Pular para o conteúdo principal

Tá na hora de papar!

Bom dia pessoal!

              Quando o bebê complta os 6 meses, está pronto fisiologicamente para receber alimentos que irão complementar a alimentação, as papinhas. E deve-se manter o aleitamento materno sempre que possível!
Mas, como iniciar esta transição? Primeiro, oferecemos as frutinhas. É só escolher uma fruta da safra, madurinha, da região, que seja fácil de amassar e raspar. Ofereça para a criança. Não tenha medo de cara feia, a criança só estranha essa nova sensação, a colher entrando na boquinha, uma textura diferente... falando em colher, melhor escolher a menor que tem na casa, para iniciar essa transição.

            Acostumado com a frutinha, comendo bem, depois de aproximadamente uma semana, momento da papinha do almoço! Já escrevi aqui como fazer a papinha ideal. A primeira papinha já pode ser completa. Para controlarmos as reações, possíveis alergias, mudanças bruscas no hábito intestinal, sugiro que, no início, a mãe faça um diário alimentar de seu filho. Lá, coloque tudo o que foi oferecido na papinha, anote a aceitação (adorou! essa não gostou muito...) e verifique se houver algum sintoma diferente. Depois você pode utilizar esse diário para fazer combinações diferentes. Por exemplo: percebi que, papa com beterraba, o bebê não gostou muito. Já com mandioquinha, amou. Da próxima vez, vou colocar a mandioquinha junto com a beterraba para verificar a aceitação!

Aqui vão algumas receitas especiais que fazem bastante sucesso:

Batata, cenoura, carne e espinafre.
Tempere a carne com cebola e alho, mas não exagere. Coloque todos restante dos ingredientes na panela, e cubra com água e cozinhe. Quando estiverem bem macios, coloque uma pitada de sal (bem pouco),regue com um fio de azeite, amasse bem com o garfo, e desfie a carne. Sirva!

Peixe (filé de Sant Piter), couve, mandioquinha e abobrinha.
Verifique com afinco o filé de peixe e retire qualquer tipo de espinhos. Corte o peixe e o restante dos ingredientes em pedaços, coloque todos na panela de cozinhar no vapor e cozinhe até tudo ficar bem macio. Amasse e desfie, coloque a pitada de sal (bem pitadinha), regue com 1 fio de azeite e sirva.

Milho, frango, brócolis e alface:
Refogar rapidamente o frango, temperar. Coloque o brócolis e o alface, cozinhe bem. Separado, cozinhe o milho com bem pouco sal. Retirar o milho, bater no liquidificador ou mixer e passar na peneira para não ficar nenhuma casquinha. Juntar ao milho o resto dos ingredientes cozidos, amassar e desfiar, regar com azeite ou outro óleo vegetal, servir. (Só batemos o milho e passamos na peneira por conta da complexidade do ingrediente, mas é uma excessão!)

Aveia, salmão, folha de salsão e abóbora:
Verificar bem o filé de salmão, retirar qualquer tipo de espinhos. Junte as folhas de salsão e a abóbora, cozinhar até ficar bem molinho, em pouca água. Amassar, juntar um pouco da água do cozimento e colocar um pouco de farinha de aveia, cozinhar, colocar a pitada de sal, regar com 1 fio de azeite e servir.

      Se o bebê não estiver comendo "bem", tem um post legal aqui, com outra receita especial!

     Use temperos naturais! Eles tem propriedades nutricionas especiais e dão sabor especial. Vale manjericão, manjerona, alecrim, tominho, hortelã, orégano fresco, etc! Mais pra frente, coloque as leguminosas na alimentação do seu bebê. E aos sete meses, hora de oferecer também o jantar.

      Bom apetite! Depois me conte se seu bebê experimentou alguma das papinhas ;)

Comentários

  1. Adoro as receitas, assim quem tiver em casa pode fazer a papinha da neném.

    ResponderExcluir
  2. Oi Karine! Eu também gostei bastante do seu blog, dos posts e também do design! Parabéns pelo trabalho. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra. karine, primeiramente, parabéns pelo seu blog, além de interessante é extremamente útil para nós mamães que tanto nos preocupamos com a alimentação de nossos filhotes. Gostaria de tirar uma dúvida que vive me atormentando, meu filho tem 6 meses e sempre mamou leite artificial. Comecei a dar frutinha pra ele com 4 meses e legumes e verduras com 5 meses. Ele ama tudo que dou, pêssego, kiwi, manga etc e o mesmo com qualquer verdura ou legume, tudo moidinho só no garfo. Eu, ao contrário dele, não como frutas, nem verduras, e somente como um pouquinho de carne e ainda se feita de determinada maneira, pois fui criada somente com papinhas moídas no liquidificador e não suporto fibras. O meu marido quando era bebê comia de tudo, mas a medida que foi crescendo parou de comer verduras, então a minha dúvida é a seguinte, o Rafaelzinho pode mudar como o pai dele e parar de comer frutas e verduras? Se sim, o que eu devo fazer para tentar evitar isto? Agradeço, antecipadamente, a atenção dispensada! A partir de agora sou sua seguidora assídua!!! :º)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pelo elogio e pela visita!
      Para o Rafaelzinho não mudar, é importante ter o exemplo! Quando ele tiver aprox. 1 ano, vai começar a comer a comida da família, e vai imitar vocês. Se não ver vocês comendo, vai começar a parar de comer com aprox. 1 a 2 anos... para não cair nessa armadilha, nunca pare de oferecer para ele os vegetais,tenha sempre na mesa e tente, aos poucos, ir começando você e seu marido a provar algumas coisinhas...
      Beijos e volte sempre :)

      Excluir
  4. Obrigada pela dica!!! Vamos tentar por em prática isto o mais breve possível!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dra. Karine,
    Meu filho está com 5 meses e 10 dias e estou começando a pensar nas frutas e papinhas, tanto que já fiz caldos para usar na papinha.
    Minha dúvida é em relação aos sucos, você não citou sucos e tenho visto que não está mais sendo recomendado, poderia me explicar porque?
    Obrigada,
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!!!!
      Os sucos podem ser servidos, até 120ml por dia. Essa restrição de quantidade se dá por alguns motivos.Algumas razões: a densidade calórica, um suquinho com água teria menos calorias que a fruta in natura; possibilidade de infecção: fazer um suco e servi-lo na mamadeira aumentaria as chances de infecção (mais utensílios para limpar e "desinfetar" como processador ou espremedor, peneira, mamadeira...portanto, mais chances de dar um problema aí no meio de predispor o bebê a alguma toxinfecção)e alguns estudos sugerem que suco demais pode dar diarréia no bebê!
      Mas isso não significa que está proibido, um pouco de suco rico em vitamina C, servido logo apó o almoço, pode aumentar a absorção de Ferro pelo organismo do bebê e os sucos podem ser fontes de muitas vitaminas e minerais! Só não podemos exagerar na quantidade!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Dra. Karine, amei seu blog, virei sempre pra acompanhar e que trabalho importante para nós mães!! Aproveito esse post pra tirar uma dúvida. Meu bebê mamou LM exclusivo até os 06 meses, começou frutinhas e vai começar as papinhas, o pediatra disse pra ficar atenta se algum alimento der alergia, mas como na papinha vamos oferecer um item de cada grupo, como saber qual deu reação? Devo começar a dar um item por dia (1o. dia só batata, segundo a batata + a carne, etc?) ou não? Obrigada, beijos
    Pamela (mamaenews.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo carinho!!
    Pam, primeiramente eu verificaria o grau de risco que sua filha tem de desenvolver alergia, vendo o histórico entre pais e irmãos, se alguém tem alguma alergia. Para controlar isso em papinhas completas, o ideal é fazer um diário alimentar, e ir trocando um alimento por vez. Exemplo: papa de carne, batata, cenoura, espinafre. Anota a receita e serve. Nada aconteceu. Aí trocamos o espinafre por couve. E assim por diante!
    Beijos e boa comilança!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dra. Karine, Estou desesperada, meu filho completou 6 meses dia 1 de novembro, e não aceita nenhuma fruta nem papinha, simplesmente fecha a boquinha e não abre mais qdo ve a comidinha. O problema eh que preciso voltar pro trabalho, ele mama no peito, não sei o que fazer. Ja faz 15 dias que estou tentando e não consigo nenhum progresso.

    Aguardo um dica. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      O início das papinhas, às vezes, é mesmo complicado. Tenha paciência, provavelmente ele começará a comer.
      Você pode tentar deixá-lo comer do seu prato, porções de alimentos bem cozidos, quase sem sal, com a própria mãozinha, ajudando com uma colherzinha, amassando cada porção que colocará na colherzinha. A colher deve ser bem pequena.
      Depois conte pra gente como foi!
      Beijos e boa sorte

      Excluir
  9. Olá Dra. Karine,minha filha tem 1 ano e 8 meses e só come bem se for sopa batida no liquidificador,não aceita a comida que comemos,ela até prova,mas só come 2 ou 3 colheradas.Hj eu sei que errei em dar a sopa batida,mas ela todas às vzs que eu dava amassada, tinha ânsia ou vomitava msm,daí eu acabava batendo no liquidificador.Não sei mais o que fazer,vivo procurando receitinhas,não sei se a deixo com fome e aguardo a próxima refeição pra ver o que é que dá.Me dê uma luz.
    Aguardo retorno.Mto obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joaciara!
      Não precisa deixá-la com fome. Misture a papinha batida com pequenos pedacinhos, e vá aumentando gradativamente. Dê alimentos para ela consumir com sua própria mãozinha. Tudo com muita paciência e carinho, e não retroceda no processo.
      Beijo grande e boa sorte!

      Excluir
  10. Olá Dra.Karine,adoro o seu blog,sou uma mãe de primeira viagem e procuro me manter semppre atualizada.Hj eu sei que errei em dar a sopinha da minha filha batida no liquidificador,ela já tem 1 ano e 8 meses e não quer saber da nossa comida,vivo fazendo receitinhas nutritivas e gostosas ela só come 2 a 3 colheradas,daí entro em pânico e acabo dando a sopa batida que ela come super bem.Não sei mais o que inventar para fazer essa transição,se continuo com a sopa ou se a deixo com fome esperando a próxima refeição.Me dê uma luz,estou angustiada.
    Aguardo retorno.Mto obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Olá Karine, tudo bem? Parabens pelo blog, não conhecia, adorei... Eu tenho um bebe que completa 8 meses dia 11 agora, ele come super bem, mas ainda não amasso a papinha, passo no processador e os pedaços não ficam bem triturados, acredito que assim não tem problema, ou tem? Mas minha maior duvida é em relação a quantidade que devo dar, ele come um prato grande de papinha, será que estou dando muita? Outra duvida, depois de quanto tempo que ele comeu posso dar leite? Obrigada!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidiane!
      O ideal é a papinha ter uma textura. Comece a amassar aos poucos. Se ela come tudo, a quantidade está boa pra ela.Dê a próxima refeição 2 a 3 horas após a refeição principal.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  12. Olá doutora adorei essa matéria, mas tenho uma pergunta é verdade que o bebê com 6 meses de vida só pode almoçar e quando vai começar a fazer todas as refeições como nós??? Tenho uma bb de 5 meses e ela está em adaptação na creche e lá ela já toma suco, come frutinha e começou com papinha salgada,mas em casa eu só ofereço o peito, quero fazer assim até ela completar 6 meses, estou fazendo certo e quando ela tiver 6 meses o q eu devo dar em casa e os horários????? Obrigad, sou elizete Machado de araraquara-S.P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete!
      Sim, provavelmente está fazendo certo. Para a evolução, você precisa conversar com o profissional que acompanha a sua gatinha, para que as indicações sejam individualizadas, já que sua bebê começou a comer antes.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  13. Oi Karine,
    Sou Mãe de primeira viagem, nutricionista mas, não entendo nadaaaaa de nutrição infantil, sou nutricionista esportiva. As pessoas acham que tenho obrigação em saber sobre a alimentacao da minha bb. Mas a verdade é que, cometi erros e estou na mão de uma pediatra que sabe muito menos ainda sobre alimentacao saudavel e apropriada. Mandou dar leite ninho com 4 meses, com 5 fubá, biscoito maizena, gelatina... enfim, Cometi erros e hj estou morrendo de remorço. So com 7 meses ela comecou a jantinha, e a médica disse que logo após era para oferecer a mamadeira.
    Só agora me dei conta que estava dando mamadeira demais e ela está super gordinha.
    Abandonei os critérios da pediatra e comecei com um novo cardápio.
    Gostaria muito da sua avaliaçao:
    6:30 mamadeira
    9:00 fruta
    11:00 papinha salgada
    13:30 mamadeira
    15:00 fruta papinha
    16:30 mamadeira
    18:00 papinha salgada
    20:00 mamadeira
    está demais? preciso tirar algo?
    pela pediatra, ela só comeria 3 x ao dia.
    hj minha acaba de completar 8 meses, tem 71cm e 10km

    desde já, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      Geralmente, três mamadeiras são suficientes para um dia! Avalie se dá para espaçar mais as refeições que tem diferença de 1 hora e meia entre elas...
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  14. Oi Karine,
    Sou Mãe de primeira viagem, nutricionista mas, não entendo nadaaaaa de nutrição infantil, sou nutricionista esportiva. As pessoas acham que tenho obrigação em saber sobre a alimentacao da minha bb. Mas a verdade é que, cometi erros e estou na mão de uma pediatra que sabe muito menos ainda sobre alimentacao saudavel e apropriada. Mandou dar leite ninho com 4 meses, com 5 fubá, biscoito maizena, gelatina... enfim, Cometi erros e hj estou morrendo de remorço. So com 7 meses ela comecou a jantinha, e a médica disse que logo após era para oferecer a mamadeira.
    Só agora me dei conta que estava dando mamadeira demais e ela está super gordinha.
    Abandonei os critérios da pediatra e comecei com um novo cardápio.
    Gostaria muito da sua avaliaçao:
    6:30 mamadeira
    9:00 fruta
    11:00 papinha salgada
    13:30 mamadeira
    15:00 fruta papinha
    16:30 mamadeira
    18:00 papinha salgada
    20:00 mamadeira
    está demais? preciso tirar algo?
    pela pediatra, ela só comeria 3 x ao dia.
    hj minha acaba de completar 8 meses, tem 71cm e 10km

    desde já, obrigada

    ResponderExcluir
  15. Oi dr karine estou preocupada com meu filho ele tenhe nove meses e nao esta ganhado peso o pediatra dele passou sopa batida no liquidificador para da na mamadeira sera que e por isso que ele nao ta ganhado peso

    ResponderExcluir
  16. Gostaria que a senhora passe alguns horario de alimentação para mim da para ele muito obrigado

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde! Preciso de ajuda meu filho tem 8 meses ja come papa de fruta manha, almoco, fruta a tarde e janta depois seria mama no peito mas creio que meu leite ja nao esta sustentando ele. Comecei a dar uma mamadeira a noite antes de dormi ms ele ainda acorda varias as vezes a noite para querer o peito. Gostaria que me passasse uma rotina de alimentação que inclua mamadeira e peito. O peito so estou dando apos as 23. Pode me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde! Preciso de ajuda meu filho tem 8 meses ja come papa de fruta manha, almoco, fruta a tarde e janta depois seria mama no peito mas creio que meu leite ja nao esta sustentando ele. Comecei a dar uma mamadeira a noite antes de dormi ms ele ainda acorda varias as vezes a noite para querer o peito. Gostaria que me passasse uma rotina de alimentação que inclua mamadeira e peito. O peito so estou dando apos as 23. Pode me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde! Preciso de ajuda meu filho tem 8 meses ja come papa de fruta manha, almoco, fruta a tarde e janta depois seria mama no peito mas creio que meu leite ja nao esta sustentando ele. Comecei a dar uma mamadeira a noite antes de dormi ms ele ainda acorda varias as vezes a noite para querer o peito. Gostaria que me passasse uma rotina de alimentação que inclua mamadeira e peito. O peito so estou dando apos as 23. Pode me ajudar por favor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente! A nutri adora conversar!

Pots mais lidos

Intolerância a lactose em bebês? Provavelmente não!

Com certeza você já leu na web a palavra lactose. Dieta sem lactose. Iogurte sem lactose. Mas o que é lactose? Seria bom tirar das crianças também? Lactose é um dos carboidratos do leite. A grosso modo, um açúcar presente em leites.  Leite materno, por exemplo, tem muita, muita lactose. Nosso corpo, para digerir esse açúcar, usa enzimas que estão presentes no nosso organismo. Essas enzimas moram nas vilosidades intestinais. Vou mostrar: Lindas vilosidades no enterócito - isso é uma foto de dentro de um intestino! Pra ficar mais simpático, desenhei! Eu sei, sou melhor nutri que desenhista.... Quando um bebê está tranquilo, vivendo a vida bebelística, a lactose é uma benção pra ele. É sim. Lactose, quando é “quebrada” pela enzima, vira galactose e ajuda constituição de galactopeptídeos integrantes do sistema nervoso central. Ela também a juda a acumular água livre para reserva de termo-regulação , através da sudorese. Já viu como bebês suam? A lactose t

Avós na introdução alimentar - uma discussão de geração para geração

Você tem seu bebê e descobre que um mundo novo de informações estão aí, na sua frente. Não tem cartilha, mas tem opções: que tipo de criação eu darei?  Que tipo de mãe eu serei? E dentro das decisões, está a escolha da nutrição do seu bebê. Pensar em levar um bebê em nutricionista especialista e que trabalhasse com bebês para prevenção há 10 anos era uma coisa quase surreal. Você não teve isso. Mas a informação está aí, e você escolhe , de maneira consciente, dar de presente ao seu bebê uma boa oportunidade de ter uma alimentação bem prazerosa e saudável, iniciando agora, para que ele possa comer bem sempre. Mas tem muita gente que não entende exatamente o que você faz com essa decisão. E pessoas importantes para o seu bebê, como os avós do bebê. Aí pode ser que a  batalha, silenciosa ou não, é travada. Se sua mãe (ou sogra) está querendo te ajudar com seu bebê, se ela faz parte da sua rede de apoio hoje, muito provavelmente ela se preocupa e ama vocês . Já pensou que

Iogurte na alimentação das crianças

Bom dia pessoal! Vou seguir uma indicação de uma leitora querida, Alethéia , e escrever sobre iogurte na alimentação das nossas crianças. Eu sou superfã deste alimento! Rico em Cálcio (sempre estimulo consumo de alimentos ricos  neste micronutriente pois nossa população está bem carente....), tem a lactose (açúcar do leite) fermentada e por isso é de fácil digestão, rico em probióticos, as tais bactérias benéficas que equilibram nossa flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o trânsito intestinal, entre outros benefícios.  O iogurte pode ser incluido na alimentação do bebê após o início da alimentação complementar, isso é, com 6 a 7 meses aproximadamente. Com algumas ressalvas e detalhes. Detalhe número 1: O iogurte para dar para o bebê, necessariamente tem que ser natural e sem açúcar. Os petit suisses vendidos no mercados contém corantes, aromatizantes e conservantes, substâncias estranhas ao nosso organismo (nós nutricionistas chamamos estas subs