Pular para o conteúdo principal

Por aí! Rotina alimentar para bebês de 6 a 12 meses!

Olá queridos!


Hoje tem uma postagem especial lá no blog "As delícias do Dudu" da querida Thaís Soares. Muitas mamães solicitam exemplos e dicas de como deve ser a rotina alimentar da criança. Claro, cada criança é única, tem uma rotina, pais com hábitos alimentares diferentes, mas, com um esquema especial dá pra ter um "norte". Qualquer dúvida, estou sempre à disposição!
Thaís, obrigada pelo convite!

Comentários

  1. Obrigada você querida por nos ajudar, adorei muito. Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá Karine, encontrei seu blog hoje e ja adorei, ja li o que me interessa mas preciso desbafar, minha filha não come, mas não come mesmo, ela tem 1 ano e 1 mes e recusa firmemente a comida salgada, fecha a boca, vira de lado, chora e eu não forço para não causar traumas, mas não sei o que fazer, ela não chega nem a provar a comida, recusa só pelo cheiro, mentira, ela come caldo de feijao com farinha, mas só, ja tentei acrescentar outros alimentos no prato junco com o caldo e não adiantou. Vale acrescentar que minha filha provou dos mais variados doces (guloseimas) antes de 1 ano, oferecido pelos avós, claro, eu não tinha conhecimento das causas, agora descobri, mas foi. O que devo fazer diante dessa situação? Como fazer ela comer? Me ajuda por favor. Abraços
    Jacqueline.
    jacque.decker@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacqueline!
      Essa idade é fogo! Mas fique tranquila, é passageira. E olha só, mesmo sua filhinha tendo provado as guloseimas, dá pra acertarmos a vidinha alimentar dela! Que tal me mandar por e-mail mais ou menos o ue ela come por dia para que eu faça algumas ugestões pra vc? Meu e-mail é nutricionistainfantil@gmail.com ou k_nc@hotmail.com.Aqui no blog tem matérias legais sobre crianças que não comem, podems incentivá-las a partir de briquedos, livros, o contato com a comida....dê uma passeada por aqui e me conte como foi.
      Beijos

      Excluir
    2. Olá Jaqueline
      Respondi seu e-mail com algumas sugestões.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  3. Boa Noite

    Tenho um bebê de 7 meses, porém ele nasceu prematuro de 34 semanas, o pediatra dele liberou apenas a papa salgada no almoço. Gostaria de saber com quantos meses posso introduzir a janta? e quais frutas não são recomendadas nessa fase?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Aproximadamente 15 a 1 mês após iniciar com o almoço, sirva o jantar.
      Em relação as frutas, as melhores são as da safra. Em março, vai ser época de caqui. Que tal provar? Mas todas as frutas são permitidas, especialmente se tiver a opção de oferecer as orgânicas!
      Beijos

      Excluir
  4. Karine, que trabalho maravilhoso você faz!!! Muito obrigada pela ajuda preciosa!!! Minha Heleninha está com 6 meses. Há 1 semana ela come papinha salgada...adora tudo!!! É uma gulosinha!!! Gostaria de saber se posso e como faço para dar folhas para ela! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katiana!
      ozinhe e pique em padaçoes muito pequenos, pode misturar a um legume ou não.
      Beijos!!!

      Excluir
  5. Olá Karine, estou lendo desesperadamente tudo sobre alimentação complementar e a prática é mto diferente da teoria...por favor me ajude, estou cheia de duvidas!!meu bebe tem 6 meses e meio, mama no peito e tem o seguinte esquema alimentar:
    6:00 leite
    9:00 fruta + leite
    12:00 almoço + leite
    16:00 (quando consigo prolongar para q a ultima mamada seja as 22h) leite
    19:00 fruta + leite
    22:00 leite

    meu esquema alimentar esta correto?
    ele esta comendo um pouco mais das papas de frutas (4 a 5 colheres de cha) mais n aceita a papa salgada (max 3 colheres de cha)...o q devo fazer?
    quais alimentos devo colocar na papa salgada?como fazer com a carne e o feijão..liquidificar e peneirar?
    devo dar mama logo depois do almoço??se n dou meu filho n para de chorar!
    retirei a mamada da madrugada aos 5 meses mas ele ainda n dorme a noite toda...fiz certo?

    por favor me ajude, n sei mais a quem recorrer!!
    obrigada
    carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline
      Se o esquema alimentar está dando certo pra você, está certo. Não tem problema não comer "muita" papa salgada, a criança aumenta a quantidade gradativamente. Para saber sobre que alimentos colocar na papa, dê uma olhada nos textos aqui do blog, tem um específico sobre isso. Pode dar sim, o leite materno após as refeções.
      Caso ocorram muitas dúvidas, procure uma nutricionista para acompanhar a introdução alimentar do seu filho, será de grande valia.
      Abraços e boa sorte.

      Excluir
  6. Olá Carol!!!

    Seu esquema está bom, mas está deixando seu bebê muito tempo sem comer (das 12 às 16h)é isso mesmo?
    Par a aceitação da papa salgada, aqui tem uma dica interessante: http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2011/05/meu-filho-nao-come-parte-1-bebes.html
    Para a receita das papinhas (quais alimentos colocar), acesse:http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2011/07/alimentacao-complementar-afinal-como.html. Para a carne, cozinhe muuuuito bem, desfie bem a carne, deixando em pedacinhos pequenos, não utilize liquidificador. Não tem problema amamentar logo após a refeição, o leite materno não influencia negativamente na absorção dos nutrientes da refeição. Em relação a mamada da madrugada, se o bebê estiver satisfeito, não há mal algum!

    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Karine! Tenho uma dúvida, no blog da Thais vc diz para oferecer peixe ao menos duas vezes na semana, mas em muitos lugares vejo recomendações de iniciar com os pescados após 1 ano. E então, essa recomendação é apenas para peixes marinhos? Obs.:A minha bebê tem 7 meses. Obrigada, Aline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      A indicação, desde 2008, é que se dê pescados aos bebês a partir do sexto mês de vida, visto que é um alimento tão completo, tão rico e tão necessário, e ofertar mais tarde não diminuiria o risco do desenvolvimento de alergias. Porém, em consultório, as indicações são individualizadas, se o pai e/ou a mãe e irmãos apresentarem alergia a pescados, a nutricionista ou o pediatra pode solicitar a introdução mais tarde (afinal, ninguém está preparado para ver seu bebê apresentar os sintomas da alergia). Isso independe de ser peixes marinhos ou de água doce. Lembre-se também de sempre de tomar muito cuidado com as espinhas!
      Beijos!!!

      Excluir
  8. Olá Karine, muito obrigada pelas dicas!!

    Entrei nos links recomendados e fiz as receitas que você sugere mas o Henrique continua sem comer (no máx 2 colheres de chá)!!

    Aos 7 meses o levei ao pediatra e ele nao ganhou nada de peso...fiquei desesperada e resolvi procurar uma nutricionista da minha cidade.
    Ela sugeriu o seguinte esquema alimentar:
    6h leite
    9h fruta + leite
    11:30 almoço
    13h fruta + leite
    16h leite
    18h jantar
    19h fruta + leite
    22h leite

    Ela orientou:
    1) Aumentar o consumo de alimentos calóricos: oferecer mais abacate, colocar farelo de aveia nas frutas (ainda nao fiz isso pq li que bebê não pode comer alimentos integrais)e substituir o leite das 22h por mucilon (tb n fiz isso com medo do Henrique desmamar)
    2) Para o almoço e jantar, oferecer apenas um legume (escolhi o inhame, por ser mais docinho, como vc sugeriu)e se ele aceitar bem (comer 2 colheres de sopa)acrescentar outro legume, depois a carne e depois o feijao.
    Tentei fazer isso, mas comeu no max 3 colheres de chá, durante 4 dias!!
    Voltei nela, entao sugeriu colocar uma fruta que ele goste na papinha salgada. Ainda não fiz isso pq ja li que não é bom mascarar o gosto dos alimentos.

    Por favor, me ajude, estou ficando com medo do meu filho perder peso!!
    Ja procurei os melhores profissionais da minha cidade e nada resolve!!
    vc faz consulta a distancia??rs

    muito obrigada
    bjos
    carol e henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!!
      Vamos lá! Que dureza hein!!
      Seu bebê pode comer aveia, só lembre de dar água. Abacate é ótimo mesmo. Sobre o Mucilon, acho que você tem que seguir a sua vontade! Esse farináceo tem açúcar, não indiado pra um bebê tão novo...
      Coloque uma boa colherada de azeite em cima da papinha salgada dele, par aumentar o aporte calórico e facilitar o ganho de peso. Outra coisa, não precisa ficar preocupada com ele comndo 3 colheres de chá de papinha, provavelmente ele vai comer o quanto precisa, e três colheres de chá para quem está começando está bom. Lembre-se de começar com a menor colher que você tem em casa, o bebê estranha a colher na boca, principalmente se for de inox ou material parecido.
      Calma, confiança, o Henrique vai comer mais, no tempo dele. Depois passa aqui pra contar o que aconteceu!
      Beijos e boa sorte!!!!

      Excluir
    2. Nossa Karine me conforta tanto ouvir seus conselhos...muitissimo obrigada por estar me ajudando!!
      estou amando a nutrição!!rsrs

      Resolvi n dar o mucilon p ele. Seguirei seus conselhos do azeite e da colher, estava msm dando papinha em uma colher de inox!!

      Vc acha que o esquema alimentar proposto está bom?
      Continuo dando todos os grupos alimentares ou apenas 1 alimento por vez?
      Irei começar a dar o jantar essa semana...posso repetir a papinha do almoço?
      Vc teria algum material sobre nutrição nessa idade que eu poderia ler?

      Mais uma vez muito obrigada viu
      bjos
      carol e Henrique

      Excluir
    3. Oi Carol!!!
      Pode repetir sim, a papinha do almoço. E pode começar com um alimento por vez.Leia o Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos, está nesse link a seguir:http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/guiao.pdf
      Beijos, boa sorte, e obrigada pela confiança!

      Excluir
    4. Oi Karine, tudo joia?

      Obrigada pelo material, adorei!
      Tenho uma otima noticia...Henrique está comendo super bem, já está quase comendo 5 colheres de sopa!!
      Descobri que ele adora caldinho de feijao..fiz papinha de batata doce, frango, couve, abobrinha e caldinho de feijao e peixe, cenoura, batata, couve e caldinho de feijao...ele ate abriu a boca p comer, foi um sonho!!

      muitissimo obrigada pelas dicas karine..troquei a colher dele e ele começou a comer melhor ainda!!
      essa semana voltarei ao pediatra p pesar o henrique, dai conto o quanto ele ganhou de peso!!rs

      obrigada msm, seu trabalho é lindo...deveria haver mais profissionais como vc, mae ja passa por tanta coisa e resolver a questao da alimentação do filho ja é 90% do caminho!!

      bjos
      carol e henrique

      Excluir
    5. Carol, fico emocionada com o carinho!
      Obrigada pelas palavras!!!!
      Beijos em você e no Henrique!

      Excluir
    6. Oi Karine, tudo bem?
      tenho ótimas noticias, Henrique já esta comendo cerca de 150g no almoço e jantar e ganhou 800g em 1 mes...fiquei super feliz!!

      muito obrigada pela ajuda!!

      so q estou enfrentando um probleminha...Henrique esta com intestino preso por conta do suplemento de ferro!
      a nutricionista dele orientou a dar 4 ameixas secas todos os dias...no começo funcionou mto bem, mas agora voltou ao q era, 4 a 5 dias sem evacuar.
      Conversando c a pediatra ela orientou a dar 18 gotas de ferro 1 vez por semana, mas conversando com a nut ela disse q é errado isso, q n previne anemia, q o ideal é tomar 1 gota/kg todos os dias. O que eu faço??
      Estou perdidinha com o suplemento de ferro!!Mesmo tendo uma alimentação boa e mamando no peito 4 vezes ao dia meu filho precisa desse suplemento?

      Obrigada mais uma vez Karine
      bjos
      Carol e Henrique

      Excluir
    7. Olá Karine e Carol, tudo bem?

      Eu n dou suplemento para o meu filho n...sempre incluo carne, feijão e folhas verde escuras no almoço e jantar, alem de dar frutas ricas em vitamina C depois destas refeiçoes. Esta errado karine?É msm necessario esse suplemento?e qual o melhor...semanal ou diário...tenho essa msm dúvida da carol!!

      por favor nos ajude...estou c medo de estar colocando meu matheus em risco!!
      a outra coisa...posso dar água de coco p meu bebe?e qual a quantidade por dia?

      obrigada
      gabriela

      Excluir
    8. Oi Gabriela!
      Uma alimentação completa, equilibrada, pode dispensar a suplementação de precaução!
      Pode sim, dar água de coco, após as refeições ou entre, só não troque a água comum por água de coco.
      Beijos!!

      Excluir
    9. Olá Karine, tudo bem?

      Primeiramente mais uma vez obrigada pelas dicas...Henrique, msm dando um pouquinho de trabalho p comer, esta se alimentando bem melhor!

      So q estou enfrentando outro probleminha agora...Henrique, agora c 10 meses, foi diagnosticado alergico à proteina do leite de vaca, ele ficou todo inchado e a glote fechou apos comer um pedacinho de queijo branco!
      n concordei mto c o diagnostico do pediatra pq ele ja experimentou yakut, chocolate, bisnaguinha e bolacha de nata e n teve nada mas ainda sim prefiro n arriscar c outros alimentos!!

      dessa maneira, o q devo observar nos rotulos de alimentos e receitas?quais biscoitos e paes ele pode comer?o q evitar?

      por favor me ajude
      obrigada
      bjs
      carol e henrique

      Excluir
    10. Oi Carol!
      Vou te sugerir um site ótimo, com todas essas informações que precisa: http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/.
      Nessa publicação no minha fan page, no facebook, tem o que deve procurar nos rótulos alimentares e evitar: (https://www.facebook.com/pages/Nutri%C3%A7%C3%A3o-Infantil/166243866784872?sk=photos_stream#!/photo.php?fbid=379557768786813&set=pb.166243866784872.-2207520000.1357910188&type=3&theater).
      Beijo grande e boa sorte!

      Excluir
  9. Bom dia Karine! voce poderia nos ajudar, tenho um filha de um ano, esta com com 8 200 gr,67 cm preciso de ajuda, pois tenho que diminuir 40 calorias por dia, segundo a médica dela, para nao ficar acima do peso, a sua rotina alimentar, ja diminui o arroz e aumentei verduras e legumes, ah, na madrugada chora que quer peito, então ela mama,o que mais posso fazer? obrigada Katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kátia!!!
      Querida, você precisa amamentar sua bebê quando ela solicitar!O segredo nessa faixa etária não é o quanto ela come, mas o que ela come. Não abra mão para nenhuma guloseima, açúcar ou produto industrializado, e sua filha manterá um peso saudável. Acredito que uma boa nutricionista te ajudaria muito no processo. Precisaríamos aprofundar nesta história para verificar que decisões tomar, mas definitivamente, você não pode deixar sua filhinha com fome!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  10. Boa noite. Teria como me passar uma tabelinha com uma rotina alimentar adequada a crianças de 7 meses. Meu bebê come de tudo, mas estou desorganizada com os horários. Meu email é anna_cmarques@yahoo.com.br
    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, obrigada pelo carinho!No link no texto acima, tem exemplos de rotinas. Muda se sua filha mama no seio ou não. Para te ajudar, defina 6 refeições diárias, e um espaçamento entre elas de 2,5 a 3 horas, incluindo o leite, frutas em papinhas e papas salgada duas vezes por dia, almoço e jantar.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção. vamos fazer direitinho. Bjinho, Anna e João

      Excluir
  11. Oi boa tarde...estou começando a dar as papas salgadas e frutinhas,para minha filha,mas tô meio perdida,em como fazer os alimentos para não perder as vitaminas!!Se eu cozinho tudo junto...se separo..quais alimentos são melhores??Nossa são muitas duvidas,se vc puder me ajudar...ficaria muito agradecida.Silene
    Como faço para participar do site??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silene!
      Querida, você pode cozinhar tudo junto ou separado, em pouca água ou no vapor, dependendo do alimento. Todas as verduras/legumes/frutas são importantes, melhor se escolher alimentos da safra, e melhor ainda se puder optar por orgânicos. Para te ajudar, convido-a para participar do grupo "Alimentação Consciente" no facebook. Para participar aqui do blog, você pode se inscrever aqui mesmo na página, e mandar suas dúvidas em qualquer post.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  12. oi karine tudo bem minha filha 10 meses e preciso saber os horarios certos para ela comer pois nao tenho nosao

    ResponderExcluir
  13. pois ela come de tudo e preciso me organizar para o bem dela por isso le peço ajuda nos horarios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!

      Faça o seguinte: a partir do horário da primeira mamada da manhã, conte de 2,5 a 3 horas, e sirva o lanche da manhã, mais 2,5 ou 3 horas, almoço. E assim por diante, ate a mamada da noite. Você pode fazer como quiser, conforme sua rotina daí, só lembre-se que é melhor que a criança possa dormir cedo.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  14. Oiii,primeiro muito obrigada pela resposta,me ajudou muito.
    Agora queria saber se tá certo minha rotina:
    8:00..9:00 peito
    10:00 +ou- suquinho(pode coar,bater no mix?)
    11:00..12:00 almoço
    13:00 um banho e peito...mama,mama faço assim pq ela é ruim de dormir a tarde
    só lá pelas 16:00 uma frutinha
    ela ainda não janta,vou começar daqui uns 15 dias,tá correto.
    Fico com medo de deixar ela muito tempo sem comer e mamar!Obrigado.Silene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida,
      Espace cerca de 2 horas e meia entre as refeições, para garantir uma boa aceitação! O suquinho pode sim, ser coado ou batido.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  15. Ola Karine, tudo bem?

    Adorei seu site, também sou nutricionista mas a minha nutrição infantil foi muito falha, o conteúdo foi extremamente superficial. Então, estou tendo um pouco de dificuldade com o meu pequeno Matheus de 8 meses.

    Ele até come bem, 3 frutas ao dia (manha, almoço e jantar), 120 g de almoço e jantar (1 tuberculo + 1 verdura + 1 folha + carne + feijão) e 3 mamadas (6h, 15h, 20h...dorme as 20h). O meu problema está sendo a água, ofereço em um copo mas ele engasga muito e acaba não tomando. Como posso fazer para ele gostar de água?

    Outra dúvida, sei que é mito mas fiquei em dúvida quando questionada pela minha mãe sobre as quantidades de mamadas...diminuindo a frequencia meu leite pode secar?

    Obrigada karine
    Seu trabalho é lindo.
    Gabriela

    ResponderExcluir
  16. Olá Gabriela!
    ontinue tentando no copo, tente um copo de transição com furinhos, e d~e sempre após as refeições. A persistência fará ele aceitar água com mais facilidade no futuro.
    Diminuindo a frequência de mamadas o seu leite diminui sim, e é natural, pois o seu bebê estará mamando menos. Mas ele não seca ssim, de uma vez, só se adequa para a quantidade que seu bebê mama agora!
    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  17. Olá Karine tenho um bebê de 5 meses e meio e estou introduzindo as frutas mas tenho dificuldade em quais escolher porque ele é muito ressecado, para vc ter idéia ele fazia cocô a cada 10 a 12 dias quando mamava só no peito, quando dou banana tenho que misturar aveia se não ele não faz cocô...agora irei introduzir as papainhas salgadas mas devido ao problema dele o que devo dar e usar de legumes para ajudar seu intestino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Inclua água na alimentação do seu pequeno, além de alimentos como chicória, abóbora, folhas verdes na papinha e frutas como ameixa e mamão. Converse com seu pediatra, ou com a nutricionista, sobre a possibilidade de incluir iogurte natural na alimentação do seu bebê com cerca de 7 meses de vida.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  18. Boa noite Karine


    Li no seu blog algumas conversas e gostaria também de uma dica.

    Meu Lucas está com 10 meses e meio e come bastante alimentos diferentes, porem estou tendo alguma dificuldade a noite, ele janta as 19:00 hrs +/- e vai para o berço as 21:30 / 22:00, ultima refeição é uma mamadeira com 210 ml e 8 colheres medida de nestogeno, porem a uns 15 dias está acordando sempre no mesmo horario, entre 3:00 e 04:00 hrs e não dorme se não mama de novo, dou a ele um mamazinho de 160 ml com 3 colheres de nestogeno.


    Não come doce (guloseimas) a não ser bolacha maizena, está iniciando algumas frutas aidas como o morango e a ameixa vermelha.


    A sua papinha salgada eu faço assim:


    carne: musculo ou frango bem cozinho da pressão e passado no processador

    Legumes: batata, cenoura, chuchu, vagem, ervilha, abobrinha, mandioca(aipim), batata salsa, abobora cabotiá, tomate, beringela, beterraba etc.. (sempre variando( batata, cenoura, carne, chuchu e uma verdura

    Verdura: couve folha, brocolis, ouve flor, espinafre etc..

    Graos: feijão e lentilha


    Agora estou iniciando com arroz, macarrão, pão etc..


    Uso muito pouco sal e coloco uma colher de sopa de oleo de canola na papinha, uma colher para mais ou menos 800 grs de alimento.


    passo tudo no processador, mas tentando deixar meio pedaçudo.



    Minha preocupação é saber quais novos alimentos posso incluir nas papinhas dele? principalmente a noite.


    Quero saber se o que estou fazendo está certo, se os tipos de alimentos estão corretos, como posso variar?

    Att, Elisangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisangela!!!
      Para fazer uma boa indicação ao Lucas, o ideal seria em uma consulta, para que possamos discutir todo o histórico de vida dele, e analisar alguns dados. Porém, como você comentou, está tudo adequado. Eu só aumentaria um pouco a quantidade de gordura da papinha, e quem sabe, trocaria o óleo de canola pelo azeite. Agrega um pouco mais de saciedade. Colocar um cereal integral nessa papinha(como arroz integral, quinua, cevadinha,aveia) garante a saciedade por mais tempo.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  19. Boa noite Karine.
    Estou iniciando a alimentação complementar do meu pequeno e está sendo muito difícil.Fazem 15 dias que iniciei as frutinhas e o suco e ele não está aceitando muito bem. O suco tentei de laranja lima, mamão, pera e ele não bebeu, tentei em mamadeira, na colher e no copo e nenhuma das opções ele aceitou. As frutinhas eu estou passando na peneira e ele só comeu três vezes, porque das outras cuspia tudo no babador. O máximo que ele comeu de fruta até hj foram duas colheres de chá. Estou usando uma colher de plástico da lillo e sempre provo para ver se está gostosa a papinha. Na maioria das vezes, quando a colher chega perto da boquinha dele, ele faz o biquinho de mamar e fica ali, só fazendo que está chupando. Quando finalmente ele abre a boca e eu coloco a colher ele sente a papinha e cospe tudo para fora. Confesso que quase me arrependi da amamentação exclusiva nesses últimos dias. Os bebês das minhas amigas, na mesma idade (6 meses) já comem de tudo. Daqui um mês volto a trabalhar e também preciso resolver a questão do leite, pois pretendo usar o artificial, pois a minha rotina de trabalho não permite o armazenamento de leite materno. Me ajuda, por favor! Fátima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fatima!
      Seu bebê está aprendendo a comer, e isso leva um tempinho. Paciência, perseverança e muito carinho darão cabo do problema. Alguns bebês demoram mesmo para comer, outros nunca comerão um pratão, apenas colheradas. Não se arrependa da amamentação, com certeza foi o melhor para o seu filho. Ele terá muitos anos pela frente, enxergue a vida dele em longo prazo!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  20. Oie karine, meu bebe tem 6 meses e nao quer comer nada mais mesmo assim dou apusso as vezes ele ate poe tudo pra fora e ate ta perdendo peso por conta disso. Me ajuda por favor oque faço qual a rotina ideal pra ele? Manuella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuella!

      Não force seu bebê a comer, isso pode piorar a situação. Reveja as receitas, os horários, as mamadas, e investigue a fundo essa perda de peso. A rotina ideal é a que contém os alimentos que seu bebê precisa, servidos em intervalos de 2,5 a 3 horas aproximadamente.Procure uma nutricionista para lhe ajudar a formar a rotina.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  21. Boa noite. Teria como me passar uma tabelinha com uma rotina alimentar adequada a crianças de 7 meses. Meu bebê come de tudo, mas estou desorganizada com os horários. Meu divinamaria.a@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!

      Faça intervalos de 2,5 a 3 horas entre as refeições!Dê uma olhada no link do texto, pode te ajudar.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  22. Olá Karine, que surpresa seu blog. Muito bom!!!!! Iniciativa fantástica.
    Estou com dúvidas na alimentação do meu casal de gêmeos. Não sei se estou correta quanto à rotina. Eles estão com 10 meses e meio. A rotina é a seguinte:
    8h mamam (fórmula) 210 ml
    10h suco (geralmente laranja lima ou melão)
    12h almoço e fruta. Faço uma papinha com algum tipo de carne, legumes, verduras, arroz ou macarrão, feijão ou lentilha. Geralmente comem banana de sobremesa pura ou misturada com maçã ou pera
    15h mamam 210 ml
    18h jantar e fruta. O mesmo do almoço
    21h mamam 210 ml

    Será que é uma rotina correta? Amasso os ingredientes da papinha com garfo e cozinho tudo junto. Está correto ou separo os alimentos? Só o leite à tarde é suficiente? (eles mamam e dormem)
    Por favor, peço sua opinião porque estou cheia de dúvidas.Vc me ajuda? Maria Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!!!
      Aparentemente está tudo certo com a rotina dos seus bebês, fique tranquila! Se estão crescendo e se desenvolvendo bem, não tem com o que se preocupar.
      Beijos!!!

      Excluir
  23. Meu filho de 1 ano tem alergia a leite, fecha até a gargantinha dele se eu bobiar, mesmo encostando com a mão suja de algo derivado, ele empola. Temos um cuidado muito grande com ele, mas me preocupa se a alimentação dele pode ser prejudicada pela falta do bem que o leite animal faz. Ele graças a DEUS come de tudo e tbm usamos soja, danones, leite, doces.... Mas eu queria seguir uma regrinha sabe? O que me preocupa é que eu fico limitada na hora do café da manhã e lanchinho da tarde, eu tenho dado biscoito frutas...
    Mesmo ele comendo bem e parecendo gordinho rs.
    Queria saber se tem alguma dieta bacana pra ele!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      você pode utilizar leites vegetais, sucos... a melhor saída seria procurar um nutricionista da sua cidade para auxiliá-la e analisar a alimentação do seu bebê à fundo, e orientar algumas trocas, ou não. Tem um post aqui no blog (Nome: E o Cálcio que o meu filho precisa?) que pode te auxiliar, com exemplo de cardápio.
      Beijos e boa sorte!!

      Excluir
  24. Olá Karine,
    Meu bebê esta com 4 meses e vou começar a introduzir frutinhas na alimentação dele. O pediatra disse para que eu continue com leite materno e leite em pó, e que só de papinhas (ele não recomenda suco de frutas).
    Gostaria de saber qual a melhor forma de organizar o horário das refeiçoes dele.
    Ex: 6h30 leite/ 9h30 papinha/ 10h30 leite/ 13h30 leite/...
    Abraço,
    Yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yara!
      O horário que mencionou está bem legal! Só cuidado para não coincidir com os horários do soninho.
      Um abraço!

      Excluir
  25. oi karine!!
    estou adorando o blog e sua atenção em responder todas as dúvidas, então lá vai a minha:
    quais frutas posso dar pra minha bebe de 7 meses e meio.ela só come mamao ,pera e maça.teve uma reação alérgica à banana e gostaria de variar..e legumes, tem alguma restrição?? já dei de tudo. só não coloco nenhum sal nem oleo.ela come muito bem!!
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Usualmente, não há restrições de legumes, vegetais e frutas para bebês maiores de 6 meses. Porém, como sua pequena apresentou essa intolerância com a banana,considere levá-la em uma nutricionista para um acompanhamento mais de perto.
      O que você já deu, e não teve reações (verduras, legumes, frutas), continue oferecendo sem problemas.
      Um grande abraço e boa sorte!

      Excluir
  26. ah! posso dar macarrao ,arroz integral ??e açúcar mascavo??e iogurte???bj! e obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geisa!
      Arroz e macarrão integral, pode dar!!! Tem um texto aqui no blog sobre arroz integral.
      Sobre o açúcar mascavo, eu não indicaria. A explicação está no texto "Sem açúcar, com afeto, ou porque não dar açúcar ao bebê", no link: http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2012/07/sem-acucar-com-afeto-ou-porque-nao-dar.html (copie e cole na barra de endereços).
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  27. Olá,Karine!
    Acho seu blog muito bom,quando descobri fiquei mais preocupada do que era em relação a limentação da minha pequena.Será q vc não tem um guia para alimentação de crianças a partir de 2 aninhos?ficarei grata,
    Lília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      A alimentação da criança de dois anos pode parecer bastante com a de 1 ano, apenas mude a textura. Você tem alguma dúvida específica?
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  28. Oi, Karine!
    gostaria de tirar uma duvida contigo. Minha filha tem 7 meses e 20 dias. Amamentei no peito exclusivamente até os 6 meses e a partir disso introduzi a alimentação que ela aceita muito bem. Nosso cardápio segue mais ou menos o seguinte: 7h30 - 8h leite materno; 10h papinha de fruta; 12h30 papinha salgada (almoço); 15h papinha de fruta; 18h papinha salgada (janta); 20h30 leite materno. Ela está saudável, com o peso adequado, mas fico preocupada porque nos exemplos de cardápios que vejo na internet se oferece mais vezes leite materno durante o dia. Gostaria de saber o que é mais adequado para a saúde da minha filha. Fui orientada por uma nutricionista que estaria adequado da forma como estou fazendo, mas gostaria de saber tua opinião.
    Agradeço desde ja tua atenção e resposta.

    Andréa Scodro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea!
      Provavelmente sua bebê mama o quanto precisa! Não precisa se preocupar. Indicamos uma média de 3 vezes, mas sabe, cada criança é cada criança. Se ela está se desenvolvendo bem, perfeito, não há com o que se preocupar. Ainda mais que ela toma o melhor leite possível.
      Um abraço grande!

      Excluir
  29. Bom dia,
    Realmente sua ajuda, é de muito valor para todas as mamães! Eu estou literalmente precisando da sua. Vamos lá. Meu bb tem 6 meses e meio. Ele sempre foi bem sensível em questão de colícas, ah ele tem refluxo o que ajuda no chororo etc.
    Gostaria de saber ref a rotina dele se esta certa.
    por volta das
    8:00 leite 210 ml
    10:15 mais ou menos suquinho ou água
    por 11:00 almoço
    13:00 ou 14:00 leite novamente 210 ml.
    após um tempinho sempre ofereço liquido
    16:30 fruta
    entre 7:30 por aí. o último mama. Aí ele dorme.
    Estaria certo está rotina?
    A minha grande dúvida no finalzinha da tarde ele fica muito chorão, o que poderia ser? Mais fome? Me ajude.. Grata


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Vou te fazer uma sugestão: prefira o suco às 10:15, em detrimento da água. Água você deve oferecer o tempo todo, não precisa de horários. É "livre demanda". Para verificarmos se ele tem fome à noite, precisaria de uma análise mais profunda, em consulta presencial. Pode ser isso, ou pode ser o refluxo, ou ainda outras coisas. Acho que vale a pena procurar uma nutricionista. Aparentemente, não há nada, mas seria bom investigar mais a fundo o choro.
      Um beijo grande e boa sorte!

      Excluir
  30. Oi Karine, encontrei hoje o seu blog e achei muito interessante. Lendo os depoimentos acho que estou dando comida demais para o meu bebê rsrs.
    Ele está com 4,5 meses, e eu tive que voltar a trabalhar então a quinze dias o pediatra me orientou a incluir sucos de frutas, papa de frutas e papas salgadas na alimentação dele. Estou seguindo o seguinte esquema alimentar:

    06:00 - Leite materno
    08:00 - Leite de soja (ele é alergico a leite)
    10:00 - suco de fruta
    11:30 - papa salgada
    12:30 - leite materno
    14:00 - leite de soja
    15:00 - papa de fruta
    16:30 - leite de soja
    18:00 - papa salgada
    19:30 - leite materno
    21:30 - Leite materno

    O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida.
      Não está inadequado. Como seu bebê é novinho, sua principal refeição deve ser o leite. Seja a fórmula infantil e principalmente, o materno, como já faz. Os outros alimentos irão complementar. Você poderá mudar a rotina dele quando ele estiver perto de completar 6 meses.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
    2. tenho um bebe que nasceu prematura, e tem 5 meses ela é magrinha mama muito pouco no peito e so quando estar dormindo mais gostaria de mamentar mais tempo e saber como lidar com isso; ela ja come papinha e frutas pasada na penera e saber quais os horario correto para as mamadas e das papinhas.

      Excluir
  31. olá! minha filha tem 1 ano e 11 meses ainda mama no peito e come de tudo, mas tenho dificuldade com ela na hora do almoço e na janta pois ela não quer comer. tenho um rotina na qual
    8hs- mama
    o9:30 - café da manhã
    12hs - almoço
    13:30 - mamada pra dormir
    16hs - lanche da tarde
    19hs - janta
    20:30 - lanche da noite
    22hs - ultima mamada
    gostaria de saber se esta certo e se a falta de apetiti no almoço e na janta e por causa de comer outras coisa nesse intervalo e gostaria de saber se vc tem algum modelo de cardápio alimentar para eu poder ter uma base e alguma sugestões de como lidar com essa situação, se vc tiver gostaria que vc envia-se pro meu email: lyne_line@hotmail.com
    gostaria de sabe também se esta certo eu começar a tirar o peito pois ela e muito grande e na rua tenho dificuldade de da mama pra ela e se vc sabe como faço isso pois as pessoas estão falando pra passar esmalte o que eu faço. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!
      Sua rotina está adequada! Pode ser que sua filha coma um pouco menos do que você desejaria, mas o suficiente pra ela. Os horários estão ok, você dá uma bom espaço antes das refeições principais. Fiz em exemplo de cardápio nesse site: http://bebe.abril.com.br/materia/cardapios-para-bebes-a-partir-de-1-ano. Dê uma olhada para se inspirar. Em relação ao aleitamento, se você quiser, continue amamentando. O aleitamento materno é indicado até 2 anos ou mais, e o ideal é que o desmame aconteça naturalmente.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  32. Olá, Karina.
    Estava pesquisando sobre bebês que não aceitam facilmente os alimentos e cheguei ao seu blog. Meu filho Lucas tem quase oito meses(completará dia 22/01) e não aceita nenhum tipo de fruta e as papinhas também não. Já tentei dar caldo de feijão, lentilha, vários tipos de sopinha, mas nada passa de duas ou três pontas de colher de chá. O pior é que na 3ª ou 4ª tentativa de alimentá-lo, ele sempre acaba vomitando tudo, isso quando não se afoga e tenho que virá-lo e bater nas costas para respirar novamente... Estou preocupada pois nunca tinha visto nada parecido, embora os médicos digam q não é tão anormal assim eu não sei mais o q fazer. Você tem uma sugestão pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucirene.
      Realmente, isso não é tão anormal assim. As crianças tem ritmos próprios de aceitação alimentar. Sugiro que pesquise um pouco sobre BLW.(baby-led weaning). É uma forma de introduzir sólidos que permite que o bebê se alimente de pedaços, alimentos bem cozidos, com as próprias mãos. O bebê se senta à mesa com a família e os pais oferecem a ele comida de tamanhos e formas diferentes. Como por exemplo, um florete de brócolis, um pedaço de banana. Tudo, claro com supervisão. Pode dar certo no seu caso.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  33. Olá,Karina.
    Hoje encontrei se blog e achei muito interessante.
    Gostaria de tirar uma duvida, minha filha tem 1ano e 7meses e esta com9700kg o novo pediatra disse que esta fora do peso .Eu sempre achei ela magrinha mas sua antiga pediatra falava que seu peso estava normal.Ela come de tudo e nao engorda fez exame de sangue fezes urina e deu tudo normal.O que devo fazer parque ela pegue peso.
    Sua rotina.
    6/7h mama( e volta dormir)
    8/9h toma suco / biscoito ou pão
    11h almoça
    14h lancha fruta suco ou mamadeira
    17h janta
    18:30/19h toma suco , ou fruta ou biscoito
    21h mama
    23:30/24h mama
    03h mama
    06/7 mama
    Ela toma mamadeira de mucilon ou cremogema ou farinha láctea durante o dia bato com frutas.
    Mesmo com essa rotina ela nao engorda. Sera que voce poderia me indicar uma rotina pois eu que montei essa rotina.Me ajude nao sei o que fazer!
    Os medicos falam que ela nao engorda pq e muito agitada e gasta bastante energia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Será que existe mesmo a necessidade da sua gatinha engordar? Precisa avaliar isso,considerando o peso que ela nasceu e o seu desenvolvimento, e precisaria ser em uma consulta presencial. Mas capriche na composição do almoço e jantar, não esqueças as fontes de gordura boa, como o azeite, ou até a própria manteiga, como recheio do pão do café da manhã. Sugiro que repense as farinhas que coloca no leite de sua filha. Elas contém muito açúcar, quantidade exarcebada em relação a idade da sua filha. Farinah Láctea, por exemplo, é para maiores de 4 anos. Fora isso, a rotina está banaca!
      Beijos e boa sorte com a sua gatinha!


      Excluir
    2. Muito obrigada, Karina pela ajuda.
      Vou seguir suas orientações em relação as farinha. Minha filha não gosta muito de manteiga sempre do requeijão, esta semana fiz sanduiche natura(frango,cenoura,beterrabae um ppuquinho de maionese ela adorou ,mas fico com receio em relaçao a maionese.Posso continuar dando?Em relaçao ao peso ela nasceu com 2450kg e 44cm.

      Excluir
    3. Olá!
      Pode dar maionese sim. Evite só se for feita com gema crua.
      Beijos, boa sorte!

      Excluir
  34. Olá Karina, tenho um filho de 06 meses,ele está com 11k já comecei com a alimentação dele, e faço o seguite esquema:
    06hs mama
    09hs mama e dorme
    11hs almoça sopinha de tuberculos e toma água
    1h mama e dorme
    o restante do dia e a noite só mama, já tentei da frutas, como banana, maçã e ele não aceitou gostaria que você me orientasse.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      As frutas devem fazer parte da alimentação do seu bebê, portanto, você precisa continuar oferecendo... precisamos ofertar de 8 a 20 vezes o mesmo alimento para o bebê decidir se gosta ou não. Mas para facilitar a aceitação, que tal oferecer uma fruta com o sabor menos adocicado (já que o bebê gosta da papinha do almoço?). te sugiro dar um pouco de abacate, para testar.
      Boa sorte!

      Excluir
  35. Olá Gostaria de saber se posso dar batida de fruta com leite à noite para minha filha? Ela tem 6 meses e o médico dela autorizou dar em troca da mamada da tarde! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se for o leite indicado para sua bebê, e uma fruta que o bebê já come, não vejo problemas.
      Abraços!

      Excluir
  36. Ola Karine, tudo bem ?

    Gostaria de tirar uma dúvida, quando preparamos uma papinha salgada com legumes e hortaliças ,por exemplo hoje a noite, congelamos logo após ficar pronta e servimos amanhã no almoço, há uma perda nutricional significativa?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel!
      Existe sim, uma perda, mas não é tão significativa. Pode congelar as papinhas sem receio!
      Abraços!

      Excluir
  37. Vou começar a alimentação da minha nenem esse mês, estou muito ansiosa...nao sei por onde começar, ela vai fazer 6 meses e nunca comeu nada...so o leite materno. Minha bebe tem muitos gases toda vez que como babata, isso pode ser sinal que não devo dar batata?tem receitas no site?rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia!
      O texto: Tá na hora de papar! (http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2012/02/ta-na-hora-de-papar.html) pode te ajudar nessa fase! Não necessariamente, é preciso dar a papinha com a batata e verificar alguma alteração no bebê depois do consumo.
      Beijos e aproveite essa nova fase, é incrível!

      Excluir
  38. Olá Karine, tudo bem??

    Gostaria de receber uma tabelinha com os horários, uma rotina alimentar adequada para bebê com 5 meses, o pediatra já liberou frutinha e o suco de laranja lima. O mesmo informa q na próxima consulta que é dia 07/02 nessa quinta-feira, que iria liberar papinha salgada.
    Ela mama do peito ainda e vou sair pra trabalhar as 06:00.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica!
      Os horários dependem da sua rotina, e de uma avaliação mais profunda, que só poderia ser feita em consulta presencial. Mas lembre-se de servir frutas 2 vezes ao dia, papinha salgada uma vez, e leite materno sempre que seu bebê quiser.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  39. joyce. oi DR.Karine tenho uma filha de 10 meses e 27 dia que não que comer nada.Só que ficar a base do leite materno a pediatra me recomendou dar profol(2,5ml)e noripurum (9 gotas)e nada disso resolve eu já não sei mais o que fazer.Ela não aceita outros leite (tem baixa intolerancia a lactose)já tentei o de soja mais ela não aceita.Tudo que coloco n boca dela ela cospe,por favor me ajude já estou em desepero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce!!
      O ideal é rever as receitas de papinhas já oferecidas. Além disso, você pode tentar oferecer a comidinha para sua bebê pegar com a mãe e comer devagarinho. Continue oferecendo, todos os dias, duas vezes por dia, combinações diferentes. Vale também oferecer o arroz e o feijão de casa - e lembrar de colocar os legumes e a carne.
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  40. Olá Karine! Sou mais uma mamãe de primeira viagem, aflita, a procura de respostas na net até que, finalmente, encontrei este maravilhoso trabalho que vc faz..Parabéns de vdd!! Sou mãe do Pedro que nasceu com 3.425 kg, hj com 11 meses pesa 9.500 e tem 077 cm de altura. Fico muito preocupada pois trabalho fora e não consigo acompnhar de perto a rotina do meu pequeno q é +/- assim:

    7:30 - 8 hs: mama LM antes de eu sair p/ o trabalho
    9:30 - 10 h: papinha de bicoitinho + leite formula geralmente batido com alguma fruta como o mamao, tipo vitamina...toma qto ele quer, geralmente uns 100 ml
    12hs - 12:30: almoço, logo depois suco,
    13hs: se ele procura mama LM se não
    13:30 - 180 ml de leite com fruta batida ex. abacate
    Durante a tarde até as 17:30, a baba oferece biscoitos, fruta, um danoninho de vez em qdo, suco e água.
    18h: mama LM
    20h: janta
    21:30- 22h: LM ou LF com mucilon

    Ele também não é de comer muito, nas refeições principais come, mas sempre tenho que insistir...O que me diz do mucilon? Diante do exposto tem alguma orientação pra mim? Faço algo de errado?
    Desde ja agradeço muito
    Abraço,



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Obrigada pelo carinho!
      Em relação a sua rotina, pediria atenção ao Mucilon, que também é a sua dúvida. Não recomendo açúcar para bebês menores de 1 ano de idade, e o Mucilon tem açúcar em sua formulação. A mesma coisa para o danoninho.
      Mas a oferta de fórmula, comida, frutinhas está bacana!
      Obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
    2. Oi, obrigada pela atenção Karine!
      Com um aninho, a prioridade alimentar ja são o almoço e a janta? Quanto ao leite materno, devo insistir (ele esta largando aos poucos). Você tem algum link que tenha exemplos de papinha para esta idade? É normal ter que insistir para ele comer...? Oque vc me diz do peso e da altura?

      Abraçosss

      Excluir
    3. Acabei de fazer aquela chorada...meu pequeno tomou uma mamadeira de 100 ml as 7 hs e voltou a durmir. Acordou dei mamão, quis durmir denovo ja era 11:20, coloquei um pouco no peito (ja tenho bem pouco) e logo durmiu, Atrasei o almoço pra 13 hs, poletinha, frango ao molho, queijo ralado em cima, suco de mamao..tdo preparado, pensei: ta sem sono e deve ter fome..vai comer! Mas tdo pra que??? Comeu tres colherinhas e começou a cuspir!! Por favor, me ajuda, me diga oque faço de tão errado??? é quase sempre assim...pra não ver ele com pouco peso, acabo icrementando o mama, batendo coisas no liqui, pedacinhos de bata doce, cenoura, mandioquinha, uso água de arroz...e ai vai...eu n substituo as refeições por mamas...mas depois, qdo vejo q ele n comeu acabo fazendo isto...Gostaria muito mesmo que ele comesse mas n ta facil...

      Excluir
    4. Olá querida!
      Sugiro que procure uma consulta com uma nutricionista infantil para te ajudar mais detalhadamente nessa fase, e fazer uma avaliação nutricional bem completa. Acredito que conseguirá mais tranquilidade, mais serenidade para lidar com essa fase, e facilitará a aceitação da alimentação pela seu pequeno. Em relação as receitas, te sugiro o blog "As delicias do Dudu", www.asdeliciasdodudu.com.br, lá tem muitas receitas saborosas e saudáveis.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  41. Oi Karine!
    Estou amando o seu blog!!!
    Minha princesa esta com 6 meses e acabei de comecar a dar papinhas salgadas e frutinhas. Ela ja estava comendo cereal desde os 5 meses.
    Ela esta com peso normal e esta adorando as novas comidinhas.
    O problema eh que desde que comecei a incrementar o cardapio dela ela nao quer mais a mamadeira. So toma o leite antes da soneca da tarde e durante a noite - antes de dormir, outra mais ou menos as 22:30 e uma de madrugada.
    O que faco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, obrigada pelo carinho!
      Que bom que a Anita está indo bem nas papinhas, mas realmente precisa ainda do leite. Tente servir em copos de transição ou copo de canudo, ou ainda, bater o leite com uma fruta.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Boa Noite!
    Meu bebe, tem 7 meses e está pesando 8,530kg, as vezes acho ele meio difícil para ganhar peso ele nasceu com 3,955kg. A alimentação dele é a seguinte:
    05:00 mamadeira com mucilon
    08:00 mamadeira com mucilon
    09:30 mama e come uma fruta
    11:30 almoça
    14:30 mamadeira com mucilon
    16:00 janta na creche
    18:00 leite e fruta
    21:30 mamadeira com neston e banana
    22:30 mama no peito
    Gentileza informar se está correto a alimentação do bebê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!

      Repense o Mucilon na mamadeira do seu bebê. A Sociedade Brasileira de Pediatria e a OMS contra-indicam açúcar para bebês de até 1 ano de idade, e o açúcar faz parte da formulação desse produto. O Neston é um produto indicado para crianças maiores de 4 anos.
      Um abraço, volte sempre!

      Excluir
  44. minha filha tem 8 meses nao come nada so quer mamar no peito nao sabe sugar o leite na mamadeira nao abre a boca pra alimento nenhum vira o rosto na primeira colher nao sei mais o fazer faço tudo com carinho da o maior trabalho fazer a papinha e tenho que jogar pois ela come 3 colher a força se eu foçar mais ela vomita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Existem muitas situações que prejudicam o apetite da criança, desde causas orgânicas (como uma doencinha chegando) ou comportamentais. Para saber do que se trata, efetivamente, lhe sugiro procurar uma consulta com uma nutri infantil. O conselho que já dou é: não force! Isso pode piorar a situação.
      abraços e boa sorte.

      Excluir
  45. Olá tudo bem?
    Minha bebê está com 7 meses. Há 1 mês (com 6 meses) iniciou sua alimentação, o que p/ mim está sendo uma fase um pouco tensa! Estou um tanto qto perdida na rotina!
    Mas desde ontem iniciei a seguinte rotina:
    06:00 - Mamadeira de 220 ml (aí ela volta a dormir até as 09:00)
    10:00 (após 1 hora depois de acordar, pois antes ela não tem fome) - Fruta
    10:30 - Mamadeira de 120 ml (Nan Confor 2)
    12:30 / 13:00 - Almoço
    13:30 - Mamdeira de 120 ml
    15:30 - Suco de frutas ou vitamina com água
    17:30 / 18:00 - Jantar
    19:00 - Mamadeira 180 ml
    21:30 - Banho + mamadeira de 220 ml+ Cama (até as 22 horas já está dormindo)

    Ela não acora de madrugada para mamar!
    Gostaria de obter sua opinião em relação a essa rotina que coloquei na Lara. Está correta?
    Me ajude por favor!!!!!!!!
    BJks e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clau!
      Espace as refeições com intervalos de cerca de 2,5 a 3 horas entre elas..converse com o pediatra ou a nutricionista sobre a quantidade de mamadeiras do dia.
      Um abraço!!!

      Excluir
  46. Olá, estou super em duvida quanto a rotina da minha filha. Ela fará 5 meses amanha, dia 09/03 e a duas semanas iniciei com fruta e suco e amanha inicio com a papa salgada. A pediatra disse para eu dar de LM as 5h30, após as 9h00 fruta e suco, as 11h00 papa salgada e após LM ou LÁ de 3 em 3 horas. Vc. Acha ok? Percebi que após a fruta ela não toma o suco, portanto, pensei em passar a fruta para o período da tarde. Portanto, ficaria assim:
    5h30 leite
    8h30 leite
    10h00 banho seguido do suco
    Soneca
    12h00 paga salgada
    13h30 leite
    15h30 papa fruta
    17h00 leite
    20h00 leite
    21h00 banho e ultimo leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após a papa salgada dou leite de 3 em 3 horas, e não dou mais a papa fruta as 15h30 pois estou dando as 10h00. O que vc acha?

      Excluir
    2. Olá querida!
      A indicação é para iniciar a alimentação complementar com 6 meses. Como sua gatinha é uma excessão a essa regra de indicação, precisa da indicação do profissional que a acompanha (nutricionista ou pediatra)
      Um abraço!

      Excluir
  47. Fiz uma pequena alteração, ao invés do suco as 10:00 estou dando a fruta com um pouco de agua e dou o suco após a papa salgada.

    ResponderExcluir
  48. Olá tenho muitas dúvidas em relação a alimentação do meu bebê,tenho um bebê de 6 meses ele ta fazendo ansia na hora de comer frutinha,como faço?quantas vezes ao dia? É verdade que o bebe que nem a gente não precisar mamar durante a madrugada,é so acostumar ele a mamar de dia?e água quando começo a dar e quantidade?e sopinha como fazer e quantidade.
    Parabéns muito legal você tirar as dúvidas,o médicodo meu bêbê me mando pesquisar não tee paciência de me explicar se puder me mandar a resposta por email,eu agradeço muito.(josekanopf@msn.com)
    Desde agora muito obrigada beijos Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi!
      Se ela tem ânsia de vômito, pode não estar gostando do sabor ou da textura. Tenha paciência, sirva bem pouquinho de cada vez.Você pode servir, 2, 3 vezes ao dia. Em relação a mamar de madrugada, depende, essa indicação é de bebê para bebê!
      Um abraço!

      Excluir
  49. Que bom que achei esse blog... tenho uma guriazinha de 6 meses, que não é muito comilona, mama lá por uma 7hs da manhã e se eu der mamadeira no meio da manhã não almoça, então lá pelas 11hs meio dia ela almoça, no meio da tarde eu tento dar a mamadeira de leite e quase sempre ela recusa, e eu acabo dando frutinha, agora iniciou com a janta que é entre 19 e 20 hs e vai mamar com muito custo na hr de dormir, lá pelas 22hs isso quando não mama só depois que dorme, resumindo ela toma 2 mamadeiras de 120ml de leite por dia as vezes tres, ela mesmo q faz os espaços entre as refeições dela de 4 a 5 hs pq eu ofereço as coisas e ela recusa. Dorme a noite inteira e não acorda p mamar. è normal um bebe tomar tão pouco leite? Tenho que me preocupar? Esse mes ela ganhou apenas 350 gramas.Tem algo a fazer? Ela toma ultrafer e adtil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acho que precisa de uma investigação mais profunda com o pediatra e a nutricionista. Uma inapetância pode estar por trás de algo orgânico.. ou não! Uma avaliação completa (anamnese, avaliação clínica, histório, avaliação nutricional)é necessária!
      Beijo e boa sorte!

      Excluir
    2. O que seria anamnese? Então tenho que me preocupar mesmo? Eu levo ela na pediatra todo mês, ela não entra muito nesses detalhes, se o nene não está gordo dmais p ela tá bom...

      Excluir
    3. Anamnese é uma "lista" de perguntas sobre a saúde e o dia-a-dia do seu bebê - rotina, hábitos, quem cuida, quem fica, o que come. Uma entrevista mesmo.
      Quanto mais o pediatra/nutricionista souber sobre a sua bebê, mas fácil de fazer uma boa indicação.
      Um abraço!

      Excluir
  50. Olá... Gostaria de um cardápio com horários e quantidades de leite, sucos, água, papinha e frutas para um bebê de 6 meses e meio, ela nasceu com 4100kg e 50 cm, hj está com 8500kg e 71 cm. Não é muito do leite, é enjoada p comer, fico na dúvida se a alimento direito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estela!
      Um cardápio específico só pode ser indicado mediante uma avaliação completa, com histórico, anamnese, avaliação física e nutricional, e isso só pode ser feito em uma consulta presencial.
      Leia os textos do blog e considere procurar uma nutricionista para acompanhar seu filho!
      Um abraço e obrigada pela visita!

      Excluir
  51. Karine, parabéns pelo blog.
    Meu Davi tem 5 meses, nasceu com 3,250 kg e 48 cm a termo, está com 8 kg e 65 cm. Com 4 meses introduzi papa de fruta (banana, pera, maçã cozida, mamão)1 x dia no almoço (ótima aceitação) e suco a tarde (laranja- lima com mamão) bato o mamão com um pouco do suco de laranja no liquidificador e depois acrescento mais suco, sirvo no máximo 100 ml dia(ELE ADORA), ele mama leite materno(ADORA)a noite e de dia leite artificial início NAN 1 com pouca aceitação passei para Nestogeno 1 (NÃO ACEITA MUITO BEM) + peito também, não tenho muito leite no peito e ele não está engordando este mês, estou preocupada, o que acha de engrossar o leite artificial com cereal (arroz e ou milho)? Não sei nada sobre cereal.
    Me ajude. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida! Não é indicado engrossantes na mamadeira, especialmente antes dos 5 meses. Às vezes trocar uma mamada por suco pode diminuir o ganho de peso antes do sexto mês. Um suco de frutas não é completo nutricionalmente como o leite materno. Amamente em livre demanda e converse sobre o peso com o pediatra ou a nutricionista que o acompanha.

      Excluir
  52. Olá Karine. Minha filha Sara tem 1 ano e dois meses, ela se alimentava muito bem. Porém de umas semanas pra cá ela ta rejeitando as comidinhas, Ela ta mais magrinha. Ela teve doentinha(dengue) e não quer comer como comia antes, há dias em que faço ate 2 tipos de almoço pra ela e ela rejeita e como ta na fase de dizer não tudo ela diz: " Não!!! e não come. O que faço? estou muita preocupada,não sei ela não ta gostando mais da comida que faço. Tânia - Caucaia-CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania
      É normal perder o apetite durante uma patologia. Quando ela se reestabelecer, vai voltar a comer. Continue servindo, sem forçar! Se não melhorar, procure ajuda em consulta com pediatra ou nutricionista.
      Um abraço!

      Excluir
  53. Ola,

    O meu bebe segue uma rotina estruturada desde do primeiro mes e mama super bem. Ele tem 7 meses e 9,600 kg. A minha duvida e saber a qtde ideal de papinha salgada pois tenho receio de enche-lo demais e correr o risco de ele mamar menos. Ele desde do 6 mes deixou de mamar as 23 hs e hj ele dorme da 20 hs as 6 hs. Atualmente, tenho oferecido 150 ml de papinha. Aguardo resposta.

    Obrigada

    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea!
      Via de regra, se o bebê é saudável, a quantidade fica a escolha dele. Escolhemos o que dar, quando dar e como dar, mas a quantidade, o bebê escolhe.
      Um abraço!

      Excluir
  54. Olá! Muito bom o site, veio na hora certa pra mim, minha filha tem 4 meses é só toma LM em LD. Bom, quando ela completar seis meses nós vamos de férias pra praia, aí tenho dúvida: posso dar água de côco a ela? e qual a quantidade diária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Após os seis meses de vida, a água de coco é liberada (como uma porção de fruta).
      Um abraço!

      Excluir
  55. Oi Karine, parabéns e obrigada pelo seu blog. Tenho uma filha muito saudável de sete meses que começou a comer com quase 6, e come super bem, mas está acordando de madrugada para mamar (mais ou menos 0h/1h, 3h/4h e 5/6h). Ela não pegou chupeta nem mamadeira, só o copo de transição. Desconfio que seja mais saudade do que fome. Estou exausta e pensando em parar de amamentar na madrugada, mas como já não amamento de dia, pois voltei a trabalhar, e nunca dei leite artificial, estou na dúvida de como proceder. Outra preocupação e que meu leite está diminuindo e não sei se conseguirei continuar tirando para deixar. A rotina dela está assim:
    7:30h - mamá
    9:30h - suquinho de laranja lima (que outros poderia ser??)
    10:30h/11h -Almoço (papa salgada com gema amassada, carne ou frango na peneira)
    13:30h - leite materno no copo (ela não tem aceitado muito) ou papa de fruta
    16h - jantar (sopa salgada variando legumes - batida)
    18:30h/19h - mamá ou papa de fruta (quando eu me atraso)
    21:30h - mamá
    23:30h/0h - mamá
    Obrigada por me orientar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      O ideal é continuar amamentando sua bebê até ela completar 2 anos ou mais. E é normal ela começar a acordar mais depois que a mãe começa a trabalhar.
      As frutas para o suco são liberadas de acordo com a orientação do pediatra e ou nutri que acompanha sua filhinha. Via de regra, todas são liberadas.
      Um abraço e obrigada pela visita!

      Excluir
  56. oi karine, comecei a dar nan ao meu filho durante o dia e só mama no peito a noite, com isso meu leite diminuiu, mas estou arrependida e queria saber se eu der mais peito durante o dia meu leite pode aumentar mais!!
    kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly!
      Sim, quanto mais der o peito ao seu filho, mas o seu leite aumenta.
      Beijos

      Excluir
  57. Ola karina parabens pela ajuda k das a todas maes deus t abençoe e k continues a fazr o teu excelente trabalho. A mnha filha tem 6 meses come tudo desde a papinha d ftuta e a salgada mas n gosta de leite e se toma sao so 60 a 90ml o k faço posso acrescentar fruta no leite p dar um outro gosto? Henda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henda!
      Geralmente não há problemas, mas converse com o pediatra ou a nutri que acompanha sua filha.
      Boa sorte!

      Excluir
  58. Karine, ajude-me!!! Meu filho tem 7 meses e pesa 5,480 kg. Não quer engordar.. Não sei o que fazer. Levo ele na pediatra de 15 em 15 dias e nada adianta. Ele n mama no peito desde o primeiro mês. A alimentação dele é a seguinte: 6 horas: Mingau; 9 horas: frutinha; 12 horas: verdura com arroz; 15 horas: mingau; 18 horas: mingau; e por fim as 21 horas: mingau. O mingau é feito de farinha de araruta com NAN confort 2. Tentei mudar para o mucilon e ele vomita. Me ajude!!!
    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana!
      Busque a ajuda de uma nutricionista, que fará um cardápio mais calórico sem perder a saudabilidade. Verifique também a presença de alergia, como APLV. Essa falta de ganho de peso precisa ser mais investigada.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  59. meu nome é edineia tenho um bebe de 5 meses mama muito pouco no peito ela é dificil ganhar pesso nasceu prematura é magrinha costaria de umas orienacoes pos dou frutas e papinha como poderia fazer os horarios corretos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Procure ajuda de um profissional. As orientações de rotina para bebês daqui do blog são para bebês a partir de 6 meses... antes disso, o ideal é só o leite (materno, de preferância, ou fórmula artificial).
      Abraços!

      Excluir
  60. Olá
    Meu nome é Edivania eu tenho uma bebe de 7 meses, ela já come de tudo um pouco, mais gostaria que mim passasse uma rotina e horários para ser seguido! Pois não sigo muito as horas corretas ! Ela esta com 70 centímetros e com 7 quilos e 500 gramas, Ela toma mingau de mussilon com leite ninho, come muitas frutas e come arroz, feijão, frango, carne vermelha ii já dei peixe tmb rsr não sei se poderia mais por ser carne branca eu dei, ja dei dano ninho e iogurte, tmb rs Vc poderia mim ajuda a seguir horários e comidas corretas pra minha filha ter uma rotina saudável ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edivania!
      Vá no link dessa matéria, tem orientações sobre rotinas alimentares. "Passeie" pelo blog também, você encontrará informações sobre leite de vaca (Ninho), danoninho, introdução de peixe...
      Um grande abraço e boa sorte!

      Excluir
  61. Boa Tarde Karine!Caso Luiza APLV e dermatite atópica
    Minha filha tem 07 meses e 15 dias.Descobrimos que é alérgica a leite e ovos,e tem dermatite atópica com 05 meses, desde então toma NEOCATE. Após completar 06 meses iniciei as papinhas dei 15 dias e ela teve a segunda crise de dermatite atópica e por precaução resolvi voltar a dar só NEOCATE,qdo completou 07 meses reiniciei as papinhas. Hoje sua rotina está assim:
    08:00 ou 09:00 acorda toma 150ml de NEOCATE
    10:30 ofereço uma fruta amassada ou suco(raramente aceita suco e come 03 a 04 colherinhas de fruta)
    11:00 soneca
    12:00 á 13:00 Papinha salgada, ela gosta come bem
    14:oo á 15:00 150ml de NEOCATE
    18:00 150ml NEOCATE
    18:15 soneca
    21:00 á 21:30 150 ml NEOCATE
    Obs: não gosta de água mas ofereço nos intervalos das mamadeiras e após as papinhas, ela toma pouquinho mas é melhor que nada!

    Tem 07 meses e meio, mede 0,68cm e pesa 09kg.
    Pretendo iniciar fruta á tarde e janta com 08 meses, o que vc acha será estou no caminho certo? tenho dúvida se a fruta da tarde deve substituir uma mamadeira, ela come pouca fruta ainda... Não comeu carnes ainda, por alergia a proteínas, dei frango e teve muita assadura...também não aceita remédios de maneira alguma, tive que parar de dar combirom.
    Abraço Que Deus Te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Aparentemente está no caminho certo! Á tarde você pode ir dando um pouco da fruta, e logo depois o leite. Mas, com tantas questões, o ideal é que sua filha tivesse uma nutricionista para acompanhar de perto a introdução alimentar, principalmente sobre a introdução das carnes.
      Um beijo grande e boa sorte!

      Excluir
  62. Olá, boa noite tudo bem?? Tenho um bebe de que completou 6 meses agora, gostaria de saber se posso iniciar bolacha de maisena e danoninho, ele e prematuro de 34 semanas... Com 5 meses iniciei papinha... Ele faz o seguinte cardápio: manha 6 h leite materno, 9-10h suco de laranja lima, 12h papinha salgada mais leite materno quando venho em casa para almoçar, 15h mamadeira 180ml, dorme e ao acordar papinha de fruta umas 17 h... As 20h mamadeira, 22 leite materno, de madrugada mamadeira quando acorda... Ele aceitou de tudo até hoje, posso deixar bolacha na mão dele para levar a boca... Obrigada abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda. Passeie pelo blog, encontrará matérias sobre a introdução do petit suísse e o açúcar do biscoito de maisena em idade tão prematura! Ambos não são indicados.
      Um beijo e boa sorte!

      Excluir
  63. oLA KARINE, MEU BEBE TEM 5 MESES E TEM REFLUXO, QUERO DIEXAR DE DAR O DOMPERIX PRA ELE, POIS AXO MUITO PERIGOSO!!GOSTARIA DE SABER SE EU DER ALIMENTOS SOLIDOS ESSE VOMITOS PODEM DIMINUIR?? (POIS OM ALIMENTO MAIS GROSSO AXO DIFICIL QUE VOLTE COM TANTA FREQUECIA)
    GRATA
    CAMILA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila
      Pode diminuir quando seu bebê estiver preparado para receber os alimentos sólidos (com 6 meses de idade). Querida, para mexer na medicação do seu bebê, converse abertamente com seu pediatra.
      Um beijo e boa sorte!

      Excluir
  64. Minha filha tem 6 meses pesa 9,5kg e tem 77cm acho que ta gorduchinha,comecei a dar de comer da seguinte forma
    7h leite 200ml
    11h sopa com 3 legumes
    15h leite
    19h papa cerelac
    23h leite
    a pediatra diz p não me preocupar, mas toda gente diz que ta gorda, ela gosta muito de comer, fico feliz com isso, mas tenho medo, comecei a espaçar mais a alimentação dela, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida.
      Não se preocupe. E espaçar as refeições dela pode ter efeito contrário! Ela vai chegar na próxima refeição faminta.
      Um abraço!

      Excluir
  65. Olá Karine!!!

    Queria muuuito ma ajudinha!

    Meu bebê completou 5 meses e iniciarei com os sólidos, segundo orientação do pediatra. Na verdade orientaram a começar com 4 meses, mas preferi esperar mais um pouco. Meu bebê não é muito "comilão" e quis insistir no leite (ele mama leite artificial).

    Gostaria de saber quais os horarios de mamar e horários da papinha.
    Estou tendo dificuldade pois meu bebê não mama quando acorda, não tem apetite neste horário. As vezes consigo dar a primeira mamadeira somente por volta das 10h.
    Ele mama de madrugada as vezes umas 4 da manha, as vezes 5h30.

    Se a primeira mamada do dia for as 10h... o horario da papinha vai ficar muito tarde, não?
    O que devo fazer?

    Ficarei muito grata se puder me ajudar!!

    Um beijo, Joice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joice!
      Não tem problema ser tarde. O ideal é acompanhar a rotina da sua família.
      Beijo grande!

      Excluir
  66. Oi Karine,suas dicas são otimas.
    Eu estou com varias duvidas agora que minha filha completou 6 meses,começei a dar comida ela,,e tenho duvidas em reçlaçao aos horários,,queria sua ajuda.
    Bjs
    J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice!
      Desde o momento que ela acordou, dê a primeira refeição (leite) e conte 2,5 a 3 horas de diferença entre uma refeição e outra.
      Qual é a sua maior dúvida?
      Abraços.

      Excluir
  67. ola karine,e o seguinte a minha filha vai fazer agora no domingo 4 meses,mas vai agora ao pediatra dia 16 de maio sera que ele vai mandar dar já a primeira papa?ou a sopa?ela nasceu as 38 semanas e com 2375g e 47cm.agora deve pesar5k mais o menos só quando for ao pediatra é que vou saber ao certo..ele é alimentada só com leite materno mas agora anda a comer pouco mas pega bem no peito.queria a sua ajuda bjs obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida,
      O ideal é seguir a orientação da OMS: até o sexto mês, só o leite materno.
      Beijos e boa sorte

      Excluir
  68. Boa tarde!! adorei o Blog!

    tenho uma duvida, meu baby tem 6 meses e meio e desde os 5 meses a pediatra passou sulfato ferroso de 12 em 12 horas, sem fazer nenhum exame estou um pouco preocupada pois dizem que amarela os dentes q vão nascer. me ajuda! desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      A suplementação com Ferro faz parte da profilaxia, de prevenir a anemia. Cada pediatra ou nutricionista analisa o caso para a indicação ou não do suplemento! Se está com dúvidas em relação ao seu caso, procure uma segunda opinião.
      Um beijo grande!

      Excluir
  69. Nutricionista infantil Karine N.C.Durães bom dia...gostaria muito que me ajudasse..minha sobrinha nasceu com 34 semanas ..e minha irma ta se recuperando de uma depressão pós parto.nas ultimas 2 semanas a neném não ganhou peso por só mamar no peito,o pediatra disse que bebe só pode comer com 7 meses.mas ela ta com fome..chora e não dorme e dou leite nestogeno p ela no copo que ela não pega mamadeira,ela grita pois quer beber logo é uma luta p dar..depois que bebe fica feliz e dorme..mas o leite ta ressecando ela;ela não bebe outro..o medico disse que não aconselha dar comida ,mas se a mãe quiser pode dar...ela já comeu meia banda de pera..e uma vez o enfermeiro falou q podia dar fruta ,e ela comeu 1 banana(com 5 meses)gostaria de saber o que nos aconselha a dar para ela e em que horários .me ajude por favor..pois quando minha irma a vê chorando fica com medo e quer dar a neném embora..ela ta em tratamento medico com psicologa .melhorou bastante,mas quando a bebe fica assim chorando ela fica com desespero achando que a bebe ta com muita fome...(e eu vejo que ta mesmo com fome.).não quero dar algo que possa causar problemas futuros,mas preciso de uma segurança..muito obrigada..que Deus á abençoe..Priscila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla
      Introduzir alimentos antes dos 7 meses não irá te auxiliar em nada, e você pode ter um problema a mais. Continue alimentando sua sobrinha com leite até a indicação do seu pediatra. A fome dela precisa ser saciada com o alimento ideal para ela, que agora, é o leite.
      Beijos e boa sorte! Melhoras para a sua irmã!

      Excluir
  70. Ola.. estou com o mesmo problema que muitas mães aqui. Tenho gêmeos e já estão liberados para comer desde os 5 meses.. mas nada de aceitarem.. todo dia é uma briga. Alem disso mamam pouco e estão abaixo do peso.. Ja fiz a papinha de tudo quanto é jeito.. No começo aceitaram um pouco.. mas agora não aceitam mais, nem papinha doce nem suco.. estão com 6 meses e meio.. Fico extremamente chateada.. me sentindo péssima mãe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna!
      Querida, leia esse texto, pode ajudar!http://nutricionistainfantil.blogspot.com.br/2011/05/meu-filho-nao-come-parte-1-bebes.html. Lembre-se que a introdução deve ser lenta, aos poucos... o melhor seria um acompanhamento com nutricionista para verificar esse ganho de peso!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  71. Olá,td bem??? Minha bebe tem 5 meses e pesa 10kg,ela só mama no peito mas esta engordando muito. È normal?? estou preocupada!!As pessoas falam que ela é enorme, obesa, que parece boneco de pneu...fico mt chateada e até choro... A pediatra disse que com o tempo ela vai perder e que é normal, pois ela só mama LM...Será que minha filha vai ser obesa?Como volto a trabalhar daqui a 3semanas ela liberou suco, papa de fruta e papa salgada...Engrossantes,mingau...nem pensar...O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana,
      Confie na sua pediatra, ela está certa. Daqui a pouco ela diminui a velocidade de ganho de peso.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  72. olá meu nome é isabela tenho uma filha que hj está completando 7 meses e como a maioria dos bebes que vi por aqui estão com dificuldades em começar a se alimentar a não ser o peito .

    Pois bem a minha naum pegou mamadeira , nem o copinho de treinamento. Agua só no copo de vidro e como muito custo . Não tinha pensado sobre rotina ainda . então queria muito que minha filha comece direitinho . me ajude sobre essa rotina pois minha filha dorme mais ou menos ate as 10 da manhã . obrigado ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela!
      A rotina depende dos seus horários, e do que sua filha está comendo no momento. O ideal é espaçar mais ou menos 2,5 a 3 horas entre as refeições que ela consome, a não ser, é claro, pelo leite materno, que deve ser servido em livre demanda!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  73. Olá Karine, me chamo Jamille tava pesquisando rotina de alimentação para bebês e achei teu blog, e por sinal muito claro nas informações.Quero te pedir uma ajuda, tenho um bebê de 6 meses(Bruno) ele ainda mama mas já introduzi outros alimentos como o mingau,papinhas, frutas entre outros, pórem me sinto perdida nos horários e no que dar para nutrir direitinho e deixá-lo satisfeito, ele ainda acorda na madrugada para mamar, o que não me deixa dormir direito ainda, acho que o mingauzinho que dou antes de dormir não sacia tanto a fome dele.Ele não gosta de mamadeira só come de colherzinha e com um pouco de trabalho.Quero sua ajuda para implantar uma rotinaincluindo horários e o que dar nesses determinados horários,pois estou um pouco perdida....Desde já a agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida,
      É comum um bebê de seis meses acordar à noite, mesmo se bem alimentado. Você pode começar assim: a partir do momento de acordar e de tomar a primeira mamada, estabeleça diferenças entre 2,5 a 3 horas de intervalo, e vá colocando as refeições, com os alimentos que o seu bebê já come, orientados pelo pediatra ou pela nutricionista. Manter essa organização é benéfico ao seu bebê.
      Se tiver mais alguma dúvida, escreva pra mim.
      Um abraço,

      Excluir
  74. Amei o blog, parabéns pelo seu trabalho!
    Vi que muitas vezes você repetiu ao longo das postagens que todas as frutas são liberadas, mesmo as ácidas como abacaxi por exemplo?
    Minha filha Thalita de 6 meses se alimenta de tudo (carne, cereais, verduras, gema de ovo, sucos com várias misturas, feijão), mama no peito e mamadeira também (Ninho), ja almoça e janta, e apesar de estar super bem, as vezes fico na dúvida se não estou sobrecarregando o sistema digestivo dela. Será?

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Todas sim, inclusive as ácidas, se a criança não apresentar alergia. Você pode servir o abacaxi cozido!
      O Ninho pode sobrecarregar o sistema digestivo. Ele é um leite de vacã, alimento não indicado para menores de um ano.
      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  75. meu nome e ana paula me ajude dotora a me organizar

    A rotina do meu allysson começa assim ele acorda
    as06:00=toma leite de gado com mucilon 210ml
    dorme de novo e acorda
    as10:00= e naum come mas nada eu tento dar algo mas ele regeita
    tento da pão,biscoito de maizena,ele nao gosta de suco,banana,maça,mamao.
    ele regeita ele so gosta de uva ou danonhinho.
    as11:30=toma banho
    as12:00= ele almoça(arroz,caldinho de feijao,as vezes carne moida,carne de panela com verdura,gosto as de fazer sopinha,tento dar suco de laranja.
    dorme e acorda
    as15:00=toma mamadeira de 210ml
    as16:30=uma maça rapada nao gosta mas eu insistoou uva ou um danoninho.
    as17:00=toma banho
    as19:00=janta(o mesmo do almoço as vezes faço macarao com carne moida ou uma comidinha mais leve como uma sopinha ou um caldinho de carne.ofereço água o dia todo
    as22:00=toma mamadeira
    ele so dorme se eu for dormir com ele q apago a luz.
    me ajudem com a rotina do Allysson gente!
    o meu site anapaula_htinha16@hotmail.com



    http://brasil.babycenter.com/thread/197015/rotina-de-alimenta%C3%A7%C3%A3o-beb%C3%AAs-mar%C3%A7o-2012#ixzz2W3gTq2L9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você não comentou a idade do seu bebê... sugiro que dê uma olhada geral nos textos do blog, creio que podem te ajudar!
      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  76. Boa tarde Dr Karine! Estou com um serio problema, tenho um bebe de 5 meses e ele fica com a minha mae, ja tem 1 mes que retornei ao trabalho e percebi que ele nao engordei, fui perguntar para ela qual era a rotina dele tomar leite e comer papinha, esta uma BAGUNÇA.

    Eu amamento ele o ultimo horario as 06:00 da manhã e retorno as 19:30, tem dia que ele vai tomar a primeira mamadeira do dia as 11:00 ou ela ja da papinha direto e dai ele mama só um vez no maximo 2 vezes no dia.

    Obrigada,
    Paola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paola
      Organize uma rotina para o seu bebê que inclua frutas também, com intervalo de 2,5 a 3 horas entre as refeições. Vai ajuda-lo a ganhar o peso suficiente.
      Abraços e boa sorte

      Excluir
    2. Obrigada Dr Karine!
      Gostaria de tirar outra duvida.
      Gelatina e Bolacha de maizena pode dar para um bebe que vai fazer 6 meses?
      Pode esquentar papinha ou leite do bebe no Microondas? Porque?
      Obrigada,
      Paola.!

      Excluir
    3. Olá
      Bolacha maizena e gelatina tem açúcar, portanto, não é recomendado.
      Não é adequado aquecer alimentos para o bebê em recipientes plásticos no microondas.
      Abraços,

      Excluir
  77. Olá Karine td bem? Me chamo Salete e meu filho completa 10 meses dia 20/06. Volti a trabalhar qdo ele tinha 5 meses e fiquei bem desesperada porque ele não pegava mamadeira de jeito nenhum, comprei varios modelos e bicos pra tentar, mas foi em vão. Ele toma suco e agua na xuquinha, mas leite não aceita.
    Comecei nessa fase a introduzir frutas e a papa salgada e aos 7 meses comecei a engrossar a papa com farinha lactea e mucilon.
    Pela manhã não sei muito como agir e faço a papa com o leite dele, fruta e as farinhas batido no liquidificador., aí durante o dia tem a papa salgada, fruta e suco.
    A noite ele quer dormir grudado no peito, fica de hora em hora acordando e acabo deixando ele na cama comigo, mas nem eu nem ele dormimos porque é o tempo todo querendo mamar e além disso apenas um seio é que tem leite e acho que bem pouco.
    Pra ver se ele não tem fome já tentei fazer papinha com farinha e leite a noite + ou - 9:30 / 10:00 da noite, mas não adianta ele continua acordando e querendo peito.
    Não sei muito bem o que fazer. Pode me orientar por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      Alguns bebês não dormem a noite inteira, e isso nada tem haver com a alimentação. É do bebê mesmo. Vontade de ficar com a mãe, saudades, ou simplesmente ele não está preparado para dormir a noite toda.
      Beijos e boa sorte

      Excluir
  78. Bom dia Karine!!
    Adorei seu blog, mto esclarecedor. Bom, tenho uma filha de 10 meses, se alimenta bem; come de tudo, só que não ganha muito peso, 200 a 300 gramas por mês. Ela está com 7,500 kg e 68 cm. Olha se a rotina está adequada: 6:30 LM, 8:30 suco, 11:00 almoço, 12:30 banho e LM, dorme, 15:30 fruta, 18:30 jantar, 20:30 LM e dorme, 23:30, leite ninho c mucilon. Gostaria de mudar o leite para pediasure, o que vc acha, será melhor que ninho? Ela tem pigarro por causa do leite e o pediatra disse q é normal. Abraço!! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nem o leite Ninho, nem o Pediasure são indicados para bebês de 10 meses. Converse com a pediatra sobre a troca do leite.
      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  79. Olá, gostaria da sua opinião sobre o início da alimentação complementar da minha bebê. Ela faz 6 meses esta semana e está com 7 kg. Iniciei o leite Similac hoje pela manhã. Ela aceitou super bem, considerando que desde que nasceu só tomou leite materno. Ela está com muita cólica e episódios de fezes mais líquidas acredito que pelos dentes que estão nascendo. Por isso também decidi iniciar o leite artificial um pouco antes do suco de fruta. Acha que preciso complementar o artificial com o materno ou água?
    Obrigada.
    Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly
      Se sua bebê toma o leite materno, porque dar o leite artificial?
      Após a introdução da papa principal, é indicado iniciar com a água, em pequenos goles, para a formação do hábito.
      Abraços!

      Excluir
    2. olá Karine, comecei com o artificial pois vou voltar a trabalhar e ficarei muito tempo fora de casa. Minha filha ficou muito apegada a mim e não ficava com mais ninguém. Vou continuar com o materno mas apenas duas vezes ao dia.
      hoje a rotina alimentar dela é assim:
      - 5:30 acorda para mamar leite materno
      - 8:30 leite materno (desperta)
      - 10:30h suco
      - 12h papa salgada (aceita pouco) e pede leite (ofereço o artificial)
      - 15h papa fruta e leite materno
      - 17h leite artificial
      - 20:30h leite artificial
      - 1h acorda para mamar (leite artificial)
      Só estou na duvida do horário melhor para oferecer o leite materno pois acho que no almoço embora ela coma pouco ficou um pouco pesado, principalmente pois tem refluxo. o que acha?
      Obrigada.
      kelly.

      Excluir
    3. Olá!
      Depois do almoço, ofereça o leite materno, e não o leite artificial!
      Mais leve, não atrapalha a absorção de outros nutrientes.
      Abraços!

      Excluir
  80. Boa tarde,Dra Karine.
    Tenho uma bebe de 7 meses,ela nasceu de 34semanas com baixo peso(devido minha pressão que alterou na gravidez),pesando 1.705grs e medindo 40,5cm.Ficou na neo natal pra ganhar peso,com 16 dias de nascida ,ainda no hospital descobriram que ela tinha APLV,começou a tomar Neocate,tomou o mesmo até 3 meses,então a gastro pediatra pediu pra introduzir aos poucos o Aptamil sem lactose,onde ela tomou ate quase os 6 meses,voltamos na médica e comecei a introduzir o Nestogeni 2,pois, a alergia dela deu muito pouco nos exames de sangue e a médica informou que o que ela deu foi uma proctoculite que geralmente acaba com 3 meses de vida ,ja que ela adptou bem ao sem lactose .Hoje ela pesa 6.400grs mede 63cm,a pediatra dela falou que ela ta ganhando peso gradativamente,mas como mãe queria muito que ela ganhasse mais peso.A nutricionista que acompanha ela pediu pra acrescentar nas mamadeiras o Nidex,dei uma lata mas por aqui é muito caro.Tem outra coisa que posso dar?
    A rotina dela é mais ou menos assim:
    6hs - mamadeira 180ml(mama tudo)
    9hs - fruta com suco ou 120ml de mamadeira
    11hs a 12hs - papinha salgada + suco de fruta
    13hs - mamadeira 180ml(mama tudo)
    15hs - idem 9hs(como ela fica com minha mãe,a mesma acha que ela não anche com fruta e a maioria das vezes da o leite,coisa de avó)
    17:30 - as 18hs mamadeira 180ml(não mama tudo qdo mama o leite das 15hs,qdo come fruta ai sim mama tudo)
    22hs - ultima mamadeira 180ml (mama tudo)
    Volta a mamar as 5:30 /6hs 180ml de leite.
    De uns dias pra cá,por volta das 3:30 da madrugada ,começa a remexer muito e choramingar mas dormindo, será que é fome? a pediatra falou pra dar agua .
    Dra minha rotina esta correta?, quantidade de mamadeira esta certa ? e o volume pois ela mama tudo ,posso aumentar mais 30ml?
    me ajude,a regular a rotina da Sofia.Esse mÊs ela ganhou 400grs ,achei pouco mas a médica disse que mais ou menos o normal pra uma bebe de 7meses.
    Se puder me enviar a rotina por e-mail ficarei agradecida.
    Quem quiser compartilhar suas rotinas comigo tambem ,me mandem por e-mail
    danielle@netsite.com.br
    nanisaamaral@yahoo.com .br
    Grata Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      Aparentemente, está tudo ok. Eu diminuiria o suco - o ideal é tomar até 100ml de suco por dia, na idade da sua pequena.
      Como a sua Sofia está sendo acompanhado por nutricionista, o ideal é repensar a rotina junto com o profissional. Conhecendo o histórico da Sofia, a rotina de vocês as indicações ficam mais personalizadas!
      Um grande abraço,

      Excluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Olá Dra Karina,

    tenho acompanhado suas dicas e tbém o site das delicias do Dudu e estou adorando, mudou bastante a alimentação do meu filho, porém estou com muita dificuldade em frutas in natura ele simplesmente experimenta e faz ânsia, hoje ele tem 10 meses, quase 11 e não come frutas apenas sucos, quando ele tinha 6 meses comecei com as papinhas doces e depois frutas esmagadas e ele comia numa boa, não sei o que acontece desde que os dentinhos nasceram não quer saber, coloco na mão dele ele joga fora, esmago, cozinho de tudo quanto é jeito e nada, maçã, banana, maçã, pera, nenhuma, até melancia que ele gostava não quer saber... ah sempre dava um bifinho pra ele na mão pra ele chupar, verduras, agora joga longe.. e na comida tenho que esmagar bem as verduras senão ele tbem não come, grãos, arroz, macarrão ele come, mas se for um pedacinho de verdura ele faz ansia... o que pode estar acontecendo, será dificuldade na mastigação?? por favor me dá uma luz pq a pediatra disse que se ele toma sucos tudo bem, mas vi que perde muitas vitaminas e ele esta com anemia moderada tbem... estou muito preocupada. Ah lembro que ele mama no peito em livre demanda. obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda
      O ideal é continuar servindo, com tranquilidade, sem ansiedade, aos poucos. Ele pode estar ainda incomodado com os dentes que acabaram de nascer, e a tendência é que isso melhore. Só que precisa continuar servindo. Como ele aceita os pedaços de macarrão, arroz, grãos, não é dificuldade de mastigação, só a "escolha" do momento. mas é transitório.
      Abraços,

      Excluir
  83. Olá Dra Karina, fiz um comentário mas não apareceu pra mim então vou escrever novamente me desculpe se for repetido ...

    Acompanho todas as dicas suas e do site As delicias do Dudu e procuro colocar em prática,,,adoroooo!
    Mas tem um porém, meu filho não gosta de comer frutas in natura, coloco na mão, dou esmagada, cozida, nada funciona... mamão, maça, pera, nada... nunca vi isso.. carne e verduras só se for bem picadinho ou esmagado na comida, se for pedaços ele faz ansia igual as frutas... fico insistindo sempre e diversas formas e ele sempre faz ansia.. existe uma forma de estimular isso ou é uma fase?? estou preocupada pois iniciei as frutas em painhas aos 6 meses e bem devagar dei prioridade pra amamentação e ainda amamamento em livre demanda. Sera que vc pode me ajudar?? obrigada, Fernanda

    ResponderExcluir
  84. Olá Dra Karina,

    Sobre o preparo da papinha salgada, há alguma perda em cozinhar os alimentos na panela de pressão (utilizando pouca água)?

    Muito obrigada,
    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina
      Quando cozinhamos, sempre existe uma perda... mas é pequena!
      Abraços,

      Excluir
  85. Dra Karina,

    Existe alguma referência para a quantidade de papa salgada que um bebe de 7 meses deva consumir no almoço e no jantar? Outra dúvida: se oferecer leite NAN logo após a papa salgada há alguma perda na absorção de nutrientes?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Cada bebê comerá uma quantidade, não tem necessariamente uma "meta" de quantidade. O ideal é esperar no mínimo 2 horas antes de servir a fórmula infantil.
      Abraços!

      Excluir
  86. Oi Karine, minha bebê tem 8 meses, e ainda não quero oferecer carne para ela. Não vou dar carne vermelha pq não como. Pra um adulto, sei quais alimentos substituem, mas não tenho certeza de quais devo dar pra minha bebê.

    Um abraço,

    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia
      É como a dieta de um adulto!
      Troque as carnes por leguminosas combinada com cereais, e se puder, ofereça alimentos como amaranto, quinua...
      Ofereça uma fonte de vitamina C perto das refeições principais para auxiliar na absorçaõ de Ferro, capriche na oferta de folhas verde- escuras. Bia, uma consulta com uma nutricionista seria de grande valia para te ajudar a montar um cardápio bem completinho.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  87. Olá Karine, meu nome é Rafaela e sou mãe de uma princesinha de 7 meses. Estou numa briga constante em relação a alimentação da minha filha. Primeiramente por conta de horário, não consigo fazer com que minha menina acorde mais cedo para começar a se alimentar, normalmente ela levanta por volta as 9:30. Segundo ela não aceita as frutas, nenhuma delas, já tentei de todos os jeitos. Amassadas, cozidas, raspadas, batidas com o leite etc. Diante disso ela tem ficado apenas com a papinha de sal e o leite. Não sei mais o que oferecer. Ah e tem mais uma coisa, não toma sucos, já tentei vários tbm. Gostaria da sua opinião e dicas a respeito.
    Horários da Princesinha:
    09:30 - Leite
    13:00 - Papinha salgada
    15:00 - Leite
    18:00 - Leite
    21:00 - Leite
    OBS: Se necessário dou mais uma mamadeira apos esse horário das 21:00 hrs, isso no caso dela ir dormi mais tarde.
    Obrigada
    Rafaela Britto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Tente ofertar a frutinha de sobremesa. Não desista, continue oferecendo, deixe na mão dela para que brinque e sinta a textura.. A criança não precisa do suco, se comer a fruta!
      Abraços

      Excluir
  88. Olá, Dra. Karine, bom dia! Tenho um bebê com 9 meses de idade e dúvidas!! Ele mamou exclusivamente até o sexto mês, e desde então tenho introduzido os sólidos em sua alimentação. Meu bebê aceita bem o almoço e jantar oferecidos, cerca de 150g, come tudo. O problema está no leite! Desde que voltei a trabalhar, ele tem mamado menos ao seio, iniciamos a oferta da fórmula artificial. Os fabricantes recomendam ofertar 210ml três vezes ao dia. Entretanto, ele aceita geralmente 100ml. Mesmo adicionando algo que confira sabores e cores ao leite, ou mesmo frutas, a aceitação é esta. No máximo 120ml!! Achei melhor então oferecer leite mais vezes ao dia, reduzindo os intervalos, para chegar próximo da quantia recomendada. No último mês ele não ganhou peso algum, continua com 8.700g. E ainda me incomoda o fato de ele não aceitar pedacinhos na comida, tenho que passar na peneira pois todas as tentativas foram frustrantes, ele vomitou... Não sei o que faço. Um abraço, e parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida
      O bom seria levar seu filho ao nutricionista, para um acpmpanhamento mais próximo. para daí, ofertar os nutrientes do leite através de outros alimentos. Continue oferecendo o leite materno!
      Abraços,

      Excluir
  89. Ola Dra.
    Tenho uma bebe de 5 1/2, e desde os 4 1/2 ela come frutas.
    O pediatra incluiu 2 frutas por dia, maça e mamão de manhã dependendo do coco e banana com neston a tarde.
    Com 4 meses passei um dilema com ela pra acertar as mamadas. Sempre complementei a amamentação com formula, e com 4 meses comecei a diminuir devido ao retorno ao trabalho. Com 4 meses ela passou a mamar de 4 em 4h (6h, 10h, 14, 18, 22h depois dorme a noite toda sem reclamar) e entre 90 e 120 ml. Após a introdução da fruta ele não cortou nenhum mama. Ate que a uma semana começou a rejeitar o leite, troquei de formula e nda, até que cheguei ao ninho que foi uma maravilha. Se ofereço e ela não quer, acabo gerando trauma da mamadeira. 1 dia da semana passada ela ficou das 14h até as 22h sem mamar e não reclamou.
    Ela não é uma criança agitada, não vira, não rola. E por incrível ela não é gorda, é na média.
    Minha duvida é, quanto por dia uma bebe deve tomar de leite depois que começa a comer papinha? Qual a rotina de alimentação correta, ou pelo menos para que eu tenha um norte.

    ResponderExcluir
  90. Olá Dr.karine quero parabeniza-la por todo esclarecimento li todos os tópicos e sei que muitas mães ficaram agradecida e se sentiram mais confiante para seguir em frente.Um abraço!

    ResponderExcluir
  91. Boa tarde Karine!

    Eu mandei uma mensagem, mas ela não apareceu, então vou enviar novamente minha dúvida, se puder me auxiliar...
    Minha filha está com seis meses e a pediatra liberou suco de laranja lima e papinha de frutas....estou dando maça e banana, só que misturo geleia de mocotó natural com a banana...algum problema?
    Gostaria também de saber se posso dar iogurte natural batido com frutas para ela...

    Att,

    Angélica.

    ResponderExcluir
  92. Olá Dr. Boa tarde.minha filha vai fazer 5 meses a pediatra dela comentou que ela ha vao entrar na papinha pois esta muito desenvolvida. Esta certo isso? Minha filha mama peito e complemento a noite 240ml. Aptamil 1.

    ResponderExcluir
  93. Boa noite Dr. tenho um bebe de 10 meses que só come alimento salgado " sopas" , não come frutas e nem bebe sucos, mingau, vitamina... ( nada que é doce ele come)insito e ele não abre a boca e quando consigo colocar quando ele ta distraído ele vomita. estou muito preocupada pois sei que são necessário para saúde estes alimentos.
    a rotina dele é :

    mamara leite de peito pela manha ( é alérgico a leite)
    Almoça as 10:30 ou 11:00hs
    mama a tarde toda e janta.

    não sei o que fazer , porque as pessoas só falam de criança que não come comeda mais ele é ao contrario so come comida. me ajuda obrigada valquiria

    ResponderExcluir
  94. Boa noite. Minha bebe tem 6 meses e está com 6k e 61,5 cm ... Ela mama no peito, almoça, lancha e janta. Gostaria de saber uma rotina para que ela possa engordar um pouco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs