indicações do LV (leite de vaca) é porque suas proteínas com grandes moléculas pode promover microferimentos no intestino do seu bebê, promovendo microsangramentos e aí uma anemia (não, as mamães não conseguem perceber o sangramento!). Para atingir tal situação, o consumo estimado é de 500ml de leite. Um lactente facilmente chega a essa marca quando troca o aleitamento ou a fórmula infantil pela mamadeira de LV.
Outra contra-indicação é por conta da quantidade de micronutrientes. O LV não contém quantidades de vitaminas C,D,E, Ferro,Zinco suficientes para suprir as necessidades do seu bebê. E também não tem ácidos graxos essenciais, responsáveis também pela formação das membranas celulares do sistema nervoso (cérebro). E tem mais proteína e sódio que o bebê necessita, sobrecarregando o pobre rim da criança. Isso acontece quando a amamentação é trocada pelo LV.
A indicação da introdução do iogurte nunca é trocar a amamentação ou a fórmula láctea por ele. Ao consumir o iogurte, o bebê não deve passar de 30g, utilizando-o na alimentação complementar.
Mas atenção!O cardápio ideal de criança de 7 meses compõe leite materno, papa de fruta e  papa salgada. Estes são os alimentos essenciais em sua alimentação diária. Esporadicamente, pode-se misturar o iogurte (sempre natural, sem conservantes e sem açúcar, lembra?) com a papa de fruta da tarde.
Na pirâmide alimentar para crianças de 6 a 23 meses, o iogurte está lá. O iogurte na alimentação dos maiores de 6 meses é citado no livro da Sociedade Brasileira de Pediatria “Filhos, da gravidez ao segundo ano”. Mas que fique claro que não existe consenso condenando ou enaltecendo o iogurte na alimentação do lactente. Vai de cada indicação do profissional, por conta de seus estudos e sua prática. As coisas mudam o tempo todo na ciência da nutrição. Quem não se recorda do ovo, antes vilão, agora promovido a mocinho?
Quando houver o consenso, venho correndo contar pra vocês aqui!
P.S. Nunca é demais relembrar: o melhor alimento para o bebê é o leite materno e só ele, até os seis meses de idade, e leite materno e alimentação complementar até 2 anos ou mais!
Beijinhos!

Comentários

  1. Oi Karine, eu acompanho recentemente seu blog e gosto muito. Tenho uma bebê de 7 meses, adotada, que por esse motivo não foi amamentada. Sua alimentação atual consiste em:
    6h - LA + massa (orientação da pediatra)
    9h - Suco
    12h - Papinha salgada
    15h - Papinha doce
    18h - Janta (o mesmo do almoço)
    21h - LA + massa
    Gostaria de saber se a alimentação está correta e o que posso fazer para ela ganhar melhor peso, pois noto que ela anda abusando o LA e tem ganho uma média de 300g apenas, ao mês.

    ResponderExcluir
  2. Olá Danielle!!

    Obrigada! Sua bebezinha aparentemente não ganhou peso suficiente. Na idade dela, deveria ganhar aproximadamente 15g ao dia, ou 500g ao mês...mas uma avaliação mais completa seria necessária, para avaliar seu histórico e outras coisas.
    Aconselharia a trocar o suco das 9 horas por fruta amassada (tem mais energia).Pode ofertar o suquinho logo depois do almoço e jantar. Como é a papinha salgada que sua princesa come? Você pode aumentar a densidade energética da papinha colocando 1 fio de azeite na papinha depois de pronta (cerca de 3ml para 100gr de papinha).Também é indicado aumentar mais uma porção de leite no dia dela.E o que é a massa indicada no leitinho dela? Geralmente, as mamadeiras são indicadas puras, sem nenhum "engrossante".
    Espero ter ajudado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nutri,
    Meu filho tem 1 ano e 7 meses, ele gosta muito de queijos: mussarela, mussarela de bufala, iogurtes tipo danone liquido... Normalmente dou antes do almoço por volta das 10 hs ou antes da janta por volta das 16 hs, nesse meio tempo ele já mamou 240 mls de leite.
    O queijo dou quase todos os dias, já o iogurte não, pelo menos umas 3 vvezes na semanas, no restante dos dias dou suco de soja.
    Posso dar queijo sem restrição ou posso de alguma forma estar prejudicando meu filho?

    Muito obrigada, amo seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla!
    O queijo pode sim, fazer parte do cardápio do seu filho todos os dias! Os horários também estão bons! Você garante o aporte diário dele de Cálcio, está garantindo a saúde dele!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, a minha bebé fez agora 11 meses e desde os 9 meses deixou de querer mamar, o que me deixou muito triste, não me conformo! Gostava de voltar a tentar ou pelo menos tirar leite e dar-lhe na mamadeira, só que agora apenas consigo tirar dois dedais de leite. Como faço para estimular a produção, devo tirar de hora a hora, de meia em meia hora? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Para estimular a produção, precisa mesmo tirar o leite com frequência, comer bem e tomar muito líquido, e o contato com a sua bebê. Mas gostaria de te tranquilizar... sua bebê recebeu o melhor alimento por bastante tempo. Claro que a amamentação é indicada até 2 anos ou mais,mas não se martirize por isso. Invista também em uma boa alimentação complementar, com vegetais, frutas, cereais, carnes e alimentação saudável.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gostei muito do seu blog, achei muito dedicado, minha bebê tem cinco meses e gostaria de uma sugestão de cardapio e horário para suas refeições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,
      Muito obrigada! A alimentação de um bebê de 5 meses depende de alguns fatores.... ele está sendo amamentado? Já iniciou com algum alimento complementar? Como está o desenvolvimento dele, senta com apoio? Só depois de saber essas e mais informações poderia de sugerir um cardápio!
      Beijos

      Excluir
    2. Boa tarde Karine.
      Meu bebé tem cinco meses e desde os 4 que introduzi novos alimentos.
      Ele não aceita muito bem o meu leite no biberão, mas deixo todos os dias 150ml do leite materno e 150ml+150ml de fórmula adicionada de 5 medidas de cereais sem glúten, uma sopa e uma papa de fruta. Está correto?

      Excluir
  8. Boa tarde, Karine.
    Li seu post indicado pela Thais, muitto bom, amei!!!!
    Tenho algumas dúvidas em relação a alimentação do meu bebê de 1 ano e 3 meses.
    Posso dar iogurte natural com mel , por ex? Queijo? Yakult?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamilla!
      Obrigada pela visita!
      Pode sim, iogurte natural, queijos. O mel pode ser dado depois do primeiro aniversário, então, está liberado! Pode dar leite fermentado, mas com parcimônia, pois contém açúcar.
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá, Karine! Conheci seu blog há pouco tempo, mas já gostei muito! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Por favor, gostaria de saber se já posso inserir na dieta da minha bebê de um ano e dois meses alguns derivados de leite, como iogurte natural (batido com fruta) e queijo branco ou ricota no período da manhã? Qual seria a quantidade indicada? Para o iogurte, seria um copo daqueles que são vendidos no mercado, por exemplo?

    Minha filha mama no peito e não toma nenhum outro tipo de leite, além de ter uma alimentação normal com frutas, legumes, verduras, cereais, feijões e carnes. Muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grazielle!
      Eses alimentos podem sim, fazer parte da rotina alimentar da sua bebê!
      Comece com pequenas quantidades, 2 a 3 colheres, para ver a reação, a aceitação... sua bebê vai comer o quanto precisa, não fique muito preocupada com quantidades!
      Estes alimentos são ótimos para café da manhã ou lanches intermediários!
      Beijo grande!

      Excluir
  10. Vou voltar a trabalhar em final de outubro dia 22,minha bebe faz 6 meses 29 de outubro ,já iniciei alimentação com papas de frutas ,sucos,papas salgadas, tentei acostumar com mamadeira de leite nam, pelo menos 1 vez de manhã e outra 1 vez a tarde,tenho bastante leite proprio,naõ deixei de amamentar.
    minha bebe não aceitou mamar na mamadeira nem o leite nem o suco, mas comer ela aceitou muito bem.
    minha dúvida é amamentar 1 vez ao acordar ,1 vez na hora do almoço,sendo que ela vai almoçar 11;00,1 vez as 18;00 ,depois ao dormir ,está bom?
    Pretendo seguir está rotina;
    -6;00 amamentar
    -9;00 papa de fruta ou suco
    -11;o0 papa salgada
    -12;30 amamentar
    -15;00 iogurte-mingau
    -18,00 amamentar
    -20;30 banho e jantar ,papa salgada
    -22;30 amamentar, dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!!
      Aparentemente está muito bom! Para uma avaliação mais profunda, leve seu bebê em uma nutri! Assim dá pra fazer um acompanhamento bacana e a introdução dos alimentos de forma tranquila e gradual!
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  11. Olá Karine, boa noite!

    Eu me chamo Aline, sou mãe da Sofia que completará, no dia 28 de outubro, 8 meses. Moramos em BH e conheci o seu blog através do site As Delicias do Dudu.
    Bom! Gostaria de uma orientação quanto a alimentação da Sofia, pois tem 15 dias que ela não quis mais o peitinho (sofro até hoje, pois queria amamenta-la até os 2 anos). Eu estou meio desesperada quanto a alimentação dela. Estou com medo de deixar faltar algumas coisas importantes, já que não toma mais o LM.
    Seria possível me mandar uma listinha com os alimentos que ela pode comer? Ela come bem tudo que eu ofereço... Papinha de legumes, frutas e sucos naturais... Pra te falar a verdade ela é bem comilona mesmo. Já demonstrou interesse por biscoitinhos (dei de polvilho) e então queria saber o que mais posso oferecer a ela. Sempre dou os alimentos naturais e frescos e ela não come açucar.

    Ficaria grata se pudesse me ajudar!
    alinesantosam@hotmail.com

    Parabéns pelo site e um grande beijo.

    Aline e Sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!!!
      Não fique angustiada pelo desmame da Sofia, às vezes acontece mais cedo do que queríamos mesmo. Não tem jeito, o desmame pertence ao bebê!
      Em relação aos alimentos que sua gatinha pode consumir: cada criança é uma criança, e apesar de termos indicações básicas, para fazer uma orientação bem individulizada, você teria que levá-la em um consultório de uma nutri. Mas temos algum material no texto: "Por aí. Rotina Alimentar para bebes de 6 a 12 meses"
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  12. Olá Karine! Adorei seu blog...bastante objetivo e esclarecedor.
    Tenho uma bebê de sete meses e ela toma mamadeira duas vezes ao dia(ao acordar pela manhã e às 18h). Minhas perguntas são: Essa quantidade de vezes é suficiente? Ela toma 240ml de mingau de mucilon, mas ela chora querendo mais, posso aumentar a dosagem?
    Obrigada Priscilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila!
      Obrigada pelo carinho!
      Consumir leite (líquido, ou em mingau) três vezes no dia provavelmente atende as necessidades da sua bebê. Considere trocar o Mucilon por outro cereal sem açúcar, pode ser benéfico à sua gatinha!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  13. Muito bom seu blog.Minha bb tem 11 meses e não quer mais saber de mamadeira.Não sei mais o que fazer.Só quer peito e mal come papinha.O que eu posso fazer? Já tentei até Nescau, Leite de caixinha. Ela mamava Nestogeno 2 com Mucilom Multicereais.Não está ganhando peso algum...Obrigada.Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leila!
      Se sua bebê mama no peito, não precisa se preocupar com a mamadeira. Essa mudança brusca de apetite pode estar relacionada à alguma infecção, nascimento de dentes. Investigue. Se for algo assim, em pouco tempo sua bebê voltará a comer.
      Quanto ao ganho de peso, investigações mais profundas precisam ser feitas, com o conhecimento do histórico pessoal e clínico da sua bebê, e isso deve ser feito em consultório presencial. Procure uma nutri infantil na sua cidade.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  14. Olá nutri!
    Meu nome é Thais, tenho uma filha de 6 meses que ja tem 2 dentinhos e que já esta no andador. Atualmente ela tome nestogênio, come papinha, frutas amassadas e toma suco natural, porem o nestogênio não esta mais sustentando minha bebê e eu estava querendo dar leite de vaca para ela. Gostaria que a você me orientasse quanto a isso e que me passa-se um cardápio com horários,pois minha bebê é grande.
    beijos e parabéns pelo seu blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais!
      O leite de vaca não é indicado para sua bebê. Ele não tem nutrientes suficientes para garantir esse ótimo desenvolvimento que ela teve até agora. Oleite de vaca coloca sua bebê em risco de desenvolver anemia. É sério!
      Mesmo se ela for grande no tamanho, não dê o leite de vaca antes do primeiro ano de vida. Em relação aos horários, consulte o texto "Rotina de bebês de 6 a 12 meses", acho que pode te ajudar.
      Obrigada pelo carinho, e boa sorte!

      Excluir
  15. ola... eu estou em duvidas sobre o dar nos intervalos para minha bebe ela tem 7 meses.. estou dando papinha de frutas e paínha de bolacha.. posso acrescentas alguma outra coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      As frutas e o leite são os alimentos ideais para servir, fora a papinha do almoço e do jantar! Não precisa acrescentar mais nada, por enquanto. Não esqueça da água.
      Um abraço!

      Excluir
  16. ola...tenho um rapazinho de um ano e seis meses,ele graças a Deus come de tudo.. arroz,feijao,carnes,pera,laranja,leite com mucilon e açucar..ele nao é muito fã de sucos mas toma bastante agua durante o dia ...minha unica duvida é que depois do café da manha e antes do almoço ele toma um iogurte(batavo) pequeno mais ou menos duzentos ml...isso é todo dia e na hora de almoçar ele almoça muito bem..mas isso esta fazendo mal a ele? devo parar ou dar algum light?oq posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Dê uma lida em:http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2011/09/iogurte-na-alimentacao-das-criancas.html.
      Abraços!

      Excluir
  17. Boa Tarde!

    Minha bebe tem 8 meses e 15 dias,ela já pode tomar iorgute natural.Com que fruta posso acrescentar.
    A minha preocupação é que a pediatra disse que ela está com anemia e passou um complemento para vitamina. Ela já gripou duas vezes em menos de um mês, isso tem a ver com a anemia? Fora que ela esta ganhando pouco peso, está com 7 quilos e 600,Ela faz um boneco para comer;Por Favor se possível encaminhar uma dieta do dia? Que tipos de alimentos posso acrescentar para aumentar seu peso?Grata;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, a imunidade baixa pode estar liaga a anemia. Querida, o ideal é um cardápio específico para sua pequena, com o objetivo de introdução adequada dos alimentos, e também de controle dessa anemia. E isso só pode ser feito com responsabilidade,em uma consulta presencial. Procure uma nutri para o seu pequeno, valerá a pena. Para se inspirar sobre o ganho de peso, dê uma lida em: http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2012/11/para-as-criancas-de-fibra-mas-se-seu.html
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  18. Tenho uma filha de 2 anos ela nao come e toma muito cafe com leite e ela e fortinha mas nao come é normal?

    ResponderExcluir
  19. Ola nutri,

    Minha bebe tem 5 meses e meio e ja almoca e janta papa e come a papa doce e sobremesa, no restante mama no peito, nao pegou a mamadeira de jeito nenhum jeito e agora vou voltar ao trabalho, ela vai ficar com minha mae, vou dar peito pra ela as 7 da manha e so vou chegar as 19, se ela nao tomar a mamadeira oque posso fazer de cardapio alternativo?

    ResponderExcluir
  20. Olá ,td bm? eu tenho uma bebe de 10 meses , o que eu posso dar para ela comer ,qual deve ser o cardápio? ela esta pesando 8,250 e com 69,5 cm.
    amoite lea mama entre 2 ou 3 mamadeira de leite 210,ml e durante o dia mama no peito mais nao muito, come de td.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Dê uma passeadinha pelo blog, tem um post especial de rotinas. Espero que goste!
      Um abraço!

      Excluir
  21. gostaria de saber se minha bebe de 10 meses pode tomar ADES ?

    ResponderExcluir
  22. gostaria de saber se minha bebe de 10 meses pode tomar ADES ?

    ResponderExcluir
  23. Karine e o Iogurte natural é recomendado para os bebês. Minha filha tem 8 meses e o pediatra incluiu o Iogurte Natural em sua rotina alimentar. Posso dar Obg

    ResponderExcluir
  24. Olá!!tenho uma bb de 8 meses que ainda mama e mt no peito.A última refeição dela,ou seja,a jantinha,é por volta das 18:00.Como no último mês ganhou pouco peso e tem acordado bastante durante a noite, a pediatra m orientou que desse a ela uma mamadeira de Nestogeno,porém ela não aceitou.Imagino que o motivo de acordar tanto seja fome...o que vc me orienta?bjs...obrigada!!

    ResponderExcluir
  25. OLÁ!TD BEM?TENHO UMA BB DE 8 MESES.NA ÚLTMA CONSULTA A MÉDICA SUGERIA QUE DESSE A ELA UMA MAMADEIRA DE NESTOGENO ÀS 21:00,PORÉM A DANADINHA NÃO ACEITA DE FORMA NENHUMA:NEM PURO E TAMPOUCO BATIDO C FRUTAS.ELA AINDA MAMA NO PEITO MAS TEM ACORDADO MT À NOITE E ACHO Q TEM SENTIDO FOME.SUA ÚLTIMA REFEIÇÃO,OU SEJA, JANTINHA, É ÀS 18:30...ESTOU APAVORADA!!O QUE DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
  26. Meu filho tem 1 ano e tres meses durante o dia come 05 iorgutes isso pode fazer mal para sua saude?

    ResponderExcluir
  27. Meu bebe tem 1 ano e tres meses ele adora iorgutes toma cerca de 5 por dia, faz mal?

    ResponderExcluir
  28. Oi, tenho um bebe de 5 meses e foi liberado a papinha de doce e de sal.A rotina dele ficou assim
    6hs mamadeira de aptamil com 200ml
    10hs suco mais ou menos 70ml
    11hs frutinha
    13hs papinha de sal come mais ou menos um potinho nestle
    18hs mamadeira com 200ml
    23hs mamadeira com mucilon 200ml
    Entre as mamadas muita agua e pouco de agua de coco em dias de muito calor
    Esta ta bom ou precisa de algo mais
    Ele ja esta forcando para sentar e fica bem sentadinho apoiada e quando comemos e sente o cheiro chora mas nao aceita mais mamadeiras do que estas por dia e nesses horarios.

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Tenho um bebê de 8 meses, e dei prioridade a amamentação dele, por isso preferi não voltar para o trabalho. Entretanto, está complicado pra mim introduzir a alimentação complementar pois ele nem sempre come bem, prefere o seio!
    Bom, ele mama as 7h, as 9h toma suco verde comigo ( 1 maçã, 1 cenoura 2 folhas de couve, 1 limão espremido, 2 col. de sopa de linhaça e um pedacinho de gengibre).
    As 11h ele come a papa salgada, mas não é sempre que come bem.
    As 14h uma fruta, mas também não aceita, prefere o seio.
    As 17h LM
    As 20h janta (mesmo do almoço)
    Depois banho, LM e vai dormir.
    O problema é que ele está acordando umas 3x a noite pra mamar, e não ganhou muito peso nos últimos 2 meses... Ele tem 8 meses e pesa 9kg.
    No gráfico da caderneta está bom em relação a idade, porém fico muito preocupada pois sempre ganhou bastante peso, meu medo é que o leite materno não o alimente mais como antes!


    Muito agradecida desde já pelo maravilhoso blog!

    ResponderExcluir
  30. Olá Karine!
    Meu filho tem 1 ano. Mamou no peito até os 11 meses. Já fiz a introdução alimentar das frutas e comida salgada. Mas estou em dúvida em relação ao queijo e os iogurtes. Qual o melhor queijo (minas, mussarela, prato) ? E queijinhos tipo petit suisse (danoninho), posso dar? Quantas vezes por semana? Também me lembro que quando pequena (mas não lembro com que idade) tomávamos o leite com Nescau. A partir de quando eu posso adicionar algo do tipo no leite (claro em pequenas quantidades)? Obrigada, e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  31. Era tudo o que eu precisava: uma nutricionista de plantão bem no fim de ano, qdo todos os pediatras estão de férias e minha filha de 9 meses simplesmente PARA DE TOMAR LEITE. O que eu faço pra repor a necessidade de cálcio dela?

    ResponderExcluir
  32. Olá Karine, boa noite!!!
    Acompanho seu blog a pouco tempo, mas já amo demais, igualmente as delícias do Dudu. Obrigada por existirem!!! rssr
    Bom, o meu bebê, Lorenzo, come muito bem, desde que comecei com as papinhas aos seis meses. Mas no mês de fevereiro ele não ganhou peso, e a pediatra me orientou que eu entrasse na dieta com o Nestogeno 2, MAS ELE ODEIA!!!!! rs O que faço?? O que tenho feito pra dar o mínimo pra ele, é fazer o leite e com ele faço o mingau de aveia, ai ele come. Gostaria de saber se posso fazer tb o iogurte com esse leite?? Pq como ele come muitas frutas, pensei em inserir o iogurte desse leite pra ele, posso?? Na verdade fico me questionando algumas coisas: Essa fórmula é realmente muito importante mesmo pra uma criança que come de tudo?? Se eu não der as 3 mamadeiras diárias, o que realmente não acontece, estou prejudicando meu filhote?? Muito obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Oi minha bebe tem 10 meses e ela teve anemia e a nutricionista indicou laranja com couve, papa de mamao e de banana mas ela ja ta enjuada so disso qria outras variedades minha bebe pesa 8kl e 100 gr ta bom esse peso pra ela

    ResponderExcluir
  34. Oi meu nome e michelle e tenho um afilhado de 3 meses e ele nao consome leite materno. Quero saber o que a mae dele pode dar para ele comer.

    ResponderExcluir
  35. Oi, minha filha tem 4 anos e 6meses, levei ela na pediatra e ela pediu que eu retirasse o leite de vaca da sua alimentação, na qual ela faz o consumo 3 vezes ao dia, por um leite pó, o Enfagrow ou o Mil Nutri. achei um pouco estranho, pois ate onde sei, o LV faz bem a saude da criança. O que me aconselharia? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  36. OLÁ EU QUERIA QUE VOCES ME AJUDASSE A MINHA BEBE TEM 5 MESES MAS DESDE DOS 3 NÃO MAMA MAS LARGOU O PEITO E NÃO PEGOU MAMADEIRA TAVA COMENDO DE COLHERZINHA MAS AGORA NÃ QUER MAS O QUE FAÇO.

    ResponderExcluir
  37. Qual marca de iogurte posso
    dar para bebê de 8 meses... Sei q é iogurte natural mas tem a
    lgum tipo de marca?

    ResponderExcluir
  38. Qual marca de iogurte posso
    dar para bebê de 8 meses... Sei q é iogurte natural mas tem a
    lgum tipo de marca?

    ResponderExcluir
  39. meu BB tem oito meses tomar só 90 ml de leite com massa ele não come bem não sei mas o q fazer

    ResponderExcluir
  40. meu BB não engorda ela só come 90ml de leite com massa não sei mas o q fazer

    ResponderExcluir
  41. Olá boa noite, meu filho nao quer aceitar a mamadeira de maneira alguma, já tentei no copo no canudo coloquei açúcar, chocolate e nada. O que eu posso estar oferencendo para suprir a falta do leite. Ele tem 1 ano e 4 meses. Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  42. Olá boa noite, meu filho nao quer aceitar a mamadeira de maneira alguma, já tentei no copo no canudo coloquei açúcar, chocolate e nada. O que eu posso estar oferencendo para suprir a falta do leite. Ele tem 1 ano e 4 meses. Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  43. oi td bem acompanho o seu blog e tenho uma duvda meu filho quase não ganha peso é todo tempo nos 12 kg tem 1 ano e 7 meses e a alimentação dele é a seguinte.

    pela manhã 8 horas - leite ninho com mucilon
    as 9:30 - suco natural ou iorgute com frutas.
    11 horas - almoço carne/frango com legumes e macarrão e suco natural
    as 14 ele toma leite ninho e mucilon
    as 16 vitamina ou de banana ou de mamão ou os dois juntos cerca de 290 ML ele toma.
    18 ele janta novamente com suco natural... papinha salgada frango/carne com legumes e macarrão.

    e assim que vai dormir ele toma outra mamadeira de leite com mucilon
    ele tem o organismo rapido logo que come uns 20 a 30 minutos ele faz logo coco faz umas 2 vezes por dia e sempre fica nesse peso parece que não ganha peso de nada...

    vc pode me ajudar por favor...

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde gostaria de saber tenho um bebe de 19 meses e ele gosta de beber leite de noite bebe leite da Nestlé de 1a3anos gostaria de saber se faz mal beber leite de noite....
    obrigado

    ResponderExcluir
  45. Ola,a minha bebe tem 1 ano e 6 meses ela nunca foi gordinha mais.todos os pediatras que falam que ela esta na media ela adora comer mais fico confusa na alimentaçao dela,no momento ela toma leite ninho fases o pediatra falou que ja pode tomar leite de vaca o que voce acha realmente posso trocar o leite ou prejudicaria a minha bebe.
    Ela esta pesando 10,700 esta ganhando 1,700 cada 3 meses.

    ResponderExcluir
  46. Meu filho tem 2 anos e 4 meses e de algum tempo pra cá nao quer mais leite, então inseri o iogurte na dieta, e ele tem tomado uns 2 ou 3 por dia. Tem algum problema, devido a quantidade de açúcar, corante, etc?

    ResponderExcluir
  47. Oi minha filha tem 10meses e já come de tudo ela vai para creche e quando ela chega ela mama 180ml de leite nestogeneo 2 e as 19:00 janta apos toma água o mesmo que como. As 22h dou uma mamadeira e ela dorme acorda só no outro dia.
    É mesmo assim ela não ganha peso com 10meses e está pesando 7,500kl levo ela na nutricionista todo mês e ela fala para continuar fazendo a mesma coisa.
    Fez os exames e deu TD normal .
    Então não sei mais o q fazer para ela ganhar peso.
    Eu pensei de dar LV com sustagen será q dou?

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde, a pediatra do meu baby começou a introdução alimentar com 6 meses, com 7 liberou queijo branco e ricota e com 8 iogurte natural de preferência sem glúten. Gostaria de saber se está correto, pois as pessoas insistem em dizer que só pode dar derivados a partir de 1 ano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs